Como tudo começou
Quem é Jesus? • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 15 viewsJesus é batizado nas aguas e ali o Espírito vem sobre Ele, marcando o inicio de seu ministério.
Notes
Transcript
Desenvolvimento e aplicação:
Desenvolvimento e aplicação:
O batismo de Jesus v.9-11
O batismo de Jesus v.9-11
Marcos então se dedica a narrar o começo do ministério de Jesus aqui na terra, o versículo 9 fala que Jesus veio de Nazaré, Galileia. Nazaré era um pequeno povoado localizado na Galeleia. Foi ali que passou sua infância, meninice, adolescência e até a idade adulta. O que aconteceu durante esses trinta anos em Nazaré? Não sabemos! Sabemos que ele era obediente aos pais e provavelmente trabalhava na companhia de seu pai, na carpintaria, ou até mesmo na construção cívil. Cristo viveu a maior parte de sua vida terrena em um lugarzinho pequeno, no anonimato, por pura humildade.
Jesus então sai de seu pequeno povoado e parte para encontrar com João Batista no rio Jordão, o batismo que João fazia era simbolizando o arrependimento de pecados e um compromisso com o Messias. A nação de Israel deveria se purificar!
Mas Jesus não tinha pecado! E por isso João Batista resiste:
João, porém, quis convencê-lo a mudar de ideia, dizendo: — Eu é que preciso ser batizado por você, e é você que vem a mim? Mas Jesus respondeu: — Deixe por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele concordou.
Para cumprir a toda a justiça de Deus, Deus estava chamando o povo ao arrependimento, para que se purificassem, e Jesus se submete a toda a justiça a exigência da lei de Deus para israel; Jesus se batiza para se identificar com o seu povo! Jesus desce às mesmas águas com os pecadores, mesmo não tendo pecado, mas como aquele que levaria todo o nosso pecado sobre si;
Por isso mesmo, era necessário que, em todas as coisas, ele se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.
O batismo de Jesus marca o inicio de seu ministério, o batismo de Jesus aponta também para o seu destino: a cruz, a morte! Ele estava começando o seu ministério e sabia que esse ministério culminaria em sua morte na cruz!
V.10 ENTÃO CRISTO É BATIZADO, E ALGO GLORIOSO ACONTECE:
Uma intereção das três pessoas da trindade em um momento único! Veja, temos o filho saindo do batismo, o ceús se abrindo e o Espírito Santo descendo sobre Jesus como uma pomba, e então o Pai fazendo sua voz do ceús ressoar!
Muitas vezes lemos alguns relatos das escrituras e deixamos passar detalhes de grande importância! Aqui estamos diante de um momento glorioso, o céu se abriu! Foi exatamente o que o profeta Isaias orou intensamente para que acontecesse!
Ah! Se fendesses os céus e descesses! Se os montes tremessem na tua presença,
A oração de Isaias é respondida! Algo grandioso aconteceu os céus se abriram! O Espírito Santo vem sobre o Filho de Deus! Que apartir daquele momento fará obras grandiosas de expulsar demônios, curar leprosos, transformar pecadores e caminha para o seu destino: a cruz! Os reis, profetas e sacerdotes eram ungidos para assumirem seus cargos! Cristo é ungido com o Espirito Santo e para assim desempenhar o ministério que o Pai lhe confiou!
Além dessa manifestação gloriosa podemos ouvir a voz do Pai que fala: Tu és o meu filho amado, em ti me agrado! O Pai testemunha a respeito de seu filho e de sua missão! Deus Pai, afirma para Jesus, João, para nós que Jesus é o seu filho, e esse filho é infinitamente amado por seu Pai! “em ti me agrado” em quem tenho prazer!
Existem aqueles que pensam que Deus criou o homem pois estava sozinho e deprimido, tal pensamento não reflete a verdade, pois Deus é completo em si mesmo! Ele é tem prazer em si mesmo, O pai se alegra no Filho que se alegra no Espírito, assim as três pessoas da trindade vivem harmoniosamente e tem prazer um no outro. Pai, Filho e Espirito Santo, três pessoas, um único Deus!
