CORRENDO COM OS OLHOS EM JESUS - JHC NAGOYA
Lucas Gabriel
Hebreus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsLembrando dos irmãos que viveram antes de nós, que permaneceram firmes, podemos lutar contra o pecado e viver para Deus, olhando sempre para o Autor e consumador da fé, Jesus!
Notes
Transcript
Hebreus 12.1-3 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.”
A – Exortação à perseverança: “Corramos com perseverança” (v.1b)
B – O foco em Jesus: “Olhando firmemente para Jesus” (v.2a)
C – Jesus suportou a cruz por causa da alegria futura (v.2b)
D – Jesus desprezou a vergonha (ignomínia) (v.2c)
C' – Jesus está agora exaltado: assentado à destra (v.2d)
B' – Considerar Jesus: suportou oposição dos pecadores (v.3a)
A' – Exortação à perseverança renovada: “Para que não vos canseis...” (v.3b)
A vida do Crente não é uma vida estagnada. O autor aos Hebreus nos traz essa ilustração. Somos corredores. Quem já participou de uma corrida? Talvez na época da escola, em undokais, ou até mesmo em alguma prova quando mais jovem e adulto. Já participei apenas de uma prova de corrida. A verdade é que para correr precisamos treinar e estar preparados. Mais importante é a corrida espiritual, precisamos nos preparar mais.
A nossa vida tem um propósito, cabe a nós cumprir o que Deus nos chamou para fazer. Paulo nos ensina em Efésios 2.10 “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” A vida tem motivo, temos esperança, temos Jesus em nossos corações. Esse é o motivo, servimos ao único Deus! Talvez agora seja um tempo para refletirmos como está a nossa vida? Para o que e para quem estamos vivendo?
PROPOSIÇÃO: Vamos continuar firmes, porque Jesus é o nosso exemplo e está reinando!
3 atitudes que nos ajudam a correr até o fim.
I- LEMBRAR DOS HOMENS DE DEUS (v.1a)
Quem não gosta de uma lembrança. Hoje em dia é bem comum nas redes sociais, nuvem de fotos, recebermos recordações de fotos antigas, algumas que nem lembravamos mais. Há pouco tempo atrás recebi uma recordação no facebook de quando meus pais estavam aqui no Japão, no ano passado. Foi muito bom relembrar e deu uma saudade. E Nas Escrituras precisamos lembrar dos homens de Deus para sermos encorajados.
Ele começa o versículo 1 dizendo: Portanto. É para lembrarmos do capítulo anterior. Lá fala sobre os homens de Deus, heróis na fé. Lembramos de Abel, Enoque, Nóe, Abraão e sua descendência. Hebreus 12.1 “visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas”. Estamos em uma corrida em que aqueles que terminaram com honra estão nos incentivando e nos exortando, caso tropeçarmos. Podemos refletir em Hebreus 11.13 “Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.” E tantos homens de Deus que são citados nesse capítulo. O que nos ensina? É que não somos os primeiros crentes. Não somos os primeiros a enfrentar problemas e dificuldades, tentações, provações. Muitos sofreram a ponto de perderem a sua própria vida, homens que o mundo nem era digno.
Vamos lembrar desses homens e ser motivados a continuar a nossa corrida. É muito bom saber que a Igreja pertence a Jesus, Ele comprou com o seu próprio sangue. Esses irmãos que morreram primeiro, estarão com Cristo, assim como nós, que possamos perseverar até o fim.
ILUSTRAÇÃO: Na história da Igreja, temos Policarpo de Esmirna, um ancião, que foi líder da Igreja de Esmirna. Esse homem foi um mártirir. Ele estava preste a ser morto e ele pede para que ele pudesse orar, e orou por mais de 2 horas. Quando estava no estádio, com vários incrédulos desejando a sua morte, perguntaram se ele amaldiçoava a Cristo e Policarpo respondeu, “Eu o sirvo há oitenta e seis anos e ele não me fez nenhum mal. Como poderia blasfemar o meu rei que me salvou?.”
Ele terminou bem. E o mesmo Espírito que sustentou Policarpo habita em nós hoje. Somos parte da mesma Igreja, o mesmo Corpo.
A primeira atitude está relacionada em olharmos ao nosso redor, as testemunhas.
