EFÉSIOS 1.1-2 | MUITO MAIS DO QUE PALAVRAS

André Luiz Bispo dos Santos
A NOIVA DO CORDEIRO  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 48 views
Notes
Transcript

Introdução:

Pré:
Graça e paz, irmãos. Hoje iniciaremos a nossa nova caminhada, uma jornada por uma das cartas mais preciosas do Novo Testamento. Abra a sua Bíblia em Efésios para que possamos conhecer A NOIVA DO CORDEIRO.
Leitura do Texto Bíblico:
Efésios 1.1-2 - “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
Pós:
Você já reparou como há palavras que pesam? E não estou falando de palavras difíceis ou complicadas. Estou falando de palavras que marcam destinos.
Em 19 de Novembro de 1863, no meio da Guerra Civil americana, o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln subiu num pequeno palco para falar em Gettysburg. Outros oradores falaram por horas. Lincoln falou por dois minutos. Duzentas e setenta e duas palavras. E ainda assim, mais de 150 anos depois, o mundo inteiro ainda se lembra do que ele disse: “O governo do povo, pelo povo e para o povo não desaparecerá da face da terra.” Foram só palavras. Mas foram palavras que moldaram uma nação.
Pense também em um bebê que nasce. Ninguém o conhece. Ele não sabe falar, nem andar. Mas alguém registra seu nascimento: Um pedaço de papel chamado certidão de nascimento. Um nome, uma data, um número. Palavras, as vezes, são muito mais do que Palavras. Porque aquelas palavras foram escritas num papel — esse bebê passa a ter direitos, identidade, história, pertencimento. Não são só letras. São palavras que pesam. Palavras que importam.
Agora atente para o que está em suas mãos, algo infinitamente maior: A Palavra de Deus. Se palavras humanas já têm tanto peso... O que dizer da Palavra que criou os céus? Da Palavra que sustenta o universo? Da Palavra que traz graça e paz?
É com a Palavra que Paulo começa sua carta aos Efésios. E é com a Palavra — gloriosa, eterna, poderosa — que Deus nos fala hoje.
FCD - A PALAVRA DE DEUS TEM UM PESO MUITO MAIOR DO QUE MERAS PALAVRAS.

Contexto:

Efésios é uma carta preciosa, e eu te peço, meu irmão, que você prepare sua mochila para a jornada que nos aguarda. Passaremos algum tempo com essa carta, e cada lição, cada texto, cada sermão, será muito precioso, por isso, peço que você perceba, o quadro que vai se formar. Não pense que estarei trazendo “sermões aleatórios” para a Igreja. Cada texto que trabalharemos nas próximas semanas nos ajudará a perceber A NOIVA DO CORDEIRO. Entenderemos a Igreja de Cristo, e buscaremos aprender o máximo para que nossa Igreja seja cada vez mais parecida com A NOIVA DO CORDEIRO.
Estamos diante da Palavra de Deus, isso deveria ser motivo o suficiente para cativar nossa atenção, para despertar nossos interesses e prender nossa mente aqui, para que pudéssemos extrair o melhor desse texto para nós. E é isso que vou tentar fazer aqui todos os domingos em que trouxer Efésios para os irmãos, mesmo que seja num texto tão curto, numa saudação como trabalharemos hoje.
Mesmo sendo um texto curto, e para muitos “irrelevante”, nós sabemos que é Bíblia, é Palavra de Deus, é Deus falando conosco, e mesmo que seja “apenas uma saudação”, ainda é muito mais do que meras palavras. Por isso, hoje te convido a olhar para esse pequeno texto e enxergar a grandeza da Palavra de Deus.
FCD - A PALAVRA DE DEUS TEM UM PESO MUITO MAIOR DO QUE MERAS PALAVRAS.
EFÉSIOS 1.1-2 | MUITO MAIS DO QUE PALAVRAS
Declaração da Proposição: POR QUE A BÍBLIA É TÃO PRECIOSA PARA A IGREJA?
1. PORQUE O AUTOR É O PRÓPRIO DEUS - v. 1a

