PORQUE PRECISO DE UM ENCONTRO COM JESUS?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
CONTEXTO HISTÓRICO:
A popularidade de Jesus estava crescendo e chamando a atenção dos fariseus. As tensões de comparação de ministério de Jesus com João Batista, também levaram a Jesus querer se deslocar para a Galileia e deixar a Judeia. Jesus está dando início ao seu ministério.
Para passar da Judeia para a Galileia, era preciso passar por Samaria. Alguns insistem que os judeus preferiam ir pelo caminho mais longo através da Transjordânia, mas historiadores, como Josefo, dizem que apesar da antipatia, os judeus preferiam o caminho mais curto. Apesar de Jesus ter de passar por Samaria, não significa que o encontro com a mulher samaritana tivesse sido "forçado", pois Deus estava na direção.
Jesus chegou ao poço de Jacó por volta do meio-dia. Altura de maior calor e já a meio do dia, o que justifica o cansaço e sede de Jesus.
I- PARA QUE POSSA VER
I- PARA QUE POSSA VER
Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
É de consenso que aquela não era a hora habitual para ir buscar água ao poço e normalmente as mulheres iriam em grupo, o que parece apontar para que a mulher samaritana sofresse de vergonha pública e vivesse mais isolada.
Judeus não comiam com samaritanos para evitar ser contaminados, muitos menos com uma mulher samaritana. Jesus é desprezado pela mulher por ele ser judeu, mais tarde vão desprezar Jesus dizendo que ele era samaritano. A mulher samaritana não compreende o pedido de Jesus. Jesus não tem medo de ser contaminado, pelo contrário é Ele quem purifica.
Os judeus não usavam os pratos que os samaritanos usavam. Toda essa maneira de tratar os samaritanos tem a ver com a sua história lá bem atrás. Os samaritanos surgiram da mistura com outros povos, entregavam-se à idolatria, desprezaram os judeus e se opuseram a eles quando regressaram do cativeiro. Não reconheciam o Antigo Testamento como Escritura, mas apenas o Pentateuco. Eles se haviam desviado do caminho, nem eram gentios, nem eram judeus. Eram considerados hereges e impuros.
Mas naquele momento aparece uma mulher que ainda por cima é samaritana e Jesus fala com ela, fazendo um pedido absurdo. Por isso a sua resposta a Jesus.
Jesus vai dizer: “Se tu conhecesses… se tu soubesses… se tu visses quem é o que te pede...
Quando a mulher olha para Jesus vê apenas um homem judeu cansado, ela não consegue ver a glória do Filho de Deus. Por isso Jesus disse - "Se tu soubesses quem é o que te pede... se tu fosses capaz de ver com olhos espirituais... Se ela realmente conhecesse a dádiva de Deus, a Palavra feita carne... a sua reação seria totalmente diferente.
Água viva = água fresca e que corre de uma fonte. Em Israel muita terra é árida a maior parte do ano e onde há água corrente é uma riqueza.
Ao lermos o evangelho de João encontramos imensas vezes Jesus usando o símbolo da água. A água é o bem mais essencial que qualquer ser humano precisa.
A relação também é feita com o ensino do AT, quando Deus acusa o povo de Israel de o ter abnadonado e compara Deus com as fontes de água vivas que foram trocadas por cisternas rotas. Jeremias 2:13
Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.
Nos profetas havia a promessa de águas que iriam fluir de Jerusalém. João usa o símbolo da água no evangelho, como Cristo é o Deus que cumpre as necessidades esprituais do Homem. Aqui a água é a vida eterna, a vida que traz plena satisfação.
APLICAÇÃO:
A mulher samaritana estava diante de Jesus, falando com ele sem o “ver”. Ela não fazia ideia quem ele era. Para ela era um simples judeu, cansado e talvez um pouco extranho po se atrever a falar com ela. A mulher samaritana precisava de um encontro real com Jesus para que pudesse ver. Ela poderia ter estado a falar com ele, sem que nada tivesse acontecido. Quantos já não estiveram perto de Jesus? Quantos já não falaram com ele? Quantos até já o ouviram? Mas se não há um encontro verdadeiro com Jesus nada muda. Tu precisas de ver quem Jesus realmente é. Precisas que os olhos do teu entendimento sejam abertos para que possas ver. Quantas vezes estamos diante da presença do Deus Poderoso e não estamos a compreender nada? Hoje Jesus te diz… se tu soubesses… ai se tu compreendesses quem é o que está aqui os teus pedidos mudariam.
