MÃE, UMA FONTE DE GRAÇA

Dia das Mães  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript
Texto base:
Provérbios 31.25–26 “A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.”
Era uma vez um certo povoado que cresceu no pé de uma cordilheira. A aldeia foi protegida pelas alturas dos montes, de modo que o vento que tremia as portas e arremessava punhados de granizo contra as janelas era um vento cuja fúria já fora gasta. Alto nas colinas, um misterioso e calmo morador da floresta tomou sobre si a incumbência de ser o Guarda das Fontes. Ele patrulhava as colinas e onde quer que achasse uma fonte, ele limpava sua piscina barrenta de lodo, e tirava toda matéria estranha. Desta forma, a água que borbulhava da fonte corria para baixo limpa, fria e pura. A água pulava cintilante sobre pedras e se derramava alegremente em cascatas de cristal até que, fortalecida por outros córregos, tornava-se um rio de vida para o movimentado povoado. As rodas de azenha giravam por sua força. Os jardins eram refrescados por suas águas. As fontes a jogavam como diamantes no ar. Os cisnes navegavam em sua superfície límpida, e crianças riam brincando nos seus bancos na luz do sol.
Mas o Conselho de Cidade era um grupo de homens de negócios, pães duros e práticos. Esquadrinharam o orçamento e acharam o salário do Guarda das Fontes. Disse o Guarda da Bolsa: “Por que nós devemos pagar esse sujeito? Nós nunca o vemos; ele não é necessário à nossa vida de negócios no povoado. Se construirmos um reservatório perto da cidade, nós poderemos dispensar seus serviços e poupar seu salário”. Com isso, o Conselho de Cidade votou para dispensar o gasto desnecessário com um Guarda das Fontes, e construir um reservatório de cimento.
Então o Guarda das Fontes deixou de visitar as piscinas barrentas, mas observou das alturas enquanto construíram o reservatório. Quando foi terminado, logo se encheu com água, mas a água não parecia ser a mesma. Não era mais limpa, e uma espuma verde logo contaminou sua superfície estagnada. Havia problemas constantes com a maquinaria delicada dos moinhos, freqüentemente entupido com o lodo, e os cisnes acharam outro lar distante do povoado. Finalmente, uma epidemia se alastrou, e os dedos amarelos da doença alcançaram cada lar em cada rua e alameda.
O Conselho de Cidade se reuniu outra vez. Tristemente, encarou como a cidade estava em apuros, e francamente reconheceu o erro em demitir o Guarda das Fontes. Procuraram-no na sua barraca alta nas colinas, e imploraram-lhe que retornasse a seu abençoado trabalho. Felizmente, ele concordou e começou mais uma vez a fazer suas rondas. Não demorou até que água pura viesse cantarolando felizmente para baixo sob túneis de samambaias e musgos e a cintilar no reservatório limpo. As rodas de azenha rodaram como antigamente. Os odores desapareceram. A doença diminuiu, e crianças em recuperação da suas doenças se alegraram outra vez, porque os cisnes haviam voltado.
Comentário de Peter
Não me considere demasiadamente extravagante em minha linguagem quando digo que penso em mulheres, especificamente em nossas mães, como Guardas das Fontes. A frase, embora poética, é verdadeira e descritiva. Nós sentimos seu calor… sua influência que abranda… e não importa quão esquecidos nos tornemos… o quão presumidos sobre as dádivas preciosas da vida, ficamos cientes de memórias afáveis do passado – as doces, tenras e comoventes fragrâncias do amor. Nada que foi dito, nada que poderia ser dito, nem que jamais será dito, seria suficientemente eloqüente, suficientemente expressivo, nem adequado para fazer loquaz essa emoção peculiar que nós sentimos para com as nossas mães. Então farei meu tributo um apelo para as Guardas das Fontes, que sejam fiéis à sua tarefa.
Sermão de Peter Marshall, pastor, capelão do Senado norte-americano de 1946 a 1948 durante a presidência de Harry Truman

Uma reflexão sobre a modernidade e o papel materno

Linha do tempo e dados estatísticos

Início do século XX (1900–1950)

A participação feminina era muito restrita, concentrada em setores como:
No Brasil, menos de 10% das mulheres participavam formalmente do mercado de trabalho.
A Constituição de 1934 garantiu igualdade de salário entre homens e mulheres

Décadas de 1950 a 1970

A industrialização trouxe mais mulheres para o mercado
A taxa de participação feminina ainda era inferior a 20%.

Década de 1980 a 2000

A taxa de participação da mulher no Brasil saltou de 30% em 1980 para cerca de 50% no ano 2000.
A Constituição de 1988 consolidou direitos trabalhistas iguais entre homens e mulheres.
O número de mulheres com nível superior começou a superar o dos homens.

