Conhecer Deus: A Bondade de Deus na Nossa Vida

Conhecer Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript
Quem pode descrever os sinais da bondade de Deus que se estendem à raça humana, mesmo nesta vida?
Agostinho de Hipona
Esta é uma pergunta que me deixou a pensar.
1º O que diz o nosso dicionário sobre Bondade
1. Disposição natural que nos leva a fazer bem e nunca mal.
2. Qualidade do que é bom.
3. Boa índole.
4. Brandura, benevolência.
2º Será que Deus encaixa nesta descrição?
1. Disposição natural para fazer bem e nunca mal.
2. Qualidade do que é bom.
3. Boa índole.
4. Brandura, benevolência.
3º Tendo em conta que temos bondade creio que é de comum acordo que também temos o mal ou maldade.
Deparo-me muitas vezes com a pergunta se Deus existe e Ele é bom, porque...
Na verdade a resposta está em Deus, mas, o foco está errado, porque o pecado existe é que temos todo o tipo de mal e sofrimento.
É possível limitar temporalmente o pecado, no mundo, depois do primeiro casal ter comido do fruto desobedecendo claramente à ordem de Deus e quando Deus estabelecer o Seu Reino Eterno.

Bondade de Deus na Nossa Vida

vamos nos centrar em conhecer Deus e ver que Ele não só exerce de bondade como Ele é verdadeiramente bom em todo o tempo.
John 3:16–21 BKJ 1611
16 Porque Deus amou tanto ao mundo que ele deu o seu Filho Uuigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo possa ser salvo através dele. 18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porque não creu no nome do unigênito Filho de Deus. 19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque os seus atos eram maus. 20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que os seus atos não sejam reprovados. 21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que os seus atos possam ser manifestos, pois eles são forjados em Deus.

O Amor que Transforma: A Bondade de Deus na Nossa Vida

Creio ser possível dividir a Bondade de Deus de 2 formas
Bondade Universal (criação)- Todo o ser humano é confrontado com essa bondade.
Bondade Condicionada (Jesus) - Demonstrada em João 3:16
espero que cheguemos ao final e precebamos porque chamo esta bondade condicional

1. Bondade de Deus na Criação

Não existe como contestar esta bondade, posso viver o mais sério e profundo problema, mas, isso não impede que o sol nasça.
Matthew 5:45 NVI
45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
Embora a chuva caia sobre todos, a pessoa que reconhece o amor de Deus, expressa gratidão. A pessoa que não reconhece o amor de Deus não reconhece a bênção e não sente gratidão, acaba por reclamar de tudo. 
É mesmo sem distinção de moralidade ou religião que Deus oferece bençãos, a bondade de Deus é anunciada pela criação.
Esta é uma bondade que todo o ser humano experimenta, o nascer do Sol, as chuvas, as leis da física etc. Lei da gravidade - dar um salto e lá íamos todos rumo ao infinito.
Qual de nós pode dizer que não precisa de nada nem de ninguém para viver, que tem controlo de tudo na sua vida?
Dependemos todos uns dos outros mas, acima de tudo, dependemos todos de Deus, da Sua bondade diária para vivermos os nossos dias aqui, no mundo que Deus criou.
Esta bondade é limitada porque existe um problema e esse problema tem um nome: pecado.
A Bíblia fala da ação destrutiva do pecado.
Romans 3:23 BKJ 1611
23 porque todos pecaram e estão privados da glória de Deus.
Romans 6:23 BKJ 1611
23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
O homem enquanto não vê ou não quer ver o pecado de modo algum vê a bondade de Deus.
Romans 1:20 ARA
20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;
Saber as consequências do pecado surge então como ponto de partida.
O texto de Romanos 6:23, mostra que existe morte eterna e vida eterna, e aponta para o caminho, esse caminho pode ser visto com a passagem de hoje.
Aplicação:
Se tens perguntas sem resposta sobre a bondade de Deus, olha para a Sua obra hoje, olha para o céu e diz quem tem poder para fazer tudo isso, olha para o céu e responde quem tem poder para sustentar (a resposta é bem clara só o Seu criador tem esse poder).
Se já tens a certeza da vida eterna por meio de Cristo Jesus, que a bondade de Deus evidenciada pela criação seja motivo de anunciarmos conforme o salmo 19 nos ensina “¹ Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.”
Voltemos para João
O relato que temos em João 3, fala de um fariseu e nos dá o seu nome, Nicodemos.
Nicodemos era um líder judeus que foi ter com Jesus de noite, A explicação mais óbvia é que ficaria com vergonha de ser visto com Jesus, visto que o Senhor não fora aceito pela maioria do povo judeu. Entretanto, ele foi ter com Jesus. Nicodemos reconheceu que o Senhor era um mestre enviado por Deus, já que ninguém poderia efetuar tantos milagres sem a ajuda direta de Deus.
Nos textos percebemos uma série de perguntas e respostas, mostrando alguma inquietação de Nicodemos.
Surge então dos versículos mais conhecidos em toda a Bíblia João 3:16,
João 3.16 revela a profundidade do amor transformador de Deus oferecido através de Jesus.
Como o amor e a bondade de Deus nos convida a uma transformação de vida, destacando o ato singular de enviar Seu Filho para oferecer salvação.
A bondade de Deus leva-nos a uma confiança constante no Seu amor, independentemente das falhas pessoais, mostrando que a bondade divina está sempre disponível para os que creem.