PORQUE O AUTOR É O PRÓPRIO DEUS - v. 1a

Vivemos num tempo engraçado. A comunicação é muito rápida, você puxa seu celular, digita umas poucas palavras, envia, e elas estão aí, em rede mundial. Pessoas podem ler, podem reagir, podem interpretar, podem discordar, podem concordar, podem até mesmo te condenar, sem nem mesmo te conhecer. Por outro lado, os bons e velhos livros ainda nos encantam, não é? Quando você escuta falar de um novo livro, ou algum amigo te recomenda uma leitura, o que você costuma fazer primeiro? Creio que a maioria de nós primeiro dá uma boa conferida na capa e depois no próprio autor. Se o autor for alguém desconhecido, ou pior, se for alguém conhecido de maneira negativa, provavelmente você não vai querer gastar seu tempo e seu dinheiro no livro. Mas, quando o autor é conhecido, quando é alguém recomendável, alguém que é um grande nome da área, isso desperta nossa atenção. Tá, mas e Efésios? Quem é o autor?
VISLUMBRANDO A CARTA - Efésios é chamada de “a mais divina composição do ser humano”, “a essência destilada da religião cristã”, “o compêndio de maior autoridade e mais consumado da fé cristã”, “transbordante de pensamentos e doutrinas sublimes e transcendentais”, etc.
Certo, mas o que isso quer dizer? Um pastor da nossa Igreja, Hermisten Maia, explica de maneira clara: Efésios é uma carta de beleza incomparável, é vital para a teologia e para a vida cristã. Saber disso é muito bom, nos anima, nos direciona para um conteúdo muito rico.
Já entendemos que o conteúdo dessa carta é impressionante, mas e o autor?
PAULO - O autor dessa carta é ninguém mais ninguém menos que o Apóstolo Paulo. Sim, aquele que antes era conhecido como Saulo, o grande perseguidor, o mesmo que se torna o maior evangelista aos gentios de toda a Escritura, isso certamente desperta a nossa atenção para o que um homem como esse escreve, mas preciso te dizer algo mais:
Paulo mesmo foi o plantador da Igreja de Éfeso. Pastoreou aquela igreja por 3 anos, e podemos ver em Atos 20.19 que ele chorou quando teve que partir e se despedir daqueles irmãos. Então você já consegue imaginar que essa carta vai ser uma carta com intimidade, como um pastor falando com suas ovelhas amadas, vindo de um gênio dos seus dias.
E se ainda não fosse o bastante, essa carta foi escrita por volta dos anos 61 a 63 depois de Cristo. E o Apóstolo Paulo já tinha praticamente 30 anos de ministério, já está maduro, vivido, e escreve da sua prisão, onde dedicava tempo a escrever e pastorear seus irmãos distantes.
Impressionante, não é? Mas tem algo mais...
APÓSTOLO DE CRISTO JESUS - Embora Paulo tivesse um nome relevante, fosse alguém conhecido e admirado por seus muitos conhecimentos e habilidades, ele não escreve por si mesmo, ele não escreve em seu próprio nome, ele afirma que está falando como APÓSTOLO DE CRISTO JESUS.
Paulo não vai ensinar e educar como Paulo, mas em nome de Jesus, ele vai falar por meio do mais sábio, do maior, do Filho de Deus, daquele que ama a Igreja. O Apóstolo fala com a Noiva do Cordeiro na autoridade que há no próprio cordeiro, ele foi enviado para isso.
