EBD 4 Materialismo, igreja e evangelho (At 8.14-23)

Curso Sobre Finanças  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Introdução

Frases da Teologia da Prosperidade:
“Deus te ama e tem um plano maravilhoso para sua conta bancária”.
“Viva como filho do Rei”.
“Não sou dono do mundo, mas sou filho do dono”.
Desde o início da igreja, havia pessoas que supostamente se convertiam a Cristo, mas com a visão materialista.
O primeiro relato desse tipo é de Simão, o mago. Sua atitude em relação ao dinheiro o desmascarou.

Materialismo religioso hoje

Riqueza não é sinônimo de materialismo, mas sempre constitui uma tentação ao materialismo.
Muitos produtos gospel inundaram o mercado religioso: sabonetes, vassouras, feijão que cura Covid-19, azeite do Monte das Oliveiras…
Isso mostra que muitos na igreja criaram uma versão gospel do materialismo, que deveria ser rejeitado.
Muitos líderes cristãos também se deixam levar pelo materialismo. Gananciosos, visam sobretudo seu enriquecimento pessoal através de ministérios, igrejas e associações supostamente sem fins lucrativos.
Curiosamente, o primeiro ato disciplinar de Deus na igreja foi matar Ananias e Safira por mentirem sobre suas finanças (At 5.1-11).

Cambistas modernos e o carpinteiro furioso

John 2:13–17 NAA
13 Estando próxima a Páscoa dos judeus, Jesus foi para Jerusalém. 14 E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados. 15 Tendo feito um chicote de cordas, expulsou todos do templo, com as ovelhas e os bois. Derramou o dinheiro dos cambistas pelo chão, virou as mesas 16 e disse aos que vendiam as pombas: — Tirem estas coisas daqui! Não façam da casa de meu Pai uma casa de negócio! 17 Os seus discípulos se lembraram que está escrito: “O zelo da tua casa me consumirá.”
Será que Cristo se enfurece menos com o materialismo na igreja de hoje?
Edir Macedo, RR Soares, Waldemiro Santiago, Agenor Duque, Silas Malafaia… Exemplos de pastores materialistas que pregam o evangelho da riqueza.
Para que possamos reconhecer o falso evangelho, o segredo é se familiarizar com o verdadeiro.

A Teologia da Prosperidade

O AT, o NT e a Prosperidade

O que torna a heresia perigosa é uma dose de verdade.
Várias passagens no AT ligam prosperidade material às bênçãos de Deus: Abraão, Isaque, Jacó, José, Salomão e Jó. Eles receberam bênçãos materiais porque Deus os aprovou.
Mas o AT também alerta contra os perigos da riqueza, e também reconhece que nem sempre os justos prosperarão.
Psalm 73:3 NAA
3 Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos maus.
Ecclesiastes 7:15 NAA
15 Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justos que perecem na sua justiça, e há ímpios que prolongam os seus dias na sua maldade.
Será que riquezas materiais são indicadores confiáveis da aprovação de Deus? Se isso fosse verdade, Jesus e Paulo estavam na lista dos condenados por Deus!
O NT vai além.
2 Timothy 3:12 NAA
12 Na verdade, todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
John 15:18–20 NAA
18 — Se o mundo odeia vocês, saibam que, antes de odiar vocês, odiou a mim. 19 Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas vocês não são do mundo — pelo contrário, eu dele os escolhi — e, por isso, o mundo odeia vocês. 20 Lembrem-se da palavra que eu disse a vocês: “O servo não é maior do que seu senhor.” Se perseguiram a mim, também perseguirão vocês; se guardaram a minha palavra, também guardarão a de vocês.

Viver como filho do Rei?

Como o Rei enviou Seu Filho para esse mundo? Com extrema humildade.
Na verdade, Jesus desafia Seus discípulos a renunciarem a todas as coisas para segui-Lo:
Luke 14:33 NAA
33 Assim, pois, qualquer um de vocês que não renuncia a tudo o que tem não pode ser meu discípulo.

Paulo e a prosperidade

Depois de Cristo, Paulo é o maior exemplo de rejeição da teologia da prosperidade.
Quando ele se converteu, Deus disse:
Acts 9:16 NAA
16 Pois eu mesmo vou mostrar a ele quanto deve sofrer pelo meu nome.
Em Fp 2, Paulo retrata a Cristo como um exemplo de Servo Sofredor. No cap. 3, descreve suas credenciais humanas e afirma que elas lhe são como esterco, sem valor, pois o que lhe importa é conhecer a Cristo.
Em Corinto, Paulo teve que se defender dos “superapóstolos” (Cap. 4). O ponto de Paulo é esse: não tente reinar antes do tempo! Vista-se como um servo.

Cristo não prometeu prosperidade nesta vida?

Mark 10:29–30 NAA
29 Jesus respondeu: — Em verdade lhes digo que não há ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por minha causa e por causa do evangelho, 30 que não receba, já no presente, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, receberá a vida eterna.
Cristo estava chamando seus discípulos a deixarem o que possuíam para usufruírem de uma família maior na fé, em que os relacionamentos são profundos e os bens são compartilhados livremente.

Qual é o propósito de Deus quando ele dá prosperidade?

2 Corinthians 8:13–14 NAA
13 Não se trata de fazer com que os outros tenham alívio e vocês tenham sobrecarga, mas para que haja igualdade. 14 Neste momento, a abundância que vocês têm supre a necessidade deles, para que a abundância deles venha a suprir a necessidade que vocês vierem a ter. Assim, haverá igualdade.
Qual é o problema central do evangelho da riqueza? Ele está centrado no homem, e não em Deuus.
Nos EUA, um homem de aparência impecável se levanta durante um lanche e dá seu testemunho: “Antes de conhecer Cristo, eu não tinha nada. Minha empresa estava falida, minha saúde, arruinada; quase perdi minha família. Então aceitei a Cristo. Ele me tirou da falência, e minha empresa triplicou seus lucros. Minha pressão se estabilizou, e o melhor de tudo: minha esposa e meus filhos voltamos a ser uma família. Louvado seja o Senhor!”
Na China, um ex-professor universitário desarrumado dá seu testemunho: “Antes de conhecer a Cristo, eu tinha tudo. Ganha muito, vivia numa casa bonita, tinha boa saúde, era altamente respeitado; tinha um bom casamento e um filho lindo. Então aceitei a Cristo como Senhor e Salvador. Então, perdi meu emprego na universidade, perdia minha bela casa e meu carro e passei cinco anos na prisão. Agora, trabalho por um salário mínimo numa fábrica. Vivo com dor nas costas, que foram fraturadas na prisão. Minha esposa me rejeitou por causa da minha profissão atual. Ela levou o meu filho e não o vejo há anos. Mas Deus é bom, e eu O louvo por Sua fidelidade.
Ambos são cristãos sinceros. Um dá graças a Deus pelo que ganhou; o outro dá graças apesar do que perdeu.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.