A SERPENTE E O CEDRO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 16 viewsNotes
Transcript
O CEDRO.
O CEDRO.
Quem era Acabe? Acabe era filho de Onri, um outro rei que foi muito mal diate de Deus. Acabe foi o sétimo rei do Reino do Norte em Israel. Antes de mencionar os pecados de Acabe, é bom que façamos justiça,dentro da composição geo-politica, acabe foi um grande rei em Israel, inclusive elogiado no Talmude. Uma coleção de textos sagrados dos judeus. Mas, a despeito das suas proezas como guerreiro e politíco, Acabe foi uma grande fracasso como crente, ele ainda sustentava uma espécie de javismo, religião de Iavé, ele coloca nomes biblicos em seus filhos, mas, não ensinava eles os caminhos do Deus de Israel. È interessante, que em vez enquanto alguém é furtado por bandido que tem nome teofórico, ou seja um nome biblico. Imagina ser assaltado por um Moisés? Um Samuel? Um Pedro? Um Elias? Assim eram os filhos de Acabe. Há muita gente que tem nome de crente, aparência de crente, vestes de crentes, casa de crente, mas, não são crentes , é a religião exterior, nominal e aparente usada por muitos.
Acabe casou-se com Jezabel, que implantou o baalaismo, o culto a Baal em Israel , levantando o altor ao seu deus.
Passo a demostrar alguns perigos espirituais que ameaçam àqueles que realmente servem a Deus e que são ilustrados nas atitudes de Acabe.
1 - O perigo da cobiça no casamento.
Tudo começou com um capricho de Acabe (v1). Ele percebeu que Nabote, tinha uma vinha ao lado do seu Palácio em Jezrieel. Nabote era natural daquela cidade, e ter um terreno ao lado do Palácio de um rei, seria o sonho de muitas pessoas, quem sabe os filhos de Nabote se orgulhavam de ter um lugar tão privilegiado e ser vizinho do rei, mas o que parecia ser um previlégio, se tornou em algo fatal. O que parecia ser privilégio, se tornou em tragédia porque ter um vizinho como Acabe e Jazabel é lidar com o perigo. Nem sempre temos os vizinhos que queremos. Acabei de me mudar e recebi 2 reclamações do vizinho do apartamento de baixo! Depois me informaram que ele atormentou todos os vizinho, até que agora o zelador do prédio proibiu de ligarem para a gente reclamando. Você tem o vizinho que gosta?
Uma proposta indecente: Rei faz uma proposta a Nabote, de comprar ou permutar sua vinha, a proposta era legal, mas, era imoral. Legal porque Acabe tenta fazer uma proposta razoável, que era permitida dentro de qualquer negociação entre dois homens, porém, imoral porque ele quer comprar a herança de um homem que não pode pode vender a herança da sua família. “Assim, a herança dos filhos de Israel não passará de uma tribo a outra. Pois os filhos de Israel devem ficar vinculados cada um à herança da tribo de seus pais” ( Nm 36. 7). Naquela cultura, preservar a herança, era preservar o nome da família, o home dos pais, por isso Nabote se recusa a vender sua propriedade para o Rei: “— Que o SENHOR Deus me livre de lhe dar a herança de meus pais” ( v. 3). O profeta Ezequiel profetizou afirmando: “O príncipe não tomará nada da herança do povo, expulsando-os das suas propriedades. Da sua própria propriedade deixará herança aos seus filhos, para que o meu povo não seja espalhado, cada um para longe da sua propriedade” ( Ez 46. 18). Nabote estava ambarato pela Palavra de Deus. Para Nabote, valores são inegociáveis, sua ética é essencialista e não pragmática.
Vejamos a reação de Acabe.
