O ÚLTIMO IMPERADOR
Domingos de Esperança 25 • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
O ÚLTIMO IMPERADOR
Textos: Daniel 8:14; João 14:1-3; Apocalipse 19:7-8; 22:12; Mateus 16:27; 24:27-27; Romanos 8:1; Hebreus 9:23-24.
Hinos:
📷
INTRODUÇÃO
Alguns anos atrás, Philip Adams escreveu um artigo intitulado “É Apocalipse agora, mas como?” Ele apresentou 10 cenários de como as pessoas pensam que o mundo irá acabar:
(1) Um ataque terrorista nuclear ou biológico; (2) Com super germes que vão acabar com todos; (3) Com a expansão do buraco na camada de ozônio; (4) Com a falta de oxigênio fazendo com que todos sejamos asfixiados; (5) Por meio de quedas de asteroides que provocaria enormes ondas no mar; (6) A bioengenharia genética; (7) Os extremistas religiosos serão os responsáveis pelo fim da humanidade; (8) Desintegração social e limpeza étnica, algumas dessas tragédias que já vimos acontecer na história; (9) Superpopulação, com muitas bocas para alimentar, ficaremos sem comida e (10) Com a escassez de água potável. E, então, Adams termina o seu artigo com as seguintes palavras: “tenha um bom dia!”.
Depois de tudo isso, quem vai ter um bom dia? Quando olhamos para a Bíblia encontramos que o mundo terá o seu fim. Mas o cenário descrito não tem nada a ver com as suposições catalogadas por Adams, mas o fim do mundo será com o retorno de Cristo.
📷
I – ELE VEM!
A volta de Jesus é um dos assuntos mais mencionados na Bíblia. Só no Novo Testamento, a Palavra de Deus fala 300 vezes que Jesus vai voltar. Seu retorno e a solução definitiva para todo o sofrimento humano. Mas como acontecerá a volta de Jesus? LEIA COMIGO, JOÃO 14:1-3.
Jesus não se esqueceu de você, Ele voltará. Essa imagem desenhada por Cristo segue os passos de um casamento hebreu. Nos tempos de Jesus, depois do noivado, a noiva ia para sua casa, para preparar seu traje de casamento e fazer suas malas e estar preparada porque a qualquer momento o noivo poderia chegar para buscá-la. Enquanto isso, o noivo voltaria à casa do pai para preparar a morada para ele e a sua noiva. Veja como isso se relaciona com a promessa de Jesus. Ele voltou ao céu para preparar morada para sua noiva, a igreja.
VAMOS LER APOCALIPSE 19:7-8. Aqui encontramos o momento dessas bodas. As roupas brancas representam a justiça que Cristo credita a todos que depositam a confiança nEle.
Jesus voltará para levar os salvos para sua casa, mas o caminho do povo de Deus não é fácil. Há uma luta entre o bem e o mal, o certo e o errado, a salvação e a perdição, esse grande conflito afeta a todos e em especial aos que decidem viver de acordo com a vontade de Deus.
O inimigo tem feito de tudo para que o povo de Deus não esteja pronto, aguardando o retorno de Jesus. Por isso é extremamente importante que você estude a Bíblia para não ser engano. Satanás vai imitar até a volta de Jesus, e se você não tiver conhecimento da Bíblia, será engado.
📷
A volta de Jesus será visível e audível para todas as pessoas, LEIA MATEUS 24:26-27.
O relâmpago com certeza é bem visível. Em meio a uma grande tempestade um relâmpago cruza todo o céu. No verso 30, Jesus afirma que enviará os anjos com grande clangor de trombetas. Os anjos vão tocar trombetas, disse Jesus. Você com certeza ouvirá sobre seu retorno. Em salmo 50.3 diz que Ele vem e não guarda silêncio.
Este não é nenhum segredo, não é um arrebatamento secreto. Jesus deixa claro que não haverá uma volta silenciosa, Jesus está vindo pessoalmente, publicamente, de forma clara e poderosa.
