PRINCIPIOS ESQUECIDOS

Domingos de Esperança 2025  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 57 views
Notes
Transcript
PRINCÍPIOS ESQUECIDOS
Textos: Dt 10:12-13; Is 59:2-3; 56:6-7; Jo 14:15; Rm 7:7; Tg 2:10-12
Hino: Santuário no tempo – Adoradores 3; Vem habitar em nós – Cd Jovem 2004
INTRODUÇÃO
Não temos dúvidas, algo está errado com a nossa sociedade. Padrões morais, que antes eram sólidos, agora não existem. Jesus, em seu sermão profético de Mateus 24, antecipou que nos últimos dias o amor de quase todos esfriaria.
Para onde estamos indo? Ouvimos cada vez mais sobre violência escolar, doméstica, roubos, assassinatos, vandalismo, ganância e corrupção nos negócios e na política. Com o crescimento das mídias sociais o ódio e a intolerância se espalharam. Estamos em meio a uma geração de atiradores de pedras e as pessoas estão felizes com isso.
O historiador britânico E. Arnold Toynbee (1889-1975) no 5° volume da série “Um Estudo da História” afirma que nossa sociedade está se movendo rapidamente para a desintegração semelhante as grandes civilizações como os romanos, gregos e astecas.
Sabendo o que estar por vir, devemos viver buscando a “Santificação, sem a qual ninguém verá a Deus” (Hb 14:12). Para isso o SENHOR nos deixou princípios sólidos em sua Palavra. E quando aceitamos o sacrifício de Jesus por nós seguimos estes princípios, não para ser salvos, mas para ser santificado.
I – LEVAR DEUS A SÉRIO
Em Apocalipse 14:6, o anjo anuncia a “temer a Deus e dar-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo”. Mas, o que significa temer a Deus? Em primeiro lugar significa levar Deus a sério. Ele é um Deus maravilhoso, que te ama e está interessado em sua salvação. Deus não mediu esforços para que você pudesse ter a vida eterna, mas não brinque com Deus, não zombe do SENHOR.
Temer a Deus significa amar, respeitar e obedecer a Ele. Em DEUTERONÔMIO 10:12-13, VAMOS LER. O texto está afirmando que o temor a Deus envolve também a obediência aos seus mandamentos.
Os 10 mandamentos é a aliança de Deus com o seu povo. Moisés foi instruído a colocar as duas tábuas de pedra, escrita pelo dedo do SENHOR dentro da arca no lugar Santíssimo do Santuário. Ela é eterna e imutável e conforme 1 João 3:4 afirma: “todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.”
A quebra da lei é que define o pecado. Se não existisse a lei, consequentemente deixa de existir o pecado, porque pecado é a transgressão da lei. Sem pecado não precisamos de um Salvador. Assim todos os que defendem a anulação da Lei de Deus está defendendo o pecado e tentando perpetua-lo, anulam a necessidade do sacrifício de Jesus.
Agora te pergunto: Como jogar no lixo algo que o apóstolo Paulo afirma ser santo, justo e bom? (Rm 7:12). É possível cometer tamanho sacrilégio? Alguns querem dizer que vivemos pela fé e não precisamos da Santa Lei, mas a Palavra de Deus afirma que: “Aqueles que tem fé confirma a Lei.” (Rm 3:31)
VAMOS LER JOÃO 14:15. A essência de cada um dos 10 mandamentos é um relacionamento de amor com Deus e com o próximo. Não será possível ler os 10 mandamentos registrados em Êxodo 20:1-17, mas você pode tomar nota e ler eles antes de dormir.
O primeiro mandamento orienta a não ter outros deuses diante do SENHOR. Este mandamento nos informa que Deus é um ser relacional e Ele deve ser o único em sua vida. Por isso não deixe que nada tome o lugar de Deus, nem mesmo os seus bens como fez o jovem rico. Não deixe que uma pessoa se torne um deus em sua vida.
