Desafios da fé na vida adulta (1Tm 1:18-20)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 16 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO: O que é desafio para vocês? O que vocês entendem por desafio nos dias de hoje?
CONTEXTUALIZAÇÃO: Será que no tempo de Paulo e Timóteo havia muitos desafios para se manter correto diante de Deus? Com toda a certeza! Quando somos crianças, não nos preocupamos tanto com desafios. Não precisamos pagar boletos nem planejar o futuro. Mas, quando passamos da juventude para a vida adulta, tudo fica mais sério, cheio de compromissos e preocupações.
Ser cristão é ainda mais desafiador considerando que vivemos em uma sociedade que não tolera a fé cristã. Que grande desafio! Quero falar nesta noite sobre: DESAFIOS DA FÉ NA VIDA ADULTA.
Dobradiça: O que as cartas de Paulo ao jovem pastor Timóteo podem nos ensinar?
1. SERMOS PERSEVERANTES EM UM MUNDO EM QUE NADA DURA (1Tm 1:18-20)
1. SERMOS PERSEVERANTES EM UM MUNDO EM QUE NADA DURA (1Tm 1:18-20)
18 Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate,
Ilustração: A gente vive num mundo em que o que era lançamento há dois ou três anos se torna obsoleto, as coisas não são feitas para durar.
Explicação: Se contentar e viver de forma firme e perseverante é o desafio do jovem Timóteo. Ele é ainda um aprendiz, o apóstolo Paulo é seu professor na escola da vida. Timóteo foi criado por sua mãe Eunice e sua avó Loide, e agora ele precisa de um mestre para exercer o ministério que Deus o encarregou, e é por isso que é chamado de filho pelo apóstolo. Ele foi convertido a Cristo através da ação de Paulo.
A responsabilidade que ele recebe é colocada como um dever. Qual é este dever? É declarado dos vv. 3-11: ele deveria ficar em Éfeso para ajudar homens que deveriam servir fielmente a Deus por meio da conversão a Cristo, para terem seus conrações transformados.
Timóteo recebe de Paulo a orientação para combater o bom combate, é lutar pela causa do Evangelho, pela causa de Cristo, é saber que, mesmo que nada seja eterno neste mundo, a vida espiritual prometida por Deus para Seus filhos durará a eternidade.
Ele está em uma guerra contra o mal, contra o pecado, contra o mundo cheio de maldade. Em um mundo onde muitos desistem fácil no primeiro desafio, ele é chamado a lutar. Ele sabe que não está sozinho, pois o mesmo Deus que chamou os discípulos, que chamou Paulo, é o Deus que também o chamou. Este Deus sustenta!
De que maneira é possível combater este combate? Vamos ver no v. 19:
19 mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé. 20 Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.
De que maneira se pode manter a fé? Buscando em Deus, que é quem renova e dá forças. Tem a ver com a persistência em caminhar de acordo com o que não se vê, mas se espera:
1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Ainda que os olhos humanos vejam destruição, os olhos espirituais firmados em Deus confiam, não importa qual seja o problema. É Deus quem dá a fé, e assim, Ele sustenta!
Esta fé está ligada, principalmente, à verdade de Deus, a única que não muda, em um mundo que só vive em mentiras, ela é fundamental! E assim vem a boa consciência, é anunciar o que é verdade sem se importar com aqueles que não irão aceitar, é saber bem o que é certo ou errado, é ter a cabeça no lugar. Existe aqueles que rejeitaram, como Himeneu e Alexandre. Quem são eles?
São homens infiltrados que procuram a liderança entre o povo para ensinar o que nem mesmo eles sabem. E quem tenta ensinar o que não sabe, nem se aprofunda, nem ama o que faz, acaba caindo, e foi o que aconteceu com eles.
Aplicação: Se no tempo deles havia muitos inconstantes, imagine hoje que vivemos a pós-modernidade, ou como alguns dizem, a modernidade líquida. Nada é sólido, nada se sustenta.
Namoros que não duram, casamentos que não duram, pessoas que não conseguem ficar muito tempo no mesmo emprego, trocam de celular, de carro, e o pior, trocam de família.
