A família que serve a Deus

A família segundo o coração de Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 21 views
Notes
Transcript

Introdução

Hoje estamos concluindo a série de mensagens que começamos no mês de Maio, cujo o tema é: “A família segundo o coração de Deus”. Na primeira mensagem vimos sobre A família centrada em Deus”(Salmos 127), na segunda mensagem vimos sobre “a mãe que confia no Senhor” (1 Samuel 1), na terceira mensagem vimos sobre “Uma família feliz” (Salmos 128). Hoje veremos sobre “a família que serve a Deus”.

Contexto

O livro de Josué relata o povo de Israel entrando na terra prometida, a terra de Canaã, conforme a promessa de Deus feita a Abraão e depois aos seus descendentes.
Gênesis 12.4–7 NVI
4 Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 5 Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, comprados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chegaram. 6 Abrão atravessou a terra até o lugar do carvalho de Moré, em Siquém. Naquela época os cananeus habitavam essa terra. 7 O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.
O povo conquista vários territórios dentro de Canaã sob a liderança de Josué e Deus estava com o seu povo.
No capítulo 24, Josué estava renovando a aliança com o povo de Israel, ou seja, agora eles deveriam tomar a decisão de quem eles iriam servir, se o Deus de Israel ou os outros deuses.

Ideia Central

O povo de Deus deve abandonar os ídolos e servir somente ao Senhor.

Transição

Veremos dois elementos fundamentais para uma família servir somente a Deus.

Desenvolvimento

1° Escolher servir a Deus (v. 14-15)

Josué colocou a decisão diante do povo para que eles pudessem decidir se iriam servir a Deus ou aos deuses dos seus antepassados. Pois Josué estava se despedindo do povo, visto que já estava idoso e não viveria mais sob a liderança do povo. Perante isso, o texto mostra quatro atitudes que demonstra a escolha de servir a Deus:

1ª Temer ao Senhor (v. 14)

14 “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.
Josué exorta ao povo a respeito de “temer ao Senhor”. A palavra “temer” significa “reverenciar, respeitar”, ou seja, é obedecer a Deus. O temor está associado também ao medo, mas o medo seria em desagradar a Deus, isto é, de ofendê-lo.

2ª Servir com integridade (v. 14)

14 “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.
A outra exortação de Josué para o povo é de “servir com integridade”. A palavra “integridade” pode ser traduzida como “perfeito, completo”, dependendo do contexto em que ela está inserida. Porém, no texto a palavra mais correta seria “sinceridade”, cujo significado é “a qualidade de ser honesto”. Então, Josué está dizendo para o povo servir a Deus com honestidade e com qualidade.

3ª Servir com fidelidade (v. 14)

14 “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade.
Josué exorta o povo a servir com “fidelidade”, isto é, com “verdade”.

4ª Abandonar a idolatria (v. 14b -15)

14b Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.
A evidência de que o povo iria servir a Deus com fidelidade e com sinceridade, é jogar fora os deuses pagãos dos antepassados. Isso quer dizer, que eles deveriam abandonar a idolatria, ou seja, o pecado que a geração que morreu no deserto cometeu. Josué exorta o povo a não imitar a prática do povo que saiu do Egito.
15 Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”.
Josué coloca o povo para escolher entre servir a Deus e servir aos ídolos. Mas ele deixa claro que a família dele iria servir a Deus e não iria abandonar o Senhor para servir a ídolos pagãos.

APLICAÇÃO

Para uma família servir somente a Deus, é fundamental abandonar o pecado da idolatria, ou seja, tudo aquilo que rouba o lugar de Deus no coração.
Qual tem sido o ídolo que a sua família tem que deixar de lado para servir a Deus?

2° Ter o compromisso de servir a Deus (v. 16-27)

Após Josué colocar diante do povo a escolha de servir a Deus ou servir aos ídolos pagãos, agora existe o compromisso para que o povo pudesse cumprir com a escolha que fizessem. Diante disso, veremos quatro situações que ocorre diante do compromisso do povo:

1ª O povo escolhe servir a Deus (v. 16-18)

16 Então o povo respondeu: “Longe de nós abandonar o Senhor para servir outros deuses! 17 Foi o próprio Senhor, o nosso Deus, que nos tirou, a nós e a nossos pais, do Egito, daquela terra de escravidão, e realizou aquelas grandes maravilhas diante dos nossos olhos. Ele nos protegeu no caminho e entre as nações pelas quais passamos. 18 Além disso, o Senhor expulsou de diante de nós todas as nações, inclusive os amorreus, que viviam nesta terra. Nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus”.
O povo decidiu servir somente a Deus, isso quer dizer que eles estavam se comprometendo a não adorar outros deuses, mas adorar somente o Deus de Israel.
Os israelitas reconheceram que Deus os libertou da escravidão no Egito e eles presenciaram muitos milagres de Deus. Além disso, Deus os protegeu e expulsou as nações que estavam na terra de Canaã, para que os israelitas pudessem herdar a terra que mana leite e mel com fartura, conforme Deus havia prometido.
Êxodo 3.7–8 NVI
7 Disse o Senhor: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. 8 Por isso desci para livrá-los das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus.

