Como Deus te liberta da arrogância?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 65 views
Notes
Transcript

Intro

Chamar atenção
O que é arrogância? É a atitude de quem se acha superior, maior do que os outros, melhor do que realmente é.
Ninguém gosta de gente arrogante. Nos filmes, arrogante se dá mal. E, geralmente, é assim na vida tbm. Uma hora ou outra, na maioria dos casos, o arrogante cai do cavalo. Mas pra Ds, essa é uma certeza: todo arrogante sofrerá no fim. A arrogância, pto, é autodestrutiva.
Relação c/ texto
O texto fala de Nabuco, um rei arrogante, que se gabava pelos feitos do seu reino. Qualquer rei, de qualquer reino naquele tempo, era considerado uma espécie de deus - poderoso, sábio, autosuficiente. Mas pra piorar, Nabu não reinava qualquer reino. Ele tinha um império e não qualquer império.
Contexto
Era o rei da Babiblônia, o maior império do mundo antigo, que venceu inúmeras guerras, possuia muita riqueza. Todo mundo temia/admirava Nabu. Consegue imaginar o coração do rei desse reino? Não era difícil se achar, né?
Arrogância no reino pós moderno
Hoje em dia, o ser humano se acha por tão menos. Qualquer um lá fora se acha rei por qualquer coisa. O homem da nossa cultura se enxerga como o centro do mundo, dita suas próprias regras, pq acha q, em si mesmo, pode fazer e acontecer, sem depender de nada e que, por isso, merece ser elogiado, aplaudido, reconhecido. E não aceita q outros sejam.
Isso não é atitude de gente humilde. Humildade no nosso tempo é considerada, por vezes, sinal de fraqueza. Portanto, o descrente, que não serve a Deus, é pressionado a se exaltar, e assim age arrogantemente, ainda que pose de humilde - td pq, po dentro, se considera um deus (nossa cultura só incentiva colocar isso pra fora )
E mesmos nós, crstãos, q sabemos q existe um Rei sobre td, de quem somos servos, por vezes também nos achamos reis. Achamos q aquilo de bom q somos, fazemos ou possuimos é mérito nosso e não de Deus, que é a fonte de todo bem. Assim, agimos como arrogantes, como se fôssemos nosso próprio deus e queremos ser glorificados por isso, no lugar de Ds.
Mas (cm txt diz) isso só leva à destruição. Arrogância destrói tanto crente quanto descrete. Só há um rei glorioso e Ele não aceita dividir a sua glória com ninguém, pq ninguém é como Ele. E esse mesmo Rei, digno de toda glória, q condena arrogantes, pq roubam a gloria dele, é gracioso ao nos oferecer libertação da arrogância. Ds pode t libertar. Como?

I. Confrotando você (1-27)

Explicação

A) A arrogância de Nabu é revelada (1-4)

O capítulo começa com uma proclamação de Nabu. Dani está registrando um testemunho pessoal do rei. E suas palavras aqui revelam um pouco da sua arrogância.
Ele até começa dando glória a Deus, fala q tudo aquilo q ele tinha vinha do Altíssimo (Deus acima dele). Porém, no fim, queria glória pra si, pq, no fundo, achava q as coisas dependiam dele e não de Deus (como vimos antes e ficará claro depois).
No v. 4, Nabu já começa demonstrar a soberda do seu íntimo ao dizer que estava em paz e próspero em seu palácio, como se fosse o responsável por sua própria segurança e sucesso.
Arrogante, Nabu acha que nada poderia surpreendê-lo, derrotâ-lo, abalá-lo. Assim, tinha uma falsa ilusão de segurança, de que era capaz, sem ajuda de Deus.

B) A arrogância de Nabu é confrontada (5-27)

