Eu e Minha Casa Serviremos ao SENHOR

Simplesmente Família  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 174 views

Neste trecho, Josué convoca o povo de Israel a escolher quem servirão, afirmando sua própria decisão de servir ao Senhor com sua família, encorajando-os a renovar sua aliança com Deus. Este sermão desafia os adultos a refletirem sobre a importância de tomar decisões conscientes e corajosas quanto ao serviço a Deus em suas famílias, promovendo um ambiente de adoração e compromisso mútuo no lar. A passagem ensina que a escolha de servir ao Senhor deve ser deliberada e não casual. Também mostra a responsabilidade que cada cabeça de família tem em liderar espiritualmente seus membros, instigando uma cultura de fé e devotamento. Esse compromisso de Josué antecipa o ensinamento de Cristo sobre servir a Deus em primeiro lugar (Mateus 6.33) e reforça a ideia de família como um lugar de adoração e compromisso com Deus, refletindo a relação entre Cristo e a Igreja, onde Ele é o noivo que busca um povo fiel. Decidir servir ao Senhor não é apenas uma escolha individual, mas um chamado para que todas as famílias consagrem suas vidas e lares a Deus, criando um legado de fé entre as gerações.

Files
Notes
Transcript
Convidar os irmãos a abrirem a Bíblia em Josué 24.14-15; e
a deixarem aberta no capítulo.
Relembrar o tema do ano de 2025: Simplesmente Igreja.
Mencionar a série de mensagens de maio: Simplesmente Família;
e a lição de hoje: Eu e Minha Casa Serviremos ao SENHOR.
Ler a Palavra de Deus:
Josué 24.14–15 RAStr
Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor.Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Orar pela lição.
Em seguida, estabelecer com toda força a ideia exegética.

Irmãos, Deus Nos Chama Para Trabalhar na (Re)Construção da Nossa Família, (Re)Construção Nele Próprio, em Deus, Mesmo que Seja Árduo, ou Até Contrário à Nossa Vontade Carnal!

Começar pelo contexto, o utilizando como prova bíblica posterior do argumento anterior.
Josué era uma espécie de salvador, Deus o fez forte e corajoso; Josué, na verdade, prefigurou Jesus, pois Josué preparou lugar para sua família e para seu povo.
Deuteronômio 1.38 RAStr
38 Josué, filho de Num, que está diante de ti, ele ali entrará; anima-o, porque ele fará que Israel a receba por herança.
Josué 1.9 RAStr
9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.
Páscoa/Êxodo: a saída do Egito tipifica nossa salvação; a peregrinação no deserto, nossa santificação em meio ao mundo; a entrada em Canaã, nossa perfeição e reunião com Cristo.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 04873 משה Mosheh (aramaico)

Moisés = “tirado da água”

Oséias = “salvação

Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 03091 יהושוע Y ̂ehowshuwa ̀

Josué = “Javé é salvação”

Números 13.16 RAStr
São estes os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué.

2424 Ιησους Iesous

de origem hebraica 3091 ישוע;

Jesus = “Jeová é salvação”

Hebreus 4.8–9 RAStr
Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia.Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.
Hebreus 12.22–24 RAStr
22 Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia23 e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,24 e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.
Nosso Salvador Jesus nos preparou lugar: primeiramente, o céu; depois, mais, os novos céus e nova terra, nos quais todas as bençãos de uma vida feliz estão reservadas para a família de Deus!
Efésios 2.19 RAStr
[...] sois da família de Deus,
O SENHOR nos chama para que cooperemos para salvar nossos familiares (as maiores chances são nossas), e também nossos relacionamentos; para (re)organizar nossa casa, e nossa vida toda.
Josué, foi um homem corajoso que sucedeu Moisés e conduziu o povo de Deus à terra prometida, mas ao estar próximo de sua morte, entendeu que aquele povo deveria assumir um compromisso sólido e consistente com Deus (BATISTA DO POVO. Lições das células).
E Josué era um líder motivador de sua família e de seu povo; ele os liderava, mas também os levava a tomar decisões, a assumir posições.
Era necessário que aquele povo tomasse uma decisão: servir ao Deus de Israel ou servir aos deuses que seus ancestrais adoraram além do Eufrates e no Egito, quando eram escravos, ou ainda aos deuses dos amorreus, na terra onde habitavam. Mas Josué já tinha tomado sua decisão e disse: “Eu, e a minha casa serviremos ao Senhor’ (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Josué 24.15 RAStr
15 [...] escolhei, hoje, a quem sirvais [...].
Como líderes de um lar, não devemos ser permissivos, mimadores; nem dominadores, o equilíbrio está em vivenciar a Palavra e estimular a obediência a Deus.
Josué sabia da péssima herança de seus pais, e do permanente assédio do mundo ao redor.
Essa declaração traz, para nossos dias, uma importante reflexão sobre como temos nos posicionado diante das armadilhas, que de forma sorrateira tem atacado e destruído famílias. Como fez Josué, precisamos estabelecer um compromisso com Deus, fortalecer nossa aliança com Ele e transmiti-la para as próximas gerações (Dt 6.1-9) (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Josué 24.15 RAStr
15 [...] se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Nossa atitude, como líderes numa família, é buscar, com sabedoria, neutralizar os efeitos de uma herança familiar, e as fragilidades dessa família perante o mundo.
Vivemos em um contexto de grandes desafios para as famílias. A tecnologia e a rotina corrida do dia a dia têm roubado o tempo de comunhão dentro das famílias. Pais e filhos que quase não se falam e casais que mal se veem, não podemos aceitar isso! É tempo de nos posicionarmos em nossa família, seja ela toda convertida ou não (BATISTA DO POVO. Lições das células).
E Josué já estava também consciente das ilusões satânicas e seculares que afastavam as famílias israelitas do serviço a Deus.
Josué 24.15 RAStr
15 Porém, se vos parece mal servir ao Senhor [...].
A nossa melhor arma contra visões erradas da vida é a doutrina bíblica a respeito. Precisamos estar preparados para ensinar e dar exemplo! O Calvinismo é o único sistema fundamentado; a Renovação é o único estilo de vida feliz!
1Pedro 3.15 RAStr
15 antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,
Fazer a pergunta de transição: mas qual o maior exemplo que Josué nos dá para que trabalhemos na (re)construção da nossa família?