2ª Josué alerta o povo sobre a decisão deles (v. 19-20)

19 Josué disse ao povo: “Vocês não têm condições de servir ao Senhor. Ele é Deus santo! É Deus zeloso! Ele não perdoará a rebelião e o pecado de vocês. 20 Se abandonarem o Senhor e servirem a deuses estrangeiros, ele se voltará contra vocês e os castigará. Mesmo depois de ter sido bondoso com vocês, ele os exterminará”.
Josué conhecia o povo, pois ele presenciou diversas vezes os israelitas prometendo, mas depois não cumprindo com a promessa. Por isso, Josué os advertiu dizendo que eles não seriam capazes de servir somente a Deus, pois o Senhor é zeloso e santo e não iria tolerar a rebeldia.
Se o povo não cumprisse com a promessa e servisse outros deuses, certamente o Senhor iria discipliná-los, isto é, castigá-los, como fez com os antepassados.
Números 14.20–25 NVI
20 O Senhor respondeu: “Eu o perdoei, conforme você pediu. 21 No entanto, juro pela glória do Senhor que enche toda a terra, 22 que nenhum dos que viram a minha glória e os sinais miraculosos que realizei no Egito e no deserto, e me puseram à prova e me desobedeceram dez vezes — 23 nenhum deles chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados. Ninguém que me tratou com desprezo a verá. 24 Mas, como o meu servo Calebe tem outro espírito e me segue com integridade, eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão. 25 Visto que os amalequitas e os cananeus habitam nos vales, amanhã dêem meia-volta e partam em direção ao deserto pelo caminho que vai para o mar Vermelho”.
A disciplina de Deus seria forte, pois Deus iria “exterminá-los” ou “consumí-los”, ou seja, Deus iria matá-los.
Deus é santo, não permite que o povo fique vivendo em pecado. Por isso, Josué adverte o povo em relação ao compromisso deles com Deus.

3ª O povo reforçar a escolha de servir a Deus (v. 21-24)

21 O povo, porém, respondeu a Josué: “De maneira nenhuma! Nós serviremos ao Senhor”. 22 Disse então Josué: “Vocês são testemunhas contra vocês mesmos de que escolheram servir ao Senhor”. “Somos”, responderam eles. 23 Disse Josué: “Agora, então, joguem fora os deuses estrangeiros que estão com vocês e voltem-se de coração para o Senhor, o Deus de Israel”. 24 E o povo disse a Josué: “Serviremos ao Senhor, o nosso Deus, e lhe obedeceremos”.
Diante da advertência de Josué, os israelitas reforçam que eles iriam servir somente a Deus e iria obedecê-lo. Josué afirma que eles são “testemunhas” da própria decisão deles e eles confirmaram a escolha de servir somente a Deus.
O texto apresenta quatro vezes o povo afirmando: “Nós serviremos ao Senhor”.

4ª Josué valida a decisão do povo (v. 25-28)

25 Naquele dia Josué firmou um acordo com o povo em Siquém, e lhe deu decretos e leis. 26 Josué registrou essas coisas no Livro da Lei de Deus. Depois ergueu uma grande pedra ali, sob a Grande Árvore, perto do santuário do Senhor. 27 Então disse ele a todo o povo: “Vejam esta pedra! Ela será uma testemunha contra nós, pois ouviu todas as palavras que o Senhor nos disse. Será uma testemunha contra vocês, caso sejam infiéis ao seu Deus”.
Então, após o povo escolher servir ao Senhor, Josué então faz a validação dessa escolha e do compromisso do povo em servir somente a Deus. A validação da escolha é a aliança que Josué fez com o povo, para firmar e comprovar a decisão deles.
Josué deu leis e decretos para o povo seguir, ou seja, normas que Deus havia dado para Moisés. Josué registrou essas coisas no Livro da Lei de Deus e para o povo lembrar do compromisso, ele pegou uma grande pedra e ergueu debaixo do carvalho junto ao santuário do Senhor.
Após fazer isso ele afirmou que as pedras são testemunhas contra o povo, caso eles não cumpram a promessa que eles fizeram a Deus.
28 Depois Josué despediu o povo, e cada um foi para a sua propriedade.
Depois ele se despediu do povo e cada um foi para a sua propriedade, ou seja, para a terra que haviam recebido como herança.

APLICAÇÃO

O cristão não deve brincar de servir a Deus, infelizmente muitos fizeram o compromisso de servir a Deus e vivem na prática do pecado.
Outros não se comprometem de servir somente a Deus, porque outras coisas têm sido prioridade.
A quem a sua família está servindo? A Deus ou tem outras coisas que tem roubado o lugar de Deus?

Conclusão

Para concluir, o povo deve abandonar a prática da idolatria e ter o compromisso de servir somente a Deus, mas lembrando que Deus é santo e odeia a desobediência. Por isso, o povo deve cumprir a decisão de servir somente a Deus.
Para uma família ser segundo o coração de Deus, todos os membros da família devem abandonar tudo aquilo que rouba o lugar de Deus no coração e tomar a decisão de servir somente a Deus.
Você pode declarar como Josué: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”? Se a sua resposta for sim, Deus seja louvado. Mas se a sua resposta for não, ainda é tempo de buscar ao Senhor e servir somente a Ele.

Aplicação

Devemos servir somente a Deus e abandonar todos os ídolos do nosso coração.
Não podemos brincar de servir a Deus, pois Ele é santo e zeloso.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.