A ascensão de Jesus

Atos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript

Introdução:

A Partir deste domingo vamos continuar a história que nós ouvimos e experimentando na Páscoa;
A pergunta que fizemos no último culto, e agora? reverberou no coração dos discípulos de Jesus… E agora?
Esse, e agora? é respondido no livro de ATOS.
O livro de Atos dos apóstolos faz parte, junto com o evangelho de Lucas, de uma história dos primórdios do Cristianismo.
É como se fosse Lucas parte 1 e 2.
Esse livro narra a história do Cristianismo, de forma rápida. Visitamos Jerusalém, Judeia, Samaria, Síria, Chipre, e muitas cidades da Ásia Menor, Macedônia, Grécia e Finalmente Roma.
Vamos naufrágios, milagres, prisões, pregação, fuga de prisão. Pedro e Paulo são companheiros nessa viagem, tendo o começo do livro a ênfase em Pedro e na segunda metade Paulo.
Neste mundo vamos navegar por um bom tempo nos próximos meses, tenho certeza que a luz do evangelho vai iluminar sua mente para perceber que nós fazer parte, como atores, deste livro que atos, que continua e continuará até a volta de Cristo.
Vamos lá?

Texto Base:

Acts 1:1–11 NVI
1 Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar, 2 até o dia em que foi elevado aos céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. 3 Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. 4 Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. 5 Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”. 6 Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: “Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?” 7 Ele lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. 8 Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. 9 Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. 10 E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, 11 que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir”.

