A VOZ DO MESTRE - Sal & Luz
Pra. Suellen
A Voz do Mestre: As bem-aventuranças • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 90 viewsNotes
Transcript
Texto-Base: Mateus 5:13-16 (NAA)
13 — Vocês são o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 14 — Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. 15 Nem se acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Na semana passada, ouvimos a voz do Mestre em Mateus 5:6-12, onde Jesus revelou o coração do Reino: um chamado a ter fome e sede de justiça, ser misericordioso, puro, pacificador, e até suportar perseguição por amor a Ele.
Hoje, no Sermão do Monte, Jesus muda o foco do nosso coração para a missão: “Vocês são o sal da terra! Vocês são a luz do mundo!”
Pra que serve o sal? Tempera, preserva, transforma! E a luz? Dissipa as trevas, guia, revela! Mas o que acontece quando o sal perde o sabor? E se a luz se esconde?
Jesus está nos chamando a viver uma vida que influencia o mundo, não para nos exibir, mas para que Deus seja glorificado.
(Hernandes Dias Lopes, Publicações Hagnos) “O sal não faz barulho, mas transforma o que toca. A luz não fala, mas ilumina tudo ao redor” .
Prepare-se para ouvir a Voz do Mestre em Mateus 5:13-16 e descobrir como ser sal que tempera e luz que brilha, para que o mundo veja Cristo em nós!
E O QUE JESUS ESTÁ NOS ENSINANDO HOJE?
E O QUE JESUS ESTÁ NOS ENSINANDO HOJE?
1. Jesus Nos Chama a Ser Sal da Terra: Temperar o Mundo com o Evangelho
1. Jesus Nos Chama a Ser Sal da Terra: Temperar o Mundo com o Evangelho
Vocês são o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens (Mateus 5:13, NAA).
O sal é essencial: dá sabor, preserva, transforma. Nos tempos de Jesus, era tão valioso que soldados romanos recebiam “salário” em sal. Mas sal insípido? Não serve para nada! Jesus compara Seus discípulos ao sal, dizendo: vocês devem temperar o mundo com o evangelho!
(Wesley, O Sermão do Monte, Ed. Vida).“É da natureza de vocês temperarem o que está em sua volta”
Como? Vivendo com integridade, amor e coragem. Paulo alerta em 1 Coríntios 5:9-11 para não nos isolarmos do mundo, mas também não nos conformarmos com o pecado. Devemos interagir com todos, mostrando a diferença que Cristo faz.
Ilustração: Quando chegamos em Vancouver há 8 anos atrás, Max iniciou um o curso de inglês do governo. Um certo dia a professora pediu para apresentar um trabalho sobre uma pessoa influente e importante. E Max apresentou o trabalho, falando sobre Jesus. Foi sal !
A igreja fora das paredes também é sal:
Também vários eventos de música no metro, onde lá louvamos em inglês e o nosso canto prega Jesus! Historia da Natasha de reconciliação
Exortação: Nosso problema é que muitas vezes já nos tornamos insípido e nem percebemos!
Criamos igreja pra nós mesmos…musica pra nós mesmos…nosso eventos são pra nós mesmos e tudo circunda envolta de nós mesmos… COMO SER SAL DA TERRA SEM ESTÁ PERTO QUE QUEM PRECISA SER TEMPERADO?
➡️ Aplicação: O ambiente que você frequenta está sendo temperado pelo sabor do Senhor? Ou, quando você chega, ninguém percebe a diferença? Peça ao Espírito Santo que restaure o “sabor” do evangelho em sua vida!
2. Jesus Nos Chama a Ser Luz do Mundo: Brilhar a santidade de Deus sem Medo
2. Jesus Nos Chama a Ser Luz do Mundo: Brilhar a santidade de Deus sem Medo
Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. Nem se acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa (Mateus 5:14-15, NAA).
Uma cidade no monte não se esconde. Uma lamparina não é posta debaixo do cesto, mas no alto, para iluminar! Jesus, que disse “Eu sou a luz do mundo” (João 8:12, NAA), agora nos chama a refletir Sua luz.
