Jó 28: Onde está a sabedoria?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
As palavras deste capítulo parecem ser de um assunto que não se conecta com o cap. 27;
Jó acabou de defender seu direito e mantém sua integridade. O que isso tem a ver com o conceito de sabedoria?
A questão aqui é que as palavras deste capítulo são do narrador, aquele que deu os últimos acabamentos ao livro. As razões para isso são as seguintes:
A fala sobre a sabedoria aqui é autoritativa. Anteriormente o tema da sabedoria já havia sido tratado (12.12-13; 15.7-10), mas sempre em um cenário de debate. Agora, a postura é conclusiva. Veja Jó 28.28 “E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento.” Ninguém questiona tal definição; nem mesmo Deus.
A localização deste capítulo também reforça a ideia de que estas palavras são do narrador. Esse discurso antecede três outros discursos grandes: o de Jó (29-31), o de Eliú (32-37) e o discurso de Deus (38-41). Assim, o cap. 28 mostra-se uma conclusão temática.
Os três amigos não conseguiram enxergar a sabedoria inerente nas palavras de Jó.
A dica está na definição de sabedoria: temor do Senhor e apartar-se do mal.
Lembra do início do livro?
Jó 1.8 “Perguntou ainda o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.”
Jó 2.3 “Perguntou o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.”
Isso significa, então, que Deus transformou o teste proposto por Satanás em um grande enigma que ensinaria a muitos em muitas gerações.
Seu caso foi um teste para Satanás ver que a integridade de Jó não era interesseira, foi um teste para os sábios daquela geração aprenderem que nem todo sofrimento é resultado de castigo divino, e foi um teste para o próprio Jó descobrir a sua resistência espiritual.
1. A vereda que a ave de rapina ignora (1-19)
1. A vereda que a ave de rapina ignora (1-19)
A primeira parte desse capítulo compara a descoberta da sabedoria com a procura pelos metais preciosos. Nos versos 1-6 o narrador descreve os meios idealizados pelo ser humano para conseguir o que ele considera valioso:
Jó 28.4 “Abrem entrada para minas longe da habitação dos homens, esquecidos dos transeuntes; e, assim, longe deles, dependurados, oscilam de um lado para outro.”
Essa motivação nunca será encontrada nos animais, pois eles não valorizam a prata e o ouro como o ser humano o faz:
Jó 28.7 “Essa vereda, a ave de rapina a ignora, e jamais a viram os olhos do falcão.”
A grande ironia do texto é que o ser humano sabe encontrar aquilo que lhe interessa, conseguindo superar qualquer tipo de dificuldade:
Jó 28.9–11 “Estende o homem a mão contra o rochedo e revolve os montes desde as suas raízes. Abre canais nas pedras, e os seus olhos vêem tudo o que há de mais precioso. Tapa os veios de água, e nem uma gota sai deles, e traz à luz o que estava escondido.”
Por que aqueles três amigos não conseguiram desvendar o mistério da sabedoria oculta no caso de Jó? Porque não a valorizavam como se valoriza a prata e o ouro:
Jó 28.13 “O homem não conhece o valor dela, nem se acha ela na terra dos viventes.”
Da mesma forma que se sabe o local onde se encontra metais preciosos, o ser humano deveria saber onde se encontra a sabedoria.
2. A sabedoria no projeto original de Deus (v. 20-28)
2. A sabedoria no projeto original de Deus (v. 20-28)
Na segunda parte deste capítulo, mostra-se que a sabedoria pode ser encontrada por meio das dicas deixadas por Deus.
Desde o princípio a sabedoria foi embutida nos menores detalhes dos grandiosos atos de Deus na história, e a história de Jó é um exemplo disso.
Jó 28.25–27 “Quando regulou o peso do vento e fixou a medida das águas; quando determinou leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões, então, viu ele a sabedoria e a manifestou; estabeleceu-a e também a esquadrinhou.”
Por causa dos demais livros da Bíblia sabemos que a sabedoria de Deus oculta na criação é o próprio Cristo.
1Coríntios 2.6–7 “Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada;mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;”
1Coríntios 1.24 “mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.”
Se a história de Jó carrega testemunhos claros da sabedoria de Deus e se a sabedoria de Deus é o próprio Cristo, então podemos concluir com alívio que a integridade e a justiça de Jó eram frutos da obra redentora do filho de Deus.
A integridade e retidão observadas na vida de Jó não se devem a ele, mas ao trabalho de Cristo misteriosamente operando em sua vida. Esse mistério nenhum dos amigos conseguiu desvendar.
Para reflexão:
Para reflexão:
Qual tem sido o local onde você tem encontrado a sabedoria de Deus?