UMA IGREJA EXTRAORDINÁRIA! 1 Tessalonicenses 1.1-10

1 Tessalonicenses   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 53 views

A igreja que aguarda a segunda vinda de Jesus destoa do que é ordinário, pois vive o que é extraordinário em sua palavra.

Notes
Transcript
Grande ideia: A igreja que aguarda a segunda vinda de Jesus destoa do que é ordinário, pois vive o que é extraordinário em sua palavra.
Estrutura: na dependência do Espírito Santo- poder e alegria (vv. 1-6) e na repercussão da Palavra do Senhor- missão e expansão (vv. 7-10).
Dicionário Gamma:
Extraordinário: Não ordinário; fora do comum, anormal, raro, esquisito, grande, singular, excepcional.
palavra”: 1.5,6,8; 2.13; 4.15-16
Atos dos Apóstolos 17.10 NAA
E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia. Ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus.
LINHA DO TEMPO: 34 d.C. (Conversão), 47-48 d.C. (Primeira viagem missionária), 49-53 d.C. (Segunda viagem missionária), 53-56 d.C. (Terceira viagem missionária), 66 d.C. (Prisão e martírio sob Nero).
52 d.C. (1 e 2 Tessalonicenses)
A igreja é composta por irmãos operosos na fé, dedicados no amor e firmes na esperança da vinda do Senhor.
Abertura (1.1), Gratidão (1.2-2.20), Preocupação (3.1-5.11) e Encerramento (5.25-28).
Atlas da Bíblia Aos Tessalonicenses

A missão na Macedônia encontrou resistência dupla:

• Os judeus temiam perder os protetores gentios das sinagogas.

• As autoridades romanas ficavam desconfiadas quando outros grupos, além dos judeus (cujas particularidades eles conheciam), se recusavam a honrar os deuses do império romano.

Paulo foi rapidamente expulso de Filipos, onde surgira a primeira igreja europeia, mas deixou lá seu colaborador Timóteo. Esse enviou-lhe as doações recolhidas (

Lucas 6.22–23 NAA
— Bem-aventurados são vocês quando as pessoas os odiarem, expulsarem da sua companhia, insultarem e rejeitarem o nome de vocês como indigno, por causa do Filho do Homem. Alegrem-se naquele dia e exultem, porque grande é a recompensa de vocês no céu; porque os pais dessas pessoas fizeram o mesmo com os profetas.
"1 e 2Tessalonicenses" de John F. Walvoord, Mark Hitchcock: "Por esse motivo, as duas cartas aos Tessalonicenses, juntas, têm sido chamadas de “cartas escatológicas”. Em 1Tessalonicenses, 23 dos 89 versículos são relativos ao futuro. Isso representa cerca de 26% do livro. Já a segunda carta se concentra ainda mais nos últimos tempos, com 19 de seus 47 versículos dedicados ao futuro. Isso soma 40% de todo o conteúdo da carta.1"
Dependência. (vv. 1-6)
Paulo se lembrava claramente de sua chegada à Tessalônica.
Atos dos Apóstolos 17.1 NAA
Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, Paulo e Silas chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga dos judeus.
Nessa carta, temos de pronto, os remetentes (Paulo, Silvano e Timóteo).

A ordem em que os três são mencionados é a que haveríamos de esperar: primeiro Paulo, porque ele é o apóstolo, no sentido mais pleno do termo. É ele quem escreve (isto é, quem dita) a carta. O segundo pela ordem é Silvano, que com certeza era o mais velho dos dois companheiros, e estivera com Paulo desde o começo da viagem em que os tessalonicenses receberam o evangelho. E finalmente Timóteo, que parece ter sido o mais jovem, e que passou a fazer parte do pequeno grupo de missionários no meio da viagem já em andamento (

Eles davam “graças a Deus por todos”.

O verbo “damos graças” (εὐχαριστοῦμεν) se relaciona com o substantivo “graças” (χάρις; veja sobre 1.1, item d.). Paulo e os companheiros agradecem a Deus os frutos da graça encontrados no coração e na vida dos membros da igreja.

