Em Antioquia da Pisídia

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Texto base

.

ELUCIDAÇÃO:

x
Contexto:
x

A VERDADEIRA PREGAÇÃO DO EVANGELHO

DIVISÕES

1. (PROCLAMA AS PROMESSAS DE DEUS) 13-25

Nova Versão Internacional 13.13 Em Antioquia da Pisídia

13 De Pafos, Paulo e seus companheiros navegaram para Perge, na Panfília. João os deixou ali e voltou para Jerusalém. 14 De Perge prosseguiram até Antioquia da Pisídia. No sábado, entraram na sinagoga e se assentaram. 15 Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga lhes mandaram dizer: “Irmãos, se vocês têm uma mensagem de encorajamento para o povo, falem”.

16 Pondo-se em pé, Paulo fez sinal com a mão e disse: “Israelitas e gentios que temem a Deus, ouçam-me! 17 O Deus do povo de Israel escolheu nossos antepassados e exaltou o povo durante a sua permanência no Egito; com grande poder os fez sair daquele país 18 e os aturou no deserto durante cerca de quarenta anos. 19 Ele destruiu sete nações em Canaã e deu a terra delas como herança ao seu povo. 20 Tudo isso levou cerca de quatrocentos e cinqüenta anos.

“Depois disso, ele lhes deu juízes até o tempo do profeta Samuel. 21 Então o povo pediu um rei, e Deus lhes deu Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim, que reinou quarenta anos. 22 Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’.

23 “Da descendência desse homem Deus trouxe a Israel o Salvador Jesus, como prometera. 24 Antes da vinda de Jesus, João pregou um batismo de arrependimento para todo o povo de Israel. 25 Quando estava completando sua carreira, João disse: ‘Quem vocês pensam que eu sou? Não sou quem vocês pensam. Mas eis que vem depois de mim aquele cujas sandálias não sou digno nem de desamarrar’.

Paulo viaja com Barnabé e João Marcos de Pafos para Perge na Panfília. Mas João Marcos volta para Jerusalém (Não sabemos bem o motivo de João Marcos ter partido. Sabemos que Paulo não gostou nada disso).
Depois de Perge eles vão para Antioquia da Psídia e mais uma vez vão para as Sinagogas pregar o evangelho. Os judeus pedem que Paulo e Barnabé deem uma palavra de encorajamento.
Paulo prega perpassando por todo Antigo Testamento e dando uma aula de conhecimento a respeito da história de Israel.
Paulo fala sobre a libertação de Israel do cativeiro egípcio e como Deus atendeu a oração daquele povo.
Fala também sobre como Deus aturou a rebeldia e incredulidade do povo durante 40 anos no deserto.
Fala sobre como Deus deu a terra de Canaã como havia prometido. Todo esse processo durou quatrocentos e cinquenta anos.
Paulo fala sobre como Deus os deu juízes para governar Israel até o tempo do profeta Samuel.
Paulo fala sobre como Deus atendeu o pedido do povo dando-os um rei que no caso foi Saul.
Paulo lembra-os que, após rejeitar Saul por causa da sua soberba, escolheu Davi como rei e como Davi era segundo o coração de Deus.
E, depois de resumir todo o Antigo Testamento, semelhante Jesus, na estrada para Emaús; tal qual Estêvão na sua defesa antes de ser apedrejado, Paulo fala do Cristo, pelo qual todo histórico de Israel encontra sentido. O prometido de Salvador de Deus para Israel. Aquele quem vem direto da linhagem de Davi, aquele cujo João Batista disse que não era “digno nem de desamarrar as sandálias dos seus pés”. Tarefa essa dada ao menor dos escravos.
Deixa eu te fazer duas perguntas:
se você morresse hoje, você estaria no céu?
se, quando você morresse, Deus perguntasse a você: “por que eu deveria deixar você entrar céu?” Qual seria a sua resposta? Se você respondeu qualquer coisa que não seja: por que Jesus me salvou dos meus pecados, você vive uma vida. Se você não tem convicção da sua salvação, você vive uma vida moralista.
Aplicação:
FUJA DE PREGAÇÕES MORALISTAS; FUJA DO MORALISMO: TODA A BÍBLIA APONTA PARA CRISTO. TODA HISTÓRIA DA BÍBLIA SÓ ENCONTRA RAZÃO EM CRISTO. TODA HISTÓRIA SÓ ENCONTRA SENTIDO EM CRISTO.
Ilust.:
.
()

