Por Que Não Guardamos O Sábado?

Sermões Temáticos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 23 views
Notes
Transcript

Introdução

Você já foi questionado: "Se os Dez Mandamentos dizem para guardar o sábado, por que vocês cultuam no domingo e não guardam o sábado como dia de descanso?" Essa pergunta é legítima e merece uma resposta bíblica .
Hoje, vamos olhar por toda a Bíblia para respondermos a importante questão. Em primeiro lugar, veremos que o sábado é um princípio anterior à lei. Mostraremos também que, no tempo de Moisés, o sábado tinha seu aspecto legal, mas também era um sinal distintivo do povo de Deus. Após a vinda de Jesus, abordaremos o cumprimento profético do sábado. Por fim, mostraremos que o sábado aponta também para o descanso eterno dos salvos com Deus.

I. O Sábado Antes da Lei: Um Princípio Eterno em Deus

1.1 O Descanso na Criação como Modelo

Gênesis 2.2–3 RC95
2 E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. 3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.
Desde o começo, Deus estabelece um padrão: Ele descansa no sétimo dia após a criação e abençoa esse tempo. Isso não se dava por cansaço, mas era uma CONSAGRAÇÃO DO TEMPO, um modelo de completar a obra e contemplar.
🎯 Ilustração: Assim como um artista completa sua pintura e dá um passo para trás para apreciar sua criação, Deus parou para desfrutar o que fizera.

1.2 O Princípio do Sábado na Jornada de Israel

Êxodo 16.23–30 RC95
23 E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o; e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar ponde em guarda para vós até amanhã. 24 E guardaram-no até pela manhã, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal, nem nele houve algum bicho. 25 Então, disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo. 26 Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá. 27 E aconteceu, ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. 28 Então, disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? 29 Vede, visto que o Senhor vos deu o sábado, por isso ele, no sexto dia, vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. 30 Assim, repousou o povo no sétimo dia.
Em Êxodo 16, antes do Sinai, vemos que Deus instrui o povo a coletar dupla porção do maná no sexto dia, porque o sétimo era santificado como descanso.
Veja que O SÁBADO JÁ ERA GUARDADO, ANTES MESMO DE SER UMA OBRIGAÇÃO LEGAL.
📝Síntese: O sábado é um princípio eterno que aponta para um descanso maior.

II. O Sábado na Antiga Aliança: Um Sinal de Deus para Israel

Êxodo 31.16–17 RC95
16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando o sábado nas suas gerações por concerto perpétuo. 17 Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e restaurou-se. (grifo nosso)

2.1 O Sábado como sinal de pertencimento

Deus instituiu o sábado para o povo judeu como um sinal que os separava das nações pagãs. Era uma obediência visível que mostrava que eles pertenciam a Deus.
🎯 Ilustração: Imagine usar uma camiseta de um time de futebol. Você é reconhecido como torcedor daquele clube. Assim era o guardar o sábado: uma demonstração pública de pertencimento!

2.2 Parte da Lei Cerimonial

Assim como os sacrifícios, festas e rituais, o sábado era parte da "sombra" (Cl 2.17) que apontava para algo maior: Jesus Cristo.
O sábado, embora estivesse na lei moral de Deus (as tábuas de pedra), havia nele algo relativo à lei cerimonial que se cumpriu em Cristo.
📝Síntese: O sábado, além de um mandamento, era também um sinal de separação para o povo de Israel.
🤔 Reflexão: O que te distingue do mundo enquanto servo do Senhor? É um dia ou algo a mais?

III. Não Guardamos o Sábado porque em Cristo a Sombra Cumpriu-se

Colossenses 2.16–17 RC95
16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, 17 que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

3.1 O Cumprimento da Lei em Cristo

Jesus não veio para abolir a Lei, mas para cumpri-la (Mateus 5:17).
Ao morrer e ressuscitar, Ele inaugurou uma Nova Aliança, baseada na graça.
🎯 Ilustração: É como um vestibular: enquanto você estuda, precisa seguir regras rígidas. Depois que você é aprovado, não precisa mais viver preso àquele regime de estudos. A meta foi alcançada!

3.2 O Domingo como Dia de Celebração

Após a ressurreição de Jesus (que ocorreu no primeiro dia da semana), a Igreja começou a se reunir no domingo (Atos 20:7). Celebramos a nova criação, a ressurreição e a nova vida em Cristo, e não um legalismo antigo.
📌 Aplicação: Não troque a vida abundante que Cristo te dá por tradições mortas. Jesus te chama para a liberdade, não para as amarras da religião!

3.3 O Descanso não é um Dia — é uma Pessoa

Mateus 11.28 RC95
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
A palavra “sábado”, na Bíblia, significa “descanso”.
Nosso verdadeiro descanso é encontrado em Jesus, todo dia. Quem crê em Cristo descansa diariamente das próprias obras para confiar nEle.
🎯 Ilustração: Sabe quando você chega em casa, depois de um dia difícil, tira os sapatos, se joga no sofá e diz: "Agora estou em casa, agora estou em paz"? É isso que Jesus faz: Ele é o lar da nossa alma!

3.4 Vivendo no Descanso de Cristo

Não vivemos mais ocupados em "fazer" para sermos aceitos por Deus. Nós já estamos aceitos em Jesus e, por isso, podemos viver para agradecer.
📌 Aplicação: Você ainda está tentando "merecer" o amor de Deus? Pare! Descanso é saber que o que Jesus fez é suficiente.
📝Síntese: Profeticamente, o sábado era uma sombra da realidade que era Cristo.
📌 Aplicação: A pergunta/tema deste sermão é “Por que não guardamos o sábado?”. A resposta é simples: Porque estamos guardados no sábado. Assim, estamos seguros em Cristo e podemos ter acesso ao trono de Deus para apresentar louvores ao Seu Nome.

IV. O Descanso Eterno: Consumação da Promessa

Hebreus 4.1–11 RC95
1 Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fique para trás. 2 Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. 3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. 4 Porque, em certo lugar, disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. 5 E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. 6 Visto, pois, que resta que alguns entrem nele e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas-novas não entraram por causa da desobediência, 7 determina, outra vez, um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração. 8 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria, depois disso, de outro dia. 9 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. 10 Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. 11 Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

4.1 A Jornada Rumo ao Descanso Eterno

A Epístola aos Hebreus nos assegura que, embora experimentemos o descanso em Cristo agora, um descanso final aguarda o povo de Deus. Tal descanso representa a plena comunhão com Deus na eternidade – sem mais dores, pecado ou morte.
🎯 Ilustração: Pense em uma longa caminhada em direção a uma bela cidade iluminada à distância. Cada passo na caminhada já nos oferece uma preposição da beleza que nos espera. Assim é a vida cristã.

4.2 O Convite a Perseverar

Somos exortados a não endurecer nossos corações, mas a entrar nesse descanso. Este é um convite à fé e perseverança.
📌 Aplicação: Como vive alguém que sabe que há um final glorioso à espera? Viva com alegria, esperança, e segurança, pois o que Deus começou Ele é fiel para completar.

Conclusão: Jesus nos Convida ao Descanso!

Hoje você entendeu:
O sábado é um princípio eterno em Deus;
O sábado era um sinal para Israel;
O sábado era sombra de uma realidade maior, que é Cristo;
O sábado aponta para o nosso descanso eterno.
💬 Apelo final: Se você ainda está tentando carregar pesos que Jesus já levou, aceite hoje o descanso que Ele te oferece.
Ele é o nosso sábado, nossa paz, nossa alegria e nossa libertação!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.