Crer

As Estações do Crescimento Espiritual  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 30 views

Romanos 10.8–17 Neste trecho, Paulo explica que a salvação vem pela fé e pela proclamação da mensagem de Cristo. A palavra da fé é acessível, e não exige grandes obras, mas um coração que acredita. Este sermão pode encorajar os cristãos a desenvolver uma fé genuína e acessível, lembrando-os de que Deus se agrada de corações que creem e confiam na Sua palavra. Isso é particularmente importante para aqueles que se sentem distantes de Deus ou incapazes de alcançar Sua aprovação através de boas obras. O sermão destacará como a fé genuína é a chave para um relacionamento verdadeiro com Deus, e como a proclamação do evangelho é essencial para que outros possam ouvir e crer. A passagem mostra que a mensagem de Cristo é a resposta final para a questão da salvação, reafirmando que Ele é a palavra encarnada que traz esperança e fé às nações. Deus se agrada do coração que crê, pois a fé é o veículo pelo qual recebemos a graça e a salvação através de Cristo. Considere investigar as diferenças entre os conceitos de fé e obras na teologia paulina, utilizando Logos para examinar comentários sobre Romanos para aprofundar sua compreensão do contexto histórico e cultural da época de Paulo. Também vale a pena explorar as implicações do uso de 'ouvir' e 'crer' em Romanos 10, que podem levantar questões de aplicação na evangelização moderna (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).

Files
Notes
Transcript
Convidar os Irmãos a abrirem a Bíblia em Romanos 10.8-17, e a permanecerem com ela aberta.
Mencionar o tema do ano da Igreja: Simplesmente Igreja;
a série de mensagens do mês de junho: As Estações do Crescimento Espiritual;
o título da lição de hoje: Crer.
Soltar todos os cronômetros.
Começar a contextualizar enquanto todos ainda procuram.
O povo que tinha fé em Deus Pai, no Antigo Testamento, era quase todo de Israel. Mas quando o Messias veio, o povo eleito por Deus, na História, foi “ampliado”; visivelmente passou a ser aquele composto de indivíduos dentre todas as nações: Igreja.
Romanos 11.1–5 RAStr
1 Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.2 Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo: 3 Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida. 4 Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal. 5 Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.

προγινώσκω (proginōskō), VB. conhecer antes. aor. ati. προέγνω.

Uso do Verbo

1. conhecer de antemão (pessoalmente)† — favorecer ou estar familiarizado com alguém de uma maneira familiar antecipadamente ou antes da reunião; implicando em uma exclusividade de escolha em relação aos não favorecidos. Tópico Relacionado: Presciência.

