2º Trimestre 2025 - Lição 5 - A VERDADE QUE LIBERTA (Em casa)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

A Verdade que liberta

João 8.32 “32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.”
Aqui nesta passagem há um debate entre os judeus contra Jesus; Jesus vai dizer “Se vós permanecerdes na minha palavra, sereis meus discípulos.” Porém, os judeus respondem a Jesus no versículo 33, dizendo que eles são descendentes de Abraão e que nunca foram escravos de ninguém, e como Jesus poderia dizer para eles serem livres?. Jesus, porém, responde algo interessante que nós iremos tratar aqui, “Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado”.
VERDADE PRÁTICA: “O Verbo Divino representa a Verdade que se manifesta na história para libertar o pecador.”
João 8.36 “(paráfrase) Se, pois, o Filho, Jesus Cristo, O Verbo Divino, vos libertar, verdadeiramente, sereis livres. Livres pelo conhecimento da verdade, e Jesus Cristo é a verdade encarnada”

INTRODUÇÃO

Então o objetivo dessa lição é conhecermos a Jesus como a verdade encarnada de Deus que nos liberta do pecado.
1 - JESUS, A VERDADE EM JERUSALÉM
1º - Da Galileia para Jerusalém:
Nesse 1º tópico vai trata a subida de Jesus para Jerusalém, na festa dos Tabernáculos.
Os irmãos de Jesus, pedem para ele subir lá para Judeia, para que os discípulos vejam as obras que ele realiza, eles vão falar: “Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostra-se ao mundo”. O interessante é que no versículo 5, a palavra destaca algo importante, “O seus irmão não criam nele.” Eles sabiam dos milagres, das curas, das maravilhas que Jesus estava realizando e mesmo assim não criam nele como o Messias.
Jesus, que conhece muito bem o nosso coração, sabia muito bem dessa condição de descrença do seus irmãos, e disse-lhes: “Para mim ainda não chegou o tempo certo; para vocês qualquer tempo é certo.” ou seja, para vocês que não me conhecem verdadeiramente e que não conhecem a vontade do Pai, qualquer tempo é, é o tempo certo para se exibirem e buscar gloria para si mesmo… Isso mostra que, Jesus, estava em obediência ao Pai. “Não vim para fazer minha vontade, mas daquele que me enviou” e quando Jesus responde dizendo: “Ainda não chegou o tempo certo” Jesus estava fazendo referência ao momento em que se entregaria aos seus inimigos e seria crucificado, morto e sepultado para cumprir a Justiça de Deus. Fazendo, então, a vontade do Pai!
2º - A Verdade na Festa dos Tabernáculos.
Quando Jesus decide subir para a festa, Palavra diz que ele sobe em segredo, estava rolando muita conversa sobre ele “Onde está aquele homem?” algumas pessoas diziam “Ele é um homem bom” outros falavam que “Ele está enganando o povo”. E assim, Jesus subiu ao templo e começo a ensinar, e o pessoal ficou admirado, é próprio Cristo ensinando não tinha como não ficar admirado, e perguntaram “Como foi que este homem adquiriu tanta instrução, sem ter estudado?” e Jesus responde que esse ensino não é dele mesmo, mas vem do próprio Pai.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.