Aquele que tem toda a autoridade

Quem é Jesus?  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views

Jesus prega, expulsa demonios e cura os doentes, ele é quem tem toda a autoridade!

Notes
Transcript

Introdução

Em nosso mundo temos diversos tipos de autoridades, aquelas que foram escolhidas por nós para governarem, aqueles que passam em processos seletivos, concursos: policiais, juízes etc… também temos pessoas que são autoridade em determinados assuntos: médicos que estudaram e se especializaram em uma área, professores que também fizeram uma especialização; pessoas que conhecem bastante o que estão falando e por isso falam com autoridade e viram referência no assunto. Hoje vamos conhecer aquele que tem toda a autoridade no céu e na terra.

Desenvolvimento e aplicação:

Aquele que ensina com autoridade v.21-22

Depois de Nazaré, Cafarnaum foi a cidade escolhida por nosso Senhor Jesus para morar, Cafarnaum era uma cidade litoranea, situada as margens do mar da Galileia, era uma vila de pescadores, lar de Simão Pedro, André, Tiago e João. Mateus nos informa que o nosso Senhor foi morar nessa cidade para o cumprimento da profecias do prófeta Isaias:
Matthew 4:15–16 NAA
“Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios! O povo que vivia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.”
E no Sábado, Jesus foi ensinar na sinagoga! O que é uma sinagoga? “As sinagogas eram lugares destinado ao culto religioso do povo judeu.” Nas sinagogas o povo se reunia para cantar, orar, Leitura da Palavra e ouvir suas explicações! Bem parecidos com as nossas igrejas nos dias de hoje.
Então Jesus vai para a sinagoga, pois ali era o lugar certo para que um mestre ensinasse. “As sinagogas nos tempos do Novo Testamento era um lugar para promover o conhecimento do Deus de Israrel” E agora o próprio Deus encarnado entrou na sinagoga, para se revelar.
Jesus entra ali para ensinar e a medida que as pessoas ouvem suas palavras elas começam a se maravilhar, se espantar, se surpreender com a sua doutrina! Marcos faz um comentário do que aquelas pessoas estavam comentando e pensando: Esse homem, ensina como quem tem autoridade! E não como os escribas!
Os escribas eram pessoas que se dedicavam ao estudo da lei e também a escrever comentários do que aprendia, eles são constantemente associados aos fariseus, uma seita judaíca do tempo de Jesus, os escribas tiveram um papel importante na preservação dos escritos sagrados pois eles transcreviam os textos bíblicos, produzindo assim mais cópias, mas também cometeram erros, esses homens iam além da interpretação das Escrituras e adicionavam muitas lei inventadas pelo homem, como tendo mesma autoridade do que a Palavra de Deus! “aqueles homens estavam mais preocupados em parecer diante dos homens”.
Mas agora apareceu um novo mestre! Jesus de Nazaré, que fala, ensina e que em tudo isso exerce grande autoridade! Tanto pelo seu conhecimento, ali ensinando corretamente a Palavra, quanto também com o seu testemunho de vida, nada se tinha de lhe apontar!