Romanos 11.28 RAStr
28 Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas;
Romanos 11.30–31 RAStr
30 Porque assim como vós também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia, à vista da desobediência deles,31 assim também estes, agora, foram desobedientes, para que, igualmente, eles alcancem misericórdia, à vista da que vos foi concedida.
No Novo Testamento, Jesus e os apóstolos sempre destacaram essa realidade “inesperada”: de que ele veio não só para Israel (e, a partir deste, governar o mundo); mas veio para o mundo todo, para todas as classes de homens (chave hermenêutica).
João 1.11–12 RAStr
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;
Romanos 11.25–27 RAStr
25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios.26 E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades. 27 Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados.
Quando o homem resiste à pregação do Evangelho, a responsabilidade por sua condenação é dele próprio, homem; essa responsabilidade existe, ainda que o resistir seja espontâneo, já que sua natureza, desde a Queda, é de escravidão do pecado.
Romanos 11.7–10 RAStr
7 Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos,8 como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje. 9 E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição; 10 escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas.
Romanos 11.32 RAStr
32 Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.
O caso da Rachel de Queiroz.
Nisso a graça: se Deus simplesmente nos deixasse no nosso erro, iríamos ao inferno, e a justiça de Deus permaneceria intacta; sua decisão de nos salvar se revelou quando seu Espírito nos abriu o entendimento para Jesus, mesmo não sendo nós judeus.
Romanos 11.11–12 RAStr
11 Pergunto, pois: porventura, tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua transgressão, veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes.12 Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude!
2. Inclusividade da Fé
Romanos 10.11-13
Enfatize que a promessa de Deus não faz distinção entre pessoas, como Paulo afirma que qualquer um que crê não será envergonhado. Discuta a natureza inclusiva do evangelho e como o coração que crê é o mesmo para judeus e gentios. Você poderia encorajá-los a ver que a aceitação de Deus transcende barreiras culturais e sociais, e que a fé é um convite para todos que estão dispostos a confiar em Cristo. Aplique esta mensagem para promover unidade e igualdade dentro da comunidade (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).
A Carta aos Romanos é o amor de Deus por nossas vidas gentias, “gregas”, através do apóstolo Paulo; é pregação do Evangelho no seu mais alto nível, assim como é toda a Bíblia, mas Romanos é uma carta tratado, explica bem toda a Redenção.
E Deus nos amou de antemão, não porque conhecia nossa decisão futura por Cristo, mas porque ele mesmo determinou nossa salvação, só por isso temos fé; e não por causa de nossas boas obras, mas porque ele as preparou para que a realizássemos.
Atos dos Apóstolos 13.47–48 RAStr
47 Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra. 48 Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.
Romanos 8.29 RAStr
29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
2Timóteo 1.9 RAStr
9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
Efésios 1.11 RAStr
11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,
1Pedro 1.2 RAStr
2 eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

πρόγνωσις -εως, ἡ; (prognōsis), SUBS. prognóstico; presciência.

Uso do Substantivo

1. premeditação† — planejamento ou plotagem antes de agir. Tópico Relacionado: Presciência.

Quando se diz que Deus nos conhece, o sentido pode ser o de ser testado (

proginṓskō, prógnōsis. O verbo significa “conhecer de antemão”, e no NT ele se refere à presciência de Deus ao eleger seu povo (

2Tessalonicenses 2.13 RAStr
13 Entretanto devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,
Efésios 1.4 RAStr
4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
Romanos 11.6 RAStr
6 E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.
Romanos: O Evangelho Segundo Paulo A Justiça Própria e a Justiça de Deus (10.5–13)

A justiça própria e a justiça de Deus (10.5–13)

Existem dois meios para a justiça: o caminho da lei e o caminho da fé. A justiça da lei diz: Obedeça ao que a lei ordena, e você viverá; a justiça da fé diz: Creia no Senhor Jesus Cristo, e você viverá.859 Ambos exigem plena perfeição. Somente uma pessoa perfeita pode entrar no céu (

Romanos: O Evangelho Segundo Paulo A Justiça Própria e a Justiça de Deus (10.5–13)

Em segundo lugar, a justiça de Deus é alcançada mediante Jesus (10.6–8).

Romanos: O Evangelho Segundo Paulo A Justiça Própria e a Justiça de Deus (10.5–13)

Em terceiro lugar, a justiça de Deus é alcançada mediante a fé (10.9–13).

Esse chamado de Deus para a salvação é irresistível; e sua providência em nos salvar é o que nos sustenta firmes na fé até o final!
Romanos 11.29 RAStr
29 porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.
Romanos Versículos 14 a 17

Não pode haver genuína invocação do nome de Deus a não ser que tal invocação seja precedida por um correto conhecimento dele. Além disso, a fé emana da Palavra de Deus. Mas esta em parte alguma é jamais pregada sem que o seja pela providência e determinação de Deus [speciali Dei providentia et ordinatione]. Portanto, a fé existe onde Deus é invocado; onde existe fé, ela é sempre precedida pela semente da Palavra; e onde houver pregação, a vocação divina se faz presente. Onde sua vocação se faz eficaz e produtora de frutos, faz-se igualmente presente um claro e indubitável sinal da munificência divina. Finalmente, deste fato estabelece-se que os gentios, a quem Deus admitiu à participação de sua salvação, não são excluídos do reino de Deus. Porque, como a pregação do evangelho é a causa da fé entre eles, assim também a missão de Deus, pela qual agradou-se em provisionar para sua salvação desta maneira, é a causa da pregação. Consideremos separadamente o restante da passagem.

14. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? O propósito do apóstolo aqui é conectar a invocação de Deus com a fé, visto haver uma relação muito estreita entre esses dois elementos.

Ler, então, a Palavra:
Romanos 10.8–17 RAStr
8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. 12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! 16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? 17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.

ὑπακούω (hypakouō), VB. obedecer. fut. ati. ὑπακούσω; aor. ati. ὑπήκουσα; perf. ati. ὑπακήκοεν.

Uso do Verbo

1. obedecer — ser obediente a. Tópicos Relacionados: Mente; Obedecer; Obediência.

hypakoḗ, hypḗkoos. Exceto em

Na Bíblia, e ao longo da História, existe uma grande trilha que Deus estabeleceu para a salvação, e para o “desenvolvimento” da salvação.
Eleição, chamado pela pregação da Palavra (revelação e iluminação ), arrependimento e fé no Filho de Deus, novo nascimento, justificação, adoção, santificação, perseverança, glorificação (perfeição).
O Pastor Ivêner, atento, como sempre é, à Palavra de Deus, viu a necessidade de ressaltar, de forma simples, mas poderosa, essa trilha, para que nós não fiquemos parados em apenas um de seus passos, mas toda a Igreja seja organizada nela.
Neste mês, compartilharemos sobre a trilha do discípulo em nossa igreja. Trata-se de um caminho de crescimento, onde cada um é transformado conforme a imagem do Senhor Jesus Cristo. Como se você entrasse no metrô, passaremos por quatro estações em direção ao cumprimento da vontade Deus: crer, crescer, servir e transformar. Em cada estação, encontraremos um “mapa” do local, formado por ações ministeriais e programações que facilitarão o desenvolvimento pessoal do discípulo. E começaremos pela estação CRER [...].
Leia Romanos 10.13-17. Compartilhe a sequência que o texto apresenta: ser salvo, invocar, crer, ouvir, pregar, enviar. A fé chegou a nós pela pregação da Palavra. De acordo com Efésios 1.13, ouvimos a Palavra da verdade (isto é, o Evangelho da salvação), e cremos em Cristo. Em seguida, fomos selados com o Espírito Santo da promessa. Segundo João 1.12,13, crer em Jesus é recebê-Lo, e então somos feitos “filhos de Deus” pela Sua vontade e poder [...].
Quando lemos João 20.30,31, entendemos que todo este Evangelho foi intencionalmente escrito para que a gente creia que Jesus é o Messias, o Cristo, o Filho de Deus, e para que, através desta fé, tenha vida eterna. Pense em cada capítulo de João: ensinos e milagres foram registrados para revelar a identidade de Jesus, pois somente Ele deve ser o Autor e Consumador da nossa fé (Hebreus 12.2) [...] (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Romanos 10.14–15 RAStr
14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!

ἐπικαλέω (epikaleō), VB. chamar. aor. ati. ἐπεκάλεσεν; aor. pass. ἐπεκλήθη; perf. méd. ἐπικέκληται.

Uso do Verbo

1. invocar — chamar por uma divindade para assistência ou proteção; especialmente como um reconhecimento de submissão e deferência a uma divindade específica.

πίστις -εως, ἡ; (pistis), SUBS. fé.

Uso do Substantivo

2. confiança no evangelho — confiar em Jesus, tal como consta no conteúdo do Evangelho.

ἀκούω (akouō), VB. ouvir. fut. ati. ἀκούσω; aor. ati. ἤκουσα; perf. ati. ἀκήκοα; aor. pass. ἠκούσθην; perf. méd. ἤκουσμαι.

Uso do Verbo

4. aprender ⇔ ouvir — aprender ou tornar-se consciente de algo, expressado como ouvi-lo.

κηρύσσω (kēryssō), VB. proclamar. fut. ati. καρύξω; aor. ati. ἐκήρυϛξα; aor. pass. ἐκηρύχθην; perf. méd. κεκήρυγμαι.