2. (EVIDENCIA A RESSURREIÇÃO)

Nova Versão Internacional 13.13 Em Antioquia da Pisídia

26 “Irmãos, filhos de Abraão, e gentios que temem a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27 O povo de Jerusalém e seus governantes não reconheceram Jesus, mas, ao condená-lo, cumpriram as palavras dos profetas, que são lidas todos os sábados. 28 Mesmo não achando motivo legal para uma sentença de morte, pediram a Pilatos que o mandasse executar. 29 Tendo cumprido tudo o que estava escrito a respeito dele, tiraram-no do madeiro e o colocaram num sepulcro. 30 Mas Deus o ressuscitou dos mortos, 31 e, por muitos dias, foi visto por aqueles que tinham ido com ele da Galiléia para Jerusalém. Eles agora são testemunhas dele para o povo.

32 “Nós lhes anunciamos as boas novas: o que Deus prometeu a nossos antepassados 33 ele cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no Salmo segundo:

“ ‘Tu és meu filho;

eu hoje te gerei’.

34 O fato de que Deus o ressuscitou dos mortos, para que nunca entrasse em decomposição, é declarado nestas palavras:

“ ‘Eu lhes dou as santas

e fiéis bênçãos

prometidas a Davi’.

35 Assim ele diz noutra passagem:

“ ‘Não permitirás

que o teu Santo

sofra decomposição’.

36 “Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs. 37 Mas aquele a quem Deus ressuscitou não sofreu decomposição.

A mensagem de salvação era de posse dos judeus assim como a aliança, as festas, a lei, os patriarcas. Porém, os judeus e seus governantes rejeitaram esta mensagem ao não reconhecer Jesus Cristo como Deus.
Pelo contrário, ao condenarem Cristo, cumpriram as profecias que eles mesmo liam todos os sábados.
E veja o nível de maldade e rebeldia dos judeus: Paulo diz que mesmo não achando motivo legal algum, pediram a Pilatos que matasse Jesus Cristo.
Mas o plano de redenção de Deus é perfeito: Tudo já estava planejado. Cristo cumpriu tudo o que foi profetizado a respeito dele. Ele morreu num madeiro, foi enterrado num sepulcro, ressuscitou dos mortos, foi visto por muitas testemunhas que pregaram e deram suas vidas por aquilo que acreditavam. Isso se chama evangelho = boas novas.
Ninguém aqui, em sã consciência, morreria por uma mentira. Muitos dos cristãos do primeiro século morreram por serem testemunhas oculares do Cristo ressurreto.
E então Paulo afirma, usando Salmo 2.7 e Isaías 55.3 e o Salmo 16.10 que Cristo é a realização da promessa e que rei Davi era apenas uma sombra do verdadeiro Rei dos Reis. O rei Davi está morto, o Rei Jesus está vivo.
Aplicação:
NÃO RESUMA O EVANGELHO EM VOCÊ. EVANGELHO E EVANGELISMO É FALAR DE CRISTO. FALAR DO SEU TESTEMUNHO PODE SER UM PRÉ-EVANGELISMO, MAS NÃO É EVANGELISMO.
Ilust.:
R. C. Sproul em Estudos Bíblicos Expositivos em Atos “A razão por que nossos corpos morrem e estão sujeitos à decomposição e corrupção é que há uma podridão inerente – o pecado – que emana do âmago do nosso ser. É o pecado que corrompe toda a pessoa. Essa é a mensagem da Escritura. Buscamos a ressurreição do corpo e a vida eterna porque significa que o pecado foi vencido e perdoado através da expiação que nos foi oferecida com perfeição e de uma vez por todas por Jesus na cruz. A cruz é a razão da ressurreição. É por causa da cruz que nossas almas não apodrecerão na sepultura. É por causa da cruz e da ressurreição de Cristo que ele foi declarado o primogênito de toda a criação, de forma que todos os que colocarem sua confiança nele viverão eternamente sem corrupção.”
()
()

3. (ANUNCIA PERDÃO DE PECADOS)

Nova Versão Internacional 13.13 Em Antioquia da Pisídia

38 “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados. 39 Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela Lei de Moisés. 40 Cuidem para que não lhes aconteça o que disseram os profetas:

41 “ ‘Olhem, escarnecedores,

admirem-se e pereçam;

pois nos dias de vocês

farei algo que vocês jamais creriam

se alguém lhes contasse!’”

