AQUELE QUE PODE FAZER - EFÉSIOS 3:14-19

CARTAS DE PAULO  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

SERMÃO SOBRE A ORAÇÃO DE PAULO AOS EFÉSIOS, PARA QUE ELES VALORIZASSEM E VIVESSEM COMO MINI-CRISTOS.

Notes
Transcript

ENRIQUECIDOS COM AS BENÇÃOS DO CÉU

Efésios 3.14–21 “Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra. Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus. Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!”

INTRODUÇÃO

Se eu perguntasse a você, pelo que você orou hoje ao entrar no templo? O que você me responderia? No texto que lemos temos há uma oração de Paulo pelos irmãos da cidade de Éfeso. É importante avaliarmos o teor da oração do apostolo por uma comunidade, por que podemos assimilar a nossa realidade e orarmos da mesma maneira, além de entenderemos o que é importante falar com Deus, seja pedindo, agradecendo ou louvando ao Senhor.

ORAÇÃO DE JOELHOS À DEUS _ VERSOS 14 e 15

Efésios 3.14 “Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai,”
Efésios 3.15 “do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra.”
Por que razão Paulo está ajoelhando-se diante de Deus?
Para isso precisamos fazer um breve resumo do capítulo 2 desta carta, vou resumir com alguns versiculos o capítulo 2:
Efésios 2.19–21 “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.”
A razão pela qual Paulo está de joelhos é tão somente o fortalecimento da nova natureza na vida dos cristãos, eles precisavam imprimir essa nova maneira de viver e pensar no seu cotidianos em seu testemunho e paulo está em posição de humilhação intercedendo pela vida de uma comunidade que ouviu o evangelho e creu e precisa amadurecer e continuar aprendendo.
Diante do Pai:
Paulo está diante do Criador de todas as coisas, do EU SOU, o pai de todas coisas não apenas terrenas mas também celestiais.
Atos dos Apóstolos 17.28–29 “‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’. “Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem.”
Gálatas 4.6 “E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: “Aba, Pai”.”

O QUE SÃO AS RIQUEZAS DE DEUS?

Efésios 3.16 “Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,”
Oro para que, com suas gloriosas riquezas:
Percebamos aqui o carater do pedido de paulo, diferentemente de conforto nas batalhas, riqueza terrena, ou cura e libertação, ele pede as riquezas da glória de Deus. O que não podemos comprar ou conquistar mas que o Pai está disposto a nos dá. Ele pede força aos cristãos daquela comunidade de acordo com as riquezas da glória de Cristo que é perfeito, em Deus há uma infinitude de riquezas espirítuais guardadas para os crentes, a paz, o amor, o poder, a graça, a misericórdia. Se formos procurar em nós mesmos não encontaremos as caracteristicas de Cristo, talves, alguém tenha de longe um ou outro traço do que foi Cristo, Paulo, esá pedindo aqui, que tudo o que cristo tinha em sua personalidade, tenha também na comunidade daqueles crentes.
Imagine que a riqueza aqui está em um baú no ceú, e se você pudesse abrir esse baú, você encontraria, paz, mansidão, amor, alegria, obediencia, misericóridia, santidade, verdade, justiça.… e todos os outros atributos divinos de Cristo. É disso que Paulo está falando, Senhor, Pai, dá-nos essas riqeuzas para que posssamos ser parecidos com Cristo.
Ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder
Ele pede essa riqueza para que possamos ser fortalecidos de dentro para fora, muitas vezes nos preocupamos em demonstrar de fora para fora, mas o importante é que o que se vê fora seja uma reflexo do que se vê dentro de cada coração. Todo cristão necessita desse fortalecimento intterior para que em meios aos desafios desse mundo ele não venha perder o seu referencial que é ser parecido com Jesus. O extrair dessas riquezas naturalmente vai conflitar com as obras de nossa carne, nis tornando agora aptos a deixar as obras da carne de lado e toda a impiedade em função desse tesouro aberto a nós.
Por meio do E.S.
O agente executor dessa comunicação e transformação é o Espírito de Deus, que está no céu e na terra, fazendo a comunicação fluir entre o Pai, o filho e a noiva. Oq ue se busca aqui é poder Espíritual e quem nos dá esse poder é o Espírito Santo. Nessa oração aqui, Paulo não esta falando dos dons, que estamos tratando na doutrina, que precisamos buscar, mas Paulo está falando do poder de tornar o viu pecador em alguem parecido com Cristo. Esse poder é do E.S. pra nós, aqui se aplica também a necessidade dos dons e o porque eles são necessários, nós precisamos de edificação, construção contante, por meio do estudo da palavras, das orações da vida comunitária, e ai os dons se aplicam, mas Paulo aqui ora para que o E.S. derrame o seu poder para trazer as caractéristicas de Cristo a nossas vidas.
Recebemos esse poder para sermos cerntes maduros, estáveis e inteligentes. Porém ele só vai fortalecer aquele que busca, que procurar por entender a Palavra de Deus, que tem uma vida de oração e que procura diligentemente seguir a Jesus. Isso é Lógico, estamos falando de um tesouro, algo de valor, não é dado a qualquer um para tratar de qualquer jeito. Potencialmente esse poder é dado para quem faz e quer fazer a obra de Cristo nessa terra.