Uso do Verbo

1. anunciar (proclamar) — tornar conhecido (notícias importantes) publicamente e espalhafatosamente (como se fosse um arauto).

ἀποστέλλω (apostellō), VB. enviar; despedir. fut. ati. Ἀποστελῶ; aor. ati. ἀπέστειλα; perf. ati. ἀπέσταλκα; aor. pass. ἀπεστάλην; perf. méd. ἀπέσταλμαι.

Uso do Verbo

1. despachar — enviar em direção a uma finalidade ou a um objetivo designado.

ὡραῖος -ας, ἡ; (hōraios), ADJ. bonito; em tempo.

Uso do Adjetivo

1. lindo† — deliciar os sentidos ou excitar admiração intelectual ou emocional.

εὐαγγελίζω (euangelizō), VB. evangelizar. fut. ati. εὐαγγελιῶ; aor. ati. εὐηγγέλισεν; aor. pass. εὐηγγελίσθη.

Uso do Verbo

2. trazer boas novas — anunciar ou transmitir uma mensagem de informação positiva sobre eventos recentes e importantes.

ἀγαθός -οῦ, ὁ; (agathos), ADJ. bom.

Uso do Substantivo

2. bom (valioso) — o que é agradável ou valioso ou útil; às vezes usado coletivamente.

Romanos 10.17 RAStr
17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.

ἀκοή -ῆς, ἡ; (akoē), SUBS. ouvido; audição.

Uso do Substantivo

3. discurso ouvido — algo ouvido que foi falado; frequentemente de proclamações ou anúncios que são ouvidos.

ῥῆμα -ατος, τό; (rhēma), SUBS. dito; palavra.

Uso do Substantivo

1. palavra (instrução) — uma breve declaração.

Romanos: O Evangelho Segundo Paulo A Evangelização e o Evangelizador (10.13–15)

A evangelização e o evangelizador (10.13–15)

A mensagem da salvação precisa ser proclamada em todo o mundo, a cada criatura, até os confins da terra. Deus tem seus escolhidos e eles ouvirão a voz do pastor e o seguirão. Dois pontos devem ser aqui destacados:

Em primeiro lugar, os estágios da evangelização.

“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?” (10.13–15a). Temos na estrutura quatro perguntas paralelas, que juntas formam uma cadeia lógica.880 Elas apontam para seis estágios na evangelização. Paulo os cita do fim para o começo: 1) ser salvo; 2) invocar; 3) crer; 4) ouvir; 5) pregar; 6) enviar. Assim o apóstolo percorre a cadeia de acontecimentos que levam à fé e à confissão: 1) não se pode invocar alguém em quem não se crê; 2) não se pode crer em alguém de quem não se ouviu falar; 3) não se pode ouvir sem que haja um pregador; 4) não haverá pregadores a menos que Deus os envie.881

Invertendo a ordem proposta pelo apóstolo, fica mais claro de entender: É preciso que alguém seja enviado para pregar. É preciso pregar para que alguém ouça. É preciso ouvir para que alguém creia. É preciso crer para que alguém invoque. É preciso invocar para que alguém seja salvo. Esses são os estágios da evangelização.

Romanos: O Evangelho Segundo Paulo A Evangelização e o Evangelizador (10.13–15)

Em segundo lugar, a importância do evangelizador (10.15b). O texto bíblico diz: “Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” Paulo cita

Após a fé em Jesus, que é o crer, deverão ser dados os outros três passos: crescer, servir e transformar (pela proclamação do Evangelho); estes três últimos passos se incluem naquilo que chamamos de santificação e perseverança (até sermos glorificados).
Em que passo nós estamos? O nosso Pastor deseja que demos o próximo passo, ainda que, para alguns, ainda seja o primeiro, que é crer! Nossa participação na Igreja dependerá de qual passo já demos...
Destacar, neste momento de transição, a ideia exegética que é apenas um ponto a ser desenvolvido, este:

A Fé Verdadeira É A que Primeiro Opera no Coração, Deus Requer Nosso Coração; Jesus É Senhor, Deus Só se Agrada do Coração que Crê e Vive Isso!

