A INSTITUIÇÃO DO DIACONATO (At 6.1-15)

Atos dos Apóstolos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript
Quebra Gelo: Como era o mundo na sua adolescência? Hoje é melhor ou pior?
Muitas vezes temos a tendência de olhar para o passado com o devido saudosismo, o que de certa forma é bom; claro que isto varia da experiência de cada um. Mas as mudanças na vida são imprescindíveis e imparáveis: o tempo marcha, coisas que tanto amamos no passado acabam e tantas outras surgem e passamos a amá-las.
No texto lido vemos que a igreja de Cristo estava crescendo e com isso, experimentando algumas dores do crescimento. O dilema enfrentado é que com o mover poderoso do Espírito Santo havia uma crescente muito grande de pessoas se tornando discípulos de Jesus e se inseriam em sua igreja, o que era motivo de grande alegria. No entanto, a estrutura não estava preparada para essa expansão tão rápida e com isso algumas falhas no cuidado com as pessoas começaram a ocorrer.
Já vimos anteriormente que uma das marcas desta igreja é o cuidado em suprir as necessidades de seus membros vulneráveis, e o primeiro problema enfrentado surge de uma discussão interna em torno da acusação dos helenistas (cristãos de fora do território palestino e de fala grega) sobre o desleixo dos hebreus (cristãos da palestina) com seus vulneráveis, em questão das suas viúvas. Como resolver este problema?
Os doze apóstolos, após se reunirem como conselho, convocaram toda igreja, para tratar da problemática. Houve a exposição do problema e a solução para ele. A igreja deveria levantar 7 homens com algumas virtudes: deveriam ter boa reputação (testemunho público), cheios do Espírito (intimidade com Deus) e de sabedoria (aptos a tomar decisões difíceis com cautela e longanimidade); Esta foi a primeira mudança na estrutura da igreja: a instituição destes homens chamados de Diáconos.
A função de levar o alimento às viúvas aparenta ser uma função que qualquer pessoa poderia desempenhar. Por que você acha que os apóstolos estão aparentemente levantando o crivo para a escolha destes homens?
O mero desejo por servir a igreja de Cristo não é suficiente para assumir determinadas posições. É necessário que além da vocação, se atenda critérios estabelecidos pela palavra de Deus. Infelizmente, muitos tem assumido lugares de destaque como no caso do pastorado sem as qualificações bíblicas, o que acaba por trazer grandes problemas para a igreja de Cristo. Precisamos ser fiéis ao que a palavra nos determina.
Agora, é necessário deixar algo evidente ao seu coração. Muitas vezes também, não nos vemos aptos para determinadas funções, mas não quer dizer que não sejamos. Bons líderes conseguem enxergar em nós e trazer para fora coisas que ainda não enxergamos. Se de alguma forma você é desafiado pela igreja a assumir determinada posição, ore e não pense que você não é capaz, mas se existe o reconhecimento o Senhor há de capacitá-lo. Lembre-se, o Deus que nos chama é o mesmo que nos capacita!
Você já se viu desafiado a atuar em alguma área? Como foi sua experiência?
A igreja reunida define por Estevão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau; estes são os primeiros diáconos da história da igreja. Mas existe um destaque para Estevão como homem cheio do Espírito Santo, fé e que muitos milagres e sinais são realizados por meio de sua instrumentalidade. Este destaque é importante pois Estevão era um homem comum como cada um de nós, no entanto, quando homens e mulheres vivem verdadeiramente a comunhão com Deus eles se tornam cheios deste poder que operava através de suas vidas.
Você pode ser um grande instrumento de Deus nestes dias: Deus pode manifestar seu poder e sua graça através da sua vida. Mas para isso, será necessário muito mais do que desejo. Será necessário mais joelho no chão, vida no altar e fé inabalável. Deus não procura servos perfeitos para serem seus instrumentos, mas procura servos verdadeiros.
Pergunta Retórica: Você já se colocou a disposição de Deus para servir a sua obra?
Muitas vezes esperamos o tempo certo para nos colocarmos à disposição de Deus, mas a vida passa e esse tempo nunca chega - os desafios do dia a dia pode ser um empecilho para as nossas disciplinas espirituais. Devemos priorizar o que é prioridade!
Prosseguindo no texto bíblico, vemos que o impacto da vida, pregação e sinais feitos por Estevão levantou uma grande oposição contra ele. E não é de se estranhar, pois sempre que a luz de Deus ilumina o mundo em trevas o resultado não é diferente do que o que os versos nos apontam; oposições se levantam e muitas vezes utilizando as artimanhas de satanás como a mentira, manipulação e ódio. Mas perceba algo fundamental, embora haja o levante no forte inimigo, Lucas deixa claro que “não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava”.
O tumulto começa, as mentiras são reforçadas por meio de falsas testemunhas...
E então, perceba algo incrível ocorrendo, o rosto de Estevão está “iluminado” (ἄγγελου - ἄγγελος). Isto remete a experiência de Moisés no monte Sinai (Êx 34.29-35) e ao de Jesus na transfiguração (Lc 9.29).
Como evidências como estas não quebram os corações perversos ali presentes? A resposta é que só a ação reveladora do Espírito pode mudar os corações de pedra.
Milagres podem trazer grande espanto aos homens e até gerar um momento de clareza diante da sua manifestação; os milagres podem ser o meio para atrair alguém para Cristo, mas ele não é o que opera o milagre da salvação. O milagre da salvação é obra exclusiva do Espírito Santo.
O resplandecer do rosto deste homem era uma clara evidência de que o Espírito que habita em seu interior resplandecia em sua vida. O mundo não está preparado para isso, o mundo quer eliminar aqueles que não andam segundo seus caminhos. Mas aqueles que confiam no Senhor, mesmo que passem por momentos de falsa acusação, tribulação e até a morte, pelo nome de Jesus, podem ter a certeza de que o Soberano do universo guardará as suas vidas.
Ainda ouviremos ouvir mais de Estevão, um homem que gerou um grande impacto em sua geração!
Por hoje, concluímos que para sermos usados por Deus, precisamos nos dedicar a oração e a viver uma vida de santificação contínua, dando bom testemunho aos de dentro (igreja) e aos de fora (mundo).
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.