Quem não vive para servir não serve para viver Hernandes Dias Lopes, Bíblia

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 290 views
Notes
Transcript
Mateus 20.28 “tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”
Mateus 25.34–40 NTLH
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo.Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa.Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar.” — Então os bons perguntarão: “Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água?Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos?Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?” — Aí o Rei responderá: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram.”
O conceito de "servir" tem um significado profundo no contexto religioso cristão.
Servir envolve atender às necessidades dos outros e dedicar-se ao serviço de Deus
1. No âmbito espiritual, os cristãos são chamados a um "serviço sacerdotal", que inclui adoração, oração intercessora e ser luz para o mundo.
2. Este serviço é visto como parte essencial da vida cristã, começando na vida presente e continuando eternamente.
2. Além disso, servir ao próximo é descrito como uma manifestação prática do amor, indo além de simplesmente dar coisas materiais, mas envolvendo empatia e ação concreta para ajudar os necessitados
3. Na liderança cristã, o conceito de servir é exemplificado por Jesus Cristo, que deu sua vida pelos outros, estabelecendo um modelo de liderança baseado no auto-sacrifício4.

Servir ao próximo é colocar-se no lugar dele, para sentir sua dor e suprir suas necessidades. É fazer pelo outro o que ele não pode fazer por si mesmo. É dar o melhor do que se tem para socorrer em tudo aqueles que nada têm. É amar as pessoas não apenas de palavras, mas de fato e de verdade, traduzindo em ações concretas os sentimentos mais profundos do coração

Filipenses 2.1–14 NTLH
Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espírito de Deus. E também são bondosos e misericordiosos uns com os outros. Então peço que me dêem a grande satisfação de viverem em harmonia, tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente. Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz. Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai. Portanto, meus queridos amigos, vocês que me obedeceram sempre quando eu estava aí, devem me obedecer muito mais agora que estou ausente. Continuem trabalhando com respeito e temor a Deus para completar a salvação de vocês.Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações. Façam tudo sem queixas nem discussões
Quero divir em 3 lugares onde podemos e devemos servir.
Lugares esses é onde temos servir, mas para podermos transicionar nessas esferas, primeiro devemos entender o que é um servo.

é termo geral, compreendendo o que serve voluntariamente e o que é obrigado a servir, desde o escravo prisioneiro de guerra, ou adquirido por compra, até o ministro de um rei, e ao que serve a Deus.

