QUANDO DEUS CONCEDE O QUE O POVO PEDE! (Parte 2) 1 Samuel 10-11

1 Samuel   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 22 views

Deus está sempre fazendo algo em nossa história, uma vez que em sua providência, ele sempre nos vê.

Notes
Transcript
Grande ideia: Deus está sempre fazendo algo em nossa história, uma vez que em sua providência, ele sempre nos vê.
Estrutura: Os sinais que confirmaram Saul como rei pedido pelo povo a Deus (10.1-16), Saul é apresentado ao povo como escolhido de Deus (10.17-27), Saul enfrenta e supera seu primeiro embate como rei em Israel (11).
A expressão "já temos rei" em latim seria traduzida como "Habemus Regem". Essa construção é similar à famosa frase "Habemus Papam", usada para anunciar a eleição de um novo Papa.
Hebreus 4.13 NAA
E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
Provérbios 15.3 NAA
Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
2Crônicas 16.9 NAA
Porque, quanto ao Senhor, os seus olhos passam por toda a terra, para dar força àqueles cujo coração é totalmente dele. Nisto você cometeu uma loucura. Por isso, de agora em diante haverá guerras contra você.
1Pedro 3.12 NAA
Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam o mal.”
Jó 34.21 NAA
Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem e veem todos os seus passos.
Atos dos Apóstolos 13.20–21 NAA
Tudo isso levou cerca de quatrocentos e cinquenta anos. Depois disso, lhes deu juízes, até o profeta Samuel. Então eles pediram um rei, e Deus lhes deu Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim, e isto durante quarenta anos.
Conforme Dale Ralph Davis afirma, PROVIDENCIA é “o caminho maravilhoso, estranho, misterioso, imprevisível, usado por Deus para governar seu mundo e sustentar seu povo, e fazendo isto, frequentemente, sobre, sob, em torno, através e a despeito das coisas mais comuns de nossas vidas e mesmo das inclinações na nossa vontade.”
Provérbios 20.24 NAA
Os passos de cada pessoa são dirigidos pelo Senhor; como poderá alguém entender o seu próprio caminho?
A Bíblia não somente revela quem Deus é. Ela revela com muita clareza quem somos nós. 1 Sm 8 apresenta a análise de Yahweh sobre quem é Israel e quem somos nós. Nossa paixão por substitutos. (8:5-8) Pedir um rei não era considerado um erro em si mesmo.
Deuteronômio 17.14–15 NAA
— Quando vocês entrarem na terra que o Senhor, seu Deus, está dando a vocês para que dela tomem posse, e estiverem morando nela, e disserem: “Poremos sobre nós um rei, tal como todas as nações que estão ao nosso redor”, vocês certamente porão como rei sobre vocês aquele que o Senhor, seu Deus, escolher. Homem estranho, que não seja do meio dos seus compatriotas, vocês não devem pôr como rei sobre vocês, e sim um do meio dos seus compatriotas.
O socorro para o povo não estava no forte nome de Yahweh mas em uma nova forma de governo. Não é a monarquia, mas a confiança na monarquia que é o vilão da história.
Salmo 118.8–9 NAA
Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar nos seres humanos. Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar em príncipes.
Salmo 146.3 NAA
Não confiem em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação.
Samuel experimentou o que Moisés, os profetas e o próprio Jesus experimentaram: “Não queremos que este homem reine sobre nós.”.
Lucas 19.14 NAA
Mas os seus concidadãos o odiavam e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: “Não queremos que este reine sobre nós.”
No capítulo 8, uma política (“um rei sobre nós”) é usada para tentar substituir Deus. O padrão idolátrico é o mesmo. Em todo este trecho notamos que a providência de Yahweh está a serviço de sua misericórdia. Ele está enviando Saul a Samuel porque ele “libertará o meu povo das mãos dos filisteus”. Já vimos que a monarquia não foi o ideal planejado por Deus para Seu povo. Apesar disto, Deus ouve o clamor do seu povo e utiliza a monarquia para salvar o povo. Se olharmos o contexto dos capítulos 8-14 veremos este princípio da atuação misericordiosa de Deus, apesar das más escolhas feitas por Israel.
J. Bright:
De aparência esplêndida, simples e generoso, sempre disposto a confessar os seus pecados (11:12,13; 24:16-18); sempre ferozmente corajoso, havia nele, no entanto, uma instabilidade emocional que se tornaria o seu tropeço para a queda.
Sinais de um rei. (10.1-16)
A unção de Saul segue protocolos divinos: vaso de azeite derramado sobre a cabeça de Saul.
Saul seria “príncipe” (“nagiyd”, “lider, governante, capitão, príncipe) sobre a herança do Senhor, o povo de Israel.
Sinais para confirmar a escolha por Saul: jumentas encontradas (v. 2), os homens com donativos ao rei: cabritos, pães e odres de vinho (vv. 3-4) e o encontro com um grupo de profetas (vv. 5- 8).
1Samuel 10.6 NAA
O Espírito do Senhor se apossará de você, e você profetizará com eles e será mudado em outro homem (“sofreria uma reviravolta”, “seria transformado”).
Mattew Henry:
"O Espírito de Deus, por meio de suas ordenanças, muda pessoas, transformando-as de maneira maravilhosa. Saul, ao louvar a Deus na comunhão dos santos, tornou-se outro homem, mas pode ser questionado se de fato transformou-se em um homem novo."
1Samuel 10.9 NAA
Aconteceu que, no momento em que Saul se virou para se despedir de Samuel, Deus lhe mudou o coração. E todos esses sinais aconteceram naquele mesmo dia.
“Está também Saul entre os profetas?”.
1Samuel 19.23–24 NAA
