CIDADANIA ETERNA

Domingos de Esperança 2025  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript
CIDADANIA ETERNA
Textos: Gênesis 12:1-2; Romanos 2:28-29; 6:3-4; Gálatas 3:29; 3:26-27; João 3:23; Marcos 16:16
Hinos: Vinde as águas.
INTRODUÇÃO
A estátua da Liberdade é um dos monumentos mais famosos do mundo. Desde a base do pedestal até a tocha, a estátua tem 93 metros de altura e pesa 225 toneladas. Quando foi erguida, em 1886, em Nova York, tornou se a estrutura de ferro mais alta do mundo. A estátua foi um presente dos franceses para os americanos e comemora a aliança entre os dois países durante a Revolução Americana e, desde então, não só se tornou um símbolo de liberdade, justiça e democracia, mas também um Patrimônio Mundial.
Na base da estátua está um trecho de um soneto escrito por Emma Lazarus que diz: “Venham a mim as massas exaustas, pobres e confusas ansiando por respirar liberdade. Venham a mim os desabrigados, os que estão sob a tempestade. Eu os guio com minha tocha.” Os Estados Unidos reforçam o ideal de liberdade e um novo começo.
Israel é um outro exemplo de liberdade e novo começo, especialmente após o repugnante e trágico holocausto nazista, quando 6 milhões de judeus foram mortos. Em 1948 foi formado o novo estado de Israel. No dia seguinte, as nações árabes vizinhas declararam guerra ao novo estado, mas, surpreendentemente, os israelenses venceram.
Em 1956 as nações árabes atacaram igualmente, mas outra vez Israel os derrotou. Na guerra dos seis dias de 1967, Israel venceu novamente e conquistou Jerusalém pela primeira vez em 2000 anos. Outra vez, em 1973, os árabes atacaram na guerra do Yom Kippur, Israel derrotou os árabes mais uma vez. Durante os últimos anos, Israel foi transformada a tal ponto de alguns cristãos a consideram um cumprimento da profecia bíblica, como sendo o povo escolhido de Deus, e durante muito tempo eles foram o povo de Deus.
I – POVO SÁBIO
Leia comigo o convite e a promessa que Deus fez a Abraão em GÊNESIS 12:1-2.
Era o propósito de Deus que por meio da obediência aos mandamentos, os descendentes de Abraão, ou seja, Israel se tornassem a maior nação da terra. Assim, as nações migrariam para a terra de Israel, situada na encruzilhada do mundo, para descobrir por que eles eram tão bem-sucedidos. Veriam que o sucesso de Israel era devido a obediência a Deus e a sua Lei. O profeta Miqueias afirma que muitas nações dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor e ao templo do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas.” (Mq 4:2).
Assim, os gentios encontrariam à fonte do sucesso de Israel, que é Deus e Sua graça: “Voltem se para mim e sejam salvos, vocês, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro” (Is 45:22). Israel cresceria globalmente à medida que pessoas de outras nações se juntassem a eles: “Naquele dia, muitas nações se juntarão ao Senhor e serão o meu povo. Habitarei em seu meio.” (Zc 2:11).
Desta maneira, Israel tendo Deus como seu líder, dominaria o mundo inteiro, tornando-se o último império, mas tudo isso estava sob a condição de que Israel seguisse o SENHOR guardando Seus mandamentos (Dt 28:1). Mas vimos que, infelizmente, a história de Israel foi geralmente marcada pela desobediência a Deus, e Seu propósito para a nação não aconteceu. Israel perdeu seu status de povo de Deus quando no ano 34 d.C. matou apedrejado a Estevão.
II – NOVO ISRAEL DE DEUS
Quem hoje é considerado parte do povo de Israel? LEIA COMIGO ROMANOS 2:28-29.
Alguns israelitas acreditavam que só porque eram descendentes de Abraão, eles eram os únicos escolhidos de Deus. Mas, de acordo com Paulo, ser um israelita é mais do que nascimento.
Para Paulo, ser israelita sempre foi sobre um estado do coração. É por isso que Paulo diz que nem todos os israelitas carnais são israelitas.
Ser um verdadeiro israelita está relacionado com a decisão de entrega e submissão ao Senhor. Para Paulo, a semente ou descendência primária de Abraão é Cristo. LEIA COMIGO GÁLATAS 3:29.
Uma vez que Cristo é a descendência de Abraão, então se uma pessoa aceita Cristo então também será descendência de Abraão. Pertencer a Jesus faz de uma pessoa um israelita espiritual.