Mais a frente Jesus nos revela que veio fazer a vontade de seu Pai, quando Cristo é batizado, começa o seu ministério e o Pai abre seu coração ao mundo e revela que Cristo Jesus é o seu filho amado e nEle tem prazer e alegria grande satisfação em seu Filho!
Esse Filho amado, no qual o Pai tem infinito prazer e satisfação, Ele o envia para morrer em nosso lugar, para nos dar a reconciliação, para que também pudéssemos nos tornar filhos amados e desfrutar desse grandioso amor!
Aplicação: Aqueles que tem ouvidos para ouvir ouça! Veja como o nosso Senhor é humilde! Viveu em uma pequena cidade, sem fama, holofotes, sem fazer nada grandioso até o momento em que se revelaria ao mundo! Nós também devemos imitar sua humildade, muitas vezes queremos coisas grandiosas, mas veja, o Rei dos eis, Senhor dos senhores veio para servir e dar a sua vida! Que a nossa glória seja apresentar Cristo para as pessoas!
Observe em Jesus a sua total submissão ao Pai: “para cumprir com toda a justiça” é que ele é batizado! Nossa vontade, assim como a de Jesus, deve ser a de fazer a vontade do Pai, de agrada-lo em todas as coisas. John Stott afirma que um Cristão não tem dificuldade de fazer escolhas, pois ele conhece a vontade do Pai e assim deve obedece-la.
Observe o grandioso ato após o batismo! O céus se dividem ao meio, o Espírito desce sobre o nosso Senhor, lhe capacitando para toda a boa obra que iria fazer e lhe dando força para toda a oposição que iria enfrentar!
Da mesma maneira nós só estamos aptos para a boa obra a partir do momento em que o Espírito Santo passa habitar nossas vidas! O Espírito Santo é que nos capacita, nos dar forças para enfrentar as oposições desse mundo, as oposições espirituais, o desejos carnais e assim vencermos! Que então possamos buscar viver cheios do Espírito Santo de Deus assim como o nosso Senhor e salvador Jesus Cristo!
Nossa maravilhosa posição como filhos! Deus nos aceitou em Jesus, somos aceitos por causa do FILHO AMADO, quando o Senhor olha para nós, nos enxerga com esses olhos de amor e tem grande prazer em seus filhos.
A tentação de nosso Senhor v.12-13
A tentação de nosso Senhor v.12-13
Logo que sai do batismo, o Espírito o conduz ao Deserto! Ali um local árido e desabitado, o texto da Palavra diz que ali ficou quarenta dias e jejuou durante todo esse período.
Pequena aplicação: Observe que assim que o nosso Senhor iniciou seu ministério iniciaram-se também as tentações, no ministério elas são inevitáveis, todos os crentes tem um ministério para exercer e na realização desse trabalho téra de enfrentar tentações! Muitos crentes estão tão acomodados que não apresentam ameaças a satanás, por isso não enfrentam tentações, mas a partir do momento que você decide ser um crente verdadeiro, fiel, diligente, as tentações também o acompanharão!
Durante o tempo no deserto o Senhor jejuou e Mateus nos diz que ele foi para esse lugar para ser tentado pelo Diabo! Então ele foi tentado por Satanás, esteve na companhia de feras e lemos que após esse período os anjos vieram e lhe serviram.
Temos aqui um paralelismo com a história de Israel no deserto! Veja o povo passou pelas aguas, Jesus foi batizado no rio jordão, o povo é levado ao deserto, Jesus também é levado ao deserto, o povo passa 40 anos no deserto, Jesus passa 40 dias no deserto! O paralelismo termina por ai, por que o povo de Israel não é aprovado em sua provação, Cristo, porém, sai vitorioso da tentação!
Tendo concluído todas as tentações, o diabo afastou-se de Jesus, até momento oportuno.