POR VONTADE DE DEUS - E um último detalhe nessa introdução é o principal autor. Paulo informa aos seus leitores, que tudo o que ele está para dizer foi POR VONTADE DE DEUS. Ele foi enviado por Cristo, mas porque o Deus Soberano, o Criador do Universo o ordenou que fizesse por meio do Espírito Santo.
Agora você consegue entender porque essa carta é tão preciosa? Estamos diante de um documento escrito por Paulo, mas inspirado pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo.
E se a própria Trindade fez com que o Apóstolo Paulo nos deixasse essa carta, precisamos entender que ela é poderosa, é útil, é gloriosa, é Palavra de Deus!
Ilustração:
No século XX, um grupo de teóricos, hereges liberais, começou a defender que o sentido de um texto não está no que o autor quis dizer, mas no que o leitor entende. Segundo esses homens, o texto da Bíblia significa o que você quiser que ele signifique, cada um interpreta do seu jeito e pronto, ninguém está errado.
Inclusive, o francês Roland Barthes chegou até a escrever um famoso ensaio chamado A Morte do Autor, em que ele dizia que o autor não importa mais. O leitor é quem dá mesmo o sentido de um texto. Isso virou moda em muitos círculos acadêmicos, universidades e até alguns seminários liberais. De repente, todo texto é como um espelho em que cada um enxerga o que chama mais atenção.
Mas quando abrimos a Bíblia e enxergamos tanta preciosidade, esse pensamento não se sustenta. O Autor das Escrituras não está morto, nunca estará. Ele está vivo. Ele fala. Ele revela. Ele interpreta. A Bíblia não me diz o que eu quero ouvir, ela nos diz quem é Deus, quem nós somos e o que Deus quer nos dizer.
A Palavra de Deus tem Autor, tem intenção, tem direção. A Bíblia é perfeita, é confiável, é pura, é fiel.
Resumo:
Quando olhamos para a Escritura vemos muito mais do que palavras, estamos diante da majestade, da autoridade e da grandeza de Deus.
Aplicação:
Por vezes, valorizamos muito algumas palavras e textos. A certidão de casamento, certidão de uma casa, o CRV de um carro… parece que isso tem muito valor para nós.
Estamos diante da Palavra de Deus, não despreze. Não são só letras, não são só textos, não é apenas uma saudação, há um valor aqui muito maior do que casamento, casa, carro ou qualquer investimento. Há beleza aqui, há santidade aqui, há Deus falando conosco aqui. Por isso, receba com o coração aberto, essas palavras de Deus para nós nessa noite.
Qual é o seu livro favorito, meu irmão? Que você ame ainda mais a Bíblia! Que você se deleite ainda mais nas Palavras de Deus. Não leia de maneira automática ou vazia, mas com desejo de perceber Deus, o glorioso Deus que fala conosco.
Se você está aqui e não ama esse livro, eu não posso te obrigar a amar, mas o Espírito Santo pode te fazer entender que esse é o Livro mais precioso que você pode um dia contemplar, é supremo, é majestoso, é o próprio Deus conosco.
EFÉSIOS 1.1-2 | MUITO MAIS DO QUE PALAVRAS
Declaração da Proposição: POR QUE A BÍBLIA É TÃO PRECIOSA PARA A IGREJA?
1. PORQUE O AUTOR É O PRÓPRIO DEUS - v. 1a
2. PORQUE FOI ESCRITA PARA NÓS - v. 1b

