Cuidado com as ciladas das trevas - Efésios 5:6-14

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Introdução

É de conhecimento de todos nós que devemos evitar agir segundo o mundo. Muitos foram os grandes homens e mulheres de Deus, que evitaram se contaminar com as demandas deste mundo, de tal forma que alguns escolheram viver em mosteiros, isolados deste mundo.
De algum modo, não é essa a realidade de muitos de nós, a todos os momentos estamos sendo tentados por todos os lados e precisamos, neste mundo, desenvolver uma mente e coração que fogem do mal. Jesus em sua oração sacerdotal disse, João 17.15 “Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal.” O desejo de Deus é que tenhamos cuidado com as ciladas que este mundo nos reserva, que muitas vezes podem destruir nossa fé em Cristo.

Estrutura

Grande ideia - O cristão é chamado a se afastar da desobediência, lembrando-se das ciladas das trevas, para que possa viver na luz de Cristo.
Vs.6-7 - A pureza começa em se afastar da desobediência
Toda forma de engano se apresenta como promessas que naquele momento fazem sentido para aquele que as ouve. É necessário ter um ouvido espiritual treinado para não cair nas ciladas que as trevas podem muitas vezes venderem para nós como a verdadeira realidade na qual devemos viver.
Isso tudo deve ser vivido na ótica dupla da ira de Deus, uma vez que ela se revela verdadeiramente contra toda impiedade encontrada no mundo, o qual verdadeiramente será punida, contudo, toda verdadeira advertência de Deus é dado para o pastoreio daqueles que estão um tanto quanto amortecidos pelos pecados, que de algum modo, estão abandonando a obediência a Deus para darem lugar ao pecado. Acerca desses, Deus mesmo já adverte, cuidado, pois lembrem-se de onde vocês vieram, ou mesmo, como uma mente obscurecida pode trabalhar para Satanás e tampouco pensar ser isso a verdade.
vs.8-10 - Saber das trevas que se viveu, para que possa continuar na luz
A caminhada então se impõe no fato de que, para um crente, é reservada a lembrança de onde se veio, a vida sem motivação correta, a perdição do mundo e principalmente, uma vida sem tampouco obedecer a Deus e viver para ele. Todo crente que esquece o propósito de sua vida com Deus, acaba por muitas vezes, levando de maneira compromissada a vida cristã, ou a vida com Deus é tudo, ou será visto como nada. Para aqueles que esquecem de onde Deus os tirou, será sempre uma tentação voltar para os velhos rudimentos do pecado.
Para isso, o antídoto é claro, cultivar uma vida com Deus, batalhar por isso. Paulo coloca isso como um fruto. Não se espera nada de uma plantação, que ela seja frutífera. Não se espera nada de um crente, que não seja um vida frutífera. Agostinho, grande pai da Igreja diz “Fizeste-nos para ti, e nosso coração está inquieto enquanto não repousar em ti”, aquele que não está intimamente ligado a Deus, não terá de fato, uma vida ligada para produzir bons frutos. Por isso, nos é dito no fim do verso 10, “trate de descobrir o que é agradável a Deus”.
vs. 11-14 - Reprove as trevas e viva na luz
Para isso, Paulo relata que o
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.