SEGURANÇA NA MENSAGEM PROFÉTICA
KLING, Carlos Eduardo.
A Segura Palavra dos Profetas • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 12 viewsPodemos ter segurança e paz na mensagem profética, apesar deste mundo tenebroso e escuro em que vivemos. As profecias bíblicas servem para o povo de Deus como um guia que direciona a Jesus, nosso Guia e nossa Luz, apesar das incertezas deste planeta contaminado com o pecado.
Notes
Transcript
Por Que a Profecia foi Dada a Nós?
Por Que a Profecia foi Dada a Nós?
HOVO HINÁRIO ADVENTISTA:
Hino Inicial: 280 (O Espírito de Profecia)
Hino Final: 278 (A Voz de Deus)
TEMA: Profecias bíblicas
PROPÓSITO: Mostrar aos ouvintes que podemos confiar na mensagem bíblica, pois ela traz conforto e certeza neste mundo em crise.
TEXTO: Romanos 15:4
4 Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO:
A) Sentes seguro ao saber que as profecias bíblicas podem te trazer paz e segurança neste mundo em crise?
ILUSTRAÇÃO:
Eram os idos da Segunda Guerra Mundial.
Um repórter, para narrar os horrores da guerra, decidiu entrar na região do front da batalha a fim de entrevistar os soldados que mais pareciam farrapos do que gente.
Chegando ao lado de um que estava com a barba crescida, sujo, com fome e com as roupas que estavam duras qual tábuas por causa da lama, fez a seguinte pergunta:
“Se eu fosse Deus e você fizesse um pedido a mim, o que você pediria?”
“Que me desse o amanhã,” respondeu o soldado.
1. Não sabemos o que ocorrerá amanhã, na semana que vem, no mês que vem ou no ano que vem. O que podemos pedir a Deus é que nos dê o amanhã.
a) O mundo está assim: as pessoas não sabem o que será de suas vidas daqui a uns tempos e quais serão os planos a seguir. Por isso vivem perdidas e sem saber para onde ir ou a quem recorrer.
b) O que realmente você sente ao saber o que diz as profecias em relação ao nosso mundo atual?
c) Precisamos saber que a profecia bíblica “nunca, jamais” foi dada por vontade humana (2Pe 1:20-21), pois se assim não fora, não teríamos a certeza que temos quanto ao futuro.
20 sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; 21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.
TESE: O Senhor conhece o futuro e Ele revela a nós a Sua vontade, para que possamos andar na Sua luz neste mundo de trevas.
I - Como podemos saber que Deus conhece o futuro e que Ele nos revela a verdade?
I - Como podemos saber que Deus conhece o futuro e que Ele nos revela a verdade?
A) Ele é capaz de nos revelar antes que aconteça (Is 42:9)
9 Eis que as primeiras predições já se cumpriram, e novas coisas Eu vos anuncio; e, antes que sucedam, Eu vo-las farei ouvir.
1. O Senhor nos lembra o passado e revela o que acontecerá no futuro deste planeta (Is 46:9-10)
9 Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que Eu Sou Deus, e não há outro, Eu Sou Deus, e não há outro semelhante a Mim; 10 que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o Meu conselho permanecerá de pé, farei toda a Minha vontade;
a) Vejam a seguinte confissão de um afamado historiador moderno, quanto à capacidade humana de revelar o futuro:
“A História fez até agora tão pouco progresso no sentido científico, que nada pode dizer quanto ao que virá a ocorrer. No que se refere ao futuro, é completamente cega. Não existe no mundo um único filósofo que possa predizer a evolução no período de um dia sequer. No tocante aos problemas de 1895, o historiador é tão mudo quanto um charlatão prognosticador do tempo o seria quanto às condições meteorológicas da próxima estação do ano. [...] O homem mais esclarecido não pode predizer nem prever a natureza do que irá acontecer no ano que já está prestes a bater à porta.” John Clark Ridpath, em Christian at Work, 27 de dezembro de 1894.
b) Sabedor de todas as coisas, como é Deus, o futuro Lhe é presente.
c) Mais que qualquer outra coisa, talvez, as profecias da Bíblia e seu cumprimento dão testemunho de sua inspiração divina.
B) A quem Deus revela os segredos do futuro?
1. Aos Seus profetas (Am 3:7)
7 Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos Seus servos, os profetas.
a) As coisas reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos (Dt 29:29).
