Lucas 14.25-35

Lucas   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 13 views

O chamado de Jesus por discípulos ainda está ecoando no mundo. Diga: “SIM”.

Notes
Transcript
Grande ideia: O chamado de Jesus por discípulos ainda está ecoando no mundo. Diga: “SIM”.
Estrutura: O chamado é para todos que renunciam outras lealdades (vv. 25-27); o chamado é para todos que avaliam o custo do discipulado (vv. 28-33) e o chamado é para todos que lutam para não perder a integridade (vv. 34-35).
Em verdade, os termos discípulo e discipulado foram tão profundamente associados ao ministério de Jesus que, como observa Edward L. Smither, para os primeiros cristãos, o termo “discípulo” tornou-se, basicamente, sinônimo de “cristão”. Ser cristão, portanto, é ser discípulo de Cristo. Todavia, Jesus não somente fez discípulos, como também os encorajou a fazer outros discípulos, não tomando a si mesmos e suas ideias como modelo, mas, pelo contrário, espelhando-se em Jesus e em suas ideias, ou seja, imitando a Cristo.
Madureira, Jonas. O custo do discipulado: a doutrina da imitação de Cristo (p. 17). Edição do Kindle.
1. Avaliar o custo do discipulado. (vv. 28-33)
Jesus ilustra essa verdade (que é bem dura, diga-se de passagem) com duas histórias hipotéticas: o planejamento para construção de uma torre e o preparo para uma guerra.
A MENSAGEM:
"“Será que alguém começa a construção de uma casa sem primeiro fazer um orçamento para calcular o custo? Se você construir apenas os alicerces e ficar sem dinheiro, vai passar por tolo. Quem passar por ali vai até caçoar de você: ‘Olhem, ele começou a casa e não pôde terminar!’. “Vocês conseguem imaginar um rei indo para a guerra contra outro rei sem primeiro decidir se é possível, com seus dez mil soldados, encarar os vinte mil do outro? Se ele concluir que não pode, não vai preferir enviar um emissário para propor uma trégua?" Sent from Bible Study
Há quem comece bem na vida cristã (“pretendendo construir uma torre”), mas equivoca-se quando ao preço que deve ser pago. E ao fim, deixa um monumento à negligência espiritual: torre inacabada.
Não se vai a guerra sem conhecer o potencial do inimigo. Paulo adverte isso em sua carta aos Efésios.
Efésios 6.10–13 NAA
Quanto ao mais, sejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo. Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. Por isso, peguem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis.
Tem de “renunciar a tudo o que tem”.
https://carolinerseixas.wixsite.com/cartasdacarol/single-post/2016/08/30/10-frases-de-jim-elliot-que-te-far%C3%A3o-refletir
10 frases de Jim Elliot que te farão refletir
Philip James "Jim" Elliot (8 de Outubro de 1927 – 8 de Janeiro de 1956) era um cristão protestante, um dos 5 missionários mortos enquanto participavam da Operation Auca (Operação Alca), uma tentativa de evangelizar os Huaorani, um povo do Equador. Ele pertencia a uma família cristã. Desde cedo foi instruído nos caminhos de Deus, e veio a receber a Cristo como seu salvador aos 8 anos de idade.
Jim foi um jovem muito talentoso e se destacava em tudo que se envolvia. Formou-se em "desenho arquitetônico" ainda no período do Ensino Médio, logo depois se transferiu para a faculdade cristã de Illinois, a Wheaton College, onde se graduou com as mais elevadas honras.
Com convicção do seu chamado e vocação, Elliot focou nos estudos com o objetivo de adquirir a melhor preparação possível para o seu ministério. Dedicou-se ao estudo da língua grega, por conta do desejo de traduzir o evangelho para uma língua nativa.
Jim Elliot tinha uma oração constante registrada em seus diários: "Consuma minha vida, Senhor. Eu não quero uma vida longa, mas sim cheio de Ti, Senhor Jesus. Satura-me com o óleo do teu Espírito.". Sua vida e amor a Deus inspirou e continua inspirando muitos por todo mundo. O exemplo de alguém que buscava incansavelmente agradar ao Pai ainda está gerando frutos e despertando milhares de pessoas para viver uma vida que priorize a Deus.
Mesmo após Jim e os outros 5 missionários terem sido mortos brutalmente tentando levar o evangelho aos alcas, o trabalho não foi paralisado. As esposas desses missionários, apesar da grande dor que sofreram, decidiram continuar com a missão, e algum tempo depois foram sucedidas na evangelização dos aucas. A tribo foi evangelizada e alguns anos mais tarde, o assassino de Jim Elliot, agora convertido ao Senhor Jesus e líder da igreja na aldeia batizou a filha de Jim e Elizabeth no rio onde seu pai tinha sido morto.
Jim nos deixou seus diários como um presente para aprendermos mais de alguém, que assim como nós, teve outras opções na vida mas escolheu abrir mão delas para que através da sua dedicação a Deus, as pessoas conhecessem o amor do Pai. Para que todos os povos O adorem!
"Nós não precisamos de uma grande chamada de Deus, o que realmente necessitamos é de um bom chute no traseiro."
"Aqueles que conhecem o grande e terno coração de Jeová, certamente serão levados a negar seus próprios amores, para participar da expressão do Seu amor."
"Não é tolo aquele que abre mão do que não pode reter para ganhar o que não pode perder."
"A eternidade irá ao mesmo tempo abrir olhos e calar bocas."
"Não se conhece um homem pelo seu sorriso ou talentos, mas pela capacidade de suportar grandes sofrimentos."
"Deus está no Trono, Nós estamos aos Seus pés, entre nós e Ele existe apenas a distância de um joelho."
"Deus sempre dá o seu melhor para aqueles que deixam a escolha com ele."
"Onde quer que você esteja, esteja lá por completo. Viva ao máximo todas as situações que você acredita ser a vontade de Deus"
"Quando chegar a hora de morrer, certifique-se que tudo que você tem a fazer é morrer."
"Não busco uma vida longa , mas uma completa , como a sua Senhor Jesus."
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.