Não há mais compromisso, é mais fácil cuidar de um animal do que de uma criança, é mais fácil um bebê reborn que nós podemos controlar. Muitos casais não querem ter filhos, e quando querem, demoram muito tempo para tomar uma postura.
Na vida com Deus, é ainda mais sério. Quantos jovens há hoje em nossas igrejas? É mais fácil ir para uma balada, para um barzinho, Loolapalooza, Rock in Rio. Sabe os jovens que aparecem nos jornais chorando porque se atrasaram pro Enem? Vários deles são os mesmos que montam barracas nas calçadas madrugando pra arrumar ingresso pro show da Lady Gaga, Madonna, Anitta e etc...
Tem gente usando fralda para não perder o lugar na fila do ingresso, outros estão esperando na frente do hotel do seu artista preferido.
Pense, se nós, jovens cristãos, tivéssemos o mesmo compromisso e o mesmo amor para com Deus que estas pessoas têm com seus artistas, o mundo seria muito melhor!
Dobradiça: Um dos desafios da fé na vida adulta é ser perseverante em um mundo que nada se sustenta. Outro destes desafios é:
2. SERMOS ÍNTEGROS EM UM MUNDO DE CORRUPTOS (1Tm 6:11-16)
2. SERMOS ÍNTEGROS EM UM MUNDO DE CORRUPTOS (1Tm 6:11-16)
11 Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.
Explicação: Paulo traz um alerta a Timóteo de que há entre eles pessoas que não medem esforços para alcançar seus objetivos.
3 Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, 4 é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas 5 e atritos constantes entre aqueles que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro. 6 De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, 7 pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; 8 por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. 9 Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, 10 pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.
A ganância vem de um coração corrompido, não é ela quem o corrompe. Pessoas ambiciosas procuram satisfazer suas vontades praticando até mesmo maldades, pensam naquela famosa frase de Maquiavel que diz que “os fins justificam os meios”. Para estes, não interessa como, o que interessa é o que se deseja alcançar.
É de tudo isso que Paulo orienta que Timóteo precisa fugir. O que ele precisa é se manter na justiça de Deus, a justiça perfeita de um Deus perfeito, em um mundo totalmente injusto onde o perverso se dá bem e o honesto sofre para sobreviver.
Ele precisa ter piedade (alguém sabe o que é?), ou seja, buscar ser cuidadoso com as coisas do Reino de Deus, com total entrega e humildade, e também ter compaixão (falar dos filmes).
Precisa ter uma firme fé, como foi falado anteriormente, também o amor sincero que vem de Deus, amor este que nos leva a amar a Deus, e o amor fraterno pelas pessoas.
A constância e a mansidão também são fundamentais, pois alguém que sai da trajetória da vida com Deus pode se perder. Sem Deus, é difícil achar o caminho de volta.
Aplicação: A verdade é que somos movidos por aquilo que amamos. Se o maior alvo do nosso amor é Deus, então nossas inclinações se voltam para Ele, dedicamos o que temos e o que somos para adorá-Lo e reconhecer que dependermos inteiramente dEle.
Pessoas movidas por dinheiro, status ou poder não medem esforços para que alcançar seus objetivos. Existe uma frase que diz “Dê poder ou dinheiro e saberás quem é a pessoa”. Ou seja, há aqueles que se transformam quando chegam a um cargo elevado em sua profissão.
É aquela coisa de que, quando é empregado, age de um jeito, quando se torna patrão, oprime o empregado, se esquecendo da condição que tinha anteriormente.
Quero que você reflita nesta noite: se você abre mão da sua vida com Deus por causa de um capricho ou de um sonho, lembre-se de que suas conquistas terrenas não serão levadas para o céu. Lembre-se do que Jesus diz:
19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
O verdadeiro tesouro para você investir é aquilo de mais valioso que você pode alcançar! E você recebe não por seus méritos, mas pelos méritos de Cristo! Ele nos dá a vitória!