Satanás é astuto, estrategista, frio e calculista, ele tentou o nosso Senhor durante todo o seu ministério, diretamente apenas dessa vez, mas continuou enviando os seus servos, tentando fazer que o nosso Senhor se desviasse do caminho da cruz! “Até o momento oportuno” o diabo é o tentador! Ele vive para isso, ele quer nos derrubar e aproveita todas as oportunidades para fazer suas investidas e por isso precisamos estar firmes, assim como o nosso Senhor, que respondia cada uma das investidas de Satanás com a Bendita Verdade de Deus!
Jesus sai vitorioso dessa tentação! Enquanto o primeiro Adão é tentando e cai no pecado, o Segundo Adão Jesus Cristo sai vitorioso! Enquanto Israel chamados de “filho de Deus” também cai em pecado, o Filho amado de Deus resiste a tentação e derrota satanás!
O inicio da pregação de Jesus v.14-15
O inicio da pregação de Jesus v.14-15
João Batista é preso, Jesus retorna para a região da Galileia, não voltou mais para Nazaré, mas passou a morar em Cafarnaum, para que assim se cumprisse a profecias de Isaias.
E o que Cristo foi fazer ali? Ele foi pregar! O nosso Senhor era um pregador, por isso também o ministério da pregação é um dos mais nobres, um dos trabalhos mais importantes da humanidade!
O nosso Senhor era um pregador, e qual o conteúdo de sua mensagem? v.15 O tempo está cumprido, estar para se cumprir, o reino de Deus está próximo! Quando Jesus anuncia, que o reino está às portas, ele está trazendo uma mensagem de esperança para os judeus, ao mesmo tempo que o reino de Deus esperado pelos judeus seria liderado por um Messias militar que iria acabar com o dominio de Roma e traria paz à Israel! O profeta Daniel fala sobre esse Reino de Deus em Dn 2.44! Jesus estava anunciando a si mesmo! Ele é o cumprimento das profecias, Ele é a mensagem do evangelho! O reino seria inaugurado depois de sua morte e ressureição e a descida do Espírito, por isso estava próximo!
O Senhor anuncia a mensagem do evangelho e também diz o que as pessoas deveriam fazer! Queridos irmãos e visitantes
A mensagem do evangelho nos convoca à ação e nos desafia a tomar uma decisão!
Diante dessa mensagem devemos nos arrepender de nossos pecados e crer em Cristo Jesus! Devemos nos render aos pés desse Rei! Entregar tudo o que temos, o que somos ao seu dispor! Muitas pessoas ouvem a mensagem e não fazem nada! Saiba que o não fazer nada é rejeitar o evangelho! Muitas pessoas ouvem o chamado de Cristo para o arrependimento e ainda assim rejeitam, desprezam, preferem ser os “donos” de suas próprias vidas, preferem que outros gorvernem as suas vidas, mas não se curvam diante do Rei dos Reis!
A mensagem do evangelho chama o homem a tomar uma atitude! Então precisamos agir! Se arrepender e crer em Jesus, é abandonar sua velha vida e então começar a seguir o filho de Deus! Fé em Jesus implica em caminhar com Jesus! Fé em Jesus implica em obedecer o que ele diz! Fé em Jesus é uma renúncia da própria vida para então encontrar a verdadeira vida que está NELE!
J.C Ryle diz: “O arrependimento e a fé devem ser os principais assuntos do ensino ministrado por todo fiel ministro do evangelho... Todos nós, por natureza, somos nascidos em pecado e filhos da ira. Todos precisamos arrepender-nos, converter-nos e nascer de novo, se quisermos ver o reino de Deus. Por natureza, todos somos culpados e estamos condenados aos olhos do Senhor; todos precisamos recorrer à esperança que nos foi proposta, por meio do evangelho, crendo nele, se quisermos ser salvos. Todos nós, uma vez arrependidos, precisamos despertar diariamente para um arrependimento ainda mais profundo. Embora já sejamos crentes, todos nós precisamos de contínua exortação para crescer na fé.”
