O AMOR É MAIS IMPORTANTE

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
O que acontece com o amor depois do casamento?
Muitos casais relatam uma experiência de amor antes do casamento, mas depois do casamento esse amor vai acabando aos poucos até chegar ao divórcio.
Exemplos:
antes do casamento, andavam de mãos dadas na rua… depois do casamento não andam mais...
antes do casamento, dava-se presentes… depois do casamento nem lembra mais das datas importantes...
Isso porque o amor vai se esfriando… diminuindo…
Sem O AMOR… o casamento não faz sentido…
A palavra amor é uma das mais importantes do nosso idioma…
Pensadores seculares e religiosos concordam que o amor desempenha um papel central na vida.
Milhares de livros, músicas, revistas e filmes são inspirados por essa palavra. (É o amor de Zéze de camargo e Luciano)
Os psicólogos concluíram que sentir-se amado é uma necessidade emocional primária do ser humano.
Biblicamente falando o amor é o tema central.
1Coríntios 13.13“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.”
Por amor Deus criou todas as coisas, por amor Deus enviou Jesus, por amor Deus salva os perdidos...
Por amor, subimos montanhas cruzamos mares, atravessamos desertos e suportamos dificuldades.
Sem amor, as montanhas se tornam inacessíveis, os mares intransponíveis, os desertos insuportáveis, e as dificuldades passam a ser um fardo insuportável na nossa vida.
Na verdade a vida sem amor não faz sentido…
Essa verdade também se aplica ao nosso casamento… sem amor o casamento fica insuportável. Nosso lar deixa de ser uma extensão do céu para ser uma área de guerra.
A necessidade de nos sentirmos amados por nosso cônjuge está no cerne de nossos desejos conjugais.
Nós pastores lidamos com a pregação, aconselhamento, discipulado… e muitas das vezes lidamos com algumas questões assim:
Um irmão disse: “De que adianta ter casa, carros, passar férias na praia, ou seja lá onde for, se sua esposa não o ama?”.
Consegue entender o que ele estava realmente dizendo? O que ele esta dizendo é: “Mais que tudo, quero ser amado por minha esposa.”
Coisas materiais não substituem o amor.
Certa esposa perguntou ao pastor: “Ele me ignora o dia inteiro e, à noite, quer ir para a cama comigo. Odeio isso”. Ela não é uma esposa que odeia sexo; ela é uma esposa pedindo desesperadamente para ser amada.
Alguma coisa em nossa natureza clama por sermos amados por nosso cônjuge…
Gênesis 2.18 “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” precisamos do casamento para nos relacionarmos e compartilhar o amor e ser amado!
Você sabe qual é a pior das punições? a solitária.
Deus fez o casamento para compartilharmos o amor e desfrutar do amor, contrario a isso estaremos casados mas solitários… a consequência é devastadora...
O texto escolhido para essa noite fala justamente sobre isso: “O AMOR É MAIS IMPORTANTE”.
Cântico 8.5–7 “Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei, ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz. Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas. As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.”
O livro de Cantares fala sobre o relacionamento entre um homem e sua esposa que se amam, desde o começo, namoro, noivado e casamento, tendo como objetivo apontar para um amor muito mais amplo, profundo e puro, O AMOR DE DEUS.
O capítulo 8 fala desse amor em seu maior grau, uma amor maduro, um amor que suporta os desafios do relacionamento.

NUTRINDO O AMOR NO CASAMENTO (5)