42 Quando Paulo e Barnabé estavam saindo da sinagoga, o povo os convidou a falar mais a respeito dessas coisas no sábado seguinte. 43 Despedida a congregação, muitos dos judeus e estrangeiros piedosos convertidos ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Estes conversavam com eles, recomendando-lhes que continuassem na graça de Deus.

Paulo deixa claro aqui que só há possibilidade de perdão em Jesus Cristo. Todos são chamados ao arrependimento em Cristo, ainda que saibamos que nem todos virão. Só em Cristo somos perdoados dos nossos pecados.
Se não estamos em Cristo, Paulo diz que somos aplicação viva do que Habacuque diz no capítulo 1.5 do seu livro: 41 “ ‘Olhem, escarnecedores, admirem-se e pereçam; pois nos dias de vocês farei algo que vocês jamais creriam se alguém lhes contasse!’”
O povo ficou tão maravilhado com a beleza da pregação do evangelho genuíno, diante de anos de mentiras e leis que afastavam o povo, pediram para Paulo e Barnabé voltassem no outro sábado para ouvirem mais das Boas Novas do evangelho.
Aplicação:
VOCÊ SÓ TERÁ CONSCIÊNCIA DO TAMANHO DO PERDÃO DE DEUS QUANDO ENTENDER O TAMANHO DO SEU PECADO E DA SUA REBELDIA.
Ilust.:
.

4. (MANTÉM A FIDELIDADE DIANTE DA OPOSIÇÃO)

Nova Versão Internacional 13.13 Em Antioquia da Pisídia

44 No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra do Senhor. 45 Quando os judeus viram a multidão, ficaram cheios de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo estava dizendo.

46 Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios. 47 Pois assim o Senhor nos ordenou:

“ ‘Eu fiz de você luz para os gentios,

para que você leve a salvação

até aos confins da terra’”.

48 Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.

49 A palavra do Senhor se espalhava por toda a região. 50 Mas os judeus incitaram as mulheres piedosas de elevada posição e os principais da cidade. E, provocando perseguição contra Paulo e Barnabé, os expulsaram do seu território. 51 Estes sacudiram o pó dos seus pés em protesto contra eles e foram para Icônio. 52 Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

Após uma semana Paulo e Barnabé retornam para pregar na sinagoga mas agora com uma quantidade de pessoas muito maior do que na primeira vez. A inveja dos judeus era tanta que Lucas relata que eles blasfemavam contra Deus, contradizendo aquilo que Paulo estava dizendo.
Com muita intrepidez Paulo e Barnabé responde a eles dizendo que aquela rejeição traria vida aos gentios. Paulo traz memória o relato de Isaías onde Israel seria usado para levar salvação até os confins da terra e que isso sempre foi plano de Deus. Agora a promessa se cumpre quando Paulo e Barnabé prega para os gentios.
Mas se sempre haverá quem rejeito a Palavra de Deus, sempre haverá os que recebem a Palavra de Deus. Os gentios se alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor. E todos aqueles que foram eleitos pelo Senhor foram salvos pelo Senhor.
Os judeus novamente incitam algumas pessoas a irem de encontro a pregação da Palavra. Desta vez foram as mulheres piedosas de posição elevada e as pessoas importantes da cidade. Assim, Paulo e Barnabé são perseguidos até que foram expulsos da cidade. Provavelmente não uma perseguição ao ponto de matar, já Paulo e Barnabé caíram na graça do povo. Mas, certamente algo suficiente para expulsar eles daquele local, uma vez que a Palavra de Deus se espalhava por aquela região.
Como forma de resposta a perseguição, Lucas narra que Paulo e Barnabé sacudiram o pó dos seus pés em forma de protesto e foram para Icônio.
E o relato termina com Lucas dizendo que aqueles cristãos, que receberam a Jesus Cristo em fé, aceitaram a mensagem do evangelho, que foram transformados. Esses, que são eleitos de Deus, continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo. Enquanto a raiva consumia os judeus, os discípulos estavam extremamente alegres e cheios da bondade de Deus.
Aplicação:
O QUÃO ENTUSIASMADO VOCÊ ESTÁ EM OUVIR A PALAVRA DE DEUS? EM SE DEBRUÇAR EM ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS? EM APRENDER MAIS DO DEUS VIVO?
SER CHEIO DE ALEGRIA E DO ESPÍRITO SANTO É TER JESUS CRISTO NO DIA A DIA.
Ilust.:
.

