A maior oferta
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 26 viewsNotes
Transcript
Ananias e Safira
1 Entretanto, certo homem chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade,
2 mas reteve uma parte do dinheiro. E Safira estava ciente disso. Levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos.
3 Então Pedro disse: — Ananias, por que você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, para que você mentisse ao Espírito Santo, retendo parte do valor do campo?
4 Não é verdade que, conservando a propriedade, seria sua? E, depois de vendida, o dinheiro não estaria em seu poder? Por que você decidiu fazer uma coisa dessas? Você não mentiu para os homens, mas para Deus.
5 Ouvindo estas palavras, Ananias caiu morto. E sobreveio grande temor a todos os que souberam do que tinha acontecido.
6 Levantando-se os moços, cobriram o corpo de Ananias e, levando-o para fora, o sepultaram.
A história de Ananias e Safira não está ligada apenas a entregar algo ao Senhor. Ela nos diz sobre quem nós somos.
Os tempos eram difíceis e todos os que creram em Jesus decidiram viver juntos, em comunhão, criando comunidades chamadas Kibuts, onde todos tinham tudo em comum. Por não haver mais interesse em uma vida secular e por entender a necessidade da comunidade local, vendiam tudo o que tinham e repartiam igualmente. Para isso os apóstolos eram escolhidos como administradores.
42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por meio dos apóstolos.
44 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.
45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
36 Então José, a quem os apóstolos chamavam de Barnabé, que quer dizer filho da consolação, um levita natural de Chipre,
37 vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o depositou aos pés dos apóstolos.
Ananias e Safira sabiam da regra, queriam estar inseridos na comunidade mas não achavam justo dar tudo o que tinha.
Você não é obrigado a concordar com tudo, mas também precisa entender que não vai fazer parte daquilo que não concorda.
A conversão é assim: você abandona o “velho eu”, crucificando com Cristo na Cruz do Calvário e aprende a viver novamente, agora como NOVA CRIATURA. É incompatível você viver na fé, trazendo costumes de quando servia a Satanás.
O problema é que na igreja isso nem sempre acontece. Muitos naquele tempo queriam estar no kibutz, acolhidos, preservados e protegidos, mas não queriam andar como os discípulos andavam. Não querem prover, mas querem ser providos.
A fila errada
Ananias não era obrigado a dar tudo, mas também ele não poderia entrar na fila de quem estava dando tudo.
Existem pessoas que vivem de aparência. Eles querem parecer cristãos por que é bom estar na igreja. É confortável viver uma fé. O problema é que não abandonam a avareza ou o pecado. Estão na igreja mas não abandonam o vício. Vivem nos cultos mas seguem infiéis a Deus ou aos conjuges.
[ irmão que quis me impressionar dando boas gorjetas e esmolas]
Outros vivem um cristianismo eclesial, aquele que só funciona na igreja. Na rua, em casa, na escola, são iguais aos ímpios. E não é a sua roupa que te diferencia dos “do mundo”. É o seu caráter, sua conversão, sua moral e sua santidade.
Adoração não te dá salvação
Muito cuidado em pensar que quanto mais você adora, mais perto você está de Deus. Isso só acontece quando você abandonou o pecado.
Hoje em dia as igrejas estão investindo mais em adoração do que em Palavra. Mais em louvor e música do que em ensino. Não é uma crítica, é uma constatação. Igrejas entorpecidas pela música, pelo worship, mas quando saem do transe, voltam às suas vidas pecadoras, recadas a bebidas alcólicas, cigarros eletrônicos e ponografia.
Veja o que Cristo disse:
8 “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos humanos.”
Isaías nos alertou:
2 Mas as iniquidades de vocês fazem separação entre vocês e o seu Deus; e os pecados que vocês cometem o levam a esconder o seu rosto de vocês, para não ouvir os seus pedidos.
As pessoas adoram a Deus mas não abandonam o pecado: seguem distantes de Deus da mesma forma.
Deus busca quem o adore em espírito e em verdade (João 4:24 “Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” ) Não um adorador mentiroso, que está com as mãos sujas. (Salmo 24:4-5 “O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem faz juramentos com a intenção de enganar. Este receberá do Senhor a bênção e a justiça do Deus da sua salvação.” )
O que te leva para perto do Senhor é uma vida de santidade, com conversão genuína e verdadeira.
As igrejas estão cheias de pecadores SEM ARREPENDIMENTO adorando, como se isso fosse o bastante. Parece com Ananias e Safira que estavam no meio de quem entregou tudo ao Senhor, mas partes de suas vidas que não haviam sido entregues. Isso ocasionou a morte deles.
A maior oferta
Você já percebeu que esta mensagem não é sobre dinheiro, tampouco sobre entregar seus bens para a igreja. É sobre algo muito maior, a MAIOR OFERTA que alguém pode dar a Deus, por amor a Cristo: sua própria vida. Esta mensagem é sobre entrar na FILA QUE TE LEVA A ETERNIDADE e não ser condenado a MORTE ETERNA.
Mas ninguém pode entregar metade da sua vida. Deus não aceita. Ninguém pode usar a Deus quando precisa e descartá-lo quando já não quer mais.
Muitos tem a vontade, mas falta a força para tomar uma decisão. Outros tem, infelizmente, raízes tão profundas no pecado, na idolatria, no vício, que não tem motivação para abandoná-los.
Ananias morreu por causa da maldade. Ele achava que as coisas tinham que ser “do seu jeito”. Sabe como eu imagino Ananias e Safira hoje? Aquele tipo de crente que é dono do seu próprio nariz, que decido sobre o certo e o errado, mesmo se isso for contrário à Bíblia. Aquele tipo de pessoa que respeita Deus, mas NÃO AMA A DEUS. Aquele que espera tudo de Deus mas não lhe entrega nada em troca.
Não permita que o pecado cegue seu entendimento e o faça morrer espiritualmente.
Arrependa-se, converta-se e tenha vida em Cristo.
É tempo da igreja voltar a viver a conversão REAL a Cristo, com transformação de vida, espiritual, moral, ética e social. Pessoas que decidem viver para Deus entregam a maior oferta de todas: seu coração à Jesus.
Venha para a fila de quem entrega toda a sua vida a Jesus nesta noite! Ele validará a sua oferta. Ele receberá o seu sacrifício e Ele fortalecerá os seus passos para que ande no caminho estreito.