Aquele que tem autoridade sobre demônios v.23-28

Enquanto Jesus estava ali ensinando, as pessoas maravilhadas com o seu ensino ouvindo com atenção cada uma de suas palavras algo aconteceu, um homem irrompe aquele momento solene de ensino gritando, o texto nos diz que esse homem estava possuído de um espirito imundo! Em termos mais simples, ele estava endemoniado! Possuído por demônios!
Satanás e seus demônios, trabalham incessantemente para a escravização das pessoas, e em alguns casos os demônios se apossam de homens e mulheres. Uma pessoa possessa já não mais responde por sí, quem a controla é o próprio demônio.
“O que você quer conosco, Jesus Nazareno?” Aquele espirito imundo falando por meio daquele homem estava perguntando, a razão de Jesus está ali! Veja que é uma fala de alguém que se sente ameaçado pela presença poderosa de Jesus!
“Veio para nos destruir?” Os demônios reconhecem a grande disparidade de poder, entre eles e Deus soberano criador! Sabem que Jesus tem todo o poder e autoridade, sabem que Jesus poderia facilmente os destruir!
“Sei bem quem você é: O Santo de Deus” aquele espirito imundo estava diante do Deus puríssimo, e revela aqui quem Jesus é: O Santo de Deus! Estava declarando sobre a natureza divina de Jesus. Esse era aquele que foi enviado da parte do Pai, Ele é Santo Deus Filho, separado para o ministério da cruz! O Santo vindo da parte de Deus!
Então o Santo de Deus, repreende aquele Espírito imundo dizendo: Cala-se e saia desse homem! Jesus ordena, mostrando quem é que manda! Jesus veio a este mundo para destruir as obras do diabo! (1Jo 3.8) Ele tem todo o poder e autoridade para isso!
E o que o demonio fez? lhe obedeceu, quis lhe oferecer resitência mais não podia! O Espírito agitou o homem violentamente e gritou bem alto e dessa maneira deixou o homem!
"Aqui temos uma clara evidência que derruba a teoria de que o arqui-inimigo de Jesus é Satanás e de que os dois lutam com igual força. Nunca foi uma luta de igual para igual — Satanás nunca teve chance! Jesus, Deus encarnado, tem autoridade sobre Satanás e seus demônios. Ele ordenou, e aquele demônio teve de obedecer!"
Não há Deus como o nosso Deus meus irmãos! Não há quem possa se comparar com o nosso Senhor e salvador Jesus Cristo! E aquelas pessoas que antes estavam maravilhadas com o seu ensino, ficaram ainda mais espantadas, admiradas e se perguntavam, o que é isso? Uma nova doutrina! Ele ordena e os espíritos imundos lhe obedecem!
E as noticias sobre Jesus se espalhavam depressa por toda aquela região! Jesus é aquele que exerce autoridade sobre o mundo espíritual! Ele o Senhor soberano! Nenhum espírito, demônio, principado ou potestade pode resistir ao seu poder!
A vitória da igreja.
Aqui temos um prenúncio: Jesus também nos concede esse mesmo poder, para que possamos orar, clamar e enfrentar as forças espirituais do mal. Assim, a igreja de Cristo avança em território inimigo, conquista posições e resgata almas. A igreja marcha, e as portas do inferno não prevalecem — não podem prevalecer! Ela avança no mesmo poder e autoridade de Jesus!
O povo de Deus é um povo vitorioso, porque lutamos do lado daquele que tem todo poder e autoridade e nunca perdeu uma só batalha!

Aquele que tem autoridade sobre as enfermidades v.29-34

Após isso Jesus e seus discipulos saem e vão até a casa de Pedro, e a sogra de Pedro estava acamada por conta de uma febre! Você que já teve febre sabe como nós ficamos, logo amolecemos, vontade de ficar deitado! Lucas, que era médico nos diz que sua febre estava mui alta! Jesus logo é informado e começa a agir!
Cheio de compaixão, Jesus se aproxima da mulher, toma-a pela mão e a levanta. A febre que antes castigava seu corpo vai embora com um simples toque do Senhor. Ela foi curada imediatamente! Até mesmo quando a febre vai embora, ainda ficamos com uma moleza, mas essa mulher foi curada da febre e de todas as suas consequências! Veja quanto poder! Veja quanta compaixão! Esse é Jesus de Nazaré — o nosso Senhor!
Pequena aplicação:
E aquela mulher, com a saúde restaurada logo começa a servir Jesus! Ela foi completamente restaurada, não havia moleza, ela se levantou, arregaçou as mangas e passou a servir a Jesus!
Podemos aprender uma lição com essa mulher, como pessoas que foram curadas por Jesus, não de uma febre, mas da pior doença possível: o pecado. Ele não somente nos cura, mas tamém nos capacita para o serviço. Assim, restaurados e capacitados devemos dedicar nossas vidas ao serviço a Jesus! Devemos trabalhar intensamente para ele, sem medir esforços, porque ele nos curou! Esse é um grande privilégio que nos é concedido! Nós estavamos mortos e Ele nos deu vida! Estavámos sob o dominio de Satanás e Ele nos libertou! Como posso me reclamar, como posso ficar indisposto para servir aquele que morreu por mim na cruz?
Outras curas e milagres v.32-34
Tudo isso que aconteceu nesse dia fez com que Jesus se torna-se o centro das atenções naquele lugar, a noite, na porta da casa de Pedro, estava reunida toda a cidade, que traziam os enfermos e endemoniados para que Jesus curasse. E como havia feito antes, curou, expulsou demônios, e os fazia calar, para que não ficassem declarando quem ele era!
Quantas pessoas enfermas, que talvez passaram anos assim, quantas pessoas que há tempos também haviam sido escravizadas por Satanás, naquele noite, o Senhor trouxe a restauração para muitas vidas!

