Jesus Cristo (4)

Jesus Cristo  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 23 views

estudo sobre a divindade de Cristo

Notes
Transcript

A divindade de Cristo

Atos dos Apóstolos 4.12 NAA
E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Jesus era Deus?
Creio: No Pai, no Filho e no Espírito Santo 4.2. Erros Concernentes à Compreensão das Duas Naturezas de Cristo

Como resultado da não compreensão das duas naturezas de Cristo, nos primeiros séculos da era cristã surgiram diversas heresias concernentes à pessoa de Cristo. Essas concepções ora negavam a divindade, ora negavam a humanidade de Cristo. Alguns teólogos, no afã de combater alguma forma de erro, caíram com frequência em outro; passando a existir daí, não mais uma heresia, mas duas!

Jesus não poderia ter sido apenas um bom mestre da moral?
“Estou tentando aqui evitar que alguém diga a tolice que frequentemente dizem sobre Ele: ‘Estou pronto para aceitar Jesus como um grande mestre moral, mas não aceito Sua afirmação de que é Deus’. Isso é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse apenas um homem e dissesse o tipo de coisas que Jesus disse não seria um grande mestre moral. Ele seria um lunático — no mesmo nível do homem que diz ser um ovo cozido — ou então seria o próprio Diabo. Você deve fazer sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus; ou então um louco ou algo pior. Você pode calá-Lo como um tolo, pode cuspir n’Ele e matá-Lo como um demônio; ou pode cair a Seus pés e chamá-Lo de Senhor e Deus.Mas não venhamos com paternalismos condescendentes sobre Ele ser um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção. Ele não teve essa intenção.”
(C.S. Lewis, Cristianismo Puro e Simples, Livro II, capítulo 3: “O Invasor de Deus
João 10.30–33 NAA
Eu e o Pai somos um. Os judeus mais uma vez pegaram pedras com a intenção de apedrejá-lo. Mas Jesus lhes disse: — Tenho mostrado a vocês muitas obras boas da parte do Pai. Por qual delas querem me apedrejar? Os judeus responderam: — Não é por obra boa que queremos apedrejá-lo, e sim por causa da blasfêmia. Pois, sendo você apenas um homem, está se fazendo de Deus.
Louco / Mentiroso / Deus

O “Trilema” de Lewis. / Mentiroso: Se Jesus não era Deus, mas dizia que era, então era um enganador. / Louco: Se acreditava ser Deus, mas não era, era um insano. / Senhor: Se Ele era quem dizia ser, então é verdadeiramente Deus.

O que a Bíblia diz sobre a divindade de Cristo?
João 1.1–4 NAA
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
João 1.14 NAA
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Colossenses 2.9 NAA
Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.
Hebreus 1.2–3 NAA
mas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o universo. O Filho, que é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela sua palavra poderosa, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,
Filipenses 2.5–8 NAA
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
João 8.58 NAA
Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhes digo que, antes que Abraão existisse, Eu Sou.
Êxodo 3.14 NAA
Deus disse a Moisés: — Eu Sou o Que Sou. Disse mais: — Assim você dirá aos filhos de Israel: “Eu Sou me enviou a vocês.”
Mateus 1.23 NAA
“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel.” (Emanuel significa: “Deus conosco”.)
Isaías 9.6 NAA
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: “Maravilhoso Conselheiro”, “Deus Forte”, “Pai da Eternidade”, “Príncipe da Paz”.
João 20.28 NAA
Ao que Tomé respondeu: — Senhor meu e Deus meu!
Tito 2.13 NAA
aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo.
2Pedro 1.1 NAA
Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.
Romanos 9.5 NAA
Deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para sempre. Amém!
1João 5.20 NAA
Também sabemos que o Filho de Deus já veio e nos tem dado entendimento para reconhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
João 5.18 NAA
Por isso, os judeus cada vez mais queriam matá-lo, porque além de desrespeitar o sábado, também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
Apocalipse 1.8 NAA
“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.”
Jesus é auto existente (Jo 1:1-3)
eterno (Mq 5:2)
possui vida eterna (1Jo 5:20).
Perdoou pecados (Mc 2:5) (Isaías 43:25) (Mc 2:5).
Aceitou Adoração (Mt 4:10) (Mt 14:33; 28:9; Jo 9: 38) (Fp 2:11; ver At 20:28).
Qual a importância de sabermos que Jesus é plenamente Deus?
Sendo Jesus plenamente Deus, tudo o que Ele disse é plenamente verdade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.