SEGUNDA ATITUDE QUE TEMOS É:
II- LANÇAR FORA O PECADO
Quem já viu uma criança que nem falava praticar algo errado? Nós Não precisamos ensinar para uma criança fazer o errado, pois já está em sua natureza. Davi se tornou um homem segundo o coração de Deus, não porque não pecou ou pecou pouco, mas porque o seu coração em relação ao arrependimento era verdadeiro.
O oposto do pecado não é pecar menos, mas é a santidade. Tem a ver onde está verdadeiramente o nosso coração. Devemos ser santo, porque o nosso Deus é santo. Ele está assentado no seu trono. O significado de santidade é algo marcado ou separado. Temos que lembrar a quem pertencemos, somos do Senhor, somos rebanho do Seu pastoreio, somos nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus.
Devemos lutar com toda as nossas forças, não desistir. Fazermos de tudo para não cair, porém quando cair, lembrar que temos um advogado no céu, 1JO 2.1-2 “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.” Jesus que é Aquele que nos lava de todo o pecado.
No versiculo de Hebreus está mostrando que o pecado é como se fosse uma cola, que gruda o dedo. O pecado está querendo agarrar em nós, está nos perseguindo, porém precisamos nos livrar dele, e somente em Jesus que podemos lançar fora o nosso pecado, na cruz de Cristo. Precisamos buscar mais a Deus, buscar a sua vontade, enchendo do espírito, e com isso, seremos cheios.
ILUSTRAÇÃO. Nos Jogos Olimpicos de 2004, teve um corredor brasileiro Vanderli Cordeiro, quando corria nos jogos Olímpicos de Atenas, foi agredido por um ex-padre irlandês, foi prejudicado mas continuou a corrida e conseguiu a medalha de bronze. Ele entrou para a história e ganhou vários prêmios pelo espírito olímpico. Mas onde quero chegar? Esse homem foi em certo ponto assediado porém não desistiu da prova, ele continuou bravamente. O pecado tem vez que nos pegará de surpresa, pode até nos desanimar, porém não podemos parar, precisamos continuar.
E qual a chave para continuarmos? A chave será a oração e a leitura da Bíblia. Lá encontramos refúgio, exortação, conforto, direção e arrependimento. Não precisamos de tapas nas costas, precisamos do alimento sólido que nos levanta e faz com que andemos em direção a Deus. Aí conseguiremos continuar a tragetória. Mas não apenas isso, precisamos de irmãos, pessoas em que iremos dividir o fardo. Precisamos ser Igreja! Juntos somos Igreja! Juntos podemos lançar fora o pecado e sermos fortalecidos. Sozinho sou apenas um membro sem vida.
E POR FIM, NOSSA ÚLTIMA ATITUDE É:
III- CORRER PARA JESUS
Se nesta corrida espiritual temos empecilhos que precisam ser deixados de lado, por outro lado, devemos correr, olhando para apenas uma direção. Note que em relação as testemunhas, o autor de Hebreus não nos diz para olharmos firmemente para eles, apenas lembrarmos, porém para Jesus, é se dedicar totalmente. Temos um alvo, temos um salvador que nos espera. Aqui temos dois termos importantes, autor e consumador. A palavra autor tem sentido de líder, fundador e até mesmo corredor, aqueles atletas que abre caminho para outros. Outra palavra é consumador. Aquele que aperfeiçoa e completa. Temos razões suficientes para fixarmos os nossos olhos em Jesus.
O livro de Tiago nos ensina sobre perseverança Tiago 1.2-4 “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” A perseverança faz com que cheguemos ao nosso destino.
ILUSTRAÇÃO: Gosto de pensar que o correr para Jesus parece um pouco com a fase de um bebê que está aprendendo a andar. O Pedrinho ainda não está andando sozinho, mas ele arrisca alguns passos, ele fica seguro quando estar segurando em algo, mas quando chamo ele, ele me olha com olhos fixos, porque ele quer chegar em mim. Devemos ser assim também, a corrida vai ser dura, muitas dificuldades, dores, porém não é para desanimarmos, é para continuarmos firmes!
O seu fardo que está pesado? Leve a Jesus! O peso está difícil de suportar? Deixe aos pés da cruz! Mt 11.28-30
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Por isso,
1- Vamos lembrar que nesse mundo muitos homens de Deus chegaram até o fim porque tiveram a sua fé fortalecida em Deus
2- Vamos continuar firmes. Lembrar também que o pecado não está de brincadeira, precisamos de lutar com todas a força que vem de Deus e por fim
3- Lembrar que Jesus suportou toda dor e vergonha por nós, na força de Jesus, vamos continuar firmes