Josué 5

Jousé  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript
Texto: Josué 5
Título: “QUANDO O DEUS DA ALIANÇA OLHA COM GRAÇA PARA SEU POVO”

-----------------:

Introdução
Nesta noite vamos meditar, em três verdades sobre:
"QUANDO O DEUS DA ALIANÇA OLHA COM GRAÇA PARA SEU POVO”
----------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
----------------------
Quando O DEUS DA ALIANÇA OLHA COM GRAÇA PARA SEU POVO, em primeiro lugar:
1ª ELE APAGA A VERGONHA QUE OS PRENDIA AO PASSADO (v.2-9):
v.2-3 José recebe a ordem do SENHOR para refazer facas de pedra e então circuncidar todos os homens, da segunda geração. Filhos da geração que saiu do Egito, pois estes não foram circuncidados antes.
A pergunta que não quer calar é: porque não foram circuncidados? Porque? Mais para frente saberemos.
v.4-5 A razão pelo qual estavam sendo circuncidados é apresentada: seus pais, que foram libertos do Egito, haviam sido circuncidados, mas eles não. Nem um, destes que nasceram no deserto, foram circuncidados (v.5). Está registrado nas Escrituras.
v.6 Aqui então é apresentado o motivo pelo qual esta geração não fora circuncidada antes: seus pais, que caminharam quarenta anos do deserto, viveram todo este tempo desfrutando das misericórdias do Senhor, mas em contrapartida não confiaram no SENHOR, preferindo não obedecer as suas ordens, por isso está escrito: “não obedeceram sua voz”.
Qual foi então o resultado deste ato desobediente? Uma geração que não fora circuncidada. Mas que ainda assim, o SENHOR os guardou, declarando à seus pais:
“Vossos filhos serão pastores neste deserto quarenta anos e levarão sobre si as vossas iniquidades...” (Nm 14.33A).
Assim como também declarou aos mesmos:
“Mas os vossos filhos, de que dizeis: Por presa serão, farei entrar nela; e eles conhecerão a terra que vós desprezastes” (Nm 14.31).
v.7-9 Aqui o SENHOR lembra ao povo, comunicando à Josué, o que havia reservado para esta geração. A terra que fora prometida, para o seu povo, este que esperava tão promessa desde a aliança abraâmica.
Aqui então, eles foram marcados não com a circuncisão de seus pais, mas com o mesmo sinal que marcava a carne daqueles que eram justificados pela fé: a circuncisão. Assim como Abraão e toda sua descendência fora marcada.
Tendo feito tudo isto, o que o SENHOR declara a Josué? v.9 Hoje, neste momento, o SENHOR removeu a vergonha do Egito, que ainda marcava a história deles.
APLICAÇÕES:
Para alguns fazer parte do povo de Deus é um peso. Ter que escolher entre os prazeres seculares e a obediência ao SENHOR é uma tortura.
Assim foi com a geração que antecedeu esta que agora, entrava na terra prometida. Mas, a geração que não entrou na terra, não quis ouvir a voz do SENHOR e obedecer, onde dentro de seus erros cometeram um terrível: “não circuncidar seus filhos.”
Mas aprouve ao SENHOR colocá-los sob a liderança de Josué. Personagem que tipifica Nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, os pais que deveriam circuncidar seus filhos, mas falharam nisso.
Por isso também, o SENHOR levantou Josué, para este marcar a carne desta geração com a Aliança do SENHOR. Para que eles não esqueçam.
Você pode então estar comparando sua história com a de seus pais. Onde eles desfrutaram de dádivas comuns a todos, mas desprezaram a graça do SENHOR. Deferente de você hoje. Não é mesmo?
Porque isso? Porque não viver sob a vergonha da vida passada de meus pais? Por pura graça e misericórdia do SENHOR.
Assim, em segundo lugar Ele:
--------------
2ª ELE LHES OUTORGA AS PROMESSAS QUE OUTRORA APENAS DEGUSTAVAM (v.10-12):
v.10 Neste versículo o povo se encontra nos campados de Gilgal, e ali celebram a Páscoa. A festa, conforme o SENHOR havia estabelecido entre eles, antes mesmo de saírem do Egito.
Eles estavam ali, próximos a cidade de Jericó, onde muito possivelmente, poderiam testemunhar a cidade que logo mais conquistariam.
O que comunicava a eles que, do mesmo modo que seus pais foram livres daqueles inimigos que estavam presos ao seus calcanhares, no caso o Egito, passando (a pascoa) da escravidão para a liberdade, eles também passariam daquele deserto (lugar onde não há “vida”), para a terra cheia de vida.
v.11 Eles comeram do fruto da terra, no dia seguinte à Páscoa. O que comeram? Pães asmos e cerais tostados. O que nos é comunicado neste versículo? R: Que um novo momento se iniciava ali, naquela geração. Eles já começavam a desfrutar da promessa que o SENHOR havia feito sobre a mesma: uma terra que mana leite e mel.
Uma terra onde eles poderiam chamar de sua e onde o SENHOR os alimentaria da mesma. Do que eles produziriam ali.
