Influenciadores de Fé: A Chamada de Pedro

Influecer  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Introdução

Lc 5.1–11

Boa noite raça. Vamos dar inicio a mais um palavra da nossa serie influencers. Nas ultimas semanas falamos sobre José e Daniel. Dois jovens que decidiram ser diferente do meio onde eles estavam e começaram a influenciar a sua comunidade a volta. Mas hoje vamos ver um personagem diferente, um personagem que viveu seus altos e baixos. Viveu a vida de tentar virar um homem de Cristo como nós. Um homem que vivia a sua vida comum, com seu trabalho comum até que então Cristo o chamou. Ele nem sabia ao certo o que ele tava escolhendo fazer, mas seguiu e foi um processo de aprendizado e amadurecimento que o fez virar um grande homem de Deus que influencia. Quem que eu to falando? Pedro.
Vamos ja abrindo nossas Bíblias no livro de Lucas, capitulo 5, versicuos de 1 a 11.
Nova Versão Internacional 5.1 Jesus Chama os Primeiros Discípulos

5 Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. 2 Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. 3 Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.

4 Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”.

5 Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”.

6 Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se. 7 Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar.

8 Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!” 9 Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, 10 como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão.

Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”. 11 Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.

Se reparamos bem, boa parte do ministério de Jesus se deu em torno do mar da Galiléia. O mar da Galiléia tinha esse nome porque ele é enorme. Na verdade ele é um grande lago, abastecido pelas águas do rio Jordão. Se você estiver na margem do lago, dependendo de onde você estiver, você nem consegue ver o outro lado de tão grande que é o lago. Toda essa região da Galiléia era extremamente frutifera. Muita trigo e vinho era uma das principais mercadorias que eram produzidos por perto. Mas no lago em si, estabeleceusse um grande numero de companhias de pescadores. Então muito da vida das pessoas giravam em torno do que o mar da Galiléia trazia de retorno pra eles.

1. Influência Inicia na Audição

Lc 5.1–3
Cristo estava andando perto do mar da Galiléia e uma galera começou a se achegar perto de Cristo a ponto de comprimilo de todos os lados. Imagina Jesus andando na praia, ensinando sobre o reino de Deus e era tanta gente para descreverem que estavam compimindo de todos os lados. Todas essas pessoas estavam de ouvir a palavra de Deus. Aquelas pessoas ja ouviam e reconheciam que os ensinos de Jesus eram e vinham da parte de Deus. Jesus viu na praia dois barcos dos pescadores que estavam la limpando suas redes. Jesus se aproximou pediu para que Simão, (Pedro), para que afastasse um pouco o barco da praia e ali ficou, Jesus sentado ensinando as pessoas de dentro do barco e Pedro que dirigiu o barco até lá.
Pedro já conhecia provavelmente Cristo nessa etapa da história, não sabemos se eles já haviam se conversado, mas Pedro ja tinha uma certa relação de ouvir a Jesus. Jesus quer continuar ensinando ao povo que estava espremido para aprender, e Pedro provavelmente atende essa vontande de querer ouvir tambem.
Para ser um servo de Deus que influência, tem que querer primeiramente ouvir. Tem que ter vontade de aprender. Não tem como aprender qualquer coisa sem primeiramente passarmos por uma aula, um aprendizado. Como qualquer um de vocês vai me dar a resposta de quanto é Raiz quadrada de 4? Quantos lembram que quando não sabiamos achavamos que raiz quadrada seria a coisa mais avançada do mundo? Nos só aprendemos se ouvimos o que tem pra ensinar e Deus fala até hoje com nós atravez de sua palavra. Ler a palavra de Deus é o primeiro passo para nos tornamos servos influentes. Reparem tambem no versiculo dois. Os pescadores estavem lavando suas redes. Eles tinham passado a noite toda pescando, estão provávelmente exaustos de uma noite de trabalho fracassada. Os pescadores tem que limpar a rede toda parar tirar as algas e evitar que elas quebrem, mas Pedro ouviu a voz de Jesus chamando ele para um serviço. Pedro foi chamado a voltar para aquele mar que ele passou a noite toda, só para levar Jesus a falar com a multidão e Pedro foi. Influênciar começa tambem com sacrificio. Muitas vezes estamos cansados, exautos de alguma coisa, mas Deus nos chama para aprender. Pedro provavelmente estava até com ranço daquele mar. Passado uma noite, jogando a rede , pesada e voltava nada… e agora vai ter que voltar la só pra levar esse cara pra ensinar… Sim. Jesus que saber o sacrificio que você esta disposto a fazer para segui-lo e aprender com Ele.