Quando Acabe não conseguiu o que queria, fez o que qualquer garoto mal-educado de 2 anos faria e foi para casa emburrado: “Então, Acabe veio desgostoso e indignado para sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais”Então, Acabe veio desgostoso e indignado para sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais” ( v.3). Mais uma vez acabe teve um dos seus ataques, mais uma vez teve um piripaque, igual o que ele teve quando Deus lhe disse que ele pagaria pela vida de Ben- Hadade ( 20. 43). Ele chega em casa faz faz uma cena, típica dos homens mimados amasculados do nosso tempo “ E deitou-se na sua cama, voltou o rosto e não comeu pão” ( v. 3). F. B Meyer trata Acabe com delicioso sarcasmo:
“Em uma sala do palácio, Acabe, rei de Israel, está deitado em sua cama, com o rosto virado para a parede, recusando-se a comer. O que aconteceu? Que calamidade veio sobre a casa real? Os sacerdotes de Baal foram massacrados mais uma vez? Sua consorte real está morta? Não, os soldados ainda estão embriagados com suas recentes vitórias sobre a Síria. A adoração de Baal já se recuperou completamente após o terrível desastre de Carmelo; Jezabel – resoluta, astuta, cruel e bonita – está agora ao lado de sua cama tentando descobrir a causa dessa tristeza”.
Acabe que era um poderoso guerreiro, se comporta como um moleque mimado. Infantil, inconsequente, irresponsável, egoísta, centralizador, servo do dinheiro e ímpio. Esse é o Rei de Samaria.
Aplicação: Vivemos uma geração de homens como Acabe, frescos, cheios de mimi, egoístas e chantagistas. Há maridos e esposas assim, que reclamam constantemente, se ofendem com facilidade ou dramatizam pequenas contrariedades. Não sabem ouvir não - com certeza Acabe foi criado em um contexto em que seus pais não sabiam dizer NÃO para ele. Há muitas crianças hoje com a síndrome do reizinho. Recebem tudo o que querem dos pais; têm dificuldade de ouvir “não”; exigem que tudo gire em torno delas; fazem birra ou chantagem emocional diante de frustrações. Alguns adultos são assim .Superprotegidos ou não aprenderam limites na infância.
A SERPENTE.
A SERPENTE.
Quem foi Jezabel? Seu nome significa "Onde está o príncipe?" "Onde está Baal, o príncipe?". Ela era filha de Filha de Etbaal, rei de Sidom (1Rs 16.31); que era um promotor do culto a Baal até no nome. Ela era a perseguidora dos profetas do Senhor, símbolo de corrupção Referida no Novo Testamento como tipo de falsa profetisa (Ap 2.20). Esta é a mulher do Rei, uma “ serpente venenosa”.
Vejamos como a serpente agiu.
Ela percebe que o Marido não estava bem ( v. 5). Acabe conta o que aconteceu , mas não conta toda a verdade.
Jezabel assume o controle do casamento. Em casamentos em que o esposo é fraco emocionalmente, quem assume sempre é a mulher. Uma mulher não tem espírito de Jezabel, quando usa maquiagem ou é vaidosa como Jezabel, mas , quando ela domina o esposo e o manipula para fazer exatamente tudo o que ela quer. Ela questiona o marido: “ Governas tu, com efeito, sobre Israel?” Em outra palavras, “ você é homem ou não é?” Você é um fracote”. Fico imaginando o esposa que que chega em casa triste porque teve uma discussão com as irmãs ou foi reprendido pela mãe e esposa diz: “ você vai deixar que sua irmã lhe trate assim?”, você vai permitir que seu irmão lhe tate dessa forma? Veja Cap. 21. 25.
Ela então lhe dá duas ordens porque é ela quem manda: “ Levanta” e “ come”, no hebraico lemos que são dois imperativos, duas ordens. “ Sai dessa cama agora”, “você vai sair dessa situação agora”, levanta desse sofá”. Ela assume toda a autoridade do reino na frente do mimado rei Acabe. Lhe faz uma promessa: “Eu daria a vinha a você”. “Ela é sua” - a tragédia estava anunciada. Casal Baal estava prestes a cometer um homicídio. que tragédia quando homens são fracos como líderes de seus lares. Jesabel era mais inteligente do que o marido, mais astuta, mais deciciva, e não tinha escrulos, Acabe estava assinando sua sentença de morte também.
A despota Jesazel,mais mortal do que o Marido, primeiro comete fraude: “Então, escreveu cartas em nome de Acabe, selou-as com o sinete dele e as enviou aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote” ( v. 8)
Ache de forma hipócrita: “E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum e trazei Nabote para a frente do povo” ( v.9). Normalmente, esse tipo de jejum era convocado com o propósito de arrependimento, mas Jezabel não era nenhuma penitente. Por fim, ela cometeu perjúrio: “Fazei sentar defronte dele dois homens malignos, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei. Depois, levai-o para fora e apedrejai-o, para que morra” (1Rs 21.10). Falsificação, hipocrisia, perjúrio... o resultado disso tudo era assassinato.
