Éfeso - De Volta ao Primeiro Amor

Sete Igrejas do Apocalipse  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

Introdução

Meus irmãos quero iniciar uma série de sermões sobre as sete igrejas que são descritas no livro de Apocalipse. Não quero entrar em detalhes escatológicos apenas focar nas cartas , na mensagem de Cristo a cada uma das igrejas. Estas cartas são uma análise de Cristo sobre a situação de cada uma das igrejas.
São sete cartas endereçadas a sete igrejas, quatro das sete cartas em seu conteúdo, contém elogios e críticas, são as partas para Éfeso, Pergamo, Tiatira e Sardes. Duas cartas em seu conteúdo, contém somente elogios, são as cartas para Esmirna e Filadélfia. E em uma das cartas há somente críticas, a carta endereçada a Laodicéia.
Hoje vamos falar sobre a carta à Igreja de Éfeso, peço que os irmãos abram suas bíblias em:
Apocalipse 2.1–7 “Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.”
Muitas pessoas tem um pouco de medo de ler e estudar este livro. Mas para nós ele é a descrição da vitória de Cristo sobre o diabo, ele está centrado na segunda vinda de Cristo, a nossa maior esperança.
João escreveu este livro, quando foi exilado para a ilha de Patmos, preso por pregar a Palvra de Deus, declarando o senhorio de Cristo, num mundo onde todos eram obrigados a se curvar ao imperador, ficou preso aproximadamente foi anos. Quem passaria esse tipo de acusações, se não acreditasse de fato no que pregava.

Desenvolvimento:

Estando preso na ilha de Patmos João foi levado em espirito e foi orientado por Cristo a escrever as cartas destinadas aos anjos das igrejas, anjo significa mensageiro, existem algumas interpretações pra esse assunto. Mas a interpretação mais coerente e aceita é que o anjo seria o pastor da igreja.
Cristo não só tem o controle sobre a Igreja, mas também anda no meio da Igreja. Muitas vezes pensamos em Cristo sentado no trono, analisando as coisas la de cima. Mas Ele esta andando entre nós durante o culto, Ele conhece nosso coração e sabe nossos desejos e motivações. Cristo não apenas está presente aqui conosco, como também é nosso sustento, como está descrito em 1Pedro 2.6 “Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.” Cristo é a pedra que sustenta a igreja, que nos mantem firmes.
Cristo conhece as obras da igreja de Éfeso, o labor e a perseverança. Labor significa esforço, eles trabalhavam duro, se entregavam por completo. Eram perseverantes, apesar de toda a perseguição que sofriam não esmoreciam, se mantinham firmes as doutrinas ensinadas.
Éfeso era uma igreja que não aceitava qualquer coisa, hoje em dia vemos crentes que aceitam tudo que é falado nos pulpitos, sem buscar base bíblica pros ensinos e doutrinas que são impostos,
Eles colocavam em prova os que se levantaram dentro da igreja como apóstolos, existe alguns processos para se identificar um falso profeta:
Examinar os ensinamentos: avaliar se as profecias se cumprem, e se estão de acordo com a bíblia.
Examinar os ensinamentos: avaliar se os ensinos são coerentes com a bíblia .
Observar a vida e os frutos: analisar o carater e as condutas dessas pessoas que se declaram profetas, se elas refletem o amor e a bondade de Deus.
1João 4.1 “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.”
Éfeso era uma das maiores cidades da época, onde havia um grande templo a deusa Diana e a adoração ao imperador era obrigatória. Apesar disso a igreja se mantia firme.
Nós vivemos em um céu aberto, vivemos num país onde não precisamos nos esconder pra expressar nossa fé. Somos livres pra andarmos com uma bíblia embaixo do braço, mas sabemos que nem todos os lugares são assim. Vemos as vezes quando algum artista fala algo contra o cristianismo, muitos se levantam dizendo que é perseguição contra a igreja. Imaginem comigos os cristãos do Oriente Médio vendo isso, cristãos que são mortos por não negarem a Cristo, os cristãos na China que se escondem em porões pra fazer cultos clandestinos e não serem presos. Vivemos num país onde ainda é tranquilo, e muitas vezes não aproveitamos. Quantas vezes faltamos cultos, porque esfriou, porque apareceu um compromisso, pessoas morrem por essa fé que muitas vezes não levamos a sério. Ouvimos várias vezes que podemos ser igreja em casa, que podemos adorar a Deus sozinhos. A adoração é individual quando estamos em casa, mas precisamos cultuar a Deus em coletivo, como igreja, pra suportarmos uns aos outros, para darmos suporte uns aos outros.
A igreja de Éfeso está entre as quatro que foram elogiadas, mas que também existiam críticas. E Cristo traz a igreja a advertência que ela abandonou o primeiro amor. O trabalho para Cristo era feito com toda a dedicação, mas o amor por Cristo havida desaparecido.
Podemos nos perguntar como isso pode acontecer. E na verdade é bem simples, quando nossos olhos focam apenas no que tem que ser feito, desviamos o olhar de Cristo e nosso amor esfria.
O trabalho deve vir do amor e não o amor vir do trabalho. Ao olhar de fora tudo parece funcionar, mas Cristo não é o sustendo, não é o combustível que mantém a igreja funcionando, e isso é um perigo muito grande.
Podemos nos reunir todos os domingos aqui, cantarmos juntos, mas nosso coração pode estar longe. Termina o culto e voltamos pras nossas casas como chegamos, como se tivéssemos cumprido apenas um compromisso.
No inicio de um relacionamento, fizemos de tudo para agradar, os homens são capazes de caminhar quadras e quadras pra ficar alguns momentos com a namorada nova. As mulheres capricham na janta para agradar o namorado. Tudo feito com o coração batendo forte e com um frio na barriga. Após o casamento as coisas mudam, vira rotina, as motivações mudam, onde antes era feito tudo com amor, agora que é feito como qualquer outro serviço.
Cristo traz três orientações para a igreja, lembrar de onde ela caiu, arrepender-se e voltar a pratica das primeiras obras.
Cristo no versículo cinco cita Apocalipse 2.5 “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.”
Conseguimos nos lembrar onde tudo mudou, onde paramos de fazer as coisas por amor e passou a ser feito como uma rotina. É uma tarefa difícil, o filho pródigo se lembrou como era a vida dele na casa do pai, Lucas 15.17 “Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!”
Ele se lembrou de onde ele saiu, de como era a vida dele antes de sair da casa do pai.
Muitas vezes continuar andando não é a solução, o melhor é parar pedir ajuda ao Espírito Santo pra tomar a direção correta.
A segunda orientação de Cristo é arrependa-te, arrependimento é uma mudança completa de vida, se lembrar de onde deveria estar sem a atitude de abandonar o que está fazendo de errado e seguir até o caminho correto não adianta de nada.
E a terceira orientação é justamente esta, voltar a pratica das boas obras, o filho pródigo voltou a casa do pai, Lucas 15.18 “Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;”
A igreja deveria voltar a ter o foco em Cristo e não nas obras, a igreja de Éfeso sofreu muito com a perseguição que o amor acabou esfriando. Mostrando não só o arrependimento, mas os frutos, voltando as praticas das boas obras.
Além das orientações Cristo deixou uma ameaça, tiraria o candeeiro da igreja. Somos chamados para sermos luz e como igreja se perdermos nosso candeeiro, como iríamos iluminar? Como seríamos luz na vida das pessoas se não tivéssemos mais Cristo sendo a luz da nossa vida.
Apocalipse 2.6 “Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.”
Cristo traz outro elogio a igreja de Éfeso, ela odiava as obras dos nicolaítas, esses estavam tentando introduzir na igreja um evangelho liberal, onde se levantavam contra o evangelho verdadeiro. Eram conhecidos por defender a idolatria e a fornicação. Vemos que isto tem acontecido muito. Parece que hoje as pessoas querem um evangelho sem cruz, sem arrependimento.

Conclusão:

Agora pra concluirmos quero deixar uma pergunta pra nós. O que Cristo escreveria pra nossa igreja?
Estamos começando um trabalho, onde a base, a pedra fundamental é Cristo, e o amor de Cristo é tão grande por nós que se entregou pra nos salvar João 10.11 “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”
Então sendo tão amados por Cristo, tudo que fizermos deve ser feito com amor, e este amor refletirá em cada um que caminhar conosco.
Nós ao final desta série de sermões vamos saber todas os elogios e todas as críticas feitas por Cristo, assim poderemos levar este trabalho com base nestes ensinos.

Aplicações:

Se você está se sentindo desconectado da sua igreja, tome a iniciativa de se envolver em um ministério que realmente toca seu coração. Seja servindo no Ministério de Crianças, ajudando na acolhida ou participando do louvor, colocar-se ativamente em uma posição de serviço pode reacender a paixão pela comunidade e por Cristo. Isso fortalecerá seus laços com outros crentes e o ajudará a vivenciar o amor de Deus em ação.
Se a rotina está fazendo você se sentir distante de Deus e da sua família, organize um 'retiro espiritual' em casa. Reserve um final de semana onde todos possam desconectar de celulares e TV, e priorizar momentos de oração, leitura da Bíblia e atividades espirituais juntos. Criar esses momentos irá fortalecer laços familiares e reacender o amor por Deus em um espaço amado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.