Marcas dessa igreja: “operosidade da fé.… dedicação do amor.… firmeza da esperança”.
τῆς ἐργασίας τῆς πίστεως” (ergasías tēs písteōs) – trabalho que nasce da fé.
τοῦ κόπου τῆς ἀγάπης” (kópou tēs agápēs) – esforço sacrificial do amor (agápē).
τῆς ὑπομονῆς τῆς ἐλπίδος” (hypomonēs tēs elpídos) – perseverança da esperança.
1Coríntios 13.13 NAA
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deles é o amor.
“O amor é superior à fé e a esperança, pois ele será a linguagem do céu”.
Kelly descreve a fé, a esperança e o amor como “princípios morais centrais característicos do cristianismo”. Essas graças do Espírito são superiores aos dons do Espírito e também são mais duradouros.
William Barclay fala sobre a superioridade do amor: “A fé e a esperança são grandes, mas o amor é ainda maior. A fé sem o amor é fria, e a esperança sem ele é horrenda. O amor é o fogo que incendeia a fé e a luz que torna a esperança segura.”
A igreja é uma comunidade de escolhidos por Deus. Isso é mais do que uma doutrina, é a nossa identidade.
1Tessalonicenses 1.4 NAA
Sabemos, irmãos amados por Deus, que ele os escolheu,

Aceitar a proposição: “Se um homem foi eleito, será salvo seja como for que viva (por exemplo, quer creia em Cristo quer não, quer dê provas de possuir os frutos do Espírito Santo, quer não) é ímpio e absurdo. Nenhum crente verdadeiro e sensato de qualquer denominação, quer seja metodista, batista, calvinista, luterano, quer pertença a qualquer outra denominação ou grupo religioso, há de aceitar isso. Todos devem ler e reler a linda descrição da pessoa realmente eleita que se encontra em

Colossenses 3.12–17 NAA
Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros. Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos. Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração. E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
O evangelho chegando não “somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo em plena convicção”.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 4136 πληροφορια plerophoria

πληροφορια plerophoria

de 4135; TDNT - 6:310,867; n f

1) completa segurança, plena confiança

Romanos 1.16 NAA
Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
1Coríntios 2.4 NAA
A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder,
Paulo defende sua conduta pastoral (bem como de Silas) com aquela igreja.
A igreja se tornou “imitadora” dos seus pastores e do Senhor Jesus, em um contexto de “muitos sofrimentos”.

θλιψις thlipsis

de 2346; TDNT - 3:139,334; n f

1) ato de prensar, imprensar, pressão

2) metáf. opressão, aflição, tribulação, angústia, dilemas

Atos dos Apóstolos 17.5–10 NAA
Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, reuniram uma multidão e provocaram um tumulto na cidade. E, atacando de surpresa a casa de Jasom, procuravam trazer Paulo e Silas para o meio do povo. Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos diante das autoridades, gritando: — Estes que promovem tumulto em todo o mundo chegaram também aqui, e Jasom os hospedou na casa dele. Todos estes agem contra os decretos de César, dizendo que existe outro rei, chamado Jesus. Tanto a multidão como as autoridades ficaram agitadas ao ouvir estas palavras. Porém, depois de terem recebido deles a fiança estipulada, as autoridades soltaram Jasom e os outros. E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia. Ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus.
Em suma:
1Coríntios 11.1 NAA
Sejam meus imitadores, como também eu sou imitador de Cristo.

Os imitadores tornam-se exemplos. Forma-se aqui uma espécie de círculo: primeiro, Deus realiza na terra as suas obras: o Pai elege; o Filho (e também seus embaixadores especiais) dá o exemplo de regozijo em meio ao sofrimento; o Espírito Santo concede alegria. Em seguida, os tessalonicenses crêem, aceitam de bom grado a palavra, tornam-se imitadores. Eles, por sua vez, levam as boas novas a outros cujos louvores (depois de eles também terem experimentado a grande transformação) glorificam a Deus no céu. Completou-se aí o círculo.