29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
b) Devemos ficar com aquilo que o Senhor nos revelou através de Sua Palavra, pois quando alguém ultrapassa aquilo que Deus nos revelou, poderá se revelar para nós um grande engano (Mt 7:15, 20; Is 8:20).
II - Veracidade e certeza da mensagem
II - Veracidade e certeza da mensagem
A) O apóstolo Pedro confirma a verdade daquilo que ele viu e ouviu.
1. Ele não disse que teve impressões do que ele viu e ouviu no monte da transfiguração, mas disse com certeza e propriedade daquilo que apareceu diante dele e dos seus amigos que estavam presentes (2Pe 1:16-19).
16 Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, 17 pois Ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa Lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo. 18 Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com Ele no monte santo. 19 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,
a) A palavra profética está baseada na veracidade das Santas Escrituras (Jo 17:17).
b) Se o testemunho de Pedro não fosse verdadeiro, por que ele estaria disposto a morrer por aquilo que fosse mentira ou duvidoso?
c) Ninguém morre por aquilo que é duvidoso.
2. A mensagem profética brilha nas trevas deste mundo (2Pe 1:19).
a) Apesar de haver tantas vozes que indicam várias direções, a mensagem profética ilumina o caminho do povo de Deus em direção à Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14:6).
b) O objetivo e o tema dos profetas de Deus: 1Pe 1:9-10:
9 obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.
10 Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada,
B) Quem deu a inspiração? 1Pedro 1:11
11 investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam.
1. O Espírito Santo sempre esteve presente com os profetas do Senhor.
a) O Espírito os guiara (Jo 16:13).
b) No passado: falou aos pais pelos profetas (Hb 1:1).
c) No tempo do fim: o espírito da profecia presente na igreja verdadeira (Ap 19:10; 12:17; 14:12).
III - O profeta Daniel e o Apocalipse
III - O profeta Daniel e o Apocalipse
A) Jesus reconheceu Daniel como profeta enviado do Senhor (Mt 24:15)
15 Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda),
1. O anjo Gabriel havia dito que as profecias de Daniel deveriam ser desvendadas no tempo do fim (Dn 12:4)
4 Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará.
a) Que certeza deu o anjo de que as profecias de Daniel seriam compreendidas nos últimos dias? Daniel 12:9-10
9 Ele respondeu: Vai, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até ao tempo do fim. 10 Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão.
2. O tempo do fim (עַד־עֵ֥ת קֵֽץ)
a) Um tempo distante da época em que o profeta vivera.
b) O texto hebraico nos lança a uma época distante onde chegaria aos dias em que vivemos.
c) Como podemos ter certeza de que realmente estamos no tempo do fim?
B) O Apocalipse
1. Revelação de Jesus Cristo para nós (Ap 1:1).
1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos Seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que Ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao Seu servo João,
a) O último livro da Bíblia que é a continuação de Daniel e que tem uma mensagem dirigida para todos que vivem no tempo do fim.
b) Benefício de quem crê na mensagem profética: Apocalipse 1:3
3 Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.
c) E que tempo é este que está próximo? A volta de Jesus (Ap 1:7).
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
Sabemos que a profecia nos foi dada para que possamos ser guiados pelas orientações e instruções do Senhor para o Seu povo no tempo do fim.
Podemos ver que Deus é o sabedor de todas as coisas e que nada do que acontece neste planeta passa por alto diante Dele, por isso podemos ter certeza de que a Sua vontade está sendo cumprida segundo o Seu propósito.
Podemos dizer que a profecia bíblica nos foi dada para pavimentar o caminho que o Senhor virá, ou seja, nos preparar para a grande profecia que será cumprida e que nós aguardamos com ansiedade - o breve retorno de Jesus!
APELO:
APELO:
Hoje o Espírito Santo apela ao seu coração para que aceite ser guiado e orientado pela palavra divina e aceite as verdadeiras orientações de Deus pelos Seus profetas.
Apesar deste mundo tenebroso e turbulento em que vivemos, podemos encontrar paz, segurança e conforto através da mensagem profética, pois funciona para a igreja de Deus como uma bússola ou candeia, onde brilha em lugar tenebroso deste planeta contaminado com o pecado.
Viva esta experiência com Deus, experimente confiar nas profecias e verá que ser guiado pelo Espírito Santo, andando nos passos de Jesus, será uma vivência maravilhosa ao Seu lado. Assim verás que a sua vida terá mais sentido.
Confia em Deus e na Sua Palavra!
Amém!