Cântico 8.5 “Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu amado?”
O que me chama a atenção aqui, é como essas pessoas são atraídas pela posição da noiva, o destaque aqui está nela, os olhares aqui estão na esposa.
Eu aprendo aqui que a esposa realmente é a parte mais bela do casamento.
A esposa é a parte mais preciosa do casamento.
Provérbios 31.10 “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias.”
Depois o texto fala de deserto… Casamento e deserto, isso é verdade? Falar dos finais dos filmes românticos… “E foram felizes para sempre”.
Pr. Hernandes Dias Lopes: “A caminhada conjugal não é uma estrada reta rumo à felicidade, mas um caminho cheio de curvas e precipícios. O casamento não é uma fortaleza que está livre dos ataques que vêm de dentro nem um tesouro guardado numa redoma de vidro, blindado contra toda sorte de investidas e pressões internas. A caminhada conjugal é uma aventura diária em que não pode faltar o investimento e a renúncia.”
Cântico 8.5 “Quem é esta que sobe do deserto...”
Provação - lembramos dos 40 anos de provação do povo no deserto. Aplicando isso ao casamento, nosso amor deve ser capaz de superar as provações do casamento. (crise financeira, saúde debilitada, filhos, ninho vazio, terceira idade) tudo isso é para juntar o casal, amentar o amor e não acabar.
Maldição divina sobre o pecado na vida do casal. O fato de eles estarem saindo do deserto, significa que eles superaram a maldição divina que Deus colocou sobre Adão e Eva, maldição de desarmonia entre o casal, aonde cada um lutaria para dominar o outro.
Gênesis 3.16 “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.”
O texto diz que ela vem apoiada ao seu amado… O termo apoiada só aparece aqui no A.T, a ideia é de amor e dependência…
Perceba que para a noiva, o deserto não é um motivo para ter medo, pois ela está protegida, segura no seu amado, Ele é a força dela, ele é a alegria dela, enquanto que ela é o seu tesouro particular.
A ideia aqui é que a esposa respeita o marido, porque? Porque o marido faz por merecer esse respeito!
Quando o amor é evidente, mesmo em jornada ela descansa, mesmo no deserto, ela está satisfeita, por estar apoiada no esposo.
Depois temos uma mudança radical, do deserto para debaixo da macieira, com isso ela recorda do momento que o amor despertou… Ela lembra de momentos agridoces, aonde tudo começou…
Cântico 8.5 “… Debaixo da macieira te despertei, ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz.”
aqui fica uma dica para alimentar o amor no casamento… relembrar de momentos do inicio do amor… (primeiro beijo, primeira viagem juntos, primeira conquista, visitar o lugar da lua de mel)
Para tanto, o mesmo versículo que fala de recordações agradáveis, fala de dor… A lição parece ser o fato de que o amor é causa de grande alegria, mas acompanhado de sofrimento, como no parto.
A viva é um combate, então vale a pena casar! casar não é para aqueles que querem viver isentos de problemas, ser felizes para sempre... isso é impossível até mesmo solteiro...  Casamento é para aqueles que estão dispostos a renunciar a si mesmo para um bem maior, para um proposito maior, só então triunfaremos com um casamento solido e colheremos os frutos para a gloria de Deus!
O amor vale a pena, mas é preciso estar disposto a pagar o preço.

O AMOR CONSTANTE E VENCEDOR (6-7)

Cântico 8.6 “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas.”
Pois bem, o casal vem superando o deserto da vida, a amada está apoiada no amado e agora temos um pedido, ela usa a representação do selo que era sinônimo de autenticação de documentos ou posses, ou seja, a ideia e de pertencimento um ao outro.
E esse pertencimento deveria ser interiormente, “… selo sobre o teu coração...” Significa ter o casamento no coração, ter o casamento no coração significa que o casamento é a prioridade e o foco principal das emoções e da vida do casal.
Esse pertencimento deve ser exteriormente, “… selo sobre o teu braço...” Isso significa que devemos viver de maneira que honre nosso cônjuge em todo lugar, em qualquer hora e em qualquer situação.
quantos e quantos casais estão a beira do divórcio porque um ou o outro quer ter uma vida de solteiro…
Palavras… Uma boa maneira de cultivar o amor no casamento é saber usar as palavras.
Provérbios 18.21“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.”
Provérbios 12.25“A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.”
Mark Twain disse certa vez: “Posso viver dois meses com apenas um bom elogio”.
Elogios verbais, ou palavras de carinho, são poderosas para alimentar o casamento.
“Você fica muito bem com esse terno!”
“Você fica linda nesse vestido! Uau!”
Você deve está dizendo agora, “pastor como vou dizer um negócio desse, eu não posso mentir!”
O amor não destaca os defeitos, as falhas e sim as qualidades e virtudes!
Cântico 8.7As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.”
Primeiro, o amor não pode ser extinguido (v. 7a). Nenhum outro texto descreve em termos tão lindos a natureza perseverante do amor. Nem mesmo um tsunami seria capaz de apagá-lo! Mesmo diante de todos os desafios do casamento, temos que lutar para que o amor persevere!
Segundo, O amor vale mais do que tudo (7b). Amor verdadeiro é sem preço. Se alguém tentasse comprá-lo, seria ridicularizado, pois o amor comprado não é amor, mas prostituição.
Você nessa altura do campeonato deve esta dizendo, “que conto de fadas e esse pastor, como isso é possível no casamento?”
Essa é a grande questão, quando olhamos para nós, é impossível! Mas existe alguma coisa impossível para o Senhor?
Esse texto aponta para o Amor de Deus, o amor verdadeiro, sem medida...
Deus é o único que capacita homens e mulheres falhos e fracos a amarem um ao outro com amor outrocêntrico.
Como o apóstolo João nos lembra, Deus é amor (1João 4:16), e nós conseguimos amar porque Ele nos amou:
1João 4.7 “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.”
Deus nos criou e nos destinou para o maior de todos os prazeres: conhecê-Lo e glorificá-Lo. É na presença de Deus que temos plenitude de alegria. Quanto mais perto de Deus um casal está, mais sintonia, mais amor e felicidade eles terão e desfrutarão no casamento.
Deus quer construir nosso lar (Salmos 127:1) sobre o alicerce desse amor, capaz de superar todos os desertos e toda a maldição do pecado sobre o casamento.
Porque eu não amo mais minha esposa como antes? Porque eu estou me distanciando do amor de Deus…
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.