Aquele que nunca se esqueceu do Pai v.35-39

Aquele havia sido um dia extenso, até depois de escurecer Jesus estava operando milagres, e pode ser que isso tenha demorado algumas horas, o nosso Senhor Jesus é Deus, mas também homem, e como homem se cansava. Ele precisava descansar! Mas bem antes de amanhecer o dia, enquanto ainda a escuridão dominava os céus, o texto nos diz que Ele se levantou, foi para um lugar onde não tinha ninguém, para se dedicar a uma prática: a oração!
Durante o seu dia a dia Jesus estava o tempo todo rodeado de pessoas, ele precisava passar um tempo a sós com o Pai. Veja que Jesus não é levado pelo aumento de sua popularidade, Ele sabia de sua missão, e sabia de algo essêncial para o cumprimento da missão: a oração.
Aplicação: Essa é uma prática esquecida pela maioria dos cristãos! Muitos quando oram, fazem aquelas orações antes de dormi, onde já estão mais pra lá do que pra cá! São poucos os cristãos, que se dedicam de fato a oração! Mas o próprio Deus encarnado, não menosprezava essa prática, muitas vezes os evangelistas registram esses momentos em que Jesus, saia para orar!
A oração é uma conexão direta com o Pai, e o crente precisa mais do que orações rápidas ao longo do dia — precisa separar um tempo especial para estar a sós com Deus em oração. Jesus nos deixou esse exemplo
É tolice pensar que podemos fazer a obra do Senhor com eficácia ou exercer o ministério que Ele nos confiou sem uma vida de oração. Também é ilusório achar que podemos permanecer firmes no dia mau sem separar tempo para estar diante de Deus em oração. Orar é falar com o Senhor. É abrir o coração diante d'Ele. É lançar sobre Ele nossas ansiedades, pedir sabedoria, buscar proteção. É, acima de tudo, cultivar um relacionamento com o Pai.
Muitos crentes reclamam que não sentem a presença de Deus, que estão frios espiritualmente — e é claro que estão! Deus concede tudo o que precisamos para nos aproximarmos d’Ele: Sua Palavra, a oração... mas preferimos o TikTok, o YouTube, a Netflix. Não utilizamos as “plataformas” de Deus, mas, de alguma forma, queremos ser crentes maduros, ter sabedoria para tomar decisões, desenvolver relacionamentos melhores, estar firmes com Jesus para enfrentar o dia mau. O problema é que não estamos dispostos a investir nisso. Não estamos dispostos a nos colocar de joelhos diante de Deus — e é por isso que a fé da grande maioria é fraca. Por isso vivem tomando decisões erradas; por isso a casa, o lar, o casamento está em caos. Achamos que ser crente é apenas ir a um lugar no fim de semana. Mas ser crente de verdade é se relacionar diariamente com um Deus vivo e verdadeiro!
“Ah pastor, mas a vida é muito corrida, quando eu chego do trabalho estou muito cansado, minha mente já está cansada. Você acha que Jesus era um desocupado? A vida dele era de constante trabalho e serviço e mesmo assim Ele dedicava um tempo exclusivo ao Pai celestial! Ele levantou cedo, foi para um lugar deserto, e se dedicou a oração.
Essa é um prática que precisa ser resgatada por cada um de nós! Jesus é o nosso Senhor? Somos os seus discipulos/imitadores? Por que então não nos dedicamos a oração? porque desprezamos aquilo que Jesus valorizava e valorizamos aquilo que Jesus desprezava?
A exemplo de Nosso Senhor, precisamos orar mais, mais tempo, mais intensamente! Grandes homens e mulheres de Deus, tinham algo em comum: Eram homens e mulheres de oração!
Pelo que orar? Oremos pela nossa cidade, por conversões, oremos pelas famílias que estão enfrentando problemas. Ore pelos seus irmãos da igreja, ore pela família pastoral! Ore pela sua família, ore pelos seus amigos, ore pelos seus vizinhos! Ore pelas pessoas que fizeram mal a você, ore pelas autoridades da cidade, estado, país. “pouco assunto em oração” A medida que vamos orando, começamos a ter mais assunto para colocar diante do Senhor!
Tenho dois desafios para fazer com os irmãos após a pregação.
Simãos e os outros procuravam por Jesus em toda parte, para notificar a Jesus que todos estavam lhe procurando; Mas o ministério de Jesus não se resumia a Cafarnaum, Ele foi enviado às ovelhas perdidas de Israel; deveria então continuar o seu ministério de pregação em outras cidades e povoados. E dessa maneira continuou viajando, pregando o evagenlho e operando sinais e maravilhas.

Conclusão:

O nosso Senhor é maravilhoso! Ele é todo-poderoso, cheio de autoridade em suas palavras e ensinos. Jesus não apenas fala com sabedoria, mas ensina com autoridade divina. Ele tem domínio absoluto sobre os demônios e sobre todas as forças espirituais do mal. Também tem autoridade sobre toda enfermidade — basta um simples toque seu, e qualquer doença desaparece. Ele é o Filho amado, em quem o Pai se compraz, o Filho que nunca se esquece do Pai e está sempre em oração, em constante comunhão com Ele. Esse é Jesus Cristo, o Messias, o Filho de Deus!
Por isso, alegremo-nos em Jesus, que veio ao mundo para nos salvar. Exultemos no Filho amado, que cumpriu perfeitamente a vontade do Pai. Louvemos o Cristo que um dia também olhou para nós, se aproximou com compaixão e nos tocou. Toda honra, toda glória e todo louvor sejam dados a Jesus de Nazaré!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.