PORQUE FOI ESCRITA PARA NÓS - v. 1b

É importante saber para quem a Bíblia foi Escrita. Endereçamento é fundamental! Ora, imaginem o seguinte, nós vamos comemorar 20 anos da Congregação Presbiteriana em Boqueirão. Como podemos deixar esse evento grandioso? Podemos trazer 2 grupos de pagode famosos, um trio de forró, duas bandas de rock e Galvão Bueno para narrar a festa. Qual será o efeito produzido? Certamente será um evento lotado, mas não é assim que queremos, é? Não é assim que deve ser, não é? Por isso mesmo as coisas tem direção e endereço na Palavra de Deus.
Aliás, nosso Deus está elaborando um grande banquete, e para o grande banquete ele não chama os mais apropriados, nem os mais relevantes, ele chama os humildes, pecadores, porque é Ele mesmo quem dá o valor da festa. O banquete só é grande, porque o próprio Deus está nele.
A QUEM DEUS PODERIA TER ENVIADO? - Éfeso era uma cidade com grande destaque na sua época. Era uma das cidades mais importantes do Império Romano, tinha mais de 330 mil habitantes, e era uma sede política de grande relevância, era praticamente o ponto central entre o Oriente e o Ocidente, uma potência comercial na sua época.
Éfeso era uma cidade tão rica que era apelidada como “Banco da Ásia”, por seu grande aporte financeiro, mercado forte e oportunidades de emprego. E pra completar, Éfeso era também um centro cultural, intelectual e filosófico. Lá estava o grande templo da deusa Diana, que é conhecido como uma das sete maravilhas da antiguidade. Foi de lá que vieram Pitágoras, Parmênides e Zenão.
Éfeso, sem dúvidas era uma das cidades mais importantes e gloriosas da sua época. Mas, não é aos poderosos políticos, filósofos ou ricos de Éfeso que o Senhor manda Paulo escrever uma carta. A quem é, então?
PARA UMA IGREJA - Os Santos que vivem em Éfeso! Ele se dirige a Igreja. Santos é uma palavra fundamental aqui. O termo “SANTO” é usado para explicar alguém que é separado, Israel era uma nação santa, uma nação separada, uma nação diferente das outras. E Paulo aponta para aqueles irmãos como SANTOS QUE VIVEM EM ÉFESO.
Ele está remontando a ideia de Pedro, em 1Pedro 2.9 “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”.
Você entende o que está sendo destacado aqui? Mesmo que Éfeso fosse uma cidade enorme, com muitas coisas maravilhosas e chamativas, com muita riqueza e uma cultura enormes, é para uma pequena Igreja, mas GLORIOSA, que Deus escolhe se dirigir por meio de uma carta.
POR QUE? - Efésios 1.1 complementa “[...] aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus,”. Por que aqueles irmãos receberiam uma carta? Eles mereciam? Eles tinham algo tão belo e glorioso naturalmente deles? É claro que não! É claro que não era por causa deles, mas havia algo neles que os fazia receber essa carta. Paulo afirma que eles era FIÉIS E ESTÃO EM CRISTO. Paulo está falando com irmãos, gente de Jesus Cristo, gente que tem Jesus Cristo neles. É essa a glória daqueles irmãos, é isso que faz com que eles recebam a carta! Eles não eram perfeitos, mas eram separados por Deus, gente que tem Cristo.
Deus ignorou homens ricos daquela cidade, ignorou os poderosos e falou diretamente com os seus, e ele ainda faz isso hoje. O Senhor escolheu pessoas simples, para lhes falar sobre a glória de Cristo, sobre o Cristo que é maior que os poderes do mundo, o Cristo que une judeus e gentios, o Cristo que veste seu povo para uma guerra, e fornece a armadura, o Cristo gigantesco em poder, maravilha e majestade (veremos isso em Efésios). E esse Cristo, tão glorioso, utiliza Paulo para se dirigir a pessoas simples e dizê-las: vocês que estão unidos a mim, fazem parte deste roteiro. Homens, mulheres e crianças, inseridos na maior e mais bela história que já existiu. Isso é glorioso, isso é intenso, isso é o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.
Talvez, no cotidiano, na simplicidade de sua rotina, você pense que sua vida é comum e sem graça. NUNCA! Não existe vida comum para quem está em Cristo. Todos os Seus fazem parte da história da redenção, da história do evangelho, a história mais gloriosa que existe. Fazem parte da Igreja de Cristo, A NOIVA DO CORDEIRO.
Ilustração:
Protagonistas que não são gloriosos.
Resumo:
Quando olhamos para a Escritura vemos muito mais do que palavras, estamos diante da majestade, da autoridade e da grandeza de Deus. E somos abençoados por fazer parte dessa história, somos chamados a participar dessa maravilhosa história.
Aplicação:
Talvez você olhe para si mesmo e pense “Senhor, eu não sou digno de fazer parte dessa história tão grandiosa”, ou mesmo pense “eu não sou digno de tanto amor”, realmente, nós não somos. Mas o Senhor nos chama para um encontro gracioso, ele nos coloca nessa história maravilhosa, e agora nós fazemos parte do enredo glorioso que Deus escreveu.
Meu irmão, por causa do Filho de Deus, Jesus Cristo, até o mais simples dos homens, se torna glorioso. Querido, entenda, o Senhor não procura pessoas gloriosas para aumentar a sua glória, não é esse o caminho. Ele chama pessoas que nada tem a oferecer, pessoas simples, e compartilha da sua infinita glória, por meio da sua palavra.
É por isso que semanalmente nós estamos aqui, nesse mesmo lugar, ouvindo do mesmo livro, sobre o mesmo Deus! Essa Palavra é o que temos de mais precioso, ela nos leva para Cristo e nos mostra o cuidado e o amor de Deus por sua Igreja.
Se você está ouvindo tudo isso e ainda não entende a grandeza da Bíblia e a beleza da Igreja, eu te convido, pense nisso, pense nesse maravilhoso propósito, ele dá sentido a nossa vida, ele nos leva a Deus, ele nos enche de fé e põe Cristo em nosso coração.
EFÉSIOS 1.1-2 | MUITO MAIS DO QUE PALAVRAS
Declaração da Proposição: POR QUE A BÍBLIA É TÃO PRECIOSA PARA A IGREJA?
1. PORQUE O AUTOR É O PRÓPRIO DEUS - v. 1a
2. PORQUE FOI ESCRITA PARA NÓS - v. 1b
3. PORQUE PROVAMOS DOS SEUS EFEITOS - v. 2