Muitas vezes as nossas orações são fracas porque não sabes diante de quem estamos, muitas vezes nosso viver é fraco porque não vemos vemos realmente quem é Jesus.
Jesus pede à mulher samaritana água, mas o que ele lhe pode dar é muito superior ao que Ele lhe pede.
O que Jesus tem para ti é muito maior do que qualquer coisa que Ele te possa pedir.
II- PARA QUE POSSA ENTENDER A MINHA NECESSIDADE
II- PARA QUE POSSA ENTENDER A MINHA NECESSIDADE
Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.
A mulher fica intrigada com o que Jesus diz, ele não tinha um balde, o poço era fundo, cerca de 30 metros, como consegue tirar essa água viva, ou água fesca e corrente? O poço de Jacó, era cavado na terra e alimentado por uma fonte subterrânea. Até Jacó para ter acesso a essa água corrente, precisou de cavar um poço, como é que ele pensava chegar à àgua sem precisar do poço? Ele achava-se maior que Jacó? A mulher fala em ironia.
Mas a resposta de Jesus é precisamente que ele não precisava de poço e que era maior que Jacó. Jesus responde fazendo um contraste entre a água do poço e a água que Ele prové. A água do poço, provida pelo patriarca era valiosa para matar a sede humana, mas ficava por aí. A água oferecida por Jesus vai muito além, ela não só traz plena saciedade como ela se torna uma fonte que jorra para a vida eterna através do enchimento do Espírito que dá nova vida. Mais uma vez esta fala de Jesus aponta para as profecias do AT Is44. 3
Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes;
Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação.
Não terão fome nem sede, a calma nem o sol os afligirá; porque o que deles se compadece os guiará e os conduzirá aos mananciais das águas.
Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.
Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,
Os samaritanos nao conheceriam estes textos pois se limitavam ao Pentateuco. Jesus é cumprimento das profecias, o messias, o Salvador.
A mulher olha para o discurso de Jesus e testa se o que ele diz é verdade, pois se fosse facilitaria muito a sua vida. Ela continua apenas a pensar numa dimensão humana. O que pode ganhar com aquilo.
APLICAÇÃO:
Sem um encontro com Jesus o nosso olhar permanece nas coisas terrenas, só vemos a dimensão humana. Para a mulher samaritana a sua necessecidade era ir ao poço buscar água e sim ela precisava de água. Mas quando Jesus olha para ela vê uma necessidade muito maior que água física. Ela precisava de um encontro com Jesus para entender qual a sua necessidade.
Quantas vezes resumimos as nossas necessidades numa dimensão humana. Eu preciso disto, eu preciso daquilo, se eu tiver isto está tudo resolvido, se eu tivesse aquilo ia facilitar muito a minha vida. Estamos pensando em nós mesmos. Vimos à igreja a pensar o que posso ganhar em vir à igreja?
Se vier à igreja talvez pode ser que Deus me dê isto ou aquilo, se cumprir com o meu dever talvez Deus me dê uma ajudinha.
A mulher samaritana estava na expetativa de melhorar a sua vida terrena, pois sua noção de necessidade era terrena.
Mas Jesus conhece a nossa verdadeira necessidade. Jesus sabe bem o que tu precisas. Há muitas necessidades terrenas que mascaram uma necessidade espiritual. Precisamos de um encontro com Jesus para saber qual é verdadeiramente a nossa necessidade.
III- PARA QUE RECONHEÇA OS MEUS PECADOS
III- PARA QUE RECONHEÇA OS MEUS PECADOS
Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
Jesus dá-lhe uma ordem que parece totalmente desontextualizada. Eles estão falando de água e de repente Jesus manda que ela vá buscar o marido. Mas o que Jesus está a fazer é tirar o olhar da mulher das suas necessidades temporais, para a sua verdadeira necessidade.
A mulher corta a conversa - não tenho marido. Jesus havia tocado na ferida, na real necessidade da mulher.
Jesus elogia a sinceridade da mulher, mas també expõe a sua realidade. Mais de três casamentos eram desaprovados pelos rabinos, ela tivera casada 5 vezes e o homem com que estava não era o seu marido.