v.12 Prova disso é o que aconteceu no dia onde comeram do que a terra produziu. Depois “que comeram do produto da terra, cessou o maná”.
O que isso significava? Que o SENHOR não estava mais com eles? Agora eles foram abandonados? Isso significava que o SENHOR cuidou deles até aqui e então eles deveria seguir em frente, sem a providência do Eterno?
Não mesmo. Eles desfrutaram da providência por meios extraordinários, mas agora, nesta área, o SENHOR usaria meios comuns para supri-los em sua providência.
APLICAÇÕES:
Você acreditava no SENHOR. Até mesmo como um “crente nominal.” Como muitos ainda hoje.
Você cresceu assim. Num lar onde o moralismo reinava (talvez ainda reine) e assim, passou a infância e parte da adolescência desfrutando de uma falsa religião, onde você conectava-se ao senhor que você criou, por meio das obras.
Nisto, você chegou a desfrutar, assim como eles, dádivas da graça comum do SENHOR. Achando-se até, melhor do que os seus vizinhos incrédulos. Sem perceber que, essa era apenas uma degustação, da real Aliança que o SENHOR fez com seu povo.
Todo dia tinha o maná? Acredito que sim! Todo dia tinha codarnizes? Não duvido. Mas isso era desfrutar da graça especial do SENHOR? Não!
Agora você desfruta de vida real. Não apenas do despir-se do velho homem, mas o revestir-se do novo.
Assim, em terceiro e último lugar Ele:
--------------
3ª ELE LEMBRA AO SEU POVO QUE VAI À FRENTE NESTA GUERRA (v.13-15, 1):
v.13 Josué estava ao pé de Jericó, ali bem próximo. Ele levanta os olhos e vê um homem. De fato uma manifestação do SENHOR que era tão parecida com um homem que Josué não se atentou em perguntar sua natureza.
Mas ele pergunta, de onde ele é: se era do Povo do SENHOR ou inimigo.
v.14 Onde o mesmo responde: “Não; sou príncipe do exército do SENHOR e acabo de chegar”. Josué tem a mesma atitude que Moisés, quando esta diante da sarça: “prostrou-se com o rosto em terra, e o adorou”.
Somente isto? Não! Ele preocupou-se em tomar uma direção. Perguntando: “Que diz meu senhor ao seu servo?”
Ele sabia a posição que lhe cabia ali, diante dele. Diante daquele que, segundo teólogos e comentaristas, era a figura do Cristo preencarnado. Posição que adoto.
Tanto que ele fala como o ANJO DO SENHOR, quando diz:
v.15 “Descalça as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo.”
O ANJO DO SENHOR, que falou da sarça a Moisés, declarou o mesmo. Como está escrito em Êxodo 3.2: “Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça”.
Este, o Anjo do SENHOR, ou príncipe do exército do SENHOR, tem dois encontros, com duas figuras importantes na história do Povo do DEUS. Onde estes testemunham manifestações daquele que recebe adoração. Diferente do anjo testemunhado pelo apóstolo João, por exemplo, que não aceita sua adoração e manda que o mesmo adore somente ao SENHOR.
Este encontra-se com Josué, aproximando-o do mesmo que aconteceu com Moisés, mas com o intuito de comunicá-lo que, quem estava para guerrear ali era o SENHOR.
Que esta guerra, não era deles. Por mais que eles estivessem envolvidos na mesma.
Porque os amorreus e cananeus, juntos a seus reis temiam que desmaiavam? R: “porque todos eles e seus reinos estavam ao pé do mar que o SENHOR tinha secado as águas”.
Ou seja, antes mesmo deles dirigirem-se à eles, eles já o temiam. Pois conheceram o DEUS que eles serviam.
APLICAÇÕES:
Ele foi a frente do povo. Assim como ele continua hoje.
Prova disso é o medo que o mundo, os homens e poderosos, caídos, tem do povo do SENHOR.
Mas como está o povo do SENHOR hoje? Como encontra-se a igreja hoje? Com medo? Conformada?
----------------------
CONCLUSÃO:
O que você precisa lembrar sobre seu passado? R: Que aquele ERA VOCÊ, hoje você é outro.
O que você precisa lembrar sobre a promessa do SENHOR? R: Que você hoje desfruta de cuidados muito diferentes de como era antes. Mas, plenamente? Ainda não. Nós vivemos entre o deserto e a Sião eternal. Alimentando-se de leite e mel, onde a própria Mesa da Comunhão (a Ceia do Senhor) nos concede o alimento que necessitamos. Mas, ansiamos do mesmo modo, pela Ceia que teremos com “vinho novo”, como Nosso Senhor nos prometeu.
É interessante que, na antiga dispensação o povo esperava pela terra onde manava leite e mel, mas agora ansiamos pela Mesa da Comunhão onde vinho será servido.
O que você precisa lembrar sobre a guerra que enfrentamos aqui? Sobre o viver em antítese na presente dispensação? R: Que Ele vai à nossa frente. Por isso o medo que leva os homens a atacarem o povo do SENHOR e seus valores, revela o que muitas vezes o próprio povo esquece: ELE É O ÚNICO DEUS VERDADEIRO. Por isso, a semente da serpente treme de medo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.