Mas Deus o inquieta com um sonho. Sonha com uma árvore grande e bonita, que dava abrigo e alimento a todos, mas que foi cortada por ordem divina, sobrando apenas um toquinho (a árvore era um símbolo bem conhecido nos textos mesopotamicos; representavam impérios). Mexeu com o reino, o rei já ficou desabilizitado.
Em seguida, após a majestade daquele império ser reduzida ao mínimo, a visão mostra um homem, que era o rei, vivendo como animal, comendo capim, debaixo de chuva.
Depois de buscar a interpretação pelas próprias forças (pelos servos do seu império), Nabu busca ajuda de Deus. Chama Dani p/ interpretar o sonho.
Dani confirma que a árvore representava Nabu e que ele seria humilhado por Deus, ficando doido e vivendo como bicho, se ele não reconhecesse que só Deus é o único Rei glorioso, que faz e controla tudo, tá acima de todos e é digno de todo louvor.
Assim, objetivo de tudo aquilo era glorificar a Deus, mas pra glorificá-lo, Nabu tinha que, antes, ver q nao tinha gloria em si e parar de buscar glória prórpia, fazendo o que é certo, sendo humilde. Dani, então está chamando Nabu ao arrependimento.
Dessa forma, Ds confronta Nabu pela inquietação do sonho e por Dani. Senhor estava alertando Nabu p/ q deixasse sua arrogância, largasse aquela ilusão, a fim de q ñ sofresse (ñ apenas pq era errado)
Contextualização:
Da mesma forma, o homem que não serve a Deus vive uma ilusão. Acha que consegue viver a vida sozinho, TRANQUILO, sem Deus; acha que sua segurança e o seu sucesso dependem só de si (SEU salário, convênio, seguro do carro). Arrogância!
E infelizmente, mesmo nós, crentes, súditos do reino do Deus que controla tudo, tbm podemos andar iludidos por conta da nossa arrogância.
Por vezes, ñ queremos viver em submissão a Deus, mas no lugar dEle, no trono. Achamos q somos poderosos, q deveríamos ser reconhecidos. E olha q nós ñ somos nada. Ñ temos poder algum perto de Nabu e ainda assim, podemos ser tão arrogantes qto ele.
Vira e mexe, tomamos decisões sem oração, sem buscar fazer aquilo que Ds manda, agindo como se fôssemos indendepentes dEle, tratando Ds + como "consultor" do q nosso Rei, Senhor, diante de quem a gnt deve se prostrar, por não sermos nada perto dEle.
Se nós temos algo, somos algo, é simplesmente por vivermos debaixo do Reino d Ds. E Ele, com Rei muito rico, distribui sua riqueza conosco, que somos em si mesmos, pobres.
Por vezes, nós crentes damos glória a Deus por aquilo que somos e fazemos, mas no fundo, achamos que somos nós. (jogador de futebol).
Por isso, nós precisamos de confronto. Ainda mais do que o descrente. O homem à nossa volta pode ser arrogante, pois serve a si mesmo, nós não. Não podemos ser levados pelo estilo de vida desse mundo, onde todos buscam se exaltar.
Rm 12.3 - ñ pense de si mesmo além do que convém. Pq? Pv 16.5: “Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; não ficará impune.”
Ilustração
Nabu ficou inquieto qnd Ds o alertou sobre sua arrogância qto ao reino, pq geralmente as nossas maiores inquietações estão nas áreas em q tendemos ser mais arrogantes.
Ex: Fale com alguém que é arrogante por causa do trabalho, q o trabalho dele foi mal feito. Fale pra um pastor, seminarista, q é arrogante por sua pregação, q ele pregou mal. Fale pra uma mulher, q é arrogante por causa da sua beleza, q ela tá feia. ABALADOS!
Aplicação
Vc pode ser humilde em muita coisa, mas sempre tem alguma coisinha q faz com q a gente se ache. E vc precisa ser confrontado nisso. Ds te desestabiliza nessas áreas pra te cofrontar.
Ds ñ utiliza + sonhos da forma como utilizou com Nabu, mas continua usando as situações da vida para te alertar sobre seus pecados, mexendo naquilo onde + vc pode se achar.
E de maneira ainda mais específica, assim como fez por Daniel, o profeta, Ds fala hoje pela sua palavra, registrada aqui. E ele utliza essa palavra para nos advertir, para nos confrontar.
É por isso que, quanto menos ouvirmos a sua voz, por meio dessa fonte, menos seremos confrontados, e menos humilde seremos.
Em que áreas você vive de maneira arrogante? (nisso aqui eu me garanto). Geralmente é naquilo q vc não sente necessidade de orar. É nisso que Deus costuma te inquietar, pq trata-se daquilo q te faz parecer grande diante dos outros.
Aquilo de bom que você é, que é, que você faz ou possui, vêm do Senhor. Ele que merece ser glorificado por essas coisas. Não viva querendo ser o centro das coisas, pq só Cristo, o nosso Rei glorioso, é digno desse lugar.
Cristo
Jesus confrontou arrogância dos religiosos q se achavam bons demais. Ele é o nosso maior exemplo de humildade. Cristo tinha todas as condições de ser arrogante, por ser o próprio Deus, mas não o foi.
Ele deixou o seu reino celestial, tomou forma de servo, veio a esse mundo pobre, esaviziou-se da sua glória. Pq nós que, somos servos, vamos ser arrogantes?
Reformulação
O Senhor te confronta, a fim de que você confesse sua arrogância, deixe de praticar esse pecado e assim não enfrente consequências mais severas.
FDT
Após ser ter a sua arrogância confrontada, Nabu não se arrependeu, não confessou. Ele era tão arrogante que se achava mais certo do que Deus, fechando os ouvidos pros alertas do Senhor, mas depois ele sofreu.
Portanto, ouça os alertas do Senhor e se arrependa. Confesse sua arrogância. Confessar é se libertar. Confesse que você vive como se a glória da sua vida fosse sua e não de Deus. Ou então, você poderá sofrer humilhação.
Ds te liberta da arrogância confrontando você, mas tbm...

