Santificação
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Santificação ela é uma ação do que fazemos. Para entendermos precisamos saber o que é santificar.
santificar v. — fazer-se como dedicado a Deus; em tornar-se mais distinto, dedicado ou moralmente puro.
Hebreus 13.12 “Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta.”
sofreu fora da porta - Ele foi crucificado fora dos muros de Jerusalem.
1 Pedro 1.15 -16 - pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento,porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
1Ts 4.7 - porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.
RAIZ | ARA
αγιος agios santo 296
ἅγιος hagios santo 232
ἁγιάζω hagiazō santificar 28
ἁγιασμός hagiasmos santificação 10
ἁγνός hagnos puro 8
ἁγνίζω hagnizō purificar 7
ἁγιωσύνη hagiōsynē santidade 3
ἁγιότης hagiotēs santidade 2
ἁγνεία hagneia pureza 2
ἁγνότης hagnotēs pureza 2
ἁγνισμός hagnismos purificação 1
ἁγνῶς hagnōs sinceramente 1
A santificação é um conceito teológico que se refere ao processo de tornar-se santo ou separado para Deus. É descrita como uma obra sobrenatural e contínua de Deus nos crentes, que visa transformá-los à imagem de Cristo e capacitá-los para boas obras. Este processo envolve tanto a separação do pecado quanto o crescimento espiritual progressivo. Ela difere da justificação, que é um ato instantâneo de Deus declarando o crente justo, enquanto a santificação é um processo ao longo da vida. Embora seja fundamentalmente uma obra de Deus, a santificação também requer a participação ativa do crente em resistir ao pecado e buscar viver de acordo com a Palavra de Deus.
As boas obras se referem a ações humanas realizadas em obediência a Deus e em conformidade com a sua vontade.
A santificação é a obra sobrenatural de Deus em curso para resgatar pecadores justificados da doença do pecado e transformá-los à imagem de seu Filho: torná-los santos, à semelhança de Cristo e capacitados a fazer boas obras.
A santificação definitiva refere-se a uma mudança fundamental que ocorre no momento da conversão, quando o pecador é unido a Cristo através do chamado eficaz e da regeneração. Ela envolve uma ruptura radical com o pecado e uma nova condição espiritual, sendo mais do que uma simples mudança legal ou posicional. Este conceito é frequentemente mencionado no Novo Testamento, onde os cristãos são chamados de "santos" ou "santificados". A santificação definitiva é obra do Espírito Santo e produz uma transformação moral e ética no coração e na conduta do crente. Ela é o ponto de partida para a santificação progressiva, que é um processo contínuo de crescimento espiritual e transformação à semelhança de Cristo ao longo da vida do crente. Ambos os aspectos, definitivo e progressivo, são essenciais para a compreensão completa da santificação na vida cristã. É importante notar que a santificação é uma obra de Deus do começo ao fim, embora também requeira a participação ativa do crente.