Eu e Minha Casa Serviremos ao SENHOR
Neste trecho, Josué convoca o povo de Israel a escolher quem servirão, afirmando sua própria decisão de servir ao Senhor com sua família, encorajando-os a renovar sua aliança com Deus. Este sermão desafia os adultos a refletirem sobre a importância de tomar decisões conscientes e corajosas quanto ao serviço a Deus em suas famílias, promovendo um ambiente de adoração e compromisso mútuo no lar. A passagem ensina que a escolha de servir ao Senhor deve ser deliberada e não casual. Também mostra a responsabilidade que cada cabeça de família tem em liderar espiritualmente seus membros, instigando uma cultura de fé e devotamento. Esse compromisso de Josué antecipa o ensinamento de Cristo sobre servir a Deus em primeiro lugar (Mateus 6.33) e reforça a ideia de família como um lugar de adoração e compromisso com Deus, refletindo a relação entre Cristo e a Igreja, onde Ele é o noivo que busca um povo fiel. Decidir servir ao Senhor não é apenas uma escolha individual, mas um chamado para que todas as famílias consagrem suas vidas e lares a Deus, criando um legado de fé entre as gerações.
Irmãos, Deus Nos Chama Para Trabalhar na (Re)Construção da Nossa Família, (Re)Construção Nele Próprio, em Deus, Mesmo que Seja Árduo, ou Até Contrário à Nossa Vontade Carnal!
Moisés = “tirado da água”
Oséias = “salvação
Josué = “Javé é salvação”
2424 Ιησους Iesous
de origem hebraica 3091 ישוע;
Jesus = “Jeová é salvação”
Josué Assumiu sua Responsabilidade Espiritual (Sobre Si, Sobre sua Família e Sobre seu Raio de Influência), e Teve Iniciativas Práticas, Ainda que Árduas
A escolha que Josué apresenta a Israel (os deuses dalém do Rio ou os deuses dos amorreus) dificilmente pode ser considerada como uma escolha real à luz da rejeição absoluta da Bíblia de todas as divindades, exceto o Senhor.1055 Por outro lado, a escolha entre servir ao Senhor e servir a todas as outras divindades era real, e essa era a preocupação principal de Josué. Se servir ao Senhor não parece bem a vocês (lit., “é mau aos olhos de vocês”), então o caminho estava aberto para aquela outra escolha que na realidade não é escolha, embora as possibilidades sejam muitas e pareça haver ali uma escolha. Deuses regionais e locais, ou deuses ancestrais, os israelitas podiam escolher para a plena satisfação do seu coração. O próprio Josué, porém, quer que saibam que quanto a mim e a minha casa,1056 nós serviremos ao Senhor.
A nobre decisão de Josué por si e por sua família tem sido fonte de inspiração para gerações de fiéis desde então: “Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”.
(tmym), ADJ. completo, incólume, intacto; irrepreensível, sem culpa, sem mácula; impecável; honesto, devoto; honesto, íntegro, irrepreensível, completo.
Uso de substantivos
1. sinceridade - a qualidade de ser honesto e direto na atitude e na fala (a ausência de afetação ou fingimento).
(ʾĕmet), N. firmeza, confiabilidade; constância, duração; fidelidade; verdade.
Uso de substantivos
2. 2. fidelidade - a qualidade de ser fiel.
Refere-se a servir com todo o "coração e alma" (ver 22:5).
Versículos 15-28
É essencial que o serviço do povo de Deus seja realizado com uma mente disposta. Pois o AMOR é o único princípio genuíno de onde pode brotar todo serviço aceitável de Deus. O Pai busca somente aqueles que o adorem em espírito e em verdade. A mente carnal do homem é inimiga de Deus e, portanto, não é capaz de tal adoração espiritual. Daí a necessidade de nascer de novo. Mas o número de pessoas que se contentam com meras formas, como tarefas impostas a eles. Josué os coloca para escolher, mas não como se fosse indiferente se eles serviriam a Deus ou não. Escolhei a quem quereis servir, agora que o assunto está bem claro diante de vós. Ele decidiu fazer isso, independentemente do que os outros fizessem. Aqueles que estão destinados ao céu devem estar dispostos a nadar contra a corrente. Eles não devem fazer o que a maioria faz, mas o que os melhores fazem. E ninguém pode se comportar como deveria em qualquer posição, se não considerar profundamente seus deveres religiosos nas relações familiares. Os israelitas concordam com Josué, sendo influenciados pelo exemplo de um homem que havia sido uma grande bênção para eles: "Nós também serviremos ao Senhor. Veja quanto bem os grandes homens fazem, por sua influência, se forem zelosos na religião. Josué os leva a expressar o propósito pleno do coração de se apegarem ao Senhor. Eles devem abandonar toda a confiança em sua própria suficiência, caso contrário, seus propósitos seriam em vão. Tendo escolhido deliberadamente o serviço de Deus, Josué os vincula a ele por meio de um convênio solene. Ele ergueu um monumento a ele. Dessa maneira afetuosa, Josué despediu-se deles pela última vez; se perecessem, o sangue deles estaria sobre suas próprias cabeças. Embora a casa de Deus, a mesa do Senhor e até mesmo os muros e as árvores diante dos quais expressamos nossos solenes propósitos de servi-lo, testemunhem contra nós se o negarmos, ainda assim podemos confiar nele, pois ele colocará seu temor em nosso coração e não nos afastaremos dele. Somente Deus pode dar graça, mas ele abençoa nossos esforços para engajar os homens em seu serviço.
Então, Irmãos, Trabalhemos na (Re)Construção da Nossa Família, Sabendo que É Deus, Afinal, Quem Faz o Impossível. Mas Saibamos que Ali, na Família, Somos Representantes Dele!
Antes, nos v. 2–13, Josué exerceu o papel de porta-voz profético do Senhor. Aqui, porém, segue-se uma exortação do próprio Josué apresentada tendo como pano de fundo a síntese profética que ele acabou de fazer.