Jesus a confronta com o seu pecado e sua vida errante. Jesus foi direto ao ponto. “Mulher a tua necessidade não é uma água física… mas uma água espiritual que te purifica, transforma e satifaz”
APLICAÇÃO
“Chama o teu marido”, foi assim que Jesus confrontou a mulher samaritana com a sua real necessidade. Hoje o Espírito de Deus está a falar contigo, o que Ele te diz? O que está no teu profundo? Jesus se manifestou áquela mulher como o Deus que vê, tal como Deus fez com Agar no deserto. Ele é o Deus que vê e connhece. “Se hoje ouvires o Espírito de Deus não endureças o teu coração”, não faças como o povo de Deus no deserto que rejeitou a voz de Deus e não alcançou a promessa, mas morreu no deserto.
Quando temos um encontro com Jesus, ele vai tocar na ferida, Ele vai tocar no profundo, ele vai tirar as nossas máscaras, ele vai nos levar a reconhecer os nossos pecados, ele vai mostrar que a água que tu realamente precisas é Ele.
IV- PARA SEGUIR JESUS
IV- PARA SEGUIR JESUS
Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta. Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo. Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela? Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.
A mulher reconhece que Jesus era profeta, por expor sua vida. Mas ela está intrigada com aquele homem e o coloca à prova para ver o que ele responderia.
Se Jesus era profeta se calhar poderia resolver o debate teológico que exisita de onde se deveria adorar, se em Jerusalém se no monte Gerizim.
No monte Gerizim havia um templo erigido em 400 a.C que foi destruído no II século antes de Cristo por Hircano. Isso só contribuiu para a inimizade entre judeus e samaritanos. Continuaram adorando em Gerizim e não em Jerusalém.
Jesus responde que esses lugares são temporários e logo haveriam de passar. Ele afirma que a salvação vem dos judeus e que é chegada a hora em que não é em nenhum lugar terreno que se vai estabelecer a adoração e por isso não valeria a pena perder tempo discutindo sobre isso. Os samaritanos desconheciam o objeto de adoração, eles estavam fora do curso da revelação de Deus, ao contrário dos judeus.
Jesus estava inaugurando um novo tempo, o tempo em que adoração seria em Espírito e em verdade. Os veradeiros adoradores nao são os de gerizim, nem os de jerusalém, mas os que adoram o Pai em Espírito e verdade. Deus é invísivel, divino, não é humano,
A mulher samaritana permanecia na dimensão humana, pensando em lugares de adoração terrenos.
Então ela vai mais além em sua indagação e diz que sabe que haveria de vir o messias que lhes ensinaria todas as coisas. Os samaritanos tinham a expetativa de um messias que seria um mestre. Era mais fácil Jesus se assumir como messias para os samaritanos ou gentios que para os judeus que associavam o messias a poder politico e militar.
Jesus diz declaradamente: “Eu sou”, Eu sou esse que tu esperas e procuras.
De repente chegam os discípulos, logo no momento em que a conversa estava mais empolgante, eles acharam estranho Jesus estar a perder tempo a falar com uma mulher.
Perante aquela declaração a mulher têm um encontro com Jesus, os seus olhos se abrem e ela vê, a sua mente se abre e ela compreende e larga o seu cântaro, e em ansiedade corre para a cidade para falar do encontro que havia tido. “Venham ver o homem que sabe tudo o que tenho feito” venham ver o homem que conhece toda a minha história, que conhece as minhas vergonhas, conhece os meus erros, os meus pecados, venham ver o homem que sabe tudo sobre mim e que apesar de tudo veio ao meu encontro e se revelou a mim. Venham também vocês e vejam e ouçam o que eu ouvi.
Aplicação:
Quando temos um encontro com Jesus tudo muda. Deixamos os nossos cântaros no chão e nos tornamos seguidores de Jesus. Qual é o teu cântaro? O teu cântaro é aquilo que tens usado para disfarçar a tua verdadeira necessidade. Quantos cântaros nós acumulamos e só nos enganamos a nós mesmos. Jesus quer ter um encontro contigo, para que deixes o cântaro aos seus pés e corras anunciando o que Ele fez na tua vida. Jesus quer que o teu interior transborde de água viva.
