Construindo os Alicerces
Culto de Família • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 47 viewsNotes
Transcript
Mateus 7.24–27 “— Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha. — Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.”
Lucas 6.46–49 “— Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor” e não fazem o que eu digo? Eu vou mostrar a vocês com quem se parece a pessoa que vem e ouve a minha mensagem e é obediente a ela. Essa pessoa é como um homem que, quando construiu uma casa, cavou bem fundo e pôs o alicerce na rocha. O rio ficou cheio, e as suas águas bateram contra aquela casa; porém ela não se abalou porque havia sido bem construída. Mas quem ouve a minha mensagem e não é obediente a ela é como o homem que construiu uma casa na terra, sem alicerce. Quando a água bateu contra aquela casa, ela caiu logo e ficou totalmente destruída.”
Como você imagina o terreno onde estas casas foram construídas?
O terreno geográfico de Israel é formado em sua grande maioria de areia e argila (desertos e montanhas) e estas casas foram construídas vizinhas em um rio delta que pode inundar com muita facilidade.
Diferente do que muitas pessoas pensam, muitos historiadores e teólogos afirmam que Jesus não era carpinteiro, pois a palavra grega utilizada é téktõn, um termo mais associado a construção (artesão), no caso a construção de prédios/casas, isso traz luz a algumas citações de Jesus, ilustrando a criação da igreja comparando a construção de uma casa Mateus 16.18 “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” , Ele é um artesão lapidador de pedras.
E nestas passagens Jesus falar justamente sobre:
decisões tomadas;
obstáculos existentes;
consequências recebidas.
Decisões tomadas - Em Lucas 6.47 “Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.” vai falar sobre a decisão de ir, ouvir e obedecer. Em nossa caminhada não basta ir até Jesus, parar para ouvi-lo, e não estar disposto a tomar a decisão de obedece-lo. Pois obedecer as instruções de Jesus é como cavar fundo uma vala para fazer o alicerce, isso representa investir tempo e esforço em um processo que vai ser dolorido e custoso, mas que no final vai deixar a sua casa de pé.
Obstáculos existentes - Em Mateus 7.25 “e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” representa os desafios que enfrentamos ao longo de nossa caminha, obstáculos que se apresentam de varias direções, de cima, de baixo e dos lados, que falam exatamente sobre o desafio de permanecer perseverante na vontade de Deus (de cima), as ciladas e armadilhas do inimigo de nossa alma contra nós (de baixo) e os desafios que enfrentamos no nosso dia a dia (do lado).
Consequências recebidas - A bíblia nos ensina que sempre haverá uma colheita sobre aquilo que semeamos e as decisões que tomamos refletem diretamente na colheita que teremos, em Romanos 12.2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Paulo nos orienta a tomar a melhor decisão, para viver a melhor colheita de nossas vidas, em Efésio 5.21-33 e Efésios 6.1-4 o conselho é direto para a relação em família, em Efésios 5.33 “Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.” ele resume como deve ser a relação entre marido e esposa, se essas instruções divinas fossem seguidas hoje por todos os cristãos, qual seria o resultado? A resposta é óbvia. Não haveria brigas irracionais, separações e divórcios. Os nossos lares seriam mais uma verdadeira amostra do que os céus hão de ser. Em Efésios 6.1–4 “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” ele orienta como filhos e pais devem se relacionar.
Conclusão - Qual a decisão você quer tomar hoje, depois de tudo que o Senhor falou? Esta disposto a passar pelo processo e cavar as valas fundas para os alicerces de Deus em sua mente e coração? Quer ao final de cada obstáculo ou desafio que a vida nos apresenta declarará 2Timóteo 4.7 “Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé.”
