Um convite para ver de perto

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript
ICT: Zaqueu, maioral dos publicanos, fora movido por curiosidade a subir numa árvore para ver Jesus passar. Jesus se convida para casa de Zaqueu, onde lá conversam, e então Zaqueu se arrepende, conserta sua vida e é salvo.
TESE: Um convite para ver Jesus de perto é o que o homem precisa para ser convencido de que precisa se entregar para Ele.
PB: Evangelístico
PE: Apresentar Jesus como salvador.

Introdução

Hoje quero contar a vocês a história de um homem chamado Zaqueu, está na bíblia, em Lucas 19:1-10. Talvez a maioria já deve ter escutado esse nome. Há 15 anos atrás, uma música estourou no Brasil inteiro e furou a bolha da música Gospel. Por um ano inteiro aonde eu ia eu ouvia “Como Zaqueu…”. Na igreja, a música já se tocava sozinha. Nas rádios, o tempo todo. Na rua, nos shoppings, nas lojas… em todo lugar só se ouvia essa música. Confesso que nunca mais a escutei por motivo de: “eu ouvi em um ano o suficiente para um ano inteiro.”
Para resumir a história de Zaqueu: ele era um publicano, cobrador de impostos e baixinho. Quis ver Jesus, e por ser baixinho, teve que subir numa árvore. Jesus o vê lá, o chama pelo nome, e vai jantar em sua casa. Zaqueu se arrepende e muda de vida.
Na música que falei, em pregações, em livros infantis, a história de Zaqueu geralmente é contada na perspectiva dele, de como ele foi ousado para ver Jesus passar, falando que nós devemos ter o mesmo tipo de ousadia. Mas hoje quero contar nessa mensagem sobre a perspectiva de Cristo e mais especificamente sobre o convite que Ele fizera a Zaqueu.
Um convite para conhecê-lo de perto.
Ilustração: quando conhecemos alguém de perto, podemos deixar de lado todos os pré conceitos que nós tínhamos sobre ela.
Recentemente tive a oportunidade de conhecer uma pessoa. Eu já sabia quem ele era, mas tinha uma resistência, infelizmente. Quando eu o conheci de perto eu pensei: “Que cara legal, porque eu não tinha vindo falar com ele antes?”
Ilustração: Somente de perto conseguimos discernir direito. Quando era adolescente, estudava ali no Leonardo da Vince, morava no Vicente Pires, e pegava ônibus numa parada ali no pistão. Usava óculos. Quebrei. E tive que ir para aula sem enxergar e o pior foi voltar para casa. Eu não enxergava as plaquinhas com o número do ônibus.
Para conhecer de verdade, temos que ver de perto. E hoje o meu convite para você é esse.
Desenvolvimento:

Zaqueu, o puro mais impuro da Judéia.

1 Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. 2 Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico,

Zaqueu era um homem rico, cobrador de impostos, que oprimia o povo.
judeu, que trabalhava para Roma. Era considerado um traidor da pátria.
Além disso ele extorquia o povo, e cobrava a mais para roubar o dinheiro.
Traidor, ladrão, opressor, considerado a escória. Talvez o homem mais impuro de toda a Judéia.
Só que os nomes na bíblia carregam uma identidade. Uma verdade, sobre a vida de uma pessoa.
E fui movido pela curiosidade para saber o significado do nome Zaqueu. Zaqueu = Puro.
não há nome mais paradoxal do que esse. O homem considerado o pior dos pecadores se chamava “PURO”.
Jesus enxergou o verdadeiro potencial, a essência pela qual o Pai o criou.
Restaurou a identidade.
Aplicação Pessoal: nem o homem mais impuro da Terra está fora do alcance de Jesus.

Zaqueu teve a curiosidade de conhecer o movimento de Jesus.

3 procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. 4 Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.

Zaqueu foi atraído para ver o movimento
Ouviu falar da fama. Ouviu o barulho de uma multidão.
Muitos aqui vieram atrás do movimento da mesma forma.
Queremos entender melhor o que está acontecendo.
Mas esse não é o convite que eu quero fazer a você.
Não quero te apresentar um movimento.
Pessoas legais, bonitas e cheirosas.
Música legal.
Resenha.
Pastores que tem uma palestra edificante.

Um convite para ver de perto.

5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.

Zaqueu foi convidado para conhecer Jesus de perto.
Do movimento à mesa. Da multidão à intimidade.
mesa é lugar de:
intimidade…
aonde nós conhecemos uns aos outros.
onde não usamos armaduras.
aonde somos vulneráveis.
O convite não é sobre uma religião, mas sim sobre um relacionamento íntimo com alguém.

Quando aceitamos o convite de Jesus, muitas vezes nós vamos passar por dificuldades.

6 Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. 7 Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador.

Desde o início da caminhada cristã temos dificuldades.
não é um caminho fácil, mas é um caminho necessário.
Todo caminho fácil leva a morte
Comer
não se exercitar
não trabalhar
A caminhada cristã vai ter suas dificuldades, mas é um caminho que leva para a vida eterna.

Quando conhecemos Jesus de perto a nossa vida é transformada.

8 Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.

Quando conhecemos Jesus de perto todo o resto perde o valor.
Naquele momento, Zaqueu se viu diante de um homem perfeito. Com um amor que constrangia. O Rei dos reis estava sentado diante dele, na sala de sua casa. E quando olhava para perfeição de Cristo, ele via a sua própria imperfeição e a necessidade de segui-lo.
Parábolas do Reino.
Mateus 13.45–46 “O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.”
Supremacia de Cristo
¹⁵ Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,
¹⁶ pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
¹⁷ Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.
¹⁸ Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.
¹⁹ Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,
²⁰ e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.
Colossenses 1:15-20
Conhecer Jesus de fato e não uma caricatura.
Ilustração
Avô
meu avô foi convidado pelo seu tio. Sua vida e casamento estava por um fio por conta do vício da bebida. A vida do meu avô estava fadada a ser como a do meu bisavô. Que perdeu sua vida por conta do alcolismo, um dia andando na rua embriagado, foi atropelado.
mas foi convidado pelo seu tio, para ir morar um tempo com ele. Seu tio, um pastor, o apresentou Cristo, e Cristo salvou meu avô, o casamento e nossa família.
mãe
minha mãe, conheceu o movimento de Jesus desde criança, mas não o conhecia de perto. Se afastou e ficou anos longe. Um dia, no princípio de uma depressão ela decidiu voltar ao Movimento de Cristo, e no auge da sua depressão ela finalmente conheceu Jesus de perto e foi curada da depressão.
eu
Eu, filho de crente, neto de crente, nasci no movimento. Mas fui conhecer Jesus de fato na minha adolescência, quando tive um encontro pessoal no meu quarto, orando ao Senhor.

Jesus, o nosso salvador.

9 Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

Apresentar Jesus como salvador e o plano redentivo de Deus
Gn 3: pecado do homem
Isaías 59.2 “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.”
João 3.16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Ele morreu por mim e por você, e por meio do seu sangue somos reconciliados com Deus.
Ilustração: Monge - “Como pode um Deus morrer?”
Sofrimento para nos salvar

Conclusão

Convite a conhecer de Perto. Esse é o verdadeiro Jesus.
Apelo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.