PORQUE PROVAMOS DOS SEUS EFEITOS - v. 2

Quando a gente tá naquele fim de mês, as contas já batendo na porta, e chegam aqueles pedaços de papel que a gente chama de salário. Dá uma sensação boa né? De que vamos conseguir nos organizar, pagar as contas, respirar um pouco, não é?
Nós já falamos aqui que há alguns textos e papéis que mexem com a gente, não é? Quando um filho começa a escrever e coloca, mesmo que com letras estranhas, num papelzinho uma carta e diz “Papai, te amo” ou “Mamãe, te amo” aquilo é melhor do que muito dinheiro, não é?
E a Bíblia, o que esse monte de letras e palavras faz em nós? Que efeitos ela produz em nós? Olhe novamente para o texto, agora no verso 2.
PROFUNDIDADE - Preciso te ensinar uma coisa, quando uma carta, praticamente qualquer uma delas, inicia com uma saudação, você vai ver algo como isso que lemos aqui no começo de Efésios 1.2 “graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” O que é isso? Parece apenas um cumprimento normal não é? “Graça e paz, meus irmãos”, não parece isso? Mas não é.
Isso é um Estilo Grego chamado OBLATIVO, que nada mais é do que uma ORAÇÃO, é um desejo íntimo coração. Alguém que conhece as necessidades da Igreja, falando para a Igreja o que deseja para ela em oração. É uma oração em favor dos crentes de Éfeso.
É basicamente uma benção apostólica, aquilo que os pastores fazem nos cultos. E você já pensou sobre a benção apostólica? O pastor ora pedindo que a GRAÇA DE DEUS E A PAZ DE DEUS ESTEJAM COM O POVO DE DEUS. Mas, preciso ir mais além, você já parou para pensar no cumprimento que nós fazemos uns aos outros?
GRAÇA A VÓS OUTROS - Graça é a bondade de Deus aplicada aos pecadores. Graça é a Salvação que nos alcança. Graça é a benção de Deus quando nos unimos a Ele por meio de Cristo. Graça é um tema central da fé. Graça é o favor, a benção de Deus para gente que não merece, gente como nós. É pela Graça que Deus nos chama de Filhos. É pela graça que somos aceitos, apesar de nós.
E PAZ - E paz? Paz é uma consequência, paz é o resultado. Graça é a porta de entrada, paz é o presente. Sem a graça, como podemos ter paz? Paz é o fruto da comunhão com Deus. É por isso que na Igreja Presbiteriana a saudação tradicional entre os irmãos é “Graça e Paz”. Não há problema em dizer outras maneiras, mas a mais tradicional é “Graça e Paz” porque é justamente o que é apresentado na própria Bíblia.
DA PARTE DE DEUS, NOSSO PAI, E DO SENHOR JESUS CRISTO - E Paulo encerra sua saudação, sua oração inicial, afirmando que essa graça, e essa paz, vem direto de Deus - NOSSO PAI. Apesar das nossas falhas, apesar dos nossos pecados, apesar de quem somos, temos um Pai maravilhoso, que não nos abandona, que nos dá uma paz que excede todo entendimento.
Graça e Paz, da parte de Deus, e de Cristo é tudo o que nós precisamos. É o que preenche todas as nossas necessidades, é um resumo do Evangelho, simplesmente numa introdução de uma carta.
Ilustração:
Você já experimentou algo assim? Eu sou prova viva de que a Bíblia pode falar conosco em qualquer texto, em qualquer situação. Costumo ler a Bíblia uma vez ao ano, e mesmo que já tenha feito isso algumas vezes, ainda percebo o quanto ela me transforma, ainda percebo o quanto ela me educa, ainda percebo o quanto o Senhor me inspira a lutar contra meus pecados e buscar uma vida de acordo com o Evangelho.
Nenhum outro livro pode fazer isso conosco. Sim, bons livros podem até nos dar bons conselhos, boas dicas, nos ajudar em algumas áreas da nossa vida, mas somente a Palavra de Deus pode nos dar a Graça, a Paz, a benção, o favor de Deus, que Cristo providenciou para nós.
Resumo:
Quando olhamos para a Escritura vemos muito mais do que palavras, estamos diante da majestade, da autoridade e da grandeza de Deus. E somos abençoados por fazer parte dessa história, somos chamados a participar dessa maravilhosa história. Deus nos permite experimentar das bençãos da Escritura, da Graça, da Paz, por causa de Cristo, é um privilégio que somente encontramos na Palavra de Deus.
Aplicação:
Irmãos, eu gosto muito de livros, filmes, séries, principalmente de conteúdos que envolvem fantasia e criatividade. Filmes como Nárnia, Star Wars, O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Duna, tudo isso me encanta, gosto muito, muito mesmo dessas coisas, e confesso que queria ter mais tempo para ler e aproveitar cada uma delas, mas, destaco uma frase que o autor de Nárnia falou uma vez.
C. S. Lewis disse: As vezes precisamos visitar o mundo mágico e a floresta das fadas, para que possamos novamente voltar e admirar a floresta da vida real.
Lewis está admitindo, que bons livros podem nos ajudar a respirar um pouco, a distrair um pouco, a até mesmo admirar mais o nosso mundo. Mas há uma mensagem clara aqui: O MUNDO REAL VAI SEMPRE NOS CHAMAR DE VOLTA. E para viver no mundo real, para enfrentar problemas reais, para lidar com as situações reais da sua vida real, somente o EVANGELHO pode te ajudar, somente CRISTO pode te amparar, somente a PALAVRA DE DEUS pode te servir de fortaleza.
Não temos super-heróis nessa terra, meus irmãos, nos dias comuns, o herói que nos defende e nos conduz é Cristo, e ele fala conosco, ele se apresenta a nós, por meio da Sua Palavra, busque-o nela, conheça-o mais, ame-o mais, amando a Palavra de Deus.

