Estudo sobre livro de Jeremias

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript

Capitulo 1

Introdução

Quando olhamos para o que vem acontecendo dentro de alguns locais nos dias de hoje, precisamos pedir muito discernimento para o que está sendo feito em nome de Deus. Se é que realmente Deus está nestes locais.
Temos visto muitos se dizerem profetas de Deus, arrastam mutidões, mas se checarmos a fundo o que seria um modelo de profeta, é certo que nenhum destes seria.
Quero trazer um pouco de Jeremias aqui para que possamos compreender como era ser um profeta no Antigo Testamento e como destoa do que estamos vendo hoje.
Um dos temas principais do livro é juízo. Ele tinha uma missão de registrar a acusação de Deus contra o Seu povo. Ele disse também que o arrependimento sincero poderia anular ou adiar o que era inevitável.
Profetas, em sua maioria não eram levantados para afagar o ego, ou trazer revelações no culto, ou marcava na agenda o que iria fazer.

3 pontos sobre reconhecer o chamado de um profeta

É DEUS QUEM CHAMA
(Jeremias 1.4–5) “A mim me veio, pois, a palavra do Senhor, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.”
A Palavra de Deus é central na vida de um profeta. São as Palavras de Deus.
O profeta é um canal de Deus para a nação
Ao separá-lo no ventre da mãe, traz a ideia de santidade. Logo, o profeta de Deus não se mistura com as coisas do mundo, pois ele é separado de modo especial para o ofício dado por Deus.
É DEUS QUEM TRAZ AS PALAVRAS
(Jeremias 1.9–10 )“Depois, estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.”
Este corte de versículos faz alusão ao verdadeiro profeta.
O texto é descrito também em Deuteronômio 18.17–18 “Então, o Senhor me disse: Falaram bem aquilo que disseram. Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.”
O profeta só falava quando Deus ordenava.
O profeta não estava preocupado com sua reputação. Ele precisava se preocupar com a transmissão da mensagem.
A mensagem é mais importante que o mensageiro.
É DEUS QUEM CUIDA DE QUEM É CHAMADO
(Jeremias 1.17–19) “Tu, pois, cinge os lombos, dispõe-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te infunda espanto na sua presença. Eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze, contra todo o país, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes e contra o seu povo. Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar.”
O versículo 17 vai falar sobre preparação.
É um chamado para não temer.
O profeta de Deus ele é preparado espiritualmente quanto emocionalmente.
O profeta de Deus é fiel a mensagem. Não importa qual era, Ele precisava dizer aquilo que Deus havia falado.
Existia uma urgência na mensagem.
A simbologia aqui usada mostra que Jeremias encontraria grande resistência, mas ele seria forte o suficiente para seguir à diante porque Deus estava com Ele.
Jeremias trataria de temas delicados, mas aqui o texto deixa claro que a fortaleza, não vem de sua habilidade ou coragem e sim da autoridade do poder de Deus a ele confiado.
E por fim, vem a questão da oposição humana, as dificuldades que ele enfraria.
Saber que existe a presença de Deus e ter certeza que o problema será superado.
O texto mostra como Deus capacita e fortalece seus servos para enfrentar qualquer oposição, dando a certeza que mesmo em momentos de dificuldade Ele estará ao nosso lado para nos libertar e proteger.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.