Jesus Cristo (3)

Jesus Cristo  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views

Humanidade de Cristo

Notes
Transcript

A Humanidade de Cristo

Atos dos Apóstolos 4.12 NAA
E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
A Humanidade de Cristo
Cristo tem uma natureza singular: 100% Homem e 100% Deus
Meditações no Evangelho de João A Realidade da Encarnação de Cristo (Leia João 1.14)

Como nós, também se alimentou, bebeu, dormiu, cansou-se, chorou, regozijou-se, maravilhou-se, sentiu fome, sede, dor, foi movido pela ira e pela compaixão. Por se tornar carne e possuir um corpo, pôde orar, ler as Escrituras, sofrer ao ser tentado e submeter sua vontade humana à vontade de Deus, o Pai. E, finalmente, nesse mesmo corpo, ele veio a sofrer intensamente e derramar seu sangue; realmente foi morto, sepultado, ressuscitou e ascendeu ao céu. Contudo, em todos os instantes, ele era Deus e, ao mesmo tempo, homem!

Por que era necessário que Deus se fizesse Homem?

não podia ser feito menos pela redenção do gênero humano, e que isto não seria possível se o homem não pagasse o que devia pelo pecado, dívida esta tão grande que, não a devendo pagar senão o próprio homem, porque era culpado, no entanto, somente Deus podia fazê-lo, de sorte que o Redentor tinha de ser homem e Deus ao mesmo tempo, e, da mesma forma, era necessário que Deus assumisse a natureza humana na unidade de sua pessoa, e, assim, o que o homem em sua simples natureza devia, porém não podia pagar, subsistisse em uma pessoa que tivesse esse poder (Anselmo da Cantuária, 1033 - 1109)

O que a Bíblia diz sobre a humanidade de Cristo?
Filipenses 2.5–8 NAA
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
A Humanidade de Cristo é diferente da nossa: Sem pai humano
Lucas 1.34–35 NAA
Então Maria disse ao anjo: — Como será isto, se eu nunca tive relações com homem algum? O anjo respondeu: — O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.
Nunca seremos iguais a Cristo
A Infância de Cristo
Lucas 2.52 NAA
E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.
A adolescência de Cristo
Lucas 2.41–51 NAA
Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém, para a Festa da Páscoa. Quando ele atingiu os doze anos, foram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Terminados os dias da festa, ao regressarem, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais dele o soubessem. Pensando, porém, que ele estava entre os companheiros de viagem, andaram um dia inteiro e, então, começaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos. E, como não o encontraram, voltaram a Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. E todos os que ouviam o menino se admiravam muito da sua inteligência e das suas respostas. Logo que os pais o viram, ficaram maravilhados. E a sua mãe lhe disse: — Filho, por que você fez isso conosco? Seu pai e eu estávamos aflitos à sua procura. Ele respondeu: — Por que me procuravam? Não sabiam que eu tinha de estar na casa de meu Pai? Não compreenderam, porém, as palavras que lhes disse. E voltou com eles para Nazaré e era submisso a eles. E a mãe dele guardava todas estas coisas no coração.
A “profissão”de Cristo
Mateus 13.55 NAA
Não é este o filho do carpinteiro? A sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas?
Marcos 6.3 NAA
Não é este o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? As suas irmãs não vivem aqui entre nós? E escandalizavam-se por causa dele.
A humanidade de Cristo e suas necessidades físicas
Jesus foi afetado pelo Pecado, mas não infectado pelo Pecado (Dr. Amin Rodor)
João 4.6–7 NAA
Ali ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Jesus lhe disse: — Dê-me um pouco de água.
Mateus 4.2 NAA
E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
Mateus 8.24 NAA
E eis que levantou-se no mar uma grande tempestade, de modo que as ondas cobriam o barco. Jesus, porém, estava dormindo.
Mateus 11.12 NAA
Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e os que usam de força se apoderam dele.
João 19.28 NAA
Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para que se cumprir a Escritura, disse: — Tenho sede!
Lucas 22.44 NAA
E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o suor dele se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.
Mateus 21.18 NAA
Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, Jesus teve fome.
João 11.35 NAA
Jesus chorou.
Mateus 26.38 NAA
Então lhes disse: — A minha alma está profundamente triste até a morte; fiquem aqui e vigiem comigo.
Lucas 22.42–43 NAA
dizendo: — Pai, se queres, afasta de mim este cálice! Contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua. Então lhe apareceu um anjo do céu que o confortava.
Jesus foi tentado
Hebreus 4.15 NAA
Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.
Primeira Tentação
Mateus 4.2–4 NAA
E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus: — Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: — Está escrito: “O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.”
Segunda tentação
Mateus 4.5–7 NAA
Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e disse: — Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, porque está escrito: “Aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito. E eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra.” Jesus respondeu: — Também está escrito: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.”
Terceira Tentação
Mateus 4.8–10 NAA
O diabo ainda levou Jesus a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e disse: — Tudo isso lhe darei se, prostrado, você me adorar. Então Jesus lhe ordenou: — Vá embora, Satanás, porque está escrito: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele.”
Em que sentido Jesus foi tentando em todas as coisas?
As tentações de Jesus englobavam em seus fundamentos, todas as tentações pelas quais os seres humanos podem passar
As tentações envolviam: 1: Satisfação de um desejo físico / 2- Presunção ou independência de Deus / 3- Ganância
Hebreus A. Encorajamento aos leitores (4.14–16)

Nós, no entanto, nunca seremos capazes de sondar a profundidade das tentações que Jesus sofreu. No entanto, ele venceu a profundidade, assim como a força, dessas tentações. Ele as derrotou como o Único sem pecado.

Como Jesus venceu a tantação?
“Está Escrito”
A Humanidade de Cristo serve como um modelo e um alvo (embora inalcançável) a ser buscado.
A humanidade perfeita de Cristo é a nossa garantia de graça
Romanos 5.19 NAA
Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.