(Lloyd-Jones, Estudos no Sermão do Monte, Ed. Fiel) “O cristão deve ser diferente, não para se exibir, mas para glorificar a Deus” .
Ser luz é viver com valores cristãos firmes, mesmo sob pressão.
2 Tessalonicenses 3:15 nos exorta a não tratar pecadores como inimigos, mas a adverti-o com amor, brilhando em meio às trevas.
Esconder a luz – por medo, vergonha, ou conveniência – é trair a missão.
João 15:6 avisa: ramos que não produzem fruto são cortados.
Testemunho: Eu trabalhei com uma pessoa que sempre tirava vantagem nas vendas e prejudicava o lucro da empresa. E eu fazia as cotações com a margem adequada dos projetos e não me permiti fazer parte do esquema dele com os projetistas. No fim ele foi obrigado a se aposentar e eu vim indicada pela minha chefia para Quebec.
➡️ Aplicação: Você esconde sua fé por medo do que dirão? Ou sua luz brilha, mesmo que incomode? Ore para que o Espírito Santo acenda sua lamparina e te dê coragem para brilhar!
3. Jesus Nos Chama a Viver Boas Obras que Glorifiquem a Deus
3. Jesus Nos Chama a Viver Boas Obras que Glorifiquem a Deus
Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus (Mateus 5:16, NAA).
Nossas boas obras não são para autopromoção, mas para que o mundo glorifique a Deus.
(Wesley, O Sermão do Monte, Ed. Vida).“Sua calma, alegria humilde, em meio à perseguição, e seu trabalho incansável para pagar o mal com o bem, os farão ainda mais visíveis”
Jesus espera que nossas ações – amor, perdão, serviço – apontem para o Pai.
Hebreus 6:10 assegura: “Deus não é injusto para se esquecer do trabalho que vocês fizeram e do amor que mostraram para com o seu nome.”
Nossas obras, como sal que tempera e luz que brilha, devem refletir Cristo!
Exemplos: Fazemos sempre (warming hearts) em Vancouver.
➡️ Aplicação: Suas ações levam outros a glorificar a Deus ou a você mesmo? Peça ao Espírito Santo que suas obras sejam um reflexo da luz de Cristo, para que o nome do Pai seja exaltado!
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
A voz do Mestre ressoa em Mateus 5:13-16: “Vocês são o sal da terra! Vocês são a luz do mundo!” Jesus não apenas nos chama a temperar e iluminar, mas nos convida a receber Sua luz para transformar nossas vidas e a de outros.
Ele declara: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12, NAA).
Quando você acolhe Cristo, Sua luz dissipa suas trevas – pecado, medo, vazio – e faz de você uma lamparina que guia outros a Ele. No trabalho, na família, na rua, sua vida pode ser o sal que dá sabor à esperança, a luz que leva alguém a glorificar a Deus!
Um dia, aqueles que brilham para Cristo ouvirão: “Vem, bendito de meu Pai, recebe por herança o Reino preparado para ti!” (Mateus 25:34, NAA).
Você está ouvindo a voz do Mestre? Está pronto para receber a luz de Cristo e ser sal e luz para os que cruzam seu caminho?
Escolha hoje acolher Jesus, a verdadeira Luz, para que Sua salvação brilhe em você e alcance outros, glorificando o Pai agora e eternamente!
ORAÇÃO
ORAÇÃO
“Senhor Jesus, Tu és a verdadeira Luz do mundo e o Sal que transforma. Dá-nos coragem para temperar o mundo com Teu evangelho e brilhar com Tuas boas obras. Visita-nos com Teu Espírito, restaura nosso “sabor” e acende nossa lamparina, para que vivamos para Tua glória. Que nossas ações levem outros a Te louvar, hoje e para sempre. Em Teu santo nome, amém”.
REFERÊNCIAS
REFERÊNCIAS
O Sermão do Monte – John Wesley (Ed. Vida)
O Sermão do Monte – D.A. Carson (Ed. Vida Nova)
Estudos no Sermão do Monte – D. Martyn Lloyd-Jones (Ed. Fiel)
Publicações de Hernandes Dias Lopes (Ed. Hagnos)