Josué Assumiu sua Responsabilidade Espiritual (Sobre Si, Sobre sua Família e Sobre seu Raio de Influência), e Teve Iniciativas Práticas, Ainda que Árduas

Josué 24.15 RAStr
15 Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Josué 24.1 RAStr
1 Depois, reuniu Josué todas as tribos de Israel em Siquém e chamou os anciãos de Israel, os seus cabeças, os seus juízes e os seus oficiais [...].
Comentários do Antigo Testamento: Josué 3. Exortação e Resposta (24.14–24)

A escolha que Josué apresenta a Israel (os deuses dalém do Rio ou os deuses dos amorreus) dificilmente pode ser considerada como uma escolha real à luz da rejeição absoluta da Bíblia de todas as divindades, exceto o Senhor.1055 Por outro lado, a escolha entre servir ao Senhor e servir a todas as outras divindades era real, e essa era a preocupação principal de Josué. Se servir ao Senhor não parece bem a vocês (lit., “é mau aos olhos de vocês”), então o caminho estava aberto para aquela outra escolha que na realidade não é escolha, embora as possibilidades sejam muitas e pareça haver ali uma escolha. Deuses regionais e locais, ou deuses ancestrais, os israelitas podiam escolher para a plena satisfação do seu coração. O próprio Josué, porém, quer que saibam que quanto a mim e a minha casa,1056 nós serviremos ao Senhor.

Comentário Bíblico Popular: Antigo Testamento G. Josué Se Despede do povo de Israel (24:1–15)

A nobre decisão de Josué por si e por sua família tem sido fonte de inspiração para gerações de fiéis desde então: “Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”.

Muitos querem servir ao Senhor. Eles devem então observar cuidadosamente a conduta dos homens piedosos: que influência eles têm sobre os outros, que zelo eles demonstram para cumprir sua tarefa.
Josué exortou os filhos de Israel a servir ao Senhor de todo o coração. Eles tiveram que primeiro desistir de tentar realizar essa tarefa sozinhos, o que teria sido um esforço inútil. Sendo esta consagração do povo a Deus o resultado de uma escolha deliberada, Josué selou este voto com uma cerimônia solene: ele ergueu um monumento. Esta foi praticamente a última manifestação externa do patriarca. Se os filhos de Israel caíssem em pecado novamente, seu sangue seria sobre suas próprias cabeças. Seja na casa de Deus, na mesa do Senhor, ou mesmo em vários lugares onde prometemos solenemente servi-Lo diante de testemunhas, podemos ter certeza de que se falharmos, sendo tentados a abandoná-Lo, Ele saberá colocar medo em nossos corações para nos colocar novamente no caminho certo. Somente Deus pode nos conceder a Graça de abençoar nossas tentativas de nos comprometer com Seu serviço!
HENRY, M. Commentaire concis de Matthew Henry. Tradução: Yvon L’ Hermitte; Dominique Osche. Lyon: [s.n.]. p. Js 24.15–28
Josué tomou decisão de servir a Deus em favor do seus mais amados; e ainda nos deixou a forma de como fazer: com integridade e fidelidade, abolindo toda egolatria.
Josué 24.14 RAStr
14 Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor.
Marcos 12.29–31 RAStr
29 Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! 30 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. 31 O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

(tmym), ADJ. completo, incólume, intacto; irrepreensível, sem culpa, sem mácula; impecável; honesto, devoto; honesto, íntegro, irrepreensível, completo.