Primeiro, o Espírito vem e, com a fé no Senhorio de Jesus, transforma nosso interior; depois, isso inevitavelmente se reflete em nosso exterior (confissão pública e batismo). Sem mudança exterior, a fé não é viva; mudança por mero esforço, sem fé, é hipocrisia.
Romanos 10.8–10 RAStr
8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

καρδία -ας, ἡ; (kardia), SUBS. coração.

Uso do Substantivo

1. coração (recurso interno) — o local do pensamentos (mente), vontade, emoções e conhecimento do certo e errado (consciência) de uma pessoa entendida como o coração.

ὁμολογέω (homologeō), VB. confessar. fut. ati. ὁμολογήσω; aor. ati. ὡμολόγησα; perf. ati. ὡμολόγηκα; aor. pass. ὡμολογήθην; perf. méd. ὡμολόγημαι.

Uso do Verbo

3. professar† — fazer uma declaração aberta e livre de.

σῴζω (sōzō), VB. salvar. fut. ati. σώσω; aor. ati. ἔσωσα; perf. ati. σέσωκέν; aor. pass. ἐσώθην; perf. méd. σέσωσται.

Uso do Verbo

2. estar salvo (estado) — estar ou tornar-se liberto ou resgatado do pecado (e consequente julgamento).

δικαιοσύνη -ης, ἡ; (dikaiosynē), SUBS. justiça.

Uso do Substantivo

2. justiça (estado) — um status de retidão jurídica que satisfaça as exigências morais do caráter de Deus.

σωτηρία -ας, ἡ; (sōtēria), SUBS. salvação.

Uso do Substantivo

1. salvação — o estado de ser entregues ou preservados do mal (de julgamento); especialmente como o que estado implica, um refúgio seguro no céu.

Mateus 23.27 RAStr
27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!
Tiago 2.26 RAStr
26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
Hebreus 13.15 RAStr
15 Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.
1. Confissão e Crença
Romanos 10.8-10
Comece reconhecendo que Deus se agrada de corações que creem e que a fé autêntica não requer façanhas heroicas, mas sim a aceitação simples e sincera da palavra de Cristo, como Paulo descreve. Explore como esta fé é acessível a todos e que, por meio dela, somos justificados diante de Deus. Talvez incentive os ouvintes a refletirem sobre seu relacionamento com Deus e considerarem se estão tentando conquistar o favor divino por obras ou simplesmente crendo e confessando com o coração e os lábios (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).
Romanos: O Evangelho Segundo Paulo A Justiça Própria e a Justiça de Deus (10.5–13)

Três verdades devem ser destacadas a respeito da salvação pela fé:

a. A condição da salvação. “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (10.9,10). A fé salvadora é fé na ressurreição (

10:9 Eis um resumo dessas novas. Em primeiro lugar, é preciso aceitar a encarnação, ou seja, que o bebê na manjedoura em Belém é o Senhor da vida e da glória, que o Jesus do NT é o Senhor (Jeová) do AT.

Em segundo lugar, é preciso aceitar a ressurreição de Jesus com todas as suas implicações. Deus o ressuscitou dentre os mortos como prova de que Cristo havia completado a obra necessária para nossa salvação e de que Deus está satisfeito com essa obra. Crer nisso com o coração significa crer com a mente, as emoções e a vontade.

Assim, se, com a tua boca confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Trata-se de uma apropriação individual da pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo. Essa é a fé salvadora.

A seguinte pergunta é feita com frequência: “Uma pessoa pode ser salva ao aceitar Jesus como Salvador sem, porém, reconhecê-lo como Senhor?”. A Bíblia não deixa margem para uma fé com ressalvas: “Aceito Jesus como meu Salvador, mas me recuso a coroá-lo Senhor de tudo”. Em contrapartida, os que tornam a sujeição a Jesus como Senhor uma condição para a salvação se deparam com um problema: “Qual deve ser o grau de sujeição ao senhorio de Cristo?”. Poucos cristãos podem dizer que se entregaram de forma completa e absoluta. Quando apresentamos o evangelho, devemos afirmar que a fé é a única condição para a justificação. Devemos, porém, lembrar tanto a incrédulos quanto a salvos que Jesus Cristo é Senhor (Deus-Jeová) e deve ser reconhecido como tal.