Assim como Ele subiu de maneira corpórea, em corpo Glorificado, Jesus voltará. Não será uma projeção. Jesus não colocará os pés nesta terra contaminada, mas ficará nas nuvens. Ele não virá como um mendigo, mas como Rei do rei e Senhor dos senhores (Ap ).
Como estudamos na primeira lição. Não é possível saber o momento exato da volta de Jesus (Mt 24:36). Ele deixa claro que a Sua volta será inesperada, como um ladrão que rouba uma casa. Marcar datas para o fim do mundo é um erro que não tem nenhuma aprovação ou respaldo na Bíblia. Não é possível saber nem o dia, nem a hora, nem o mês e nem o ano.
Não nos compete saber o tempo determinado por Deus e separado por sua autoridade (At 1:7), mas devemos estar preparados em todo o tempo. Jesus deixou sinais para que entendêssemos os tempos que vivemos e comprovar assim como Deus tem conduzido toda a história para o cumprimento de todas as suas profecias.
📷
II – O JUÍZO
Jesus virá na glória dEle, na Glória do Pai e na Glória dos santos anjos com um proposito bem específico, LEIA COMIGO MATEUS 16:27.
Esse texto nos afirma que Jesus irá trazer a recompensa para cada pessoa. Em outras palavras, quando Jesus vier a situação de cada individuo desta terra já estará definida, entendemos assim que está acontecendo um juízo onde as pessoas estão sendo julgadas por seus atos esse juízo começou pelos mortos em Cristo (Pe). Interessante notarmos que essa é a mesma ideia encontrada em APOCCALIPSE 22:12, VAMOS LER.
Ainda é importante falar que o apóstolo Paulo ao pregar para os filósofos gregos disse em ATOS 17:31, LEIA COMIGO. Isso ficou claro para você? As pessoas serão julgadas por suas obras antes do retorno de Jesus. Mas quando daria início esse julgamento? Em DANIEL 8:14 vem falando. LEIA.
Precisamos entender dois pontos fundamentais para a compreensão do período profetizado: (1) o que significa purificar o santuário e (2) o que são os 2300 dias.
Vamos começar com a purificação do santuário. O santuário era uma forma de didático de Deus mostrar o problema do pecado humano e como resolve-lo. Ali é apresentado a gravidade de quebrar a Lei de Deus e o seu resultado que é a morte (Rm 6:23).
Todos os dias, adoradores iam ao templo colocava a mão na cabeça do cordeiro, transferindo assim simbolicamente seu pecado para o animal. O cordeiro era sacrificado, seu corpo era colocado no altar e queimado, e seu sangue era aspergido diante da cortina que dividia o lugar Santo do Santíssimo, e assim o pecado era transferido para o santuário, e pessoa ficava livre da culpa. Os sacrifícios apontavam para a morte de Cristo no Calvário por nossos pecados.
Agora uma vez no ano, no dia da expiação, o santuário que funcionava simbolicamente como um grande receptor de pecados era purificado, tirava se os pecados de todos os adoradores que se acumularam durante um ano inteiro e era enviado para o deserto, saindo assim do meio do povo.
📷
Alguém pode estar pensando. Mas pastor, o Santuário Celestial, por estar em um lugar perfeito, precisa ser purificado? LEIA HEBREUS 9:23-24.
��
III – 2300 ANOS
Como podemos entender os 2300 dias de Daniel 8:14? Com base no princípio profético de um dia ser um símbolo resumido de um ano (Ez 4:7), os 2300 dias são simbólicos de 2300 anos. Esse período é interpretado no capítulo 9 de Daniel, quando o anjo vem para explicar a Daniel o sentido da visão.
O anjo Gabriel fala em Daniel 9:24 sobre 70 semanas ou 490 anos que foram “cortados” deste período mais longo, ou seja, os 2300 anos. Se os 490 anos forem cortados dos 2300 anos, isso significa que restam apenas 1810 anos. Esses 490 anos foi um período de graça dado a Israel para se arrepender e corrigir seu caminho para assim evitar um julgamento desfavorável.