Dobradiça: Temos como desafios da fé na vida adulta a perseverança e a integridade, além disso, precisamos ter postura para:
3. SERMOS CORAJOSOS EM UM MUNDO DE COVARDES (2Tm 1:6-14)
3. SERMOS CORAJOSOS EM UM MUNDO DE COVARDES (2Tm 1:6-14)
6 Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. 7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
Explicação: Nesta segunda carta, Timóteo se encontra desencorajado pela afronta que recebe devido ao fato de ser jovem. Paulo o leva a acender a chama do dom de Deus no seu coração, visto que o chamado dele não foi dado por nenhum homem, mas por Deus, usando o apóstolo Paulo para abençoá-lo.
Ele deveria se lembrar que recebeu de Paulo a bênção para o ministério. Ele não deveria ter medo, mas precisaria olhar e seguir em frente de forma corajosa.
Timóteo era um rapaz tímido, como eu era há alguns anos, falar em público ou cantar era a coisa mais terrível pra mim! Ele, muitas vezes, deixava esta timidez vencer e o impedia de ter postura diante dos outros.
Paulo está nos seus últimos anos de vida e necessita de alguém corajoso para continuar a missão de Deus, em especial, no caso de Timóteo, na cidade de Éfeso.
A coragem que ele precisa é impulsionada por três coisas: poder, amor e moderação. Poder (dynamis) do Espírito Santo para ser uma testemunha fiel, como Jesus prometeu que seria:
8 Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
Ser testemunha é anunciar o que Cristo fez em nós, e o que pode fazer na vida dos outros, principalmente no que se refere à salvação.
Também necessita do amor que não espera nada em troca, que se doa e faz de tudo para que Deus seja conhecido. É o amor que perdoa, que traz recomeços, que restaura e transforma o pecador. É este amor que devemos levar!
E a moderação, ou autodisciplina, é o cuidado para continuar sendo correto em tudo sem se desviar ou se corromper, é manter o padrão e não se deixar levar à maneira como o mundo vive, nesta covardia e timidez que, associadas ao medo, fazem a pessoa ficar retraída, não avança, não prossegue. Um cristão não pode ter vergonha do Cristo que morreu por ele, nem da igreja que ele faz parte.
8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,
Aplicação: Precisamos ampliar o conceito aqui. O chamado de Deus não é somente para pastores, Ele capacitou cada um aqui para cumprir este chamado na profissão que vocês possuem, tendo recebido ou não tendo recebido um diploma, tendo feito um curso ou não tendo feito.
Cada um possui habilidades dadas por Deus, e elas podem usadas para honrar a Ele.
Precisa ter brilho nos olhos e um sorriso no rosto quando você pensa na sua profissão como uma maneira de fazer Deus conhecido através da maneira como você trabalha.
Lembrem-se que, acima de tudo, acima do emprego, todos possuem uma mesma vocação a ser exercida, e ela não pode ficar em segundo plano.
O bom tratamento às pessoas, o restabelecimento da saúde delas, a honestidade e a amizade comunicam além do comum quando é exercido por um verdadeiro cristão.
Um cristão que resplandece a luz de Cristo faz com que esta luz brilhe tão forte nas outras pessoas que vão querer saber o que acontece que te faz ser tão feliz e corajoso neste mundo de pessoas desorientadas e desencorajadas.
Neste mundo de pessoas depressivas e amarguradas, mostre que Cristo é a solução definitiva, Ele remove a tristeza e dá alegria que não é das coisas deste mundo, alegria que não é passageira, mas muito mais prazerosa porque é eterna.
PONTE CRISTOCÊNTRICA:
9 que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, 10 sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.
Foi Ele quem nos chamou, e isto basta para termos certeza de que não é um chamado qualquer, é um privilégio, é uma graça, um favor que não foi conquistado por nossos méritos.
CONCLUSÃO: São grandes os desafios, mas o que nos conforta é que não estamos sozinhos, Jesus não nos deixa sós! É Ele quem nos faz perseverarmos, vivermos uma vida íntegra e termos coragem de acordo com o poder, o amor e a moderação que o Senhor nos dá.
Meu desejo é que o Senhor te capacite para batalhar este bom combate com alegria, com garra e vigor, sem ter medo do que pode acontecer. O mesmo Deus que chama é o Deus que sustenta! Que Jesus abençoe sua vida! Vamos orar?
