Assassinos de Sonhos

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

o Sonho de Ana

Tema: Assassinos de sonhos

INTRODUÇÃO
A sua rival a provocava excessivamente para a irritar, porquanto o SENHOR lhe havia cerrado a madre (1Sm 1.6). É impossível lutar pelos nossos sonhos sem enfrentar, nos caminhos da vida, os assassinos de sonhos. Há muitas pessoas que nos espreitam, nos encurralam e nos atacam procurando matar nossos sonhos. Essas pessoas não respeitam nossos sentimentos, não se alegram com nossas vitórias; antes, celebram com prazer mórbido nossos fracassos. Esse fato pode ser visto na vida de Ana, mulher de Elcana (1Sm 1.1–28). Ana tinha um sonho, o sonho de ser mãe. Ela era estéril. Seu sonho, embora fosse legítimo e justo, foi adiado pelo próprio Deus, que fechou a sua madre (1Sm 1.5,6). Ana, porém, continuou lutando por seu sonho, derramando sua alma diante de Deus em oração (1Sm 1.15,16). Contudo, no caminho da realização de seu anseio, ela enfrentou três assassinos de sonhos.
1. O PRIMEIRO ASSASSINO DO SONHO DE ANA FOI SUA RIVAL, PENINA (1Sm 1.6,7).
EXPLICAÇÃO:
Penina tinha vários filhos, enquanto Ana, embora amada pelo marido, não tinha filhos
1Samuel 1.2 “2 Tinha ele duas mulheres: uma se chamava Ana, e a outra, Penina; Penina tinha filhos; Ana, porém, não os tinha.”
Penina tinha o ventre fértil, mas o coração estéril. Seu ventre era um jardim, mas seu coração, um deserto onde só florescia o espinheiro do ódio e da inveja. As virtudes de Ana incomodavam Penina. A piedade de Ana desmascarava a impiedade de Penina. Esta preferiu perseguir Ana a imitá-la. Penina transformou sua vida num projeto inglório de destruir os sonhos de Ana. Por isso, sempre que Ana subia à casa de Deus, Penina a atormentava, amargurando a sua alma, pelo que Ana chorava e não comia
1Samuel 1.7 “7 E assim o fazia ele de ano em ano; e, todas as vezes que Ana subia à Casa do Senhor, a outra a irritava; pelo que chorava e não comia.”

1) estar irado, estar irritado, estar indignado, estar com raiva, estar aflito, provocar à raiva e ira