"Introdução bíblico-teológica ao Novo Testamento" de Michael J. Kruger: "Paulo usa μιμητής e seus cognatos (συμμιμητής, μιμέομαι) em 1 Tessalonicenses 1.6, 2.14, 2 Tessalonicenses 3.7, 9, bem como em 1 Coríntios 4.16, 11.1, Efésios 5.1 e Filipenses 3.17."
2. Repercussão. (vv. 7-10)
Paulo usa a palavra “modelo” aqui, enaltecendo o testemunho da igreja de Tessalônica (que alcançou todos os demais crentes crentes, de outros lugares da Macedônia e Acaia).
Atos dos Apóstolos 19.21 NAA
Depois destas coisas, Paulo resolveu, no seu espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e Acaia. Ele dizia: — Depois de passar por Jerusalém, preciso ir também a Roma.
A ênfase dessa porção é a “palavra do Senhor” e a “fé”.
1Tessalonicenses 1.8 NAA
Porque a partir de vocês a palavra do Senhor repercutiu não só na Macedônia e na Acaia, mas a fé que vocês têm em Deus repercutiu em todos os lugares, a ponto de não termos necessidade de dizer mais nada a respeito disso.
Pelo fato do evangelho ter chegado aos tessalonicenses: “deixando os ídolos, vocês se converteram a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro e para aguardar dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura”.
1Coríntios 12.2 NAA
Vocês sabem que, quando eram gentios, se deixavam conduzir aos ídolos mudos, conforme vocês eram guiados.
Atos dos Apóstolos 14.15 NAA
— Senhores, por que estão fazendo isto? Nós também somos seres humanos como vocês, sujeitos aos mesmos sentimentos, e anunciamos o evangelho a vocês para que se convertam destas coisas vãs ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.
Romanos 5.9 NAA
Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
A igreja é um povo que espera.

αναμενω anemeno

de 303 e 3306; v

1) esperar por alguém (com a noção adicionada de paciência e confiança)

Filipenses 3.20 NAA
Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

Ora, o importante para Paulo não eram só os comentários sobre a grande modificação na cidade estarem espalhando-se, mas que os crentes ali, no entusiasmo de uma grande descoberta, propagavam ativamente a sua “fé para com Deus”. A preposição para com (πρός; veja também CNT

3. Outras aplicações:
(a) Uma igreja tem todo o potencial de ser referência para uma cidade. A pergunta é: “se fecharmos as portas, as pessoas vão sentir a nossa falta?”.
Tim Keller:
O grande perigo é as igrejas serrem pegas por essa polarização e passarem a ser meros instrumentos de uma coalizão política de esquerda ou de direita. Nos Estados Unidos, por exemplo, o país agora está presenciando o desenvolvimento tanto do “evangelismo azul” quanto do “evangelismo vermelho”. O primeiro fala de justiça social e econômica, mas não fala nada acerca do ensino bíblico sobre assuntos como sexualidade, gênero e família. O segundo condena a imoralidade sexual e o secularismo, mas se cala quando seus aliados políticos atiçam as chamas do ressentimento racial contra imigrantes e comunidades minoritárias. Quando a igreja, na intenção de conquistar poder político, se alinha demais com a esquerda ou com a direita da presente era, ela é despojada tanto do poder espiritual quanto da credibilidade com os não cristãos. Assistimos “ao cativeiro político dos fiéis”.
A solução não pode ser um afastamento apolítico imaginário (como se isso fosse possível). Os cristãos devem aprender a fazer algo novo- engajar-se politicamente, mas de modo crítico, não se rendendo a nenhuma ideologia dominante, a fim de ser de fato “sal e luz” na sociedade, e não parte de sua decadência.
(b) Fato é que existe no rol de membros das nossas igrejas pessoas que nunca foram convertidas. Precisam “deixar os ídolos e se converterem a Deus”.