DESAFIOS

NÃO LEIA MECANICAMENTE, MAS COMO UM ENCONTRO MARCADO COM O DEUS VIVO: Infelizmente, muita gente olha para a Bíblia com olhos completamente míopes, enxergando parcialmente as coisas. Tem gente que só busca as promessas, tem gente que lê por ler, tem gente que lê e não entende nada, tem gente que lê e pensa que são várias histórias soltas, sem propósito. Querido, de uma vez por todas, olhe para qualquer texto da Bíblia, qualquer um, seja uma genealogia, uma promessa, uma carta, um salmo, seja lá o que for, perguntando: COMO EU POSSO ENXERGAR A GLÓRIA DE DEUS NESSE TEXTO? Procure o amor de Deus, procure os atributos de Deus, procure a Santidade de Deus, procure Cristo, e seja qual for o texto, você vai ser muito mais edificado!
LEIA A BÍBLIA SABENDO QUE É TAMBÉM A SUA HISTÓRIA: Um outro problema é que muitos olham para a Bíblia como se fosse apenas uma história distante, de um povo que já se foi, que já passou, não é assim! GRAVE ISSO: A BÍBLIA É A HISTÓRIA DE CRISTO FORMANDO A SUA IGREJA, DO NOIVO CUIDANDO DA SUA NOIVA, DO CORDEIRO SE ENTREGANDO, AMANDO E ZELANDO PELA SUA NOIVA, E NÓS FAZEMOS PARTE DISSO!
Se você olhar para a Bíblia com esses olhos você vai encontrar conforto, consolo, puxões de orelha, e certamente vai aprender a viver com alegria, para a glória de Deus, nesse mundo.
PERCEBA CRISTO EM TODA A ESCRITURA: Querido, meu último desafio para você, é talvez o mais importante. Se você não perceber que Jesus Cristo é o centro de toda a Bíblia, é o foco de toda a Bíblia, que Jesus Cristo é a essência do plano de Deus para o seu povo… toda a nossa fé vai desmoronar. Cristo está em todas as histórias e todos os livros da Bíblia, é de Cristo que nossa alma precisa.

Conclusão

Se aquelas palavras, do famoso discurso de Abraham Lincoln foram tão admiradas e marcaram tantas gerações, meus irmãos… nós temos aqui diante de nós a Palavra do próprio Deus.
Ame esse livro, ele tem muito mais do que palavras para a sua e para a minha vida. É nesse livro que conhecemos Jesus Cristo, nosso Salvador, nossa vida eterna!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.