A Descendência de Jacó
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 31 viewsNotes
Transcript
Gênesis 29.31-30.24.
Jacó veio de uma família dividida e o resultado é que a sua descendência também está dividida. Seu lar está dividido, suas esposas estão divididas, elas são irmãs que lutam pelo mesmo marido.
Deus nunca deixou outro padrão, mas deixou claro que o padrão que Deus requer de nós é monogamia.
Jacó estava agora com duas mulheres, mas ele amava apenas uma, ela amava Raquel e não amava Lia.
Deus reprova isso, mas Deus suportou isso. Também era uma prática entre nessa cultura oriental de dar uma serva para ter filhos pela sua senhora, assim a esposa estéril tinha filhos através desse tipo de “barriga de aluguel” que era essa mãe através de sua serva frutífera.
Capítulo 29
V.31-35- Os primeiros filhos de Jacó com Lia
4- Rúben, Simeão, Levi e Judá
Raquel em contraste com Lia era estéril e não podia ter filhos. Lia era desprezada, a ideia é que ela era não amada, simplesmente isso. Raquel tinha beleza, mas era estéril, Lia não tinha beleza mas tinha fertilidade.
Lia é a primeira das esposas de Jacó a ter bebê, a que fora rejeitada por Jacó foi a primeira a conceber, e ainda é importante destacar que ela terá mais filhos do que Raquel, do que Bila e Zilpa
Lia nomeou cada filho de acordo com o maior desejo que ela tinha em seu coração.
Rúben significa “ele viu a minha aflição”. Lia via que Rúben era Deus olhando pra ela e vendo sua aflição(v.32), então ela pensou que o nascimento do primeiro filho Jacó iria lhe dar mais atenção e assim foi com Simeão que significa “aquele que ouve” (v.33) e o terceiro ela dá o nome de Levi(v.34) após esses três ela estava convencida que Jacó iria lhe dar mais atenção. Levi significa “apegado” ou “aquele que une” e por fim Judá que significa “louvor” e ai podemos perceber que já neste quarto filho Lia está contente e não mais fala sobre rivalidade com sua irmã Raquel, mas ela louva ao SENHOR pelo fruto de seu ventre. E então ela para por esse momento de conceber.
Capítulo 30
V.1-8 - Os filhos de Jacó com Bila (serva de Raquel)
2- Dã e Naftali
Aqui temos dois filhos gerados através do que chamamos hoje de barriga de aluguel. Onde Raquel estava nessa crise conjugal com seu marido Jacó, e ela estava com ciúmes de Jacó com sua irmã Lia.
Lia teve 4 filhos e Raquel não conseguia ter nenhum. Temos aqui as consequências e mazelas do pecado, a poligamia traz consigo suas consequências. Nenhum caso de poligamia deu certo no AT e nunca dará em nenhum tempo da história. E isso porque Deus não quer esse padrão. Mas sim a monogamia.
Ela então diz a Jacó com ciúmes me de filhos senão eu morrei, e Jacó então responde furiosamente a ela de que Ele não é Deus para fazer isso. E diz que a culpa dela não ter filhos é Deus pois era atribuído a Deus a culpa. Jacó não ora por sua esposa, deveria fazer o que Isaque fez, orou por Rebeca. Mas ele assim não faz. Só fica furioso com ela.
Raquel então apela para cultura e entrega sua serva Bila para coabita com Jacó e ter filhos por meio de sua serva substituta. Raquel seguiu o exemplo de Sara (avó de Jacó) que fez isso também com seu marido Abraão. Assim, quando a criança nascia já era entregue para Raquel e era entregue o filho como sendo dela e não de sua serva.
Raquel entendeu que quando Bila gerou um filho, Deus fez justiça. E assim nasceu Dã que significa “Deus me defendeu” (v.6)
Raquel se sentia injustiçada, mas por meio do sistema Deus foi justo com ela.
O segundo filho nasce e se chama Naftali que significa “minha luta” ou “aquele que foi obtido com muito esforço” (v.7-8) vimos que Labão trata suas filhas como garantias numa luta econômica, e agora suas filhas parecem ver seus filhos como garantias num conflito familiar.