Uso de substantivos

1. sinceridade - a qualidade de ser honesto e direto na atitude e na fala (a ausência de afetação ou fingimento).

(ʾĕmet), N. firmeza, confiabilidade; constância, duração; fidelidade; verdade.

Uso de substantivos

2. 2. fidelidade - a qualidade de ser fiel.

Refere-se a servir com todo o "coração e alma" (ver 22:5).

Versículos 15-28

É essencial que o serviço do povo de Deus seja realizado com uma mente disposta. Pois o AMOR é o único princípio genuíno de onde pode brotar todo serviço aceitável de Deus. O Pai busca somente aqueles que o adorem em espírito e em verdade. A mente carnal do homem é inimiga de Deus e, portanto, não é capaz de tal adoração espiritual. Daí a necessidade de nascer de novo. Mas o número de pessoas que se contentam com meras formas, como tarefas impostas a eles. Josué os coloca para escolher, mas não como se fosse indiferente se eles serviriam a Deus ou não. Escolhei a quem quereis servir, agora que o assunto está bem claro diante de vós. Ele decidiu fazer isso, independentemente do que os outros fizessem. Aqueles que estão destinados ao céu devem estar dispostos a nadar contra a corrente. Eles não devem fazer o que a maioria faz, mas o que os melhores fazem. E ninguém pode se comportar como deveria em qualquer posição, se não considerar profundamente seus deveres religiosos nas relações familiares. Os israelitas concordam com Josué, sendo influenciados pelo exemplo de um homem que havia sido uma grande bênção para eles: "Nós também serviremos ao Senhor. Veja quanto bem os grandes homens fazem, por sua influência, se forem zelosos na religião. Josué os leva a expressar o propósito pleno do coração de se apegarem ao Senhor. Eles devem abandonar toda a confiança em sua própria suficiência, caso contrário, seus propósitos seriam em vão. Tendo escolhido deliberadamente o serviço de Deus, Josué os vincula a ele por meio de um convênio solene. Ele ergueu um monumento a ele. Dessa maneira afetuosa, Josué despediu-se deles pela última vez; se perecessem, o sangue deles estaria sobre suas próprias cabeças. Embora a casa de Deus, a mesa do Senhor e até mesmo os muros e as árvores diante dos quais expressamos nossos solenes propósitos de servi-lo, testemunhem contra nós se o negarmos, ainda assim podemos confiar nele, pois ele colocará seu temor em nosso coração e não nos afastaremos dele. Somente Deus pode dar graça, mas ele abençoa nossos esforços para engajar os homens em seu serviço.

Isso se parece com Deuteronômio 6.5 e o mandamento para amar a Deus de todo o coração e alma, isto é, dedicar a Deus um compromisso amoroso, total e sem concessões (HESS, Richard. Josué: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2006).
Nosso ego em família é um dos maiores obstáculos para a salvação dos nossos familiares e relacionamento; se dermos lugar ao Espírito Santo em nós, aí sim nossa fala terá crédito, seremos verdadeiros e amorosos.
Atitudes práticas de amor: honrar pai e mãe; investir tempo nos relacionamentos (ter presença); fazer algo que não foi pedido, uma refeição, ajudar numa tarefa que não é sua; promover a comunhão entre si e com Deus!
Pequenas atitudes de amor, podem transformar uma família. Honrar mais os pais (Dt 5.16), investir tempo de qualidade com o cônjuge (Ef 5.21-32), restabelecer a comunhão à mesa são passos importantes (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Família precisa de amor e presença. Salmos 128.1-4 vai nos dizer: “Como é feliz o homem que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos, comerá do fruto do seu trabalho e será feliz, sua esposa será como a videira frutífera e seus filhos serão como rebento da oliveira ao redor da mesa. Como será abençoado o homem que teme ao Senhor” (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Três pilares devem brotar no coração de uma família que decide ter uma aliança com Deus. O temor ao Senhor, o amor a Deus em primeiro lugar e o serviço a Ele. Josué 24.14 diz: “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade” (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Se você frequentemente se sente sobrecarregado com responsabilidades familiares, experimente delegar tarefas e trabalhar em equipe. Crie um calendário familiar onde cada um pode escolher suas responsabilidades. Ao trabalhar juntos, faça uma pausa para agradecer a Deus por cada um dos membros e suas contribuições. Isso reforça o amor cristão na prática e ajuda a mostrar como Jesus nos ensina a servir uns aos outros (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).
Caso você perceba que há tensões ou brigas frequentes entre irmãos, inicie um diálogo genuíno. Reserve um momento especial após o jantar para que todos possam compartilhar algo que amam uns nos outros. Crie um 'carnê de gratidão' onde todos possam escrever algo bom sobre o outro. Essa prática ajuda a mudar a perspectiva e promove um clima de amor e unidade, refletindo o amor de Jesus entre vocês (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).
Se você tem se sentido distante de seu cônjuge, reserve uma noite por semana para um 'encontro em casa.' Desconectem-se das distrações, preparem um jantar especial e conversem sobre seus sonhos e esperanças. Durante uma conversa tranquila, compartilhem como sua fé impacta seus relacionamentos. Esse tempo dedicado um ao outro fortalece a união e exemplifica o compromisso que Cristo tem conosco (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).
Se a sua casa parece ser um lugar de estresse, comece a adotar momentos de oração juntos. Ao final do dia, crie o hábito de fazer uma roda de oração, onde cada um pode compartilhar suas preocupações e agradecimentos. Isso não apenas acalma os ânimos, mas também traz uma certeza de que vocês estão unidos em Cristo, sabendo que Ele está ouvindo e se importando com suas vidas (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).
Se sua família enfrenta crises de autoestima, ofereça palavras encorajadoras diariamente. Escreva bilhetes com versículos bíblicos sobre amor e valor pessoal e deixe-os em lugares que cada um encontra durante o dia. Isso ajudará a relembrar que todos são preciosos aos olhos de Deus. Mostrar amor real e constante em pequenas ações pode transformar a forma como sua família se vê e se relaciona com Jesus (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).