II. Humilhando você (28-35)

Explicação

A) Nabu é humilhado por causa da sua arrogância

Como forma de punição, por ser arrogante, Nabu é humilhado por Deus, exatamente como foi prometido.
Ds deu 1 ano pra Nabu se arrepender, mas ele continuou com a sua arrogância. Mesmo depois da avertência, no v. 30, ele diz: “eu edifiquei com meu poder e para a glória da minha majestade” (aqui o orgulho fica mais claro - Ele não está mais glorificando a Ds com palavras falsas enquanto esconde a verdade arrogante do seu coração).
Assim, Nabu desafia o poder de Deus; continua achando q todas as suas conquitas eram mérito dele e que, por conta disso, ele merecia glória.
Mas Deus, q é o único que meresse ser glorificado, ñ deixa barato e pune Nabu. Ds tira o reino de Nabu. Ele então fica maluco e passa a viver cm um bicho, engatinhando na frente de tdo mundo q antes o idolatrava, até que reconhecesse que era nada e que Deus era tudo.
Nabu já havia visto muita coisa que Deus fez, ouvido muita coisa que Deus prometeu, mas agora ele experimenta na pele o poder, a ira, a justiça desse Deus.
Um rei altivo, vai rastejar no chão. Um rei rico, vai comer mato. Perdeu totalmente o controle de si. Que fim humilhante pra alguém que era o imperador do maior império do mundo, né?
Nabu, q achava que dominava tudo, viu que, no fim, não conseguia dominar a si mesmo. Deus está com isso quebrando arrogância de Nabu.
Contextualização
E assim Ds faz conosco. Pv 16.18 — “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” Foi o q aconteceu tbm com Rei Uzias, q foi humilhado com a lepra (maior humilhação), por ter se tornado arrogante diante das suas conquistas e da sua fama, como Nabu – como cada um de nós, que empinamos o nariz por qualquer feito que nos destaca.
Ilustração
Já viu alguém andando com salto alto, todo confiante, e de repente tropeça e cai no meio de todo mundo? Geralmente isso acontece em filmes, com a vilã. Só que aquela queda derruba mais do que o corpo — derruba o orgulho.
Por vezes, Deus faz isso com você: permite um tombo naquilo em q vc se acha só pra vc se lembrar que não é tão bom quanto pensa. E isso é graça! Ele quebra nosso nariz empinado antes que a queda seja fatal.
Aplicação
A sua arrogância pode te fastar de Deus, levando a sérias consequências. Aquilo q vc considera o seu reino pode ser destruído, pra q você tire os olhos de si. Deus te humilha, a fim de que você O reconheça.
O arrogante tem o coração tão duro, q, por vezes, precisa levar um rasteira, pra q, ao cair, de costas pro chão, olhe pra cima! Cm Nabu, q só contemplou a Ds de vdd qndo foi quebrado.
A liberdade da arrogância vem com a humilhação diante de Deus, que nos faz reconhecer que nós não devemos ser arrogantes, pois nós não somos como Deus é.
Não somos os reis desse mundo. Esse reino é de Cristo, pois só Ele é capaz de reinar, digno de ser glorificado como tal.
Cristo
E esse Cristo, o Rei que não se exaltou, ele se humilhou até a morte de cruz. Ñ existe maior humilhação que o que Cristo passou. Foi humilhado ao vir a esse mundo, pq vc, em si mesmo, ñ tinha condições de deixar de ser arrogante.
Vc ñ consegue se livrar da maior de todas as humilhações, a punição do inferno - lugar reservado pra todo arrogante q não se arrepende dos seus pecados e reconhesse Cristo cm Rei, o Senhor da sua vida.
Assim, com a sua humilhação, Jesus nos humilha, pq ele teve que vir ser o que nós não podemos ser, fazer o que não podemos fazer.
Vc não é bom cm pensa que é. VC não é tão grande. Vc não consegue chegar diante de Ds e falar: aqui Deus, esses são os meus feitos gloriosos, pode me dar o prêmio que eu mereço.
Assim, Jesus humilha os arrogantes para que parem de olhar pra si e olhem pra fora, pro alto, pro céu, de onde vem o nosso socorro. Não espere cair pra confessar que você não consegue se ajudar quando o negócio aperta.
Reformulação
Deus te humilha caso você não se arrependa da sua arrogância, te derrubando do cavalo, a fim de que você reconheça Deus acima de você, acima de tudo, e pare de viver da maneira arrogante, como se você fosse Deus.
FDT
Mas você não precisa ficar caído. O Rei glorioso desse mundo te liberta da arrogância te confrotando, te humilhando, mas...