Ponto 1 - Cremos na verdade

Acts 1:1–11 NVI
1 Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar, 2 até o dia em que foi elevado aos céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. 3 Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. 4 Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei.
A leitura deste livro se torna apropriada porque A Ponte Caruaru está em um processo intenso de crescimento
O espaço aqui está apertado e estamos conversando e orando sobre o que fazer, estamos ajustando equipes, o Portal está ampliando os trabalhos.
O livro de atos fala do início da Igreja, guiada pelo Espírito Santos. Vamos aprender muito olhando o livro de Atos.
O Pastor Keller sempre disse que a igreja que ele fundou, a Reedemer, em Nova York, não estava ali apenas pelos já crentes, mas para aqueles que não criam, ou estavam tentando entender o mundo.
Nós cremos nisso também, estamos aqui para falar do evangelho para todos aqueles que estão em busca da verdade.
Porque eu creio que você pode ter saído de casa para conseguir alívio, mas o evangelho não é sobre isso
Porque seus pais lhe ensinaram, mas o evangelho não é sobre isso
Porque você está tentando buscar validação dos seus pares, mas o evangelho não é sobre isso
O evangelho é sobre a verdade que liberta.
O começo do texto conhecemos a quem é destinado o livro. Ele foi escrito a Teófilo. Provavelmente um nobre que estava patrocinando os escritos de lucas. Imagine que não tinha IA para resumir e escrever, gastava-se anos, Lucas aparentemente teve Teófilo como patrocinador.
E ele começa o livro falando sobre seu outro livro, o evangelho de Lucas. Dizendo sobre quem era e é o livro. JESUS
Ele escreve a teófilo e começa falando sobre as evidências, mostrando que o que estava narrando era real..
Nós falamos no último domingo como nossa fé é alicerçada em uma história real, não em uma mitologia. Como os acadêmicos hoje reconhecem a existência de Jesus, mesmo que não creiam na sua divindidade.
Mas também existem aspectos históricos sobre a divindade de Cristo, que podemos ver.
O texto diz:
Acts 1:1–11 NVI
3 Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. 4 Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei.
Mas a gente se coloca olha para a história do evangelho como se para aqueles discípulos fosse muito mais fácil acreditar.
O texto dos evangelhos narram milagres, e pessoas que ressuscitaram e voltaram a uma vida normal.
Mas com Jesus foi diferente. O texto narra que Jesus ao voltar ressurreto não foi reconhecido. Ele apresentava um novo corpo, um corpo real, porque os discípulos tocaram, comeram com Jesus.
Cristo não era um fantasma que apareceu para eles, ele comeu, sentou a mesa, chamou, conversou, repreendeu.
Mas ao mesmo tempo, era outro corpo, um corpo que atravessava paredes, segundo João 20.19 “19 Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!””
Imagine-se:
Será que é um delírio coletivo?
Será que é resultado da experiência pós traumática?
Será que é meu coração querendo crer?
Será que é ele mesmo?
Maria reconheceu Ele pelo jeito que falava. João reconheceu após a pesca milagrosa.
O texto narra que Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo.
Os discípulos passaram 40 dias com o mestre, e Jesus teve que apresentar provas que era ele.
E cremos que eles foram convencidos, porque a neste livro vamos conhecer histórias que só pessoas que acreditam de verdade são capazes de encarar.
“Doze homens testemunharam que Jesus ressuscitou. Eles defenderam essa verdade até a morte. Homens mentem para se beneficiar, não para sofrer.”
Chuck Colson (ex-conselheiro de Nixon):
Os discípulos passaram por muito sofrimento, narrado no livro de lucas.
Perseguições e prisões — Em Atos, vemos Pedro e João sendo presos e ameaçados (Atos 4), depois Pedro preso novamente (Atos 12), e Paulo várias vezes preso e espancado (Atos 16, 21–28).
Açoites e violência física — Os apóstolos foram açoitados por ordem do Sinédrio (Atos 5:40). Paulo descreve que foi açoitado várias vezes, apedrejado, espancado (2 Coríntios 11:23–25).
Rejeição e calúnias — Muitos discípulos foram rejeitados por seus próprios conterrâneos e parentes. Jesus já tinha alertado que eles seriam odiados por causa do Seu nome (Mateus 10:22).
Fome, sede e necessidades materiais — Paulo escreve sobre passar fome, sede, frio e nudez (2 Coríntios 11:27).
Perigos constantes — Paulo menciona perigos em viagens, de ladrões, de judeus e de gentios, no mar e na terra (2 Coríntios 11:26).
Martírio (morte violenta) — A Bíblia registra a morte de Estêvão por apedrejamento (Atos 7). As mortes dos apóstolos (como Pedro, Tiago, Paulo) são conhecidas principalmente por tradições históricas fora da Bíblia, mas o Novo Testamento mostra que muitos deles esperavam enfrentar sofrimento até a morte (João 21:18–19; 2 Timóteo 4:6–8).
Uma pessoa maluca, poderia agir assim. mas não uma comunidade de pessoas ao longo dos séculos
Uma pessoa que está lutando por uma revolução para ter poder, aguentaria o sofrimento mas com o olhar no futuro melhor
Mas a mensagem era sobre morrer, perder, ser o último. não tem sentido
Mas o que levou um grupo de pessoas tão diferentes, de lugares diferentes, crerem?
A VERDADE
João 8.32 “32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.”
Por isso que é triste escutar esse texto sendo usado para outros fins que não apontar para JESUS.

Ponto 2 - Olhamos para o hoje crendo no amanhã

x
Acts 1:1–11 NVI
4 Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. 5 Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”. 6 Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: “Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?” 7 Ele lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. 8 Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
E é conhecendo essa verdade que eles são direcionados a agir.
Aqui Jesus fala sobre a promessa de ser cheio do Espírito Santo.
A trindade, Pai, Filho e Espírito
O Espírito Santo não é uma “força” abstrata, mas uma pessoa divina que habita no crente.
Muitos cristãos vivem no automático, sem depender do Espírito para direção, poder e transformação.
A igreja moderna tende a confiar mais em estratégias humanas e recursos materiais do que no agir sobrenatural de Deus.
Ser cheio do Espírito significa viver uma vida marcada por transformação interior (fruto do Espírito) e ousadia no testemunho.
Chan desafia os leitores a abandonarem um cristianismo morno e a buscarem uma relação viva, vibrante e dependente do Espírito.
“O Espírito Santo não foi dado para que tenhamos uma vida confortável, mas para nos transformar e nos capacitar a fazer a vontade de Deus, mesmo quando isso exige sacrifício.”
Francis Chan - O Deus esquecido
é isso que é a vida dos seguidores de Jesus em Atos, e nós somos a Igreja de Atos
É isso que Deus tem para a Igreja A Ponte em Caruaru, o chamado de cobecer, descobrir e viver a verdade de forma intensa, para sermos suas testemunhas

