ENTENDES O QUE LÊS? (At 8.26-29)

Atos dos Apóstolos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Quebra-gelo: Algum momento da vida, você teve a experiência de ser conduzido por Deus a algum lugar em especial?
George Muller foi um missionário e fundador de um orfanato que sempre viveu sob o direcionamento de Deus. Certa manhã, o orfanato amanheceu sem nenhum alimento para os mais de 1000 órfãos que lá habitavam naquela ocasião. Quando o desespero tomou conta de todos os funcionários, Müller disse: “Não peço nada ao Homem, minha aliança é com Deus”. Então, entrou em seu quarto e orou: “Pai dos órfãos, falta-nos pão. Em nome de Jesus, Amém”. Passado um tempo, várias carroças com pães chegaram à porta do orfanato e o chefe que as conduzia disse: “Sr. Müller, fomos entregar estes pães para a família real no castelo, e eles disseram que os pães estavam muito assados. Dessa forma, para não jogarmos fora, resolvemos doar para o orfanato”. Müller disse: “Não foram os pães que passaram do ponto, mas Deus que atendeu nossa oração e teve misericórdia de nós”.
É sobre o direcionamento de Deus em nos levar a lugares para cumprir seus propósitos que o texto de hoje nos insere. Certamente, existiam diversas pessoas para serem alcançadas em diversas localidades, mas a providencia do Senhor conduziu Filipe para o Sul afim de ser instrumento no cumprimento dos Santos propósitos do Senhor em alcançar um homem sedento por Ele.
É evidente em diversas partes das escrituras assim como em muitos momentos que Deus direciona seus servos para lugares ou ao encontro de pessoas. Por isso, é imprescindível compreendermos que o servo deve estar sensível à voz do seu Senhor afim de cumprir os seus desígnios.
Você se considera alguém sensível à voz de Deus?
Em nosso dia a dia, como indivíduos, também somos tentados a exercer tomadas de decisões baseadas em nossos desejos e não a consultar ao Senhor sobre o direcionamento, isto é um tolo erro. Precisamos relembrar que o Deus a quem servimos enxerga aquilo que nós não conseguimos ver, sendo assim, é capaz de nos apontar o melhor caminho, o melhor momento e a melhor escolha. Muitas vezes seus direcionamentos não serão o que nossos corações caídos anseiam de imediato, mesmo assim, descanse crendo que é o melhor.
Filipe então se encontra com o Eunuco, um homem que não pertencia a região evangelizada até o momento, talvez ele não era o alvo de evangelização dos homens mas certamente era de Deus. Neste encontro, perceberemos três elementos que juntos saciarão a alma sedenta por Deus: - Sua palavra como o meio da revelação; - um missionário como o instrumento da explicação; - o Espírito Santo como o agente da transformação.
SUA PALAVRA COMO MEIO DA REVELAÇÃO (Ler versos 30-33; Is 53.7-8)
Perceba a providência divina mais uma vez, esta é uma das passagens mais importantes do AT relacionada ao sofrimento de Cristo. Aqui temos um prato cheio para a pregação do evangelho, a dúvida do Eunuco prepara o terreno para a exposição das boas novas sobre Jesus.
Irmãos, a leitura e exposição da palavra é essencial para a revelação do Deus vivo. As escrituras nos afirmam que a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus. As escrituras revelam o próprio Cristo. Que Toda escritura é inspirada por Deus e útil para nosso ensino, edificação, exortação com o intuito de nos tornar servos e servas melhores. Veja o que Jesus afirma em
John 5:39 NVI
39 Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;
Se queremos nos encontrar com o Senhor precisamos visitar a sua palavra, este foi o meio escolhido por Deus para que pecadores pudessem ser alcançados pela sua graça.
Reflexão: Qual a nota você daria para sua vida de leitura bíblica?
UM MISSIONÁRIO COMO O INSTRUMENTO DA EXPLICAÇÃO (Ler versos 34-35)
Existe uma alma sedenta por Deus, buscando a compreensão da sua palavra e existe um Deus gracioso que decide alcançá-lo. O Deus que escolheu as palavras humanas como o meio para se revelar, escolheu homens como nós, para ser seu instrumento para explicá-la. Entenda algo importante, nós como discípulos de Jesus, fomos escolhidos por ele para ser este instrumento.
Mark 16:15 NVI
15 E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
Ao crer em Cristo, somos inseridos nesta missão de sermos sensíveis à sua voz e pregar o evangelho àquele que ainda não crê. Filipe é um claro exemplo de uma experiência que também pode ser nossa, quando estamos no centro da missão.
O ESPÍRITO SANTO COMO O AGENTE DA TRANSFORMAÇÃO (Ler versos 36-38)
A conversão de uma alma é obra exclusiva do Espírito Santo. Ele acessa as profundezas de nosso ser trazendo à tona quem somos, nossos pecados e o que merecemos. Mas em contrapartida, nos apresenta quem Deus é, e como precisamos desesperadamente dEle. O Espírito nos leva a fé verdadeira; o Espírito nos leva a filiação de Deus.
CONSEQUÊNCIA DA PREGAÇÃO - A FÉ E O BATISMO DO EUNUCO
Após a pregação do evangelho e a manifestação da fé deste homem, temos o claro caminho natural do crente: o batismo. A carruagem para, e eles descem a um local onde havia água para que o batismo fosse realizado, notoriamente o Eunuco é batizado à maneira que a igreja primitiva batizava e a semelhança de Jesus, por imersão completa em água.
Após a pregação do evangelho e a manifestação da fé deste homem, temos o claro caminho natural do crente: o batismo. A carruagem para, e eles descem a um local onde havia água para que o batismo fosse realizado, notoriamente o Eunuco é batizado à maneira que a igreja primitiva batizava e a semelhança de Jesus, por imersão completa em água.
CONCLUSÃO
O Eunuco pode então voltar cheio de alegria, pois encontrara o maior tesouro de todos! A alegria da salvação deve estar no coração de cada uma das pessoas que foram encontradas por Jesus. Não existe benção maior do que se tornar filho de Deus, pois recebemos todos os benefícios desta filiação como sua Santa presença em nós, seu favor, sua graça, a reconciliação, justificação, redenção e santificação. Recebemos um reino por herança que há de se manifestar na consumação de todas as coisas.
Diante das aflições deste mundo, podemos ter a tendência a nos esquecer de nossa identidade, mas justamente nestes momentos relembrá-la fortificará nossa jornada.
Job 12:10 NVI
10 Em sua mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.