III. Restaurando você (36-37)

Explicação

A) Nabu é restaurado da arrogância

As falas são de alguém de humilde, né? São palavras que somente um servo, que reconhece sua humildade e a grandeza do seu rei, pode usar.
Mas pra isso, como ele não se arrependeu após ser confrontado, ele teve que ser humilhado para então ser liberto de vez da arrogância.
A Humilhação, a disciplina de Nabu era temporária. Havia no fim de tudo aquilo uma promessa de restauração.
Enquanto Nabu estava no alto do seu palácio, olhando pra baixo, olhando pros outros como inferiores, se achando o tal pela aparente grandeza, sem levar em conta a advertência do Senhor, ele foi humilhado, punido.
Mas a partir do momento em que, humilhado, humilde, ele olha pra cima, olhando pra Deus como superior, ele é abençoado.
Ele merecia restauração? Merecia alguma bênção? Lembra de td q ele havia feito contra Israel. O passado de Nabu o condenava. Ele invadiu Judá, destruiu o templo, matou um monte de judeu, levou outros cativos pra babi, mandou alguns deles pra uma fornalha...
Ele começa a se achar o tal, Deus o adverte, ele não dá ouvidos, e é então justamente humilhado, foi praticamente destruído...
Mas esse ñ precisa ser o fim do homem dpois da queda. Qndo Nabu, caído, levanta os olhos ao céu, sua razão milagrosamente retorna. Ele para de viver cm animal e exalta a Deus.
O céu no AT é um símbolo da soberania divina. Depois de ser humilhado, seu coração arrogante, duro, é quebrado, e ele então reconhece: Senhor, eu tô aqui na terra, sou pó. O Senhor está no céu, acima de tudo e todos. É o Senhor que controla, é o Senhor que faz, é o Senhor que é. Eu não controlo, não faço, não sou nada, sem ti. O vddo rei aqui é o Senhor”
O tom dele muda do começo pro final do capítulo. Parece q agora, depois do q passou, ele louva a Ds não da boca pra fora. Ele utiliza palavras vddas, profundas, palavras de adoração.
Não sabemos se Nabu se converteu. Não temos mais informações novas sobre ele. Após esse capítulo, outro rei entra em cena, Nabu será apenas citado lá na frente, como alguém que foi humilhado depois de ser achar demais, mas ele mesmo não entra mais em cena.
Alguns estudiosos acreditam que ele se covertou, outros são mais cautelosos. Mas a questão é que, ainda Nabu tenha sido apenas um ímpio que teve o seu pecado da arrogância refreado por Deus (pro seu próprio bem e pro bem do seu reino) ou tenha realmente se convertido (pq Deus pode salvar gente arrogante que se arrepende, mesmo tento feito as atrocidades q Nabu fez), Deus, graciosamente (seja comum ou salvífica), libertou Nabu da arrogância que o cegava pra sua impotência e pra onipotência de Deus.
Depois de ser humilhado e ver que não era tão poderoso como achava, Nabu foi restaurado ao reconhecer o poder soberano de Ds, exatamente como Deus prometeu. E para que ficasse evidente a sua misericórdia, Ds reergue Nabu, reestabelece-o a sua posição com ainda mais honra. Não por mérito, mas por graça.
Contextualização
Assim como Deus faz conosco, com toda nossa arrogância, com toda a nossa ruindade. Vc pode pensar: “Como Deus agracia Nabu? Eu sou mal, mas não tão mal quanto Nabu” Mas todos nós também não merecemos bênção alguma. O crente é imerecedor de graça tanto quanto o descrente.
Todos nós aqui temos potencial pra fazer o mal tanto quanto Nabu e mesmo assim o Senhor nos eleva a uma opisção de destaque no seu reino, ele nos restaura.
Ilustração
Sabe aquele vaso que caiu no chão e espatifou? Tdo mundo achou que ñ tinha mais jeito, ia direto pro lixo. Mas alguém teve paciência, colou pedaço por pedaço — e, no fim, o vaso voltou pro lugar. E o mais louco: agora ele chama mais atenção do que antes, virando obra de arte. Às vezes, Ds faz isso com a gente. Qnd tdo mundo acha q ñ tem jeito, Ele vai lá, junta os cacos e mostra que o valor maior ñ está no vaso, mas naquilo q o dono dEle faz com Ele.
A Bíblia está cheia desses exemplos de restauração. Paulo se achava o religioso. Deus o quebrou na sua religosidade, mas o restaurou como o maior dos apóstolos. Davi, o antigo Rei de Israel, começou se achar bom demais, foi lá e adulterou, engravidou a menina, tentou fazer uma arapuca pra enganar o esposo dela e, por fim, ainda matou o esposo. Arrogante, mal, e mesmo assim objeto do amor de Deus. O Senhor foi gracioso com Ele e o restarou.
Aplicação
E essa é a esperança pra você tbm. Tudo o que o nosso Deus promete, Ele cumpre, pq Ele é Rei todo poderoso, q tem o controle de tudo. Ele promete punição, promete destruição a pecadores cm vc, mas promete tbm restauração caso vc se arrependa, olhe pro alto, e reconheça aquele que está acima de todos, como Senhor, em todas as áreas da sua vida.
A arrogância pode levar à queda, mas o nosso Deus é um Deus que restaura caídos. Da mesma forma como Deus restaurou Nabu, Davi, Paulo, com toda a sua arrogância, por pior que eles fossem, Deus pode restaurar o pior homem dessa terra hoje, restaurar por completo.
Qualquer um de nós, não importa a falta de humildade , também pode ser restaurado. Se houve esperança pra Nabu, um rei cheio de si, que era inimigo do povo de Deus, há esperança pra você, independente do seu nível de arrogância.
Cristo
Essa é esperança que Cristo veio até esse mundo proclamar: O Evangelho é uma boa nova para arrogantes que não querem mais viver na arrogância, não importa o tamanho do estrago que a arrogância já te causou.
Jesus morreu numa cruz e ressuscitou para te libertar toda arrogância. Ele já pagou preço pela sua falta de humildade. E além de te perdoar, ele te dá condições de ser humilde.
Ele não dá só o seu exemplode humildade, mas nos dá, pela poder do seu EP, o poder de sermos parecidos com Ele e participarmos da Sua glória.
Em 1 Pedro 5.5b, Ds ordena que nos revestamos da humildade de Cristo, pq Ele resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Se Ds dá uma ordem, é pq é possível cumprí-la. Ele nos restaura p sermos humildes. Em Cristo, temos condições de não sermos + arrogantes.
E viver humildemente é viver leve, liberto do peso de achar motivos pra ser arrogante. Cristo sofreu a maior humilhação para que fossemos exaltados no fim, pelo poder, pela sabedoria, pela conquista dEle, e não nossa.
Por conta disso, vc ñ precisa + viver cm arrogante, vc ñ precisa + carregar o peso de ficar se provando. Vc ñ precisa manter a pose de ser aquilo que ñ é. Vc ñ precisa + buscar exaltação. Pq Cristo te ama apesar dos seus feitos.
Reformulação
Depois de te confrontar, de te humilhar caso necessário, Deus te restaura do estado de humilhação - tudo para te libertar da arrogância que só te leva à destruição.