Portanto, por meio de Cristo somos todos um só povo e com a mesma esperança, e justificado em Cristo mediante a fé temos aberta diante de nós as portas da eternidade.
III – COMO SER UM ISRAELITA ESPIRITUAL
O que devo fazer para pertencer a Jesus e me tornar um israelita? LEIA COMIGO GÁLATAS 3:26-27.
É pelo batismo que uma pessoa se torna um israelita, porque no batismo nos vestimos de Cristo, que é a semente ou a descendência de Abraão. Aqui está o caminho para ser um israelita espiritual. O caminho para pertencer a Jesus e a Sua Igreja é mediante o batismo. O tema do batismo é um assunto tão importante que a Bíblia o menciona cerca de 80 vezes.
Esse rito sagrado tem um significado. LEIA ROMANOS 6:3-4.
O batismo significa morte para a vida pecaminosa e uma nova vida em Jesus. Assim, o significado do batismo de fé envolve: (1) um funeral; (2) uma ressureição e (3) uma adoção. Note que é o batismo que homenageia a ressurreição de Jesus e não a troca do dia de guarda, do sábado para o domingo porque Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana.
No mundo existe várias formas de batismo inventada pelas religiões, é comum ouvir de batismos por aspersão, por pétalas de rosas, por sal ou do balde. Mas a bíblia ensina que existe apenas uma forma que é correta o batismo de imersão (Ef 4:5).
IV – O BATISMO VERDADEIRO
Alguém pode dizer: Como você afirma que essa é a única maneira correta de batizar? Eu te repondo: Foi assim que João Batista batizou Jesus. Ele é nosso exemplo em todas as coisas. Em Marcos 1:9 encontramos: “Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão.” Na Bíblia, o batismo ocorre na água. Em Mateus 3:16, também dentro do contexto do batismo de Jesus, diz a Bíblia que depois de ser batizado, saiu Jesus imediatamente da água.
A mesma forma é realçada no livro de Atos. Em uma ocasião, um homem chamado Filipe foi instruído pelo Espírito Santo a ir e pregar para um homem da Etiópia, que estava lendo Isaías 53 em sua carruagem no caminho de volta de Jerusalém para a Etiópia. Filipe ensinou ao homem sobre Jesus, o Salvador. Quando eles chegaram a um lugar onde tinha água o etíope perguntou se poderia ser batizado, porque agora ele acreditava em Jesus. A Bíblia diz: “Então mandou parar a carruagem, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco” (At 8:38). Então, novamente, o batismo é na água.
Batismo vem da palavra grega “baptizo”, que significa mergulhar. Observe que João Batista escolheu um lugar apropriado para batizar LEIA JOÃO 3:23. O batismo precisa de muita água. Se João estivesse apenas aspergindo água nas pessoas, um balde de água teria sido suficiente para centenas. Mas ele precisava ter bastante água para batizar segundo o método bíblico. A imersão é a forma correta de batismo.
O batismo é indispensável para nossa salvação, LEIA MARCOS 16:16. O batismo é a consequência daquele que crê em Jesus.
CONCLUSÃO
Agora deixe-me esclarecer alguns equívocos sobre o batismo. O batismo não significa que você é perfeito, mas significa que você está comprometido com Deus. O batismo não é graduação, ou seja, não é o fim da vida cristã. É apenas o começo da sua trajetória. O batismo nos dá uma nova vida de liberdade da consequência do pecado. O batismo nos dá uma nova sensação de poder espiritual em nossas vidas. Não há nada mágico no batismo nem na água, mas o milagre é o que acontece no coração de quem é batizado. O batismo acontece quando se tem maturidade para decidir.
Não batizamos bebês porque eles não se arrependem, não acreditam e não podem ser ensinados. Mas, embora a Bíblia não ensine o batismo infantil, ela ensina a dedicação de bebês. Deus ama as crianças. Jesus amou as crianças e as tomou em Seus braços para abençoá-las, o que chamamos de dedicação, não batismo. Isso ocorre porque o batismo é para os que creem.
O batismo é o ensinamento da Bíblia sobre como ser um verdadeiro israelita, um cidadão do reino de Deus.
APELO
Por causa da liberdade, Deus convida você a tomar uma posição. Quando somos batizados, declaramos nossa fidelidade, tomando uma decisão pública sobre Deus. Mostramos de que lado estamos. Muitos estão tentando ficar em cima do muro quando se trata de Deus. Mas não há meio-termo na guerra final. Quem não está comigo está contra mim, disse Jesus. Aceite o Seu convite e se prepare para ser batizado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.