10:10 Paulo explica de maneira mais detalhada que com o coração se crê para a justiça. Não se trata apenas de uma aquiescência intelectual, mas de uma aceitação verdadeira que envolve todo o ser interior. O indivíduo é justificado no momento em que dá esse passo.

Então, com a boca se confessa a respeito da salvação, ou seja, o cristão confessa publicamente a salvação recebida. A confissão não é uma condição para a salvação, mas a exteriorização inevitável de algo que já aconteceu. Quem crê em Jesus Cristo deve dar testemunho dessa fé. Quando alguém crê, de fato, em algo, sente o desejo de compartilhar isso com outros. O verdadeiro novo nascimento é bom demais para ser guardado em segredo, e aquele que recebeu a salvação confessa a Cristo.

As Escrituras pressupõem que uma pessoa salva fará uma confissão pública de sua salvação. As duas coisas andam juntas. Assim, Kelly afirma: “Se não há confissão de Cristo como Senhor com a boca, não se pode falar em salvação; como Jesus disse: ‘Quem crer e for batizado será salvo’ ”.38 E Denney comenta:

O coração que crê para a justiça e a boca que confessa para a salvação não são duas coisas diferentes, mas dois lados da mesma coisa.39

Por que a confissão aparece antes da fé em 10:9, enquanto em 10:10 a fé vem primeiro? A resposta é simples. O versículo 9 enfatiza a encarnação e a ressurreição, e as duas doutrinas são mencionadas em ordem cronológica. A encarnação vem primeiro: Jesus é o Senhor. Em seguida, vem a ressurreição: Deus o ressuscitou dentre os mortos. No versículo 10, a ênfase é sobre a ordem dos acontecimentos na salvação do pecador. Primeiro, ele crê e, depois, confessa publicamente a sua salvação.

Romanos 5. Autojustiça Versus a Justiça que Vem de Deus e é Apropriada pela Fé (10.1–13)

Então, ele segue a ordem natural, segundo a qual uma pessoa confessa com seus lábios aquilo que já se acha presente no coração.

Romanos 5. Autojustiça Versus a Justiça que Vem de Deus e é Apropriada pela Fé (10.1–13)

Observe “coração” e “lábios” (literalmente “boca”). O coração não é apenas a sede da afeição ou emoção. Segundo o uso bíblico, ele é o centro do interesse da existência e vida humanas (intelectuais, emocionais e volitivas). Veja

Quando a fé sai do seu silêncio para anunciar-se e proclamar a glória e a graça do Senhor, sua voz é confissão” (Morison).

10:9 confesse com a sua boca que "Jesus é Senhor". Descreve uma expressão externa de confiança interior. Paulo não considera crer no coração e confessar com a boca como atividades separadas, mas como partes de uma expressão singular de fé no senhorio de Jesus.

Ver. 9. Serás salvo. Confessar o Senhor Jesus e invocar o nome do Senhor (v. 13) não é meramente professar uma crença na pessoa de Cristo; mas, além disso, implica uma crença em toda a sua doutrina e uma obediência à sua lei; sem as quais chamá-lo de Senhor não salvará ninguém. S.

