Casamento é bom para o cristão
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 12 viewsNotes
Transcript
Gênesis 2.18–25: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.”
V.18-20 - Casamento é bom porque Deus é o autor
Parece algo simples, porém é muito útil para s casados se lembrarem disso.
Adão e Eva estavam brigados certo dia, isso mesmo foi no dia da queda, ali tivemos a primeira briga de um casal de seres humanos, e a briga foi feia. Eles começaram a olhar estranho um para o outro, começaram a culpar um ao outro, começaram a se comunicar pecaminosamente e o relacionamento desse casamento perfeito se tornou em um relacionamento de um casamento imperfeito.
Note, perceba que nesse momento, é a partir da queda que o pecado entrou no mundo e ai que começou essa ideia que casamento é não é uma ideia tao boa assim.
Nós seres humanos quando começamos a olhar para o casamento de maneira equivocada, nós começamos a ver o nosso casamento, o nosso cônjuge como uma escolha errada. Aquela paixão parece que desaparece.
O pecado fez isso, o pecado trouxe para o casamento um visão míope de que casamento parece ser coisa de gente doida, ou melhor, casamento parece ser ideia de seres humanos porque não é uma ideia boa.
Porém, as Escrituras vão justamente nos mostrar o contrário.
Casamento é uma ideia de Deus, e as ideias de Deus, aquilo que Deus faz é muito bom.
Ninguém aconselhou Deus para fazer o casamento, mas essa foi sua ideia.
E o casamento só pode ter indo de Deus, pois o casamento é uma bênção de Deus.
Tiago 1.17 “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.”
O casamento só passa a parecer uma péssima ideia quando o pecado entra no coração.
Romanos 12.2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Porque é a união de dois diferentes que se propõe a amar diferente.
V.21-25 - O casamento é bom para o cristão porque são dois que se fazem uma só carne.
O primeiro relacionamento que Deus fez foi o dele conosco.
O segundo foi o casamento, onde nós (um homem e uma mulher) se propõe a viver um relacionamento debaixo da bênção de Deus.
Durante o processo de nomear os animais, Adão deve ter percebido a diferença entre o sexo feminino e o masculino. Cada animal tinha um parceiro semelhante e, ao mesmo tempo, diferente.
O casamento é entre dois iguais em termos de seres humanos, mas que são dois seres humanos diferentes.
E mais, Deus fez o casamento para ser vivido entre dois cristãos que servem a Ele. Isso é diferente?
Sim, pois o casamento que o mundo prega e vive é que casamento é até dá certo, se não der a gente separa.
E isso não é verdade.
Sim, é claro que os não cristãos podem se casar.
Mas esse não é o ideal de Deus.
Deus fez o casamento para que dois que se façam uma só carne, e isso faz total diferença.
A mulher não foi formada da cabeça de Adão, para dominá-lo, nem de seu pé, para ser pisada, mas de seu lado, para ser protegida, e próxima ao coração, para ser amada.
O homem é o líder do lar, o líder da casa.
Deus concedeu autoridade ao homem antes da queda. Paulo defende esse fato com base na ordem (o homem foi criado primeiro) e no propósito da criação (a mulher foi criada para o homem; 1Co 11:8–9). Além disso, embora tenha sido Eva quem pecou primeiro, a Bíblia diz que o pecado entrou no mundo por meio de Adão (cf. Rm 5:12). Adão era o cabeça; portanto, também o responsável.
Quando o homem e uma mulher resolvem se casar, ambos reconhecem que agora são apenas uma só carne.
E ambos serão agora uma família.
O que era meu agora é nosso, o que era eu agora somos nós, o que era somente ele, agora é ele e ela.
Como podemos perceber, após a queda, após o homem desobedecer a Deus, todos os relacionamentos foram afetados.
E agora, o primeiro homem que é marido da primeira mulher começa a colocar a culpa na sua esposa. Ele fala mal de sua esposa para Deus, e aquela que Ele via como adequada, nesse momento não parece ser tão adequada, não parece ser tão idônea.