Os homens da cidade matam Nabote, tudo tinha uma aparência de legalidade e piedade, tinha até testemunhas, conforme a lei mosaica exigia ( v. 13), mas, tudo não passava de uma grande farça, de um embuste realizado por uma mulher maligna, por uma esposa diabólica.
Jesabel deu a notícia a Acabe da morte de Nabote e de seus filhos também, porque os filhos morreram todos também, assassinados pelo casal de Baal ( 2 Rs 9.26). Qual foi a reação de Acabe quando ele soube da morte de Nabte? “Tendo Acabe ouvido que Nabote era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jezreelita, para tomar posse dela” ( v. 16). Ele nem se quer perguntou o que havia ocorrido com Nabote, só tinha coroação para a vinha que deseja tomar posse e tornar em horta. Como uma criança mimada na manhã do dia de Natal, ele quer apenas tomar posse de seu novo presente.
ALGUMAS IMPLICAÇÕES:
Aprendemos algumas lições com o Casal de Samaria:
Cuidado com as insatisfações no seu casamento- Lembre ao seu esposo ou esposa as palavras de Paulo “de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez” (Fp 4.12). Lembre-se que “grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento” (1Tm 6.6). Há muitas famílias arruinadas, porque o Marido embicou ter mais do que podia ter e destruiu sua família.
Se Jezabel fosse uma mulher sábia, teria dito: “Meu querido marido, você não sabe que, se você não estiver satisfeito com o que já tem, nunca se satisfará com o que pensa que quer?”.
Ou, talvez, Jezabel teria mostrado a Acabe toda a riqueza de seu palácio. Teria lhe mostrado as cozinhas para provar os alimentos frescos que já pertenciam a ele, e poderia tê-lo levado aos jardins e sugerido um local melhor para esses preciosos vegetais. Então ela poderia ter dito: “Você não vê, meu amado? Temos mais do que jamais necessitaremos!”.
Philip Ryken, em seu maravilhoso comentário de 1 Reis diz:
Philip Ryken, em seu maravilhoso comentário de 1 Reis diz:
Uma rainha santa teria encontrado alguma maneira de afastar o coração do rei do pecado. Ela teria aceitado sua vocação de ser um instrumento para a santificação da vida de seu marido. Através da oração, através da Palavra de Deus, através de seu próprio exemplo piedoso – mas não através de queixas irritantes – ela teria incentivado o marido a servir a Deus, e não ao dinheiro. Essa é a vocação de cada mulher piedosa, e também de cada marido piedoso. Através da oração, através da Palavra de Deus, através de seu próprio exemplo piedoso – mas não através de críticas insensíveis – ele deve incentivar a mulher a servir a Deus, e não ao dinheiro.
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mt 6.24).
Seja grato a Deus pelo que você tem. Deus deu tudo o que você e esposa precisam para serem felizes, não permita que a cobiça, o desejo pelo dinheiro e ambições destrua seus relacionamentos. Acabe e Jesabél tiverem fins trágicos. Acabe Ele sangrou no carro de guerra até morrer ao anoitecer,
Jezabel, já idosa, tentou enfrentar com altivez a chegada de Jeú, o novo rei, que foi ungido por ordem divina para executar juízo sobre a casa de Acabe.Ela se maquiou e apareceu à janela, provocando Jeú.Jeú ordenou a eunucos que a jogassem da janela.Ela caiu e foi pisoteada pelos cavalos.Depois, quando tentaram sepultá-la, só encontraram o crânio, os pés e as palmas das mãos, pois os cães haviam devorado o restante, cumprindo exatamente a profecia de Elias (1Rs 21.23). É assim que termina a história da Serpente e do Cedro, do casal de Baal, o Casal de Samaria, o Casal de ímpios, o Casal Malgino.
Mas, diferente do casamento de Acabe e Jesabel, Deus tem promessa lindas para seu casamento. Que tenham uma vida moderada, que procuremos o equilíbrio, uma vida moderada. Amém.
