O Verdadeiro Sentido
Notes
Transcript
TEXTO: Eclesiastes 1:1-3
Nova Versão Internacional 1.1 Nada Tem Sentido
1 As palavras do mestre, filho de Davi, rei em Jerusalém:
2 “Que grande inutilidade!”,
diz o mestre.
“Que grande inutilidade!
Nada faz sentido!”
3 O que o homem ganha
com todo o seu trabalho
em que tanto se esforça debaixo do sol?
INTRODUÇÃO:
Ao lermos Eclesiastes, temos que ter em mente a ideia de um pregador que convoca uma assembleia ou congregação para lhe ouvir; por isso, esse livro recebe o nome Eclesiastes, que, em suma, significa “AQUELE QUE REÚNE” ou “O PREGADOR”.
O livro de Eclesiastes é classificado como um livro de sabedoria, porque nele veremos conselhos e instruções para a vida (Ec 7:5, 11:9-10, 12:13-14).
No entanto, o livro de Eclesiastes, por muitos séculos, tem sido visto como um livro que nega o sentido da vida, pois Eclesiastes é um livro que demonstra a complexidade da vida humana e a realidade do homem em não conhecer os planos e o propósito de Deus (Ec 11:5, 1:13, 3:11).
O autor de Eclesiastes reflete sobre a futilidade das atividades humanas e a busca do sentido em um mundo onde tudo parece transitório e vazio; ele reflete sobre a injustiça do mundo (Ec 8:14, 3:16, 7:15, 4:1), como também a brevidade do homem (Ec 5:15, 9:10, 1:4); mas aqui falaremos sobre:
A sabedoria não traz sentido
Os prazeres não trazem sentido
O trabalho não traz sentido
A sabedoria não traz sentido
Salomão foi dotado de sabedoria por Deus e muitos queriam ouvi-lo (1Rs 10:23-24); e nessa busca do sentido da existência humana ele dedicou-se a usar essa sabedoria para tentar entender o que acontece debaixo do céu, mas isso se revelou um fardo pesado aos homens (Ec 1:13). As coisas se revelaram como elas são e os homens não podem fazer nada a seu respeito (Ec 1:15). Enfim, Salomão sabe que a sabedoria não traz sentido e que nela não se encontra felicidade, mas sofrimento e desgosto (Ec 1:16-18).
Os prazeres não trazem sentido
A busca frustrada de Salomão por meio da sabedoria deu lugar aos prazeres, ele decidiu se entregar a extravagância para ver se nisso havia sentido ou valor na vida (Ec 2:3), e ele fez grandes construções para sí (Ec 2:4-6), ele comprou escravo, teve bois, prata e ouro, além de um coral e um harém, fez tudo sem limites (Ec 2:10), Salomão reflete nessa busca e afirma que isso não lhe trouxe sentido algum e que ainda existe um vazio existencial (Ec 2:11), Enfim Salomão tem reação de (Pv 14:13).
O trabalho não traz sentido
A morte para Salomão revela que os esforços gasto no trabalho também não faz o menor sentido (Ec 2:18-19), quando ele se deu conta de tudo isso ele chegou ao desespero, todo o trabalho foi acompanhado de ansiedade, dor e tristeza (Ec 2:20-23).
O verdadeiro sentido
Todas a busca que Salomão fez foi no âmbito terreno, sua busca por meio da sabedoria, extravagância e o trabalho só expressa o quão limitado e insuficiente somos em entender o sentido e a complexidade da vida. Certamente o homem não compreende os planos eternos de Deus
Perguntas para reflexão
1- Que tipos de distrações você busca para dar significado ou importância à sua vida?
2- De que maneira os prazeres temporários têm impactado sua busca por um propósito mais profundo?
3- Como a compreensão da brevidade da vida pode influenciar suas escolhas?