V.9-13 - Os filhos de Jacó com Zilpa (serva de Lia)
2- Gade e Aser
Lia agora sente que está perdendo ou mesmo próximo de perder, literalmente temos duas mulheres contando os filhos como se fosse um placar.
Então como Lia havia parado de ter filhos, ela coloca sua serva Zilpa para coabitar com Jacó e assim conceber filhos por meio de sua serva. E assim fez e conseguiu mais dois filhos.
O primeiro é Gade que significa “a sorte veio ou afortunada”
E por isso ela diz que está feliz.
E o segundo filho é Aser que significa a significa feliz e por isso Lia diz que as mulheres vão ver que ela é feliz.
V.14-16 - Raquel tenta engravidar com magia
Mandrágoras eram plantas como se fosse uma beterraba, a raiz desa planta era usada como sendo afrodisíaco. Era o fruto do amor, a deusa grega afrodite é a deusa do amor, e era chamada a dama da mandrágora. A mandrágora, desenvolvida em campos e solo bruto da Palestina e região mediterrânea, é conhecida como contendo qualidades seu fruto exala uma fragrância excitante e distintiva, e as pessoas achavam que era boa para o amor e que trazia fertilidade.
Rúben era o filho mais velhos, ele saiu para o campo e achou essa planta e trouxe para sua mãe Lia. Raquel ficou sabendo e então ela, pelo que aparenta aqui é que Raquel, como esposa favorita de Jacó, tinha o inquestionável privilégio de decidir qual das esposas ou concubinas de Jacó dormiria com ele em qualquer noite”. Em sua rivalidade, as irmãs aguerridas chegam a um acordo que satisfaça a necessidade da outra.
Pois Lia não queria dá a Raquel, pois já achava que estava muito prejudicada pelo fato de Raquel ter casado com seu marido.
Então Raquel propõe que Lia dê a mandrágora pra ela e em troca Raquel conseguiria que Lia dormisse com Jacó naquela noite.
Outra possibilidade é que Jacó não estava respeitando a escala de passar a noite com Lia, e naquela noite era a vez de Raquel, e por isso ela diz que já achas pouco ter tomado meu marido? e também querer as mandrágoras de meu filho?
Mas, Raquel então faz o trato de ceder pra Lia aquela noite com Jacó.
Naquela noite então Lia disse a Jacó que a noite era com ela, pois ela havia trocado com Raquel pelas mandrágoras, e naquela noite eles coabitaram. (v.16)
Mas, o plano de Raquel deu errado. Pois naquela noite quem ficou grávida foi Lia.
V.17-21 - Os últimos filhos de Jacó com Lia (esses são os últimos com Lia = 7 filhos (6 homens e 1 mulher))
3- Issacar, Zebulom e Diná (única mulher)
Issacar significa “ele recompensa” que vem de pagar o salário, Lia entendeu que Deus a recompensou porque havia feito o costume da época de gerar filhos por meio de sua serva.
Depois veio Zebulom que significa “presentear”
E por fim gerou também por meio de Lia a única filha que chamou Diná. Mais a frente vamos ver melhor sobre ela.
V.22-25 - Os filhos de Jaco com Raquel
2 - José e Benjamim
Raquel agora não se sente mias envergonhada, e chama seu primeiro filho de José que significa “dar mais” ou que Deus acrescente mais” é esse menino que vai ser usado para salvar toda esta família e muita gente do Egito e do mundo. Será ele o vice-rei
E por fim ela dá a luz a Benjamim que significa filho da felicidade, mas na verdade ela o chama de Benoni filho da dor (35.16-19)
Obs: Assim, enquanto que cada uma teve dois filhos com Jacó, Lia teve 7 filhos com seu marido Jacó.
V.26-43 - Jacó fica rico
Aplicações:
Deus continua cumprindo com sua promessa
Gênesis 12.1–3 “Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
Deus controla a história
Deus mostra que apesar dos pecadores, Deus está cuidando da história para promover sua glória.