HABITAÇÕES DE CRISTO - A RIQUEZA EM NOSSO CORAÇÃO V 17

Efésios 3.17 “para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor,”
João 14.23 “Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele.”
Apocalipse 3.20 “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.”
Ele pede as riquezas da glória na vida dos cristão para que cristo possa consolidar sua habitação no coração de cada crente, casa bagunçada não é lugar para Jesus habitar continuamente. Ele faz uma visita, compra para ele, e lhe dar instruções de como cuidar da casa, se você cuidar da casa, ele vai morara lá, se não, Ele não habita. Cristo pode ter você como um morador cuidadoso que Ele tem prazer em estar com você, ou você pode ser aquele morador que é descuidado e sempre Cristo precisa fazer uma faxina em sua casa, ele não vai la para usufruir da moradia, ele vai para consertar algo sempre. O que era para ser uma comunhão completa e initerrupta, pode se transformar em um relacionamento vergonhoso para você que vive envergonhando o evangelho. Um bom Exemplo nos evangelhos é a casa de Marta, Maia e Lazáro que Jesus tinha prazer em estar.
Habite no coração: Fala da centralidade da habitação de Cristo, assim como da totalidade do domínio, ele precisar ter controle de todo o nosso ser, só assim podemos ser moldados de acordo com o seu perfil.

A PROFUNDIDADE DA OBRA E\OU DO AMOR DE DEUS V18

Efésios 3.18 “vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,”
Precisamos de todos esses passos para compreendermos o tamanho do mistério da obra de cristo e do seu amor por nós e pela humanidade.
É importante frisiar que essa revelação não é individual, mas sim coletiva, a obra de Deus é tão extensa que apenas em um individuo não é possivel ver todas as caracteristícas de Cristo, para percebermos isso na Igreja precisamos ver a obra realizada na vida de cada crente, se somarmos começamos a contamplar a grande obra de Deus, fazendo um povo parecido com Cristo e crescendo unidos em uniformidade e graça.
Se formos considerar essas dimensões como exemplificações do amor de Deus, poderíamoso pensar>
Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento G. A Oração de Paulo pelos Santos (3:14–19)

Largura

O mundo (

Ou se pensarmos no mistério da obra de Deus na vida do crente:
Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento G. A Oração de Paulo pelos Santos (3:14–19)

1. A largura vem descrita em 2:11–18. Refere-se à largura da graça de Deus que salva judeus e gentios incorporando-os depois à sua igreja. O mistério abrange ambos os segmentos da humanidade.