CONCLUSÃO:

Tema:
()
()
()

Os elementos de uma pregação de poder

Atos 13:13-52

Neste trecho de Atos, encontramos Paulo pregando em Antioquia da Pisídia, onde apresenta elementos essenciais para uma pregação eficaz, incluindo a centralidade das Escrituras, a história da salvação, e a resposta do povo.
Este sermão pode ajudar os cristãos a entenderem a importância de uma pregação centrada na Palavra de Deus e na obra de Cristo, encorajando-os a serem ouvintes ativos e respondedores à mensagem do evangelho.
Este sermão ensina que uma pregação eficaz deve ser bíblica, contextual e responder às necessidades do público, destacando a importância da história da salvação e o chamado à fé.
Paulo aponta para Jesus como o cumprimento da promessa de Deus e a esperança de salvação, mostrando que todas as Escrituras se convergem nele.
A pregação eficaz é uma declaração poderosa da história de Jesus, que chama o povo a responder à sua obra redentora.
Ao se preparar para este sermão, examine as questões históricas e culturais em torno do contexto da pregação de Paulo em Atos 13. Utilize a biblioteca Logos para explorar as dificuldades exegéticas relacionadas a esta passagem, como a interpretação da mensagem de Paulo e a resposta do público. Pesquise também a recepção de Paulo pelos ouvintes e os desafios enfrentados em seu ministério. Isso lhe dará uma compreensão mais profunda de como aplicar os princípios da pregação na atualidade.

1. Proclame Promessas Passadas

Atos 13:13-25
Este trecho destaca como Paulo inicia sua pregação relembrando a história de Israel, conectando-a à promessa de Deus sobre um Salvador. Talvez você possa considerar começar suas mensagens reconhecendo a fidelidade contínua de Deus no passado. Ao fazer isso, o povo pode situar suas próprias histórias dentro do grande plano redentor de Deus, o que ajuda a compreender a centralidade de Jesus.

2. Ressalte a Ressurreição Real

Atos 13:26-37
Aqui, Paulo identifica a morte e ressurreição de Jesus como o ponto culminante da história redentora. Talvez você deva enfatizar como a ressurreição legitima a mensagem cristã, apelando aos ouvintes para que compreendam que a esperança que desfaz o poder da morte é acessível através de Cristo. Este ponto comunica que o evangelho é fundamentado em eventos históricos.

3. Ofereça Oportunidade de Perdão

Atos 13:38-43
Neste ponto, Paulo oferece a esperança de perdão e justificação através de Jesus. Talvez você deva comunicar que, ao reconhecer a incapacidade da Lei em garantir salvação, os ouvintes são convidados a buscar fé genuína em Cristo. Isso destaca a oferta de graça divina como sendo além dos méritos humanos, trazendo liberdade verdadeira.

4. Responda com Resiliência Radical

Atos 13:44-52
Finalmente, Paulo lida com a reação mista da audiência, que varia de aceitação ardente a rejeição. Talvez você possa sugerir que uma pregação poderosa não deve temer a oposição, mas sim confiar na eficácia da mensagem. Encoraje os crentes a permanecerem fiéis em meio à resistência, sabendo que o evangelho sempre trará variados resultados.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.