Então, Irmãos, Trabalhemos na (Re)Construção da Nossa Família, Sabendo que É Deus, Afinal, Quem Faz o Impossível. Mas Saibamos que Ali, na Família, Somos Representantes Dele!

Josué tinha a autoridade divina para liderar, mas era Deus quem, de fato, realizava através dele. É Deus quem salva e quem sustenta a salvação, é ele quem aperfeiçoa e dá descanso!
Josué 24.1–3 RAStr
1 [...] e eles se apresentaram diante de Deus.2 Então, Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Antigamente, vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Naor, habitaram dalém do Eufrates e serviram a outros deuses.3 Eu, porém, tomei Abraão, vosso pai, dalém do rio e o fiz percorrer toda a terra de Canaã; também lhe multipliquei a descendência e lhe dei Isaque.
Deus nos deu autoridade no Espírito Santo contra toda doutrina errada, contra todo espírito imundo; sobre aqueles que precisam de conhecimento (qualquer familiar nessa condição), sobre aqueles que precisam de proteção e cuidado (filhos, por exemplo).
Deus nos deu autoridade, mas não autoritarismo. Cuidado com a forma, para, em vez de construir, destruir pontes ! Cuidado com os abusos, excessos àquilo que Deus não nos ordenou (falta de respeito)!
Gênesis 24.6 RAStr
6 Respondeu-lhe Abraão: Cautela! Não faças voltar para lá meu filho.
Comentários do Antigo Testamento: Josué 3. Exortação e Resposta (24.14–24)

Antes, nos v. 2–13, Josué exerceu o papel de porta-voz profético do Senhor. Aqui, porém, segue-se uma exortação do próprio Josué apresentada tendo como pano de fundo a síntese profética que ele acabou de fazer.

Josué buscou que sua família e seu povo renovassem sua aliança com Deus, e sempre tivessem memória disso.
Josué 24.25–26 RAStr
25 Assim, naquele dia, fez Josué aliança com o povo e lha pôs por estatuto e direito em Siquém. 26 Josué escreveu estas palavras no Livro da Lei de Deus; tomou uma grande pedra e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava em lugar santo do Senhor.
Josué 1.8 RAStr
8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
Sejamos motivadores de nossa família sempre buscar a Deus!

PERGUNTA PARA REFLEXÃO E INTERAÇÃO NO GRUPO

A) O que tem impedido sua família de ter momentos de comunhão e oração juntos? Como isso pode ser mudado?
B) Quais "deuses modernos" (ex: celular, tecnologia, consumismo, correria do dia a dia) têm tentado tirar o lugar de Deus em sua vida e em sua família?
C) Que atitudes práticas você pode tomar ainda esta semana para investir mais tempo de qualidade com sua família? (BATISTA DO POVO. Lições das células).

DESAFIO DA SEMANA

Sirva alguém da sua família. Você pode fazer isso de várias formas e aqui vão algumas sugestões: faça algo especial para um membro da família sem que ele peça. Ofereça-se para ajudar com uma tarefa ou responsabilidade que normalmente não é sua. Prepare uma refeição ou lanche especial e dedique tempo para ouvir e conversar com alguém da família que você não conversa há algum tempo (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.