2. O comprimento se estende de eternidade à eternidade. Quanto ao passado, os crentes foram escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo (1:4). Quanto ao futuro, na eternidade haverá em Cristo Jesus uma revelação contínua da suprema riqueza da sua graça e bondade para conosco através de Cristo Jesus (2:7).

3. A profundidade é descrita vivamente em 2:1–3. Estávamos atolados num abismo indizível de pecado e degradação. Jesus entrou nessa selva de imundície e corrupção a fim de morrer no nosso lugar.

4. A altura é vista em 2:6, que mostra que fomos não somente ressuscitados, mas também entronizados com Cristo nos lugares celestiais para compartilhar da sua glória.

Vivendo todos os dias como Cristo verso 19

Efésios 3.19 “e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.”
Colossenses 2.9 “Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,”
Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento G. A Oração de Paulo pelos Santos (3:14–19)

O clímax dessa magnífica oração é atingido quando Paulo pede que sejam tomados de toda a plenitude de Deus. Toda plenitude da Divindade reside no Senhor Jesus (

Vivendo todos os dias como Cristo verso 20

Efésios 3.20 “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,”
Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento H. A Doxologia de Paulo (3:20–21)

A oração termina com uma doxologia que inspira a alma. Os pedidos precedentes foram vastos, ousados e aparentemente impossíveis. Porém, Deus é poderoso para fazer mais do que pedimos ou pensamos. A amplitude da sua capacidade é vista na maneira como Paulo forma uma pirâmide de palavras para descrever as bênçãos extraordinárias:

Deus faz todas as coisas de acordo com a ação do E.S. na vida do crente. Ele pode fazer, Ele pode transformar, Ele pode conduzir..

Vivendo todos os dias como Cristo verso 21

Efésios 3.21 “a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!”
Ele faz para a glória de Deus .
Salmo 148 “Aleluia! Louvem o Senhor desde os céus, louvem-no nas alturas! Louvem-no todos os seus anjos, louvem-no todos os seus exércitos celestiais. Louvem-no sol e lua, louvem-no todas as estrelas cintilantes. Louvem-no os mais altos céus e as águas acima do firmamento. Louvem todos eles o nome do Senhor, pois ordenou, e eles foram criados. Ele os estabeleceu em seus lugares para todo o sempre; deu-lhes um decreto que jamais mudará. Louvem o Senhor, vocês que estão na terra, serpentes marinhas e todas as profundezas, relâmpagos e granizo, neve e neblina, vendavais que cumprem o que ele determina, todas as montanhas e colinas, árvores frutíferas e todos os cedros, todos os animais selvagens e os rebanhos domésticos, todos os demais seres vivos e as aves, reis da terra e todas as nações, todos os governantes e juízes da terra, moços e moças, velhos e crianças. Louvem todos o nome do Senhor, pois somente o seu nome é exaltado; a sua majestade está acima da terra e dos céus. Ele concedeu poder ao…”
Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento H. A Doxologia de Paulo (3:20–21)

Porém, há outro grupo de pessoas que dará glória eterna a Deus: a igreja — Cristo, a cabeça; e os crentes, o corpo. Essa comunidade redimida será uma testemunha eterna da graça maravilhosa e sem par. Williams escreve:

A eterna glória de Deus em sua função de Deus e Pai se manifestará por todas as eras na igreja e em Cristo Jesus. Que afirmação assombrosa! Cristo e a igreja, como um único corpo, serão o veículo dessa eterna demonstração.

Mesmo agora a igreja deve dar glória ao seu nome “nos cultos de louvor, na vida pura dos seus membros, na proclamação do evangelho a todo o mundo e no seu ministério de redução da necessidade e aflição da humanidade” (Erdman).

A duração do louvor é para todas as gerações, para todo o sempre. Ouvindo Paulo rogar que haja louvor eterno a Deus na igreja e em Cristo Jesus, a resposta do nosso coração é um vivo Amém!

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.