E veja que logo em seguida, os primeiros discipulos são chamados! Embora existam pessoas que rejeitam o próprio Jesus, existem aqueles que foram eleitos antes da fundação do mundo! Esses, ouvem a sua voz e prontamente o seguem Senhor!
Os chamado dos primeiros discípulos! v.16-20
Os chamado dos primeiros discípulos! v.16-20
Assim que Jesus se manifesta publicamente, a sua fama começa a crescer! Existe agora um pregador, um homem que fala com autoridade inigualável! As pessoas começam ouvir falar de Jesus e muitos estão curiosos para vê-lo e ouvi-lo.
Jesus estava caminhando a beira mar, Lucas revela que essa caminhada era acompanhada de uma grande multidão, quando Jesus ver dois barcos, Lucas traz maiores detalhes, como a pesca maravilhosa, mas Marcos faz um resumo, Jesus chamou aqueles homens, e eles prontamente deixaram tudo para segui-lo; v.16-20
É assim que uma pessoa que ouve o chamado de Cristo deve agir! Não existe nada mais importante, não existe nada mais valioso Jesus! Eles deixam tudo para trás! Redes, peixes, barcos, nada mais importava porque eles encontraram a Cristo! Eles encontraram o Messias (Jo 1.41)
Muitas pessoas vão atrás de Jesus, por causa de suas bençãos, mas se esquecem que a maior benção é encontrar o próprio Jesus! Estou falando de uma pessoa! Um homem sem igual, um homem que um dia olhou para mim, um legalista, um cara criado dentro da igreja, mas estava perdido, e esse homem cheio de amor e compaixão olhou para mim e disse: Siga-me! Assim como os pescadores, eu não era ninguém, mérito algum havia em mim, mas esse homem se aproximou com tamanho amor, com uma voz tão doce! Que me arrebatou o coração e desde então eu sou dEle!
Observe a quem Jesus escolhe como seus primeiros discípulos: Não a reis, governadores, mestres da Lei, pessoas importantes! Pescadores, pessoas que fediam a peixe! J.C Ryle diz: “eram homens destituídos de riqueza, poder e posição social. Todavia, o reino de Cristo não depende de tais coisas. A causa do Senhor, neste mundo, avança não “por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. (Zc 4.6)””
Irmãos, considerem a vocação de vocês. Não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.
Os primeiros díscipulos, eram pescadores, Jesus dedicou 3 anos de sua vida ensinando, homens comuns, homens pequenos, mas que foram instruídos e usados por um Deus extraordinário, um Deus grandioso!
Cristo Jesus os chamou e declarou que Ele mesmo os faria pescadores de homens! Ao chamá-los, Jesus lhes deu um novo propósito. Antes, pescavam peixes; agora, Ele os ensinaria um novo ofício: pescar pessoas para o Reino de Deus.
Pescadores de homens são aqueles que se dedicam a apresentar a verdade de Deus aos perdidos, para que estes saiam das trevas e entrem na maravilhosa luz do Senhor. São homens e mulheres que amam a Jesus e têm profundo amor pelas almas.
Jesus transformou simples pescadores em grandes homens, responsáveis por levar o evangelho ao mundo inteiro. Glória seja dada ao nome do Senhor Jesus, que ainda hoje continua chamando pessoas para esse ministério!
Nós fomos alcançados por homens e mulheres de Deus que ouviram esse chamado e obedeceram. Que sejamos também encontrados fiéis em responder à voz daquele que nos chama a pescar almas para Ele.
Conclusão
O nosso Senhor foi batizado na águas, cumprindo toda a lei e se identificando conosco, foi levado ao deserto para ser tentado e saiu vitorioso, anunciou as boas novas de salvação, e pregou a necessidade do arrependimento e fé, chamou homens simples, pescadores, para serem os primeiros embaixadores desse reino!
E quanto a nós? O que nós somos irmãos? Também nós, somos chamados a pescar almas para Jesus, ele nos deu nova vida e nova missão! Você pode ter sido o que foi antes de Jesus, agora você recebe um novo nome: Cristão! Também uma nova missão: Fazer Cristo conhecido.
