A Felicidade de Quem Encontra Sabedoria
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 20 viewsSermão sobre Fé e trabalho e como a Bíblia nos ensina como lidar com os dons que Deus nos concedeu
Notes
Transcript
Texto: Provérbios 3.13-18
Introdução
O que você considera mais valioso em sua vida? Sua família, seu casamento, seus filhos ou sua classe social ? Sucesso profissional? Na igreja sua posição de liderança seja qual for? Inteligência?
Vivemos em uma sociedade que idolatra essas coisas, o prestígio social ou a aparência das redes sociais.
Porém, a Palavra de Deus nos apresenta algo que é muito mais valioso do que todas essas coisas juntas: A SABEDORIA QUE VEM DO SENHOR.
Imagine um jovem diante de duas portas: uma leva a fama, sucesso, riquezas ascensão social; a outra porta o levará à sabedoria de Deus.
Aos olhos do mundo, a escolha parece óbvia. Mas Provérbios nos ensina que só uma dessas portas conduz à verdadeira felicidade.
Provérbios 3.13-18 nos conduz a uma reflexão profunda sobre onde reside ou onde mora a verdadeira felicidade.
O texto exalta a sabedoria como algo mais precioso do que o ouro e a prata, e mais desejável do que qualquer bem material.
A sabedoria não apenas orienta a vida de quem a busca — ela conduz à plenitude de vida que é a paz eterna.
Nessa passagem vamos descobrir a beleza e o poder que existe na sabedoria de Deus.
Exposição
1. A Sabedoria é uma Fonte de Felicidade (v.13)
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 3
13 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
O texto começa com a palavra Feliz que quer dizer “verdadeiramente feliz ou abençoada” , semelhante às palavras de Jesus no Sermão do Monte. Especialmente em Mateus 5.3-12, onde Jesus declara nove bem-aventuranças, como: bem-aventurados os pobres em espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, entre outros.
Essa sabedoria não é fruto do acaso, mas de uma busca intencional. Aqui em Provérbios, ela é o resultado de andar no temor do Senhor, viver em reverência a Deus e aplicar seus mandamentos à vida prática. A felicidade prometida aqui é fruto de um relacionamento com Deus
Lembramos de Davi e Salomão. Davi, é chamado de homem segundo o coração de Deus, não por ser perfeito porque Bíblia nos mostra claramente os erros que Davi cometeu durante sua vida (adulterou com Bate-Seba, Assassinou Urias e fez o censo do povo buscando medir seu próprio sucesso), mas Davi sempre buscava a sabedoria do Senhor em meio a desafios, guerras e quedas.
Já Salomão, ao assumir o trono, não pediu riquezas nem poder, mas sabedoria para governar com justiça (1Rs 3.9).
A sabedoria que vem de Deus nos faz interpretar corretamente a vida, os sofrimentos, os relacionamentos e até o futuro. Sem ela, vivemos no escuro — num mundo que vive ansioso sem saber o que melhor pra si.
2. A Sabedoria é Mais Valiosa que Riquezas (v.14-15)
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 3
14 porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino.
15 Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela.
No contexto da época , prata, ouro e pérolas eram símbolos máximos de riqueza, segurança e status.
A prata era moeda de troca valiosa; o ouro era associado à realeza e à glória; e as pérolas ou pedras preciosas representavam beleza rara e durável.
Ao dizer que a sabedoria é mais preciosa do que todos esses elementos, o texto está comunicando que não há nada neste mundo — nem mesmo os bens mais desejados — que se compare ao valor da sabedoria, pois ela é o bem mais durável que molda nossas decisões, sustenta nossa vida e nos conduz ao propósito eterno em Deus.
Pergunte-se: tenho investido mais tempo buscando sabedoria ou construindo uma vida confortável? Muitas vezes, nossa dedicação à estabilidade financeira, ao progresso profissional e aos desejos legítimos de bem-estar nos custa algo muito precioso — o nosso relacionamento com o Senhor. E não é que buscar conforto seja errado, mas quando isso ocupa o lugar de Deus em nossas vidas, corremos o sério risco de sermos bem-sucedidos aos olhos do mundo, mas pobres diante de Deus (cf. Lc 12.21).
Sabedoria não é acumular, mas discernir; não é ostentar, mas andar com o Senhor. O apóstolo Paulo escreve que em Cristo "estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento" (Cl 2.3). E esses tesouros estão disponíveis aos que o buscam com fé.
[Citação] Agora vou parafrasear uma citação de Charles Spurgeon que disse: “A sabedoria é o verdadeiro ouro do crente. É a joia do céu dada à alma humana.”
(Charles Spurgeon, Sermão “A Sabbath Miracle”, 1882)
3. A Sabedoria Conduz à Vida Plena (v.16-18)
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 3
16 O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra.
17 Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz.
18 É árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm.
O resultado prático da sabedoria é vida longa, honrada e de paz. É como alguém que andar por caminhos seguros e satisfatórios. Quem vive com sabedoria, em geral, colhe frutos até mesmo nesta vida — muitas vezes tendo mais saúde, estabilidade e relacionamentos duradouros, famílias que temem o Senhor.
Mas, acima de tudo, herda a vida eterna em Jesus. Talvez hoje você não consiga ver todos os resultados de uma vida de sabedoria, mas quando estiver mais velho e olhar para trás, poderá dizer com gratidão: 'Valeu a pena temer ao Senhor e andar com Ele.' Dificilmente alguém que caminhou em sabedoria com Deus se arrepende ao olhar para o passado. O contrário, sim, é frequente: vidas marcadas por decisões tolas que geram tristezas profundas e arrependimentos tardios. O auge dessa descrição é a comparação com a "árvore da vida", remetendo ao Éden perdido (Gn 2.9) e ao paraíso restaurado (Ap 22.2).
Conexão com outros textos Em Gênesis 3.22-24, a árvore da vida foi retirada e protegida por Anjos para que Adão e Eva que haviam pecado não tivessem vida eterna. A humanidade foi separada da plenitude da comunhão com Deus.
Em Provérbios, a árvore da vida reaparece como símbolo da sabedoria, sugerindo que o caminho da sabedoria é também o caminho de volta à vida com Deus. E em Apocalipse, ela está no centro do novo Éden, restaurada em Cristo (Ap 22.2). Em Jesus, os verdadeiros cristãos têm acesso novamente à vida eterna, não pela obediência perfeita, mas pela fé naquele que é a sabedoria encarnada. A sabedoria, portanto, é um caminho que conduz à redenção e à restauração plena em Cristo.
Conclusão e Aplicação
A verdadeira felicidade não está nas coisas, mas em uma Pessoa: Jesus Cristo, a sabedoria encarnada.
O texto nos chama a buscar sabedoria como prioridade de vida. Em um mundo extremamente superficial, o povo de Deus é chamado a viver com profundidade e discernimento espiritual.
Três aplicações práticas:
1 Busque sabedoria diariamente na Palavra e em oração. Ela é acessível a todos os que pedem com fé.
2 Valorize a sabedoria mais do que bens materiais. Reorganize suas prioridades espirituais, financeiras e familiares.
3 Apegue-se a Cristo, a sabedoria de Deus, e viva uma vida que glorifica o Pai. Nele está a árvore da vida, o sentido da existência e a paz duradoura.