O segundo mandamento diz que não devemos fazer imagem de escultura para se curvar ou servir. Idolatria é adorar e venerar ídolos e estátuas. Não adore os apóstolos, anjos ou qualquer personagem da Sagrada Escritura, pois nem eles aceitaram tal adoração (At 10:25-26; Ap 19:10).
O terceiro mandamento reforça a santidade do nome de Deus. Isso não é apenas colocar o nome de Deus em piadinhas, mas principalmente, não use o nome de Deus para apoiar declarações falsas (Lv 19:12; Mt 5:33-37).
O quarto mandamento trata de um dia para ser separado como sagrado. Este mandamento nos afirma que Deus deseja ter tempo de qualidade com você. Você não pode desenvolver um bom casamento ou relacionamento entre pais e filhos sem passar um tempo de qualidade juntos, e é o mesmo com Deus. É necessário tempo de qualidade para desenvolver nosso relacionamento com Ele.
Os próximos 6 mandamentos protegem nossos relacionamentos com os outros.
O quinto mandamento pede para honrarmos pai e mãe. O mais básico de todos os relacionamentos humanos é o dos filhos e seus pais. Devemos nossa própria existência aos nossos pais, bons ou maus, não estaríamos aqui sem eles. Este mandamento de Deus protege a vida familiar.
O sexto mandamento fala sobre não matar. Esse é o mandamento que protege a vida.
O sétimo mandamento diz que não devemos cometer adultério. O legislador, Deus, é fiel e por isso quer que seus filhos e filhas também sejam. Todo sexo fora do casamento ou antes do casamento é proibido por este mandamento, e o casamento deve ser “até que a morte vos separe” e não “até que nos separemos”. Jesus disse que o adultério inclui cobiçar uma mulher, assim, a pornografia também é proibida. O mandamento protege o casamento e o lar.
O oitavo mandamento orienta quanto a honestidade ao pedir que não roubemos, trabalhe e conquiste.
O nono mandamento pede que não seja dito falso testemunho contra o teu próximo. Recentemente, em uma matéria que tratava sobre empregos, entre os entrevistados, aproximadamente 33% disseram que mentiram ao tentar conseguir um emprego, isso é dar um falso testemunho. Esse mandamento protege nossa reputação.
O décimo mandamento trata da cobiça. Cobiçar é querer ter o que pertence ao outro. Este mandamento revela que Deus cuida de todas as nossas necessidades, portanto não temos de olhar por cima da cerca para a grama do vizinho.
Os 10 mandamentos nunca estão desatualizados. Eles são como um espelho, revelam nosso pecado. Paulo escreveu isso em ROMANOS 7:7, VAMOS LER.
Como vimos, a quebra da Lei é pecado e isso provoca uma terrível consequência, LEIA COMIGO ISAÍAS 59:2-3.
A história de Israel revela as consequências da desobediência. O povo havia se afastado dos 10 mandamentos de Deus. Eles se voltaram para outros deuses e logo começaram a praticar a prostituição no templo e o sacrifício de crianças como resultado da adoração a Baal. Deus enviou profeta após profeta para chamá-los ao arrependimento e a guardar seus mandamentos, mas eles não o fizeram. Como resultado, primeiro os assírios destruíram Israel, o reino do Norte, em 722 a.C. E então, cerca de 140 anos depois, os babilônios destruíram Judá, o reino do Sul, ela caiu e sua capital Jerusalém. Setenta anos depois, o profeta Daniel estava orando sobre a razão de Jerusalém estar em ruínas, e ele disse que o problema era: “nós temos pecado e cometido iniquidades. Procedemos mal” (Dn9:5).
III – O MANDAMENTO ESQUECIDO
Meus queridos quando olhamos para muitas religiões que se dizem cristã, percebemos que eles não têm nada contra a Lei de Deus, mas sim contra um mandamento da Santa Lei. Isso mesmo, o quarto mandamento tem sido o divisor de águas e tem feito muitos rejeitarem a Lei do SENHOR.