Sem fé, é impossível agradar a Deus. Mas depois que ouvimos e cremos, um grande relacionamento com Deus se inaugura; e tudo ao redor tem que mudar por vontade de Deus. Por isso, outros passos: crescer, servir e transformar (pela proclamação do Evangelho).
Hebreus 11.6 RAStr
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
“Crer” é o começo da vida cristã. Mas, quando vemos Romanos 1.17 (“o justo viverá por fé”) e Gálatas 3.2, entendemos que a fé deve nos acompanhar em toda a nossa jornada de crescimento espiritual. Porque a base da fé (Cristo e Sua obra) permanece para sempre. Ou seja, cremos para salvação e continuamos crendo para santificação. Foi pela Graça que fomos salvos e continua sendo pela Graça que somos transformados (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Ainda sem fé no Senhor Jesus? É preciso continuar ouvindo atentamente a Palavra de Deus! Não resista!
Já tem muita fé no Senhor Jesus? Siga para os próximos passos da trilha, os quais envolvem pregar o Evangelho, de forma indireta ou direta.
3. Proclamação Poderosa
Romanos 10.14-17
Proclame a importância de compartilhar o evangelho, já que a fé vem pelo ouvir a palavra de Cristo. Analise como sem a proclamação, outros não podem encontrar a fé que agrada a Deus. Talvez sugira maneiras práticas para a congregação se envolver no compartilhamento do evangelho. Este ponto serve como um lembrete para reavivar o compromisso de testemunhar, tanto verbalmente quanto por meio da ação, e reforça a conexão entre ouvir, crer, e o agrado de Deus. Deixe-os motivados a serem ativos portadores da mensagem (LOGOS BIBLE SOFTWARE. Assistente de sermão).
Romanos 6. Israel é Responsável por Sua Própria Rejeição. Esta Rejeição Não é Arbitrária (10.14–21)

Para o pregador, Romanos 10.14–15a contém ainda outra lição. Precisamente o que a pregação subentende? Como a nota de rodapé do início desta seção revela, a pregação é na realidade anunciar, proclamar. A pregação genuína, pois, significa que o sermão é vívido, não árido; oportuno, não trivial. É a ardente proclamação das grandes notícias iniciadas por Deus. Não se deve jamais permitir que ela se deteriore em especulação abstrata sobre conceitos meramente excogitados pelo homem.

Romanos Versículos 14 a 17

É bastante termos em mente o seguinte: o evangelho não cai das nuvens como a chuva, acidentalmente, senão que é levado pelas mãos dos homens aonde quer que Deus o envie lá do alto.

No Juízo, pela Verdadeira Fé em Jesus, Jamais Seremos Envergonhados; e as Obras que Decorrem da Fé Ainda Serão Galardoadas!

Somos salvos pela fé em Jesus (e não por obras), e com base na fé em Jesus é que obras verdadeiramente agradáveis a Deus se fazem. Estas obras que, afinal, são de salvação e de propósito divino, é que não serão desmentidas, permanecerão para sempre.
Romanos 10.11 RAStr
11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.

καταισχύνω (kataischynō), VB. humilhar; envergonhar. fut. ati. καταισχύνω; aor. ati. κατῄσχυνʼ; aor. pass. κατῃσχύνθην; perf. méd. κατῄσχυνται.

Uso do Verbo

2. ser desonrado (estado) — ser ou tornar-se caracterizado por vergonha, desonra, e uma falta de respeito.

PERGUNTA PARA REFLEXÃO E INTERAÇÃO NO GRUPO

A) Por que alguns creem e outros não?
B) Lendo Hebreus 11, o que você compreende acerca da fé?
C) Como você poderia ser mais criativo e efetivo para compartilhar sua fé em Cristo (BATISTA DO POVO. Lições das células)?

DESAFIO DA SEMANA

1. Ore esta semana por, pelo menos, uma pessoa que você conhece e que ainda não crê em Jesus.
- Peça a Deus que prepare o coração dessa pessoa para ouvir a Palavra e que te dê sensibilidade e coragem para ser instrumento dEle.
2. Compartilhe sua fé com alguém de forma intencional.
- Pode ser uma conversa, um convite para ir ao culto, um áudio, uma mensagem, entregar uma Bíblia ou até um testemunho pessoal.
3. Envie uma mensagem de gratidão para quem foi instrumento de Deus na sua conversão.
- Mande um “obrigado” por ter evangelizado, cuidado ou orado por você. Isso reforça o quanto anunciar Cristo faz diferença (BATISTA DO POVO. Lições das células).
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.