Penina sentia um prazer mórbido pela desdita de Ana. Ela execrava Ana pelo fato de esta ser estéril. Há muitas pessoas que são incapazes de chorar conosco, de sentir nossa dor e se identificar com nosso sofrimento. Ao contrário, elas agravam nossa dor, arrancam lágrimas dos nossos olhos e atentam contra os nossos sonhos. De forma estranha, a nossa dor lhes proporciona uma satisfação mórbida.
2. O SEGUNDO ASSASSINO DO SONHO DE ANA FOI O SEU PRÓPRIO MARIDO (1Sm 1.8).
EXPLICAÇÃO:
Elcana era um marido amoroso, companheiro e solidário. Mas ele não acreditava que Deus pudesse fazer um milagre na vida da sua esposa. Ele tentou demover Ana do seu sonho
1Samuel 1.8 “8 Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?”
Ele encorajou Ana a desistir de ser mãe. Elcana era cético. Ele não acreditava na ação sobrenatural de Deus. Ele não se uniu à sua mulher clamando a Deus por um milagre. Ao contrário, tentou esvaziar a alma de Ana de toda a esperança. Ele se transformou em um assassino de sonhos. Precisamos ter cuidado com os conselhos que recebemos. Muitas vezes, os assassinos de sonhos estão muito perto de nós. Eles podem estar dentro da nossa própria casa. Ana não abriu mão do seu sonho. Ela não permitiu que as pessoas ao seu redor matassem seu sonho. Ela continuou orando e crendo na intervenção de Deus. Deus ouviu o seu clamor. Deus curou as suas emoções e também a sua doença (1Sm 1.18–20). Ana voltou a sorrir. Ana voltou às trincheiras da luta. Ana venceu. Ela concebeu e deu à luz Samuel, o maior homem da sua geração, o profeta, o sacerdote e o juiz de Israel, o homem que foi usado por Deus para trazer a sua geração apóstata de volta ao Senhor. Não desista de seus sonhos!
3. O TERCEIRO ASSASSINO DO SONHO DE ANA FOI O SACERDOTE ELI (1Sm 1.12–16).
Ana estava orando na casa de Deus, derramando sua alma diante do Senhor, e o sacerdote que deveria estar junto dela, orando por ela, abriu a sua boca para julgá-la e acusá-la falsamente. Eli acusou Ana de estar embriagada na casa de Deus
1Samuel 1.12–14 “Demorando-se ela no orar perante o Senhor, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios, porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho!”
Ele foi apressado em seu juízo e descaridoso em suas palavras. Em vez de ser um pastor de almas, transformou-se em assassino de sonhos. Muitas vezes, somos mal compreendidos até mesmo dentro da casa de Deus. Em vez de receber ajuda, recebemos julgamento. Em vez de encontrar apoio, sofremos condenação. Em vez de encontrar compreensão, achamos juízo. Precisamos estar atentos para que as pessoas não roubem nossos sonhos.
Aplicações
1- Mantenha um diário onde você registra seus sonhos e metas, não importa quão impossíveis pareçam. Isso se torna uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a ver claramente o que deseja alcançar. Quando alguém tenta desmerecer suas aspirações, você pode voltar a essas anotações e se lembrar do seu propósito. Além disso, compartilhe seus sonhos com pessoas que acreditam em você, criando um círculo de apoio que o impulsionará a superar as dúvidas e medos provenientes de críticas negativas.
2- No ambiente de trabalho, é comum ouvir opiniões que podem desanimá-lo. Para combater isso, busque constantemente oportunidades de desenvolvimento. Inscreva-se em cursos, participe de workshops e converse com colegas com mentalidade positiva. Essas ações aumentarão sua confiança e habilidades, tornando mais difícil para os outros desacreditar seus sonhos. Quando você se dedica a crescer, os comentários negativos se tornam menos impactantes, e você se torna um exemplo de resiliência e determinação.
3- Mantenha uma mentalidade de gratidão e empoderamento ao interagir com diferentes pessoas no dia a dia. Quando receber críticas ou escutar comentários desmotivadores sobre seus sonhos, escreva mental ou fisicamente três coisas pelas quais você é grato. Isso não apenas equilibrará sua perspectiva, mas também reafirmará a importância de seus sonhos. Compartilhe também seus sucessos, por menores que sejam, publicamente nas redes sociais, inspirando aqueles ao seu redor e fortalecendo sua própria aliança com o que é significativo para você.
4- Construa um mural de visão em um espaço da sua casa, onde você coloque imagens e palavras relacionadas aos seus sonhos e objetivos. Essa ferramenta visual será um lembrete diário do que você deseja alcançar e funcionará como um muro contra as negatividades. Sempre que se sentir desanimado pelas palavras de outros, olhe para seu mural e visualize a realização desses sonhos. Crie momentos de oração e reflexão nesse espaço, pedindo orientação e força de Deus para seguir adiante.
5- Envolva-se ativamente em uma equipe de trabalho ou grupo que valorize e incentive a inovação e a criatividade. Criar um ambiente colaborativo é essencial para manter seus sonhos vivos. Ao compartilhar suas ideias, você pode receber feedback encorajador que trará clareza sobre a direção a seguir. Estabeleça reuniões regulares com colegas onde todos possam trazer suas ideias e sonhos à tona, e o grupo possa orar e apoiar uns aos outros, criando um espaço seguro para a partilha de aspirações.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.