Mt 20.26–28Mas entre vocês não será assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vocês, que se coloque a serviço dos outros; e quem quiser ser o primeiro entre vocês, que seja servo de vocês; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
João 13.1–27 “Antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse Jesus, sabendo este que o Pai tinha confiado tudo às suas mãos, e que ele tinha vindo de Deus e voltava para Deus, levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, pegando uma toalha, cingiu-se com ela. Em seguida Jesus pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. Quando se aproximou de Simão Pedro, este lhe perguntou: — Vai lavar os meus pés, Senhor? Jesus respondeu: — O que eu faço você não compreende agora, mas vai entender depois. Então Pedro disse: — O senhor nunca lavará os meus pés! Ao que Jesus respondeu: — Se eu não lavar, você não terá parte comigo. Então Pedro lhe pediu: — Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça. Jesus respondeu: —…”
João 13.1–17 NAA
Antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse Jesus, sabendo este que o Pai tinha confiado tudo às suas mãos, e que ele tinha vindo de Deus e voltava para Deus, levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, pegando uma toalha, cingiu-se com ela. Em seguida Jesus pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. Quando se aproximou de Simão Pedro, este lhe perguntou: — Vai lavar os meus pés, Senhor? Jesus respondeu: — O que eu faço você não compreende agora, mas vai entender depois. Então Pedro disse: — O senhor nunca lavará os meus pés! Ao que Jesus respondeu: — Se eu não lavar, você não terá parte comigo. Então Pedro lhe pediu: — Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça. Jesus respondeu: — Quem já se banhou não precisa lavar nada, a não ser os pés, pois, quanto ao mais, está todo limpo. E vocês estão limpos, mas não todos. Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: “Nem todos estão limpos.” Depois de lhes ter lavado os pés, Jesus pôs de novo as suas vestimentas e, voltando à mesa, perguntou-lhes: — Vocês compreendem o que eu lhes fiz? Vocês me chamam de Mestre e de Senhor e fazem bem, porque eu o sou. Ora, se eu, sendo Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, também vocês devem lavar os pés uns dos outros. Porque eu lhes dei o exemplo, para que, como eu fiz, vocês façam também. Em verdade, em verdade lhes digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Se vocês sabem estas coisas, bem-aventurados serão se as praticarem.
1 Timoteo 5.8 Se alguém não tem cuidado dos seus e, especialmente, dos da própria casa, esse negou a fé e é pior do que o descrente.
Deus nos chamou todos para servir!
1 ESFERA
SUA CASA !
A esfera mais importante, das 3 esfera . Lugar esse onde muitas vezes não somos reconhecido pelos feitos que fazermos, pois, tudo isso caiu no cotidiano. O lavar um louça, fazer comida, servir a mesa, levar o lixo para fora.. atitudes essas que muitas vezes não pensamos que isso estamos ligado a adoração a DEUS
O servir em casa, é a terra mais ardua, e o local onde muitas vezes temos que gastar mais tempo, para nascer um flor.
Mas nossa casa tem que ser um lar, um dos lugares mais doce da terra verdejante de Deus. Lugar onde Deus.
O lar e o local onde iremos aprender a servir, isso levara ao reflexo par sociedade.
Devemos cuidar de nossa casa.
2 ESFERA!
SOCIDADE —> palavra que deriva do latim “societas”, que significa Companherismo.
Hoje no Brasil, somos 43 milhores de evangelhos, somos o segunda pais do mundo que tem mais cristão. Mas isso reflete na sociedae ??
Somo pais conhecido pelo futebol, pais da corrupção. Mas como pode um pais ter tanto cristãos, e ainda continuar como um dos piores ?
O que nos estamos fazendo para mudar essas situação, tão drastica ??
Como servir na sociedade pode mudar esses numeros ??
2Coríntios 6.3–12 NTLH
Não queremos que alguém ache defeito no nosso trabalho e por isso fazemos o possível para não atrapalhar ninguém. Pelo contrário, em tudo mostramos que somos servos de Deus, suportando com muita paciência as aflições, os sofrimentos e as dificuldades. Temos sido chicoteados, presos e agredidos nas agitações populares. Temos trabalhado demais, temos ficado sem dormir e sem comer. Por meio da nossa pureza, conhecimento, paciência e delicadeza, mostramos que somos servos de Deus. Por meio do Espírito Santo, temos mostrado isso pelo nosso amor verdadeiro, pela mensagem da verdade e pelo poder de Deus. Por vivermos em obediência à vontade de Deus, temos as armas que usamos tanto para atacar como para nos defender. Somos elogiados e caluniados; alguns nos insultam, outros falam bem de nós. Somos tratados como mentirosos, mas falamos a verdade; somos tratados como desconhecidos, embora sejamos bem conhecidos de todos; somos tratados como se estivéssemos mortos, mas, como vocês estão vendo, continuamos vivos. Temos sido castigados, mas não fomos mortos. Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas. Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo. Queridos amigos de( corintos) ITAUNA DO SUL , temos falado francamente e temos aberto completamente o nosso coração para vocês. Não temos fechado o nosso coração; vocês é que têm fechado o coração de vocês para nós.
Paulo aqui nos da detalhes, de como um servo do Senhor, pode fazer e como sera recebido, quando serve as pessoas.
A cidade de Corintos, cidade grega-romana, onde Paulo passou 18 meses na sua segunda jornada missionaria. Paulo, escreveu duas cartas para esta igreja.
Em Corinto, Paulo trabalhou como fazedor de tendas, com Priscila e Aquila ( Atos dos Apóstolos 18.3 “E, como tinham o mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava. O ofício deles era fazer tendas.”).
Por isso vemos que Paulo escolheu Corintos estrategicamente, pois Corinto era um cidade grande, e naquela epoca esta tendo jogos ao deus Poisedon.
Então, Paulo serviu aquela sociedade com sua vida, mas não foi reconhecido.
Agora, quero trazer você a sua realidade, quantas pessaos você ajudou, que vivaram as costas para você, e desistiu de ajudar a proxima ??
Imaginemos uma fazenda, onde um agricultor se esforça para plantar suas sementes em solos pedregosos. Após meses de trabalho duro, algumas plantas crescem, mas várias secam e morrem, deixando-o desanimado. Ele começa a se perguntar se vale a pena o esforço, se todas as sementes vão acabar falhando. Essa é uma realidade na vida cristã: muitas vezes, nos deparamos com a rejeição e a desesperança, mas é crucial lembrar que o trabalho de amor pode germinar em corações que ainda não vemos.
Irmão, como Paulo, iremos sofrer para servir uma sociedade caida, mas o importante, e sabermos que não estamos por resultados, mas queremos ser Cristo na vida daquelas pessoas.
Se queremos mudar um sociedade, tevemos ser sal na terra para eles.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.