2. Bondade de Deus por Meio de Jesus Cristo

Revelada por meio da Graça e Misericórdia
é verdade que Graça e Misericórdia nos acompanham diariamente, mas, torna-se mais evidente em Jesus.
Misericórdia de Deus - Deus não nos dá o que merecemos
Graça - Deus dá-nos aquilo que não merecemos
Em resumo: A misericórdia é a retenção do castigo merecido, enquanto a graça é a concessão de um favor imerecido. 
Em ambos os casos vemos a bondade de Deus.
John 3:16 BKJ 1611
16 Porque Deus amou tanto ao mundo que ele deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Nesta passagem o que vemos enquanto Misericórdia?
a morte eterna
lembrando o que dei como resumo anterior sobre misericórdia, é a retenção do castigo, Deus é paciente, mas, chegará o dia que será tarde demais.
Nesta passagem o que vemos em relação à graça?
a vida eterna
Jesus anteriormente ensinara a Nicodemos a respeito de como o novo nascimento é recebido.
Lemos então que Deus amou o mundo. O mundo aqui inclui toda a humanidade. Deus não ama os pecados humanos ou o sistema maligno do mundo, mas ama as pessoas e não quer que nenhuma se perca.
A extensão de seu amor é revelada pelo fato de que deu o seu Filho unigênito. A expressão de seu infinito amor foi demonstrada ao dar Seu Filho unigênito por uma raça de pecadores rebeldes.
Isto não quer dizer que todos são salvos. Uma pessoa precisa receber o que Cristo fez por ela antes que Deus lhe dê a vida eterna.
Portanto, as palavras são acrescentadas: que todo o que nele crê não pereça.
Não há necessidade de ninguém perecer. Foi fornecido um caminho pelo qual todos podem ser salvos, mas a pessoa precisa reconhecer o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal.
Frank William Boreham, pregador batista do sec. 19 deixa um desafio para as igrejas de hoje:
Quando a Igreja chegar a entender o amor com o qual Deus amou o mundo, ela ficará inquieta e não ficará à vontade até que todos os grandes impérios sejam conquistados, até que todo atol seja ganho.
Esta passagem revela a profundidade do amor de Deus pela humanidade, destacando a missão do Filho que veio para salvar, não para condenar, oferecendo uma oportunidade de vida e transformação a todos que crerem. condição fundamental
Esta passagem nos ensina que, independentemente de nossas lutas e falhas, a bondade de Deus se manifesta através do sacrifício de Cristo. Isso nos encoraja a confiar na Sua graça, mesmo quando nos sentimos indesejados ou perdidos.
A natureza redentora do amor de Deus e como essa bondade se destina a nos guiar a uma vida de fé e arrependimento, salientando que Jesus é a luz que revela nossas trevas e nos oferece um novo começo.
A missão redentora de Jesus está no centro da narrativa bíblica. Ele é o cumprimento do amor de Deus, que se manifesta através do seu sacrifício na cruz, oferecendo não apenas perdão, mas uma nova vida em comunhão com o Pai.
Aplicação:
Se estás a aguardar algo melhor que Jesus, não vais encontrar, “Ele é o caminho a verdade e a vida, ninguém chega ao Pai se não for por Ele”
Se por outro lado já vives debaixo da bondade plena de Deus por meio de Jesus Cristo, fala deste amor, amor esse que pagou completamente o preço do pecado do que crê Nele.
John 3:17–18 BKJ 1611
17 Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo possa ser salvo através dele. 18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porque não creu no nome do unigênito Filho de Deus.
Será que enquanto crentes em Jesus Cristo temos vivido uma cada dia a Bondade de Deus só para nós ou somos anunciadores dessa bondade aos outros, podemos não ver um mundo rendido ao Senhor Jesus, mas, “morramos” a tentar.

3. A Bondade de Deus trás luz

John 3:19–21 BKJ 1611
19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque os seus atos eram maus. 20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que os seus atos não sejam reprovados. 21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que os seus atos possam ser manifestos, pois eles são forjados em Deus.
3:19 Jesus é a luz que veio ao mundo. Ele foi o Cordeiro imaculado e sem pecado de Deus.
Ele morreu pelos pecados do mundo inteiro. Mas será que os homens o amam por causa disso? Não. Eles se ofendem com ele.
Preferem seus pecados a ter Jesus como Salvador, e assim o rejeitam. Os homens perversos fogem da presença de Cristo.
3:20 As pessoas que amam o pecado odeiam a luz, porque a luz expõe seus pecados.
Quando Jesus caminhou no mundo, os homens pecadores ficavam perturbados com a Sua presença, porque Ele revelou a condição horrível deles por meio da Sua Santidade.
A melhor maneira de revelar que um pedaço de madeira é torto basta colocar um pedaço de madeira direito ao seu lado.
Ao vir ao mundo como o Homem Perfeito, o Jesus revelou a imperfeição de todos nós. “não há um justo um sequerRomanos 3:10-12, é uma passagem que derruba todo o orgulho e arrogância humana.
3:21 Se uma pessoa for verdadeiramente honesta perante Deus, chegará à luz, isto é, a Jesus Cristo, e reconhecerá sua total insignificância e pecaminosidade. Então confessará a Jesus como seu Senhor e confiará no Seu Salvador e assim nascerá de novo pela fé em Cristo.

Conclusão

Vivemos um período difícil na história e isso não significa que pior que outros períodos, apenas diferente, certamente que não podemos pensar que hoje é pior que no período da 1ª ou 2ª guerra mundia, mesmo quando no 1º século os Romanos dominavam o mundo.
Para lá de tudo isso o que fica?
As tempestades da vida não anulam a bondade de Deus.
Hernandes Dias Lopes
Deus soberano sobre todas as coisas é o sustentador de todo o universo, e pela Sua bondade e paciência te chama a ti e a mim, para recebermos esta bondade plena, perfeita e eterna por meio de Jesus Cristo, e passemos a ser anunciadores desta Bondade evidenciada por aquele que é unicamente Bom “Deus”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.