2. Influência Originada pela Obediência

Lc 5.4-7
Jesus depois de ter ensinado o povo chega a Pedro e ordena que ele retorne com o barco para o fundo do mar para jogar as redes denovo. Pedro então pensa e fala “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada...”. Pedro é um pescador nato. O cara viveu a vida toda ali, é quase um manézinho da ilha, morador do ribeirão. O cara só sabe pescar. Ele sabe do que ta falando. A pesca era feita geralmente a noite, quando o sol se põe, a água esfria, e os peixes sobem para vir comer. Quando o sol sance os peixes descem para o fundo do mar. Para pegar os peixes no fundo do mar precisariam usar rendes de grande porte que pudessem avançar até o fundo do lago. Tudo isso deve ter passado na cabeça de Pedro, além de que ele tinha acabado de limpar as redes que estavam ali, ele teria que novamente limpar as redes e sabe-se quando ele iria dormir novamente.
Esse é o exato objetivo de Jesus, não a pesca em si, mas a obediencia radical a Ele. Pedro então termina a resposta “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”.
Não precisamos entender sempre o próposito das coisas. Algumas ordens de Deus nos cabe confiar e obedecer. Deus sabe o que é melhor e nos leva por caminhos de graça. Pedro era totalmente entendido do assunto, Jesus era apenas um carpinteiro, mas Pedro confiou nos ensinamentos de Jesus. Quantas vezes você acha que você é o entendido no assunto? o quantas vezes um professor ou seus pais lhe dão uma ordem que você pensa “Mas isso nem siquer faz sentido”. Nós começaremos a influenciar quando comçarmos a obedecer a Deus. Temos que ser radicais na decisão de obedecer a Deus. Quando entendemos que Jesus é a autoridade em nossa vida ele se torna a referencia em qualquer assunto para nossa vida. Temos que confiar nas palavras de Deus.
Jesus fala no singular “Vá!”, como se fosse uma ordem diretamente para Pedro, e logo após diz no plural “lacem as redes”. Perceba como Pedro era de alguma forma ja influente no meio dele. Pedro era uma referencia para seus amigos e sócios pescadores. Jesus chega nele e ordena que Vá, e depois diz para o resto da galera ali para jogarem tambem as redes. Pedro obedeceu e influenciou que seus amigos assim fizessem. Pedro o experiente, sabendo e tendo otimos argumentos do porque não fazia sentido mover os barcos e sujar novamente as redes… Pedro obedeceu. Continuando no versiculo 6 e 7. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. 7 Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique.
Vamos fazer uma análise detalhada dos versos seguintes. Os dois versos dizem que fizeram o que Jesus falou. Pegaram grande quantidade de peixe, era tanto que ia rasgar as redes, então dizeram sinais para os companheiros do outro barco vir ajudar, e assim encheram os dois barcos de muitos peixes. Ao perceber que não iam aguentar chamaram aos amigos do outro barco para ajudar. Cristo não vai nos deixar sozinha em uma missão, ele esta la te ajudando a puxar a rede. Cristo nos mostra que sempre estara com a gente em seus inumeros momentos de serviço. Exemplo: Cristo lavou os pés dos discipulos, Jesus partiu o pão...

3. Influência Cresce na Resposta

Lc 5.8–11
Pedro se ajoelha diante de Cristo é fala “Saia de perto de mim, eu sou um pecador miseravel”. Pedro chama Jesus de SENHOR, e não mais mestre. A obediencia de Pedro não era mais somente por respeito e uma notoria autoridade que Jesus tinha, mas agora porque Jesus era seu Senhor. Aquilo que um Senhor manda, o servo obedece. Pedro reconhece sua pecaminosidade. Ele ve toda aquele milagre acontecendo. Pedro entendia do assunto de pescaria, era impossivel o que acabara de acontecer. Ele fica amendrontado, maravilhado e se derrama aos pés de Cristo. Jesus olha para Pedro e diz: “Você será pescador de homens”. Pedro era ja pescador. Um pescador lança suas redes para pegar peixes, vivos e mortos para comer… E os que estão vivos ele mata para comer… Mas agora não, a palavra usada no grego é de pescar com vida e para a vida. Pedro iria lançar a rede para resgatar os homens que estão vivos, e para a vida. Jesus resignificou o propósito de vida de Pedro. Agora ele teria que buscar homens e não somente peixe. Diante do chamado não so ele, mas seus amigos tambem, largam tudo e começam a seguir Jesus. Será que estamos dispostos a largar tudo como sinal de resposta ao chamado de Jesus. Cristo quer que mudemos nossa vida radicalmente, você esta disposto a isso? Qual será a nossa resposta diante do chamado de Jesus? Sera que reconheceremos assim como pedro nossa pecaminosidade e nos ajoelharemos diante de sua majestade? Cristo morreu por esses pecados, o que Deus exige de troca é nossa vida, nosso tempo… A unica resposta válida para o que Cristo fez na cruz por nós é nos entregar 100% a Ele. Em todas as áreas de nossas vidas.

Aplicações

Obedecer a Deus é importante. A Bíblia não exige que entendamos os planos e ordens de Deus, só nos pede que confiemos e que a gente obedeça. Assim como Pedro que não entendeu ao certo o porque jogar a rede, mas ele confiou e obedeceu a Jesus.
Se queremos começar a influenciar o nosso meio e as pessoas a nossa volta, tem que primeiramente ter havido uma real transformação de vida em nosso coração. Assim como Pedro que olhou para a maravilha que Cristo fez diante dele, devemos olhar para a Cruz de Cristo e ter a mesma reação de se ajoelhar diante dEle
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.