MODÉSTIA CRISTÃ

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 190 views
Notes
Transcript

8 Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade. 9 Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, 10 porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas).

Quando você veste uma roupa, quando você posta uma foto ou quando você compra algo, qual a sua intenção?
O que é modéstia?
Modéstia (substantivo feminino): qualidade de quem não busca se exibir ou se vangloriar; decência; qualidade de quem não possui vaidade em relação a si mesmo ou às próprias conquistas; humildade; comportamento ou aparência recatada, discreta e respeitosa, especialmente em relação ao modo de vestir, falar ou agir; simplicidade ou sobriedade em estilo, aparência ou maneira de viver. Etimologicamente, vem do latim modestia, que significa “moderação, sobriedade, moderação nos desejos”.
O que é modéstia cristã?
A modéstia cristã é entendida como uma expressão externa da piedade interior. Vai além da forma de se vestir ou agir — é um reflexo de humildade, sobriedade, domínio próprio e respeito a Deus e ao próximo.
A modéstia cristã é caracterizada por:
a) Expressão de humildade diante de Deus – Reconhecer que toda glória pertence a Deus, não ao homem;
b) Simplicidade e sobriedade no vestir, falar e viver – Evitar ostentação, vaidade e sensualidade;
c) Respeito ao corpo como templo do Espírito Santo;
d) Decoro e reverência nas atitudes, no culto e na convivência com os irmãos e diante da sociedade.
A modéstia cristã é uma manifestação do fruto do Espírito na vida do crente e é uma expressão visível do caráter moldado por Deus, refletinto diretamente o fruto do Espírito, especialmente das virtudes da mansidão, domínio próprio e amor, pois quem é guiado pelo Espírito vive de modo a honrar a Deus com simplicidade, sobriedade e humildade em todas as áreas da vida.
Calvino, comentando 1 Timóteo, afirma: "O apóstolo condena toda vaidade e afetação no vestir, não porque Deus tenha estabelecido um traje específico, mas para que sejamos contidos pela moderação, decoro e simplicidade."
MODÉSTIA É TANTO PARA MULHER QUANTO PARA HOMEM
Talvez, possamos pensar que modéstia é algo ligado somente à mulher, porém não é!
"A modéstia não é uma questão de moda, mas de coração. Ela flui do desejo de glorificar a Deus, e não a si mesmo. Uma mulher (ou homem) modesta se veste de maneira que não distrai do evangelho, mas aponta para ele." John MacArthur
Apesar do texto que lemos citar diretamente a vestimenta da mulher, no contexto mais amplo da passagem (versículo anterior), vemos um chamado à modéstia e à piedade a todo cristão, independente de gênero.
Homens e mulheres cristãos vivem com modéstia.
A modéstia se opõe à vulgaridade e à ostentação.
“A modéstia é a beleza da santidade visível no corpo. Ela protege a alma contra os ídolos do mundo.” Matthew Henry
COMO VIVER A MODÉSTIA?
1. Com santidade nas mãos e no coração (v.8)
“...levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.”
A busca por uma vida em santidade deve ser o desejo de todo cristão. É necessário que nossa mãos (ações) e nosso coração (pensamentos e motivações) sejam santos.
Não basta sermos santos somente no exterior - usar roupa de monge, mas não exteriorizar santidade em ações; porém não basta sermos santos somente no interior - ter o coração voltado às instruções de Deus.
O cristão modesto, vive de maneira santa com seu exterior e com o seu interior. Suas atitudes fluem santidade, bem como seu coração flui santidade.
É a combinação certa do externo e do interno onde ambos glorificam a Deus em santidade.
2. Com modéstia e bom senso no vestir e viver (v.9)
“...ataviem-se com traje decente, com modéstia e bom senso...”
O cristão modesto no seu viver e no seu vestir. Sua vida não será sensualizada ou de ostentação; seu vestir, de igual modo, não será vulgar ou torpe; mas tanto o viver quanto o vestir serão reflexo de Cristo.
A transformação que Cristo faz em nossas vidas, nos levam a viver de forma modesta, sem ostentar, sem usurpar e sem se vangloria e, da mesma forma, nos levam a vestir de jeito humilde sem vulgaridades e sem sensualizar.
Vestir-se com modéstia é expressar Cristo em nós e demonstrar reverência ao Deus que nos salvou.
Não viva ou se vista para chamar a atenção das pessoas, mas para glorificar a Deus.
3. Com boas obras e não vaidade (v.10)
“...como convém a mulheres que professam ser piedosas: com boas obras.”
O que nos deve tornar conhecidos são nossas boas obras e os bons frutos que geramos diariamente com piedade e não a forma de nos vestirmos.
Enquanto muitos buscam ser conhecidos pela sua forma de vestir ou de ostentar, o cristão deve viver a fim de expressar as boas obras que fazemos, através de Cristo.
Um ponto a nos prendermos aqui é a questão da superficialidade das redes sociais e da cultura do ego, que promove a aparência em vez da piedade.
Todo cristão é chamado a andar em boas obras e em piedade, não para viver a vaidade.
“A piedade genuína se revela em ações concretas de amor, não em adornos exteriores.” John Stott
CONCLUSÃO
Quero partir para a conclusão, refazendo a pergunta inicial: Quando você veste uma roupa, quando você posta uma foto ou quando você compra algo, qual a sua intenção?
Se nós nos deixarmos levar pelo nosso coração enganoso, tudo o que fizermos será para vanglória própria e por vaidade. Mas, depois de transformados por Cristo, ouvirmos a direção do Espírito Santo, tudo o que fizermos será na tentativa de glorificarmos a Deus.
Não haverá em nós o desejo de envaidecer, mas o desejo de glorificar a Deus. E dia após dia cresceremos em santidade, vivendo em modéstia.
Todo cristão é chamado à modéstia, sendo um reflexo (imitador) de Cristo. Essa modéstia deve ser exteriorizada (1) com santidade nas mãos e no coração, (2) com modéstia e bom senso no vestir e no viver e (3) com boas obras e não vaidade.
O cristão é chamado a viver na contramão do mundo, enquanto o mundo grita pela autoexpressão, pela ostentação, pela vaidade, pela sensualidade, pela vulgaridade, pela luxúria, nós gritamos pela simplicidade, pela abnegação, pela humildade e pela modéstia - que ecoam do modelo de Cristo e que glorificam a Deus.
“Não há idade para a piedade. O Espírito que vivifica o idoso é o mesmo que transforma o jovem. Ambos são chamados à semelhança de Cristo.” R. C. Sproul
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.