Quando foi a data de início das 70 semanas ou 490 anos? Gabriel explica no verso 25 de Daniel 9 que começaria a contar a partir da data para restaurar e edificar Jerusalém. Esse decreto aconteceu no ano 457 a.C., conforme registrado em Esdras 7.
Vamos montar uma linha do tempo: 457 a.C. é a data de início dos 2300 anos e dos 490 anos, que foi cortada do período mais longo. Se somarmos 490 anos à data inicial de 457 a.C., chegaremos a 34 d.C., quando ocorreu o final dos 490 anos. Agora só precisamos somar os 1810 anos que restam a 34 d.C. e chegaremos a 1844, data que Daniel diz que o Santuário Celestial começa a ser purificado ou quando o julgamento investigativo teve início.
Como temos certeza disto? Ela se dá devido as 70 semanas ou 490 anos. Em 27 d.C. Jesus foi batizado na hora certa, dizendo que “o tempo (a profecia do tempo de Daniel) se cumpriu”. Em 31 d.C., Jesus morreu exatamente no meio da última semana ou período de 7 anos e no final da semana, em 34 d.C., Estevão foi apedrejado e o evangelho foi levado também aos não judeus. Como tudo isso se cumpriu exatamente e faz parte do período maior de 2300 anos, então sabemos com certeza que o julgamento de Deus começou em 1844.
O julgamento começa antes da volta de Cristo! Nas mensagens finais de advertência ao planeta terra pelos 3 anjos de apocalipse 14, o primeiro anjo anuncia: “... pois é chegada a hora em que ele vai julgar...” (Apocalipse 14:6). Em outras palavras o julgamento já começou.
📷
CONCLUSÃO
O Salmista suplica: “E não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não se achará justo nenhum vivente.” (Sl 143:2) Mas você não precisa ter medo do julgamento divino, pois em ROMANOS 8:1 nos dá uma certeza, VAMOS LER.
Você e eu podemos enfrentar o julgamento com absoluta confiança porque Jesus é nosso advogado, Ele é nosso juiz e tomou o meu e o seu lugar na condenação do pecado 2000 anos atrás, quando morreu na cruz. Não há necessidade de temer o julgamento de Deus se você aceitou pela fé a Jesus como seu Salvador. Quando terminar o julgamento que começou em 1844, Jesus virá buscar seus filhos e filhas. Estamos nos aproximando daquele dia maravilhoso em que veremos face a face o nosso Mestre,
Ilustração – Li uma história que aconteceu em Auschwitz, onde milhares de judeus perderam a vida nas mãos dos nazistas.
Em 1941, quando 3 prisioneiros fugiram do campo de concentração, o comandante decidiu que 10 homens morreriam para evitar novas fugas. Os prisioneiros foram alinhados e os prisioneiros foram chamados. Quando o número de Franciszek Gajowniczek foi chamado, ele gritou: “Oh, não, o que acontecerá com minha esposa e filhos sem o pai deles”. De repente, um prisioneiro que era um padre católico chamado Maximilian Kolbe, deu um passo à frente: “Comandante, tenho um pedido”, disse ele. “Não tenho esposa nem filhos, posso substituir Franciszek Gajowniczek”. O comandante ficou sem palavras e depois de um momento de silêncio disse: “pedido aceito”. Maximilian Kolbe morreu no lugar de outra pessoa.
Temos uma condenação de morte, mas não precisamos ter medo, se convidarmos Cristo para nossa vida. Ele já tomou nosso lugar e será nosso advogado no juízo que está acontecendo no Santuário Celestial, se lhe pedirmos que assuma o controle de nossa vida Ele irá nos defender, e te digo Jesus nunca perdeu uma causa.
APELO
No dia em que Jesus voltar haverá apenas dois grupos: os salvos e os perdidos! A pergunta mais importante na vida é: como posso estar pronto para esse dia? Você conclama Jesus como o seu Advogado pessoal?