Então Saul foi para a casa dos profetas, em Ramá. E o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, que, caminhando, profetizava até chegar à casa dos profetas, em Ramá. Também ele despiu a sua túnica e profetizou diante de Samuel. E, sem a túnica, ficou deitado no chão todo aquele dia e toda aquela noite. Por isso se diz: “Está também Saul entre os profetas?”
Mattew Henry:
"Está também Saul entre os profetas? Observe: Saul entre os profetas era uma surpresa tão grande que acabou se tornando um provérbio. Por isso, nem mesmo as pessoas mais desfavoráveis devem se desesperar; outrossim, também não devemos aceitar prontamente uma demonstração exterior de devoção, ou uma mudança súbita de comportamento. Afinal, Saul entre os profetas continuava sendo Saul."
Saul mantém-se no anonimato: Deus estava fazendo algo dentro dEle. Mas, ele iria aprender? Paulo aprendeu. Mas Saul, não.
2Coríntios 2.16 NAA
Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é capaz de fazer estas coisas?
2Coríntios 3.5 NAA
Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa capacidade vem de Deus,
1Samuel 16.14 NAA
Depois que o Espírito do Senhor se retirou de Saul, um espírito mau, vindo da parte do Senhor, o atormentava.
1Samuel 19.23–24 NAA
Então Saul foi para a casa dos profetas, em Ramá. E o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, que, caminhando, profetizava até chegar à casa dos profetas, em Ramá. Também ele despiu a sua túnica e profetizou diante de Samuel. E, sem a túnica, ficou deitado no chão todo aquele dia e toda aquela noite. Por isso se diz: “Está também Saul entre os profetas?”
1Samuel 28.15 NAA
Samuel perguntou a Saul: — Por que você foi me perturbar, fazendo-me subir? Então Saul disse: — É que estou muito angustiado, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se afastou de mim e já não me responde, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos. Por isso o chamei para que você me revele o que devo fazer.
Interessante:
Warren Wiersbe:
Não há evidência alguma de que Saul fosse excessivamente perverso, mas era uma pessoa mundana, não espiritual, o último homem que seus amigos esperavam ver tendo experiências desse tipo. A pergunta: “Está também Saul entre os profetas?” passou a ser usada sempre que alguém fazia algo que, para sua personalidade era incomum e inesperado.
2. Escolha de um rei. (10.17-27)
De novo em Mispa:
Juízes 20.1 NAA
Todos os filhos de Israel, desde Dã até Berseba, bem como da terra de Gileade, saíram, e a congregação se reuniu diante do Senhor em Mispa, como se fosse um só homem.
1Samuel 7.5 NAA
Samuel disse mais: — Congreguem todo o Israel em Mispa, e eu vou orar por vocês ao Senhor.
Samuel faz um discurso olhando para trás: o povo estava recusando estar debaixo do governo do Senhor, mas mesmo assim, ele estava no controle de tudo. (vv. 17-19).
1Samuel 8.19 NAA
Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse: — Não! Queremos um rei sobre nós.
O uso das sortes era comum no AT: Deus revelava sua vontade deste modo. também.
O que significa "lançar sortes" na Bíblia?
Uma pequena pedra era usada para lançar sortes (Números 33:54Jonas 1:7). A sorte sempre foi usada pelos hebreus com a mais estrita referência à intervenção de Deus, e como método para determinar a vontade divina (Provérbios 16:33), e em casos sérios de dúvida (Ester 3:7).
Assim, a sorte foi usada na divisão da terra de Canaã entre as tribos de Israel (Números 26:5534:13), na descoberta de Acã (Josué 7:14,18), na eleição de Saul para ser rei (1Samuel 10:20-21), na distribuição dos ofícios sacerdotais do serviço do templo (1Crônicas 24:3,5,19Lucas 1:9) e sobre os dois bodes na festa da Expiação (Levítico 16:8). Matias, que foi “contado com onze” (Atos 1:24-26), foi escolhido por sorteio.
Esta palavra também significa uma parte ou herança (Josué 15:1Salmo 125:3Isaías 17:4), e um destino determinado por Deus (Salmo 16:5Daniel 12:13).
Mattew Henry:
"Benjamim é escolhido de todas as tribos (v. 20), e, dessa tribo, Saul, filho de Quis (v. 21). Por meio desse método, ficaria claro para o povo, como já havia ficado claro para Samuel, que Saul tinha sido designado por Deus para ser rei de Israel; porque a sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda a sua disposição (Pv 16.33). Isso também evitaria toda disputa e exceções; porque a sorte faz cessar os pleitos e faz separação entre os poderosos (Pv 18.18)."
“Ele está escondido entre a bagagem?”.
Deuteronômio 17.15 NAA
vocês certamente porão como rei sobre vocês aquele que o Senhor, seu Deus, escolher. Homem estranho, que não seja do meio dos seus compatriotas, vocês não devem pôr como rei sobre vocês, e sim um do meio dos seus compatriotas.
Mas, Deus é evocado:
1Samuel 10.25 NAA
Samuel explicou ao povo o direito do reino, escreveu-o num livro e o pôs diante do Senhor. Então Samuel despediu todo o povo, cada um para sua casa.
Enquanto um grupo diz: “Viva o rei!”, outro diz: “como poderá este homem nos salvar?”.
No capítulos 10, vários israelitas resistentes desprezam Saul ao dizer “como ele nos salvará?” (10:27). Neste capítulo respiramos o ar de um novo e promissor início para o reino nascente. A estréia militar de Saul sinaliza para um excelente futuro. O tema do capítulo é SALVAÇÃO. Palavras derivadas da raiz “yasa” (salvar, libertar) ocorrem três vezes (vv. 3,9,13). O rei ungido traz salvação/libertação ao povo de Yahweh.
3. Desafio de um rei. (11)
Nada melhor do que uma batalha para marcar a presença de um “nagiyd” no meio do povo de Israel.
Jabes-Gileade:

JABES-GILEADE (no hebraico, yabesh gil‘ad) – nome de uma cidade de Gileade. Supõe-se que estava situada cerca de 20 km a sudeste de Betsã, do outro lado do rio e perto de ed-Deir, que fica no wady el-Yabis. Ainda conserva o nome de Jabés. Na guerra contra a tribo de Benjamim, que aconteceu nos dias dos juízes, por causa da mulher do levita que havia sido ultrajada e morta, nenhum dos homens de Jabes-Gileade tomou parte. Por causa dessa indiferença a um pecado nacional, foram condenados a uma total destruição. Pouparam a vida a 400 donzelas que entregaram a outros tantos mancebos de Benjamim que haviam escapado à matança,

Saul tem o coração de um “líder militar”, e o “Espírito de Deus” se apossa dele.
1Samuel 11.5–6 NAA
Eis que Saul voltava do campo, atrás dos bois, e perguntou: — Que tem o povo? Por que estão chorando? Então lhe contaram o que os homens de Jabes haviam relatado. Quando Saul ouviu estas palavras, o Espírito de Deus se apossou dele, e ficou furioso.
Saul convoca o povo de Israel para sua primeira batalha: Israel e Judá, totalizam 330 mil homens sob a sua liderança.
Warren Wiersbe:
É possível que Saul conhecesse a história de Gideão e de sua vitória sobre os midianitas, uma vez que, assim como Gideão, ele dividiu seu exército em três partes e atacou durante a noite (Jz 7.16, 19). A vigília das manhã ia das duas às seis, de modo que ele pegou o exército inimigo de surpresa e o aniquilou. Saul foi bem-sucedido, pois recebeu o poder do Espírito de Deus, que usou os talentos naturais de Saul, mas também lhe deu a sabedoria e a força necessárias. Comandar um exército de 330 mil homens não era fácil, mas Deus deu a vitória. A vontade de Deus jamais nos conduzirá a um lugar onde a graça de Deus não possa nos guardar e usar.
Depois da vitória, a oportunidade para Saul se vingar dos que duvidavam de sua capacidade: mas ele ainda não havia enlouquecido pelo poder.
1Samuel 11.13 NAA
Porém Saul disse: — Hoje ninguém será morto, porque no dia de hoje o Senhor salvou Israel.
Gilgal:

GILGAL (no hebraico, “círculo”) 1 TERRA DO ACAMPAMENTO ISRAELITA – nome do primeiro acampamento dos israelitas, depois de atravessarem o Jordão, e seu quartel-general enquanto durou a conquista de Canaã,

4. Outras aplicações:
(a) Deus em sua providência amorosa, concede oportunidades para sermos “outros homens” e “outras mulheres”. Agora o que você tem feito diante dessas concessões de graça?
1Samuel 10.6 NAA
O Espírito do Senhor se apossará de você, e você profetizará com eles e será mudado em outro homem.
1Samuel 10.9 NAA
Aconteceu que, no momento em que Saul se virou para se despedir de Samuel, Deus lhe mudou o coração. E todos esses sinais aconteceram naquele mesmo dia.
Millard Ericson:
Por fim, há a doutrina cristã do plano divino, que afirma que um Deus totalmente sábio, poderoso e bom planejou, desde a eternidade, tudo o que deve ocorrer e que a história está cumprindo seu propósito. Existe um alvo específico rumo ao qual progride a história. Portanto, a história não são meros acontecimentos aleatórios. E a força que provoca seus movimentos não são átomos impessoais nem a fatalidade cega. É, antes, um Deus amoroso com quem podemos ter um relacionamento pessoal. Podemos, pois, olhar adiante com segurança, aguardando o cumprimento do telos do universo. E podemos nortear nossa vida de acordo com o que, sabemos, ocorrerá na história.
(b) Quando enfrentamos as nossas batalhas com coragem, nosso ânimo é redobrado, e conseguimos viver com a alma lavada, sem remorsos por não termos avançado em conquistas.
1Samuel 11.13 NAA
Porém Saul disse: — Hoje ninguém será morto, porque no dia de hoje o Senhor salvou Israel.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 08668 תשועה t ̂eshuw ̀ah

תשועה t ̂eshuw ̀ah ou תשׂעה t ̂eshu ̀ah

procedente de 7768 no sentido de 3467; DITAT - 929e; n. f.

1) salvação, livramento

1a) livramento (geralmente por Deus mediante agência humana)

1b) salvação (em sentido espiritual)

Romanos 8.31–37 NAA
Que diremos, então, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou, será que não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo ou a espada? Como está escrito: “Por amor de ti, somos entregues à morte continuamente; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.” Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Ilustr.:
Provérbios 21.1–2 NAA
Como correntes de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este o dirige para onde quiser. Todo caminho de uma pessoa é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações.
1Samuel 16.7 NAA
Porém o Senhor disse a Samuel: — Não olhe para a sua aparência nem para a sua altura, porque eu o rejeitei. Porque o Senhor não vê como o ser humano vê. O ser humano vê o exterior, porém o Senhor vê o coração.
Salmo 33.13 NAA
O Senhor olha dos céus e vê todos os filhos dos homens;
Provérbios 22.12 NAA
Os olhos do Senhor preservam o conhecimento, mas ele subverte as palavras dos infiéis.
Salmo 34.15 NAA
Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.
Provérbios 5.21 NAA
Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, e ele considera todas as suas veredas.
Emílio Garófalo Neto:
"Humanamente desprotegida, mas divinamente amparada. Rute está se arriscando, não somente se cansando. E o Senhor Deus está operando. A providência do Senhor é bela e misteriosa. Um hino antigo de William Cowper fala que ele deixa pegadas no oceano.59 Devemos nos lembrar dessas lições. Coisas casuais à nossa vista na verdade são planejadas pelo Todo-Poderoso. Não há acaso. Este simples fato deve nos confortar o coração. Deus sabe a situação de sua família, seu pecado que ninguém mais sabe, o sofrimento escondido que só você conhece. Ele está agindo."
Emílio Garófalo Neto:
"O Antigo Testamento não é uma coleção de fatos curiosos num passado distante – é revelação de Deus acerca de seu plano de redenção e de si mesmo. Como explica Benjamin Warfield, o Antigo Testamento é como uma câmara cheia de mobília, mas relativamente pouca luz. Com a luz do Novo Testamento podemos olhar e ver com mais clareza o que já estava lá."
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.