Casamento é um novo começo, mas não começa com duas pessoas aprendendo a andar, mas sim com duas pessoas que já sabem andar, falar, gritar e até brigar de modo diferente um do outro. Casamento é sobre um novo começo e só começa quando dois pecadores resolvem dizer sim para outro e assim começar do zero. Casamento começa quando um homem e uma mulher dizem sim: eu quero te perdoar até o fim, eu quero caminhar com você, quero fazer parte de você, quero ter filhos com você, quero ter uma família com você, quero comer com você, quero cuidar de você, quero servir e amar a Deus com você.
Casamento não é sustentado por sentimentos, mas por uma decisão de dizer: eu vou se separar dos meus pais e agora vou me unir com você para sempre, isso é uma decisão. E essa decisão muda tudo.
Por isso fazemos casamento não somente no religioso mas no civil. Nós reconhecemos publicamente, publicamos para todos de forma religiosa como civil que esse casal é um casal que estão fazendo um contrato, um juramento, uma aliança diante de Deus e dos homens. E que eles querem viver um casamento diferente desses que a sociedade vive, não porque eles são melhores, mas porque eles querem fazer aquilo que espelha o Deus deles. Eles querem casar segundo Deus, eles querem mostrar a glória de Desu no casamento.
Aplicações:
Seu casamento tem propósitos
A glória de Deus é o propósito maior.
O casamento é a união de duas partes diferentes que não buscam ser iguais, mas que buscam glorificar a Deus de igual modo. Assim como quando somos alcançados por Jesus e nos tornamos seus, nós somos unidos a Cristo e em Cristo somos feitos um só corpo.
Cristo fez Adão e Eva com o propósitos.
Amor a Deus e amor ao próximo.
Você faz isso quando você e seu ou sua amada resolvem se amar e refletir o amor de Deus no seu casamento.
Isso na prática é: ser um casal que é bênção para outros casais, ser um casal que são crentes fieis, íntegros, país dedicados, bons vizinhos, ótimos filhos, ótimos empregados ou patrões, seja onde for, onde quer que os casais cristão morem ou vivam, eles devem glorificar a Deus com seu casamento, sendo cidadãos que vivem nesse mundo diferente dos cidadãos desse mundo, pois somos peregrinos aqui e o propósito do cristão é apontar para Cristo.
O que Deus ajuntou, que o pecado não separe.
Quando um casal briga, por um tempo vira uma chave em nosso coração e aquela a quem tanto amamos ou aquele a quem tanto amamos parece que não é mais a pessoa certa pra nós. E acabamos pensando que fizemos escolhas erradas. Ou pior fazemos como Adão e dizemos: “olha só o que a mulher que tu me deste tem feito!”
Lembre-se que somos como Adã e Eva, somos profissionais em colocar a culpa no outro.
O que Deus ajuntou que o pecado não separe.
Fujamos de falar mal do nosso cônjuge, fujamos das horas brigados, fujamos dos dias sem comunicação, fujamos da falta de perdão, fujamos da falta de oração juntos, fujamos da falta de culto juntos, fujamos da falta de tempo de qualidade juntos.
Casamento é um contrato de duas partes que resolveram fazer uma aliança diante de Deus e que fizeram votos e um juramento que iriam lutar pelo casamento até que a morte os separe.
O diabo, o mundo e o coração nos tentam diariamente dizendo que o casamento não é uma boa ideia, que casar foi um erro, e que a pessoa que vivemos é a pior pessoa do mundo e que precisamos se separar.
Isso é fato, o casamento é uma obra de Deus e se nós enxergarmos o casamento como o mundo enxerga é esse tipo de pensamento que teremos ou pior.
Mas Deus nos deu o Espírito Santo que nos convence da verdade, e a verdade é que o casamento é uma bênção e aquele que quiser desfrutar de algo bom, proveitoso e um relacionamento que nos molda, que nos quebra, que nos ajuda a se parecer mais com Jesus, esse relacionamento é o casamento!
Por isso, casamento é bom para o cristão.
O Casamento aponta para Cristo
O casamento nos deixa bem mais claro que nós ainda não somos totalmente santos. Revela que ainda que Deus tem muita a mudar em nós e que o velho homem ainda precisa de mudança.