Ponto 3 - O que aprendemos sobre a ascensão?

Acts 1:1–11 NVI
9 Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. 10 E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, 11 que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir”.
Sobre a ascensão podemos aprender três coisas
O Deus presente
Os díscipulos estavam olhando para o céu, como nós ficamos às vezes olhando.
Eles estavam perdendo o mestre, foram necessários dois anjos descerem para falar, porque vocês estão olhando para cima?
Maria Madalena, após encontrar Jesus ressurreto, tentou segurar Jesus e ele disse, não me segure.
A presença que os discípulos queriam era a presença visível e física de Jesus, mas temporária. Não era possível estar com o Jesus físico a todo momento. As irmãs de Lázaro sabiam disso, se o senhor estivesse aqui.
Jesus subiu ao Céus para descer em nós. Através do seu Santo Espírito, Ele está aqui.
Então não é mais momentos com Jesus, é todo tempo com ele, disponível, habiatando em sua igreja.
Cristo tem um corpo, do qual cuida e zela, a sua igreja
Creia que Ele está com você mesmo no sofrimento
FALAR SOBRE O Livro a Lua é redonda
A vida não é uma espera apenas
Olhar para cima!!!!
sabe quando olhamos para o celular andando na rua, e ou vc ou outro perde a noção do lugar que está.
O livro de atos é a história de um povo que não ficou sentando esperando, imóvel, a volta de Cristo
Porque eles entendiam que Jesus estava...
Eles eram testemunhas, emissários de um Rei, não de um futuro Rei
Nós somos testemunhas do Rei, do reino, do caminho, da verdade e da vida.
Temos um advogado
A Ascensão fala de Cristo a Destra do Pai, Reinando sobre tudo e todos.
Por mais que não entendamos plenamente, isso afeta noassa vida.
Porque a mensagem do evangelho diz que ele é nosso intercessor junto ao pai
Keller diz em um sermão que ele no começo achava meio estranho
Toda hora Jesus voltava a presença de Deus pedindo perrdão por nós.
Toda hora!
Porque mesmo os que não creem, guiam suas vidas pedindo aprovação, de família de amigos, a sociedade. Vivem com padrões morais, mesmo que não entendam de onde vem, eles sabem que existem
E nós não conseguimos nem ser fieis aos padrões morais falhos que imputamos a nós mesmos, quem dirá os de Deus
Mas Cristo não pede perdeu diante de Deus a cada pecado.
Ele é nosso advogado, ele busca justiça por nós
Ele diz, Pai, eu morri na cruz, paguei o preço, o senhor não pode cobrar a dívida dele, porque eu já paguei, por ontem, hoje e até o fim
Então é graça, mas também justiça, é assim que queremos enquanto igreja viver.
Crendo na verdade, sendo confortados pela verdade, agindo de acordo com a verdade, mesmo que isso custe sofrimento.
A verdade não se altera pelo sofrimento, a verdade permanece para sempre.
Mas permanece conosco.

Conclusão - Somos suas testemunhas

O Espírito Santo aqui, fala ao seu coração.
Deixe que ele aja, execute a vontade de Deus em sua vida e lhe capacite.
Se a ponte vai estar aqui ou em outro lugar, é o de menos, o importante é
Somos testemunhas dele.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.