Mas a Palavra é clara em afirmar: Lei comigo, TIAGO 2:10-12.
Essa lei da liberdade usada no julgamento são os 10 mandamentos, pois Tiago cita dois deles. Acredito que tenha ficado claro, a bíblia está falando ou você guarda tudo ou não guarda nada.
O que eles não querem aceitar é que o quarto mandamento conforme ensinado na Bíblia é:
1° O sábado é um dia abençoado, o que significa que Deus o fez para nossa alegria e felicidade;
2° O Sábado é um dia santificado por Deus, ou seja, separou-o dos outros 6 dias, é um tempo especial;
3° O sábado é o dia em que Deus descansou, não por que precisava, mas para nos dar o exemplo.
Alguns afirmam que o sábado é para judeus, mentira. O sábado nunca foi uma instituição exclusivamente judaica. Foi dado a toda a humanidade na criação (Gn 2:1-3). Jesus criou todos nós! Não apenas os judeus e Ele convida em ISAÍAS 56:6-7, VAMOS LER.
Por isso, Jesus disse que o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. O sábado é um benefício para o ser humano.
Mas além disto o sábado é um sinal de que Deus cuida de nós. Em ISAÍAS 58:13-14, LEIA. O sábado é um sinal de que Deus cuida de você, Ele é Fiel, não deixará que sua família passe fome, você não é deixado para lutar sozinho! Você pode contar com Deus! Não há necessidade de desistir! Todos os sábados somos lembrados que Ele está ao nosso lado para nos ajudar. Tenha fé, confie no SENHOR e santifique o seu sagrado dia.
Há alguns que questionam se o sábado que temos hoje é o mesmo da criação. De acordo com o Observatório Real de Greenwich na Inglaterra, nenhuma contagem de tempo foi perdida. E Jesus guardou o sábado que também estamos guardando, assim não existe possibilidade de errarmos. Todos nós somos chamados a guardar o sábado de um pôr-do-sol a outro.
O que fazer neste dia? Ficar de braços cruzados dormindo em casa? Claro que não! Vá na igreja (Lc 4:16), ajude os necessitados, faça o bem (Mt 12:12), ensine a bíblia para um amigo (Lc 4:31), leve seu filho para a natureza e ensine sobre o Deus Criador de todas as coisas.
O sábado deve ser guardado como um sinal de fidelidade, lealdade e compromisso com Deus, porque Jesus nosso Criador cuida de nós e de todas as nossas necessidades.
CONCLUSÃO
Jesus deseja escrever a sua Lei em seu coração e no meu coração (Hb 8:10).
O sangue de Jesus perdoa os nossos pecados e nos capacita para obedecer e vivermos uma nova vida.
Para os tempos que vivemos, onde há muita confusão e vozes dissonantes, precisamos nos valer da revelação pura que o SENHOR nos deixou.
Em 1 João 5:3 a Bíblia nos diz que os mandamentos não são pesados. A desobediência me faz perder os benefícios imediatos de uma vida livre, saudável e feliz, mas também me leva a perder os benefícios infinito da vida eterna. Não é a lei que nos salva, como afirmou Paulo (Rm 3:20). A lei é como um espelho que revela a sujeira em nosso rosto e nos conduz a Jesus.
APELO
O dragão está em guerra, Satanás está irado, mas não é contra todas as igrejas, esqueça essa ideia de que todos os caminhos são bons, o inimigo quer destruir um povo em especial, eles têm duas características: “guardam os mandamentos e tem a fé em Jesus” (Ap 12:17), e isso reforça a necessidade da obediência.
Quando percebemos que Deus nos amou tanto que pagou um preço tão alto para nos libertar, usamos nossa liberdade para servir e seguir os dez mandamentos a partir de uma resposta amorosa. A morte de Jesus, escreve Seus mandamentos em nossos corações, dando-nos o desejo e o poder de guarda-los. Você precisa da ajuda do SENHOR, e deseja guardar seus mandamentos?
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.