Para o homem Cristo é o maior exemplo: Adão é um mal exemplo para o marido.
Adão colocou a culpa na esposa, Adão se comunicava mal com sua esposa, falou mal dela.
Cristo tomou a culpa de sua noiva, Cristo fala todos os dias com sua noiva por meio de sua Palavra, e em toda sua Palavra embora Cristo conheça o nosso coração pecaminoso, Ele tem sua noiva como preciosa.
Para mulher Cristo é o maior exemplo: Eva é um mal exemplo para a esposa, ela colocou a culpa na serpente, Eva tomou a frente do marido, Eva foi insubmissa ao marido. Cristo tomou a culpa e disse pode colocar sobre mim, tragam seus fardos e depositem sobre mim, tragam seus pecados e coloquem sobre mim na cruz, Cristo sendo Deus não foi insubmisso ao Pai, mas se esvaziou e se fez Homem e morreu no lugar de sua noiva.
Um Convite para o último casamento
Casamento é um dos temas mais importantes na Escritura, pois assim como a Bíblia começa com um casamento, ela finaliza em Ap 21-22 com um casamento.
Esse convite para o último casamento não vem com data nem hora marcada no convite, pois apenas o noivo sabe o dia e a hora e mesmo a noiva sabe essa informação, isso mesmo eu estou falando da volta de Jesus Cristo.
Esse casal que estamos casando certamente estará lá, eles fazem parte da noiva. Isso mesmo, Jesus é o noivo e a noiva é a igreja.
Esse casamento já está marcado primeiro do que o casamento de Nycolas e Biatriz, antes que ouvisse o primeiro casamento o último casamento já estava marcado e agendado na agenda de Deus.
Que dia glorioso, as Escrituras nos falam em Ap 19.7-9: Alegremo-nos, exultemos e a ele demos glória, pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e sua noiva já se preparou. Ela recebeu um vestido do linho mais fino, puro e branco”. Porque o linho fino representa os atos justos do povo santo. E o anjo me disse: “Escreva isto: Felizes os que são convidados para o banquete de casamento do Cordeiro”. E acrescentou: “Essas são as palavras verdadeiras de Deus”.
Você está preparado?
A Bíblia nos ensina que ninguém por sua própria habilidade ou força está preparado para esse casamento.
Mas, uma verdade que acalma o meu coração é que mesmo eu não estando preparado e você também não, Deus nos diz que Ele mesmo nos prepara para esse dia.
Assim, ainda dá tempo de você ser convidado para esse casamento.
E mesmo que você pense: está muito próximo e eu não consigo me preparar, eu quero dizer que é verdade, você sozinho não consegue se preparar mesmo, porque ninguém consegue.
Mas Deus, o Cordeiro, Ele nos prepara.
Jesus é um salvador tão perfeito, Ele é um noivo tão perfeito que Ele preparou o lugar, preparou o banquete, mas não esqueceu nenhum detalhe, até mesmo a roupa para esse casamento Ele preparou. Assim, nós precisamos apenas nos arrepender dos nossos pecados, reconhecer que estamos sujos e que não estamos preparados para se encontrar com Ele, mas, podemos como uma noiva que confia no seu noivo para cuidar dela para sempre, nós devemos nos entregar a Jesus Cristo e Ele cuidará de nos limpar, de dar um banho, de tirar todo pecado, toda sujeira do nosso corpo, e Ele vai nos dar roupas adequadas, roupas limpas para o casamento d’Ele conosco.
Cristo Jesus quer que você tenha um relacionamento com Ele, um relacionamento profundo, de adoração, de amor de paixão.
Por fim, após o casamento haverá uma grande festa. Deus tem prazer, alegria em perdoar você e a mim e nos fazer sua noiva.
Não importa se você não é cristão, não importa se você é divorciado, é casado com uma pessoa da igreja ou não. Deus te faz um convite: arrependa-se dos seus pecados e busque um novo começo, busque começar sua vida tendo um relacionamento com Jesus de verdade.