Dados recentes (2010–2023)

Segundo o IBGE:
Em 2022, a taxa de participação feminina na força de trabalho era de 53,3%, contra 73,7% dos homens.
Elas estão mais presentes em áreas como:
Educação, saúde, serviços sociais, administração pública. (Onde há as maiores influencias ideológicas)

Panorama internacional

Países nórdicos como Suécia e Noruega têm altos índices de igualdade de gênero, com mais de 60% de participação feminina e políticas públicas fortes de apoio à maternidade e igualdade no trabalho.

1. UMA FONTE DE EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO

Provérbios 1.8–9 “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço.”
Mães: cerca de 60% a 75% do total do tempo gasto pelos pais com os filhos.

1.1 - Antes de cuidar dos filhos, a mãe precisa cuidar de si mesma

-O educador precisa ser aquele que está se lapidando constantemente, buscar a excelência em si mesma deve ser um alvo constante na vida das mães.
1Coríntios 9.25–27 “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.”
Se dotar de valores santos
Dinheiro
Provérbios 3.9–10 “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”
1Timóteo 6.10 “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.”
Imagem
Aparência
1Timóteo 2.9–10 “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas).”
Provérbios 11.22 “Como joia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição.”
Procedimento
Tito 2.3–5 “Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.”
Cosmovisão ajustada com os padrões bíblicos
Casamento
Relacionamento com o marido
Desejo de ter filhos
Desejo de ter uma lá e ser cuidadora dele

1.2 - Antes de ensinar os filhos, a mãe precisa educar a si mesma

Uma mãe deve educar um filho vinte anos antes de ele nascer.
Agostinho de Hipona
Depender do Senhor orando e pedindo por si mesma
Reconheça suas limitações e pratique a humildade
Peça ajuda a mães experientes
Peça ajuda a seu esposo

1.3 - O exemplo não é apenas uma forma de ensinar, mas a única forma eficaz de fazê-lo

O exemplo é o motor do ensino
Tito 2.7 “Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência,”
1Coríntios 11.1 “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.”
Filipenses 4.9 “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.”
João 13.14–15 “Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.”

2. UMA FONTE DE DIRECIONAMENTO

Provérbios 14.1 “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.”
Provérbios 19.14 “A casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do Senhor, a esposa prudente.”

2.1 - A mulher prudente edifica a sua casa

Confiável
Provérbios 31.11 “O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho.”
Abençoadora
Provérbios 31.12 “Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.”
Trabalhadora
Provérbios 31.15 “É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas.”
Precavida e organizada
Provérbios 31.21 “No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate.”
Provérbios 31.27 “Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.”
Elegante e modéstia
Provérbios 31.22 “Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura.”
Educadora
Provérbios 31.26 “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.”
Piedosa
Provérbios 31.30 “Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.”

2.2 - As mães devem orientar os filhos a seguir o caminho da santidade, e não o da popularidade - Ligado aos valores

Fazer a conexão com os valores

3. UMA FONTE DE PIEDADE E FÉ

2Timóteo 1.3–5 “Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia. Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.”

3.1 - Tempo preciosos

Provérbios 22.6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
Conexão com o primeiro
2Timóteo 3.14–15 “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.”
-As Mães são aquelas que tem o barro mole pronto para moldar
Os primeiros ensinos - Gaste tempo
As primeiras palavras - Influencie bem
Primeiras brincadeiras - Aproveite a confiança
As primeiras dinâmicas - Seja inteligente

4. UMA FONTE DE AMOR E SACRIFÍCIO

2Samuel 21.10 “Então, Rispa, filha de Aiá, tomou um pano de saco e o estendeu para si sobre uma penha, desde o princípio da ceifa até que sobre eles caiu água do céu; e não deixou que as aves do céu se aproximassem deles de dia, nem os animais do campo, de noite.”
Durante o reinado de Davi, houve uma fome que durou três anos. Ao consultar o Senhor, Davi descobriu que a causa era o pecado de Saul contra os gibeonitas — um povo que havia sido poupado por Josué mediante juramento, mas que Saul tentou exterminar.
Para reparar a injustiça, os gibeonitas exigiram justiça, e pediram que sete descendentes de Saul fossem entregues para serem mortos. Davi poupou Mefibosete, filho de Jônatas, por causa da aliança que tinha com ele. Mas entregou outros sete homens, entre eles dois filhos de Rispa, concubina de Saul.
Eles foram executados pelos gibeonitas e deixados expostos ao ar livre. Rispa, em um ato comovente de amor materno e dignidade, ficou junto aos corpos desde o início da colheita até que a chuva caísse, espantando aves e animais para que os corpos não fossem profanados.
Ao saber disso, Davi se comoveu. Mandou recolher os ossos dos homens mortos, bem como os de Saul e Jônatas, e os sepultou dignamente na terra de Benjamim.
Síntese da passagem
Intensada pelo seu filho
Que seja um sacrifício de louvor a Deus
Consagre seu filho a Deus - Exemplo de Ana
A unica coisa que se levará para a eternidade
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.