Conclusão

Nabu não considerou o confronto à sua arrogância. Por conta disso, foi humilhado pra deixar de ser arrogante. No entanto, no fim, Deus o restaurou da sua situação, fez dele um homem humilde, transformado, q exaltou ao Ùnico Rei que merece glória.
Seja crente ou descrente, todos reconhecerão a glória desse Rei, seja por bem, ou por mal. Mas aqueles que estão em Cristo, apesar de ainda estarem presos a qualquer tipo de arrogância hoje, serão plenamente libertos.
Mas enquanto a libertação total da arrogância, tão comum no nosso mundo, não acontece. nós podemos ser a cada dia mais libertos.
Só Cristo para nos libertar da arrogância. Por isso, Ele nos confronta, humilha, mas nos restaura em gente humilde.
E todo mundo gosta de gente humilde. Nos filmes, os humildes se dão bem no fim, depois de serem humilhados. Mas pra Deus, é certeza: os humilhados serão exaltados. Os humildes se darão bem, pq só eles reconhecem que não merecem glória.
Vc não merece glória, vc não tem condiçõe de conseguir a glória q vc deseja. Você não é o rei da sua vida. Você nasceu para ser servo do Rei. A coroa que você tenta usar só cabe em uma cabeça — e essa cabeça já foi coroada com espinhos.
E este mesmo te coroará, com a glória dEle, pois só um rei glorioso.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.