Quando Deus converte uma pessoa, ele muda essa pessoa por inteiro, não apenas as emoções para que a pessoa tenha pena (remorso) de ter vivido como viveu anteriormente (cf. a idéia que predomina no verbo μεταμέλομαι), mas também a mente e a vontade, no tocante às quais ele experimenta uma completa reforma (cf. o pensamento colocado em primeiro plano pela palavra μετάνοια, e tudo isso torna-se aparente em sua conduta externa (sendo esse o significado principal do verbo usado aqui em

(c) E por fim, temos de aguardar dos céus a vinda do nosso Redentor. Quando esse dia chegar tudo fará sentido em nossa história.

Do céu dos céus (onde em sentido especial Deus habita rodeado pelos remidos e pelos anjos), e do céu estrelado, e do céu das nuvens, Jesus descerá para receber seu povo em seus braços. É a essa vinda que eles estão aguardando. Não se deve perder de vista o pleno impacto do verbo aguardar. Significa esperar feliz, com paciência e confiança. Esse aguardar é muito mais do que só dizer: “Creio em Jesus Cristo, que subiu ao céu, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos”. Dá a entender (tanto no grego quanto em português) estar preparado para sua volta. Quando aguardamos certo visitante, já deixamos tudo pronto para sua chegada. Preparamos o quarto de hóspedes, a agenda de atividades, nosso horário disponível e nossas outras obrigações, tudo de maneira a deixar a pessoa que nos visita inteiramente à vontade. Assim também, aguardar o próprio Filho de Deus (veja CNT

Ilustr.:
Uma igreja de sucesso: 10 princípios bíblicos testados e aprovados.
Bob Russel, pastor Southleast Christian Church: “há igrejas que crescem de forma admirável sem fazer concessões de natureza teológica e sem pescar em aquário alheio”.
Suponhamos fazer uma viagem no tempo e chegar a Southhampton, na Inglaterra, em meados de abril de 1912. Veremos uma manchete de jornal com os dizeres: “Titanic fará sua primeira viagem hoje”. Qual seria nossa reação? Correríamos para o porto, e tentaríamos convencer o maior número de pessoas possível a não embarcar. Provavelmente, não teríamos muito êxito. “O que você quer dizer com ‘eu sei o que vai acontecer?’ Um iceberg? Mil e quinhentas pessoas irão morrer? Qual é a sua? Está tentando atrapalhar minhas férias? Você não ouviu que nem mesmo Deus consegue afundar este navio?”. Seriamos obrigados a observar centenas de pessoas partindo naquele navio condenado, em direção à morte.
E então o que faríamos? Se realmente nos importássemos com elas, alugaríamos um barco e iríamos atrás delas. Que tamanho de barco iríamos procurar? Por acaso seria uma lancha com capacidade para seis pessoas ou um iate para trinta? Não. Alugaríamos o maior navio possível. Venderíamos tudo o que temos, sabendo que milhares de vidas estavam em jogo.
Se é verdade que o pecado nos separa de Deus por toda a eternidade, e se é verdade que Jesus é o Filho de Deus que veio a este mundo para morrer por nossos pecados, e se é verdade que apenas através de Cristo alcançamos o perdão dos pecados e temos esperança de vida eterna, a tarefa de levar pessoas a Jesus é a missão mais importante da igreja. A Bíblia diz que este mundo, com todos os seus prazeres, irá perecer. Será destruído pelo fogo. Quem colocar sua esperança neste mundo estará condenado. Nossa única esperança é Jesus Cristo. Se realmente acreditamos nisso, faremos tudo o que pudermos para convencer o maior número de pessoas possível a se entregar a Jesus, enquanto ainda há tempo.
Quando alguém me pergunta porque construímos um templo imenso com capacidade para nove mil pessoas, digo que é porque não tínhamos dinheiro para construir um maior! Tentamos tirar o maior número possível de pessoas possível de um navio que está afundando e levá-las a bordo do “transatlântico” de Deus.
2Coríntios 5.14–15 NAA
Pois o amor de Cristo nos domina, porque reconhecemos isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.