O que acontece em um verdadeiro encontro com Jesus?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 56 viewsNotes
Transcript
Nesse mês de leitura no Evangelho de Marcos, vamos ter uma série de mensagens para refletirmos nos encontros de Jesus com várias pessoas e o que aconteceu com essas pessoas.
Hoje vamos meditar em Mc 1.16-20, passagem em que Jesus encontra com Pedro, André, Tiago e João, vamos ver o que acontece em um verdadeiro encontro com Jesus. Esse é o tema de nossa mensagem de hoje O que acontece em um verdadeiro encontro com Jesus?
Vamos ler a passagem? abra sua Bíblia comigo.
O que vocês percebem de interessante no encontro de Jesus com esses rapazes?
Para mim o que é mais interessante nesses encontros é que foi Jesus quem viu os seus discípulos e não ao contrário. E isso é a primeira coisa que podemos aprender sobre o verdadeiro encontro com Jesus.
Um verdadeiro encontro com Jesus é promovido por Ele mesmo - v 16 e 19
Um verdadeiro encontro com Jesus é promovido por Ele mesmo - v 16 e 19
Quem é que vem quem nessa passagem?
Jesus é quem vê seus discípulos vivendo suas vidas comuns e fazendo aquilo que gostavam de fazer ou aquilo que aprenderam a fazer desde novos como filhos de pescadores.
E muitas vezes, meus amigos, é assim que acontece com a gente. É Jesus quem nos vê e nos chama para segui-lo.
Abra comigo em Jo 15.16, o que diz aí?
Então o que nós podemos aprender de muito especial? Aprendemos que Um verdadeiro encontro com Jesus é promovido por Ele mesmo. É Jesus que nos olha, se aproxima de nós e nos chama para sermos seus dscípulos e isso é uma dádiva de Deus sobre nós.
E isso não é porque merecemos, ou porque somos bons filhos ou bons moralmente falando, ou porque temos algo de bom a oferecer para Ele. Não, é por amor que Jesus escolheu nos amar e chamar para perto dele.
Olhem o que diz em 1Jo 4.19,10
Se eu e você estamos aqui nessa noite, é porque Jesus tem nos chamado para segui-lo. Você tem percebido ele te chamar para ser um discípulo, uma discípula dEle?
Qual tem sido a sua resposta diante do chamado de Jesus para você?
Nós podemos responder sim, dizendo: SIM, EU TENHO SEGUIDO JESUS. Podemos com as palavras de nossa boca dizer que temos seguido Jesus. Mas qual a prova que o texto mostra de que alguém verdadeiramente quer se tornar um discípulo de Jesus?
Olhem para os versículos 18 e 20 e me respondam.
A prova de que alguém quer verdadeiramente se tornar um discípulo de Jesus é a disposição de deixar algo para traz . E isso traz para gente o segundo ensino sobre o que acontece em um verdadeiro encontro com Jesus. Então o que acontece?
Um verdadeiro encontro com Jesus requer renúncia - 18 e 20
Um verdadeiro encontro com Jesus requer renúncia - 18 e 20
Vamos pensar juntos , o que os discípulos precisaram deixar para trás para seguir Jesus?
Redes, barco e pesca - representam o trabalho e o ganha-pão
Empresa de pescaria - representam o seus bens financeiros mais preciosos
Pai (família) - representam os laços de relacionamento e segurança
Isso mostra meus amigos que seguir Jesus vai exigir de nós algum tipo de renúncia, deixar algo para traz que nos impede de seguir Jesus verdadeiramente . Todos os discípulos precisaram renunciar algo, deixar algo de lado para seguir Jesus e nós também precisamos pensar sobre isso.
O que eu e você precisamos renunciar para seguir Jesus?
Quero apresentar para vocês aqui um discípulo de Jesus que renúnciou algo extremamente valioso diante da perseguição por ele Ser um cristão verdadeiro e cheio do Espírito Santo, vamos abrir em At 7.55-60 para vermos isso.
Que incrível, meus amigos, Estevão renúnciou sua vida para ser fiel a Jesus.
Mas sabe o que fazia e faz discípulos renunciarem tudo? Renunciarem bens, status, fama, dinheiro, família, namoros e até a vida? É aquilo que Estevão viu quando estava diante da morte, o que ele viu? Vamos ler de novo os versículos 55 e 56?
Ele contemplou aquilo que esperava por ele.
Os discípulos tinham o desejo, o anseio, o sonho de contemplar a glória do Deus Pai e receber a recompensa Eterna. Vamos abrir algumas passagens para ver isso?
Mc 10.28-30 - Jesus diz que existe uma recompensa presente e Eterna para aqueles que renunciam
Hb 11.8-10 - Abraão esperava a Cidade Celestial construída por Deus
1Pe 1.3-5 - Pedro mostra que o que Deus preparou é inigualável.
1Co 2.9 - ainda que a bíblia revele algumas coisas que estão preparadas para os que renunciam tudo, é imensurável e inigalável.
Então, meus amigos, ainda que tenhamos que renunciar algo em nossa vida, Deus tem para nós coisas incalculáveis, tanto enquanto estivermos vivos e para quando estivermos na eternidade.
Então volto a perguntar: O que eu e você precisamos renunciar para seguir Jesus?
Acredito que muitos aqui não precisem renunciar trabalho nem bens financeiros e materiais, talvez o celular algumas vezes. Mas muitas vezes o que mais nos impede de seguirmos Jesus verdadeiramente são os relacionamentos.
As vezes precisamos deixar de lado amigos que mais levam a gente pra longe de Jesus do que para perto.
As vezes precisamos deixar de entrar em conversas que não agradam a Deus por que são sujas.
Em fim, peço que o Espírito Santo ilumine nossa mente para podermos percebem o que precisamos renunciar para seguir verdadeiramente Jesus.
Que o Espírito Santo nos faça perceber o tamanho das promessas de Deus para cada um de nós.
Mas não acaba ai, nós podemos aprender ainda mais uma coisa nesse texto sobre O que acontece em um verdadeiro encontro com Jesus. O que voces acham que é?
Vamos abrir no versículo em Mc1.17. O que vocês acham que é?
Para mim, o que podemos aprender é
Um verdadeiro encontro com Jesus transforma quem somos e o que fazemos - v 17
Um verdadeiro encontro com Jesus transforma quem somos e o que fazemos - v 17
E é interessante que muitas vezes olhamos para os discípulos pensado que eles eram pessoas pobrinhas ou com pouca condição financeira e isso pode nos fazer pensar que eles decidiram seguir Jesus porque não tinham outra coisa melhor para fazer.
Mas na verdade, ser um pescador naquela época, era ser alguém com uma boa profissão porque a maioria das pessoas se alimentavam de peixes e pães. Agora, tem outro detalhe no texto que mostra que Tiago e João poderiam ter uma boa empresa com seu pai, onde está esse detalhe ? Está no fim do versículo 20, o que diz ai?
Diz que eles tinham empregados, ou seja, eles tinham uma pequena empresa de pesca que necessitasse até mesmo de empregados, os discípulos tinham uma vida razoável como pescadores.
Agora , o que Jesus faz com o que os discipulos faziam e com o que eles eram?
Jesus transforma e usa muito do que eles eram e sabiam fazer para servir a Deus e para edificarem o Reino de Deus.
Ou seja, cada um de nós tem características, dons e talentos que foram colocados por Deus dentro de nós com um propósito certo. Vamos ver algumas passagens:
Tg 1.17 - Deus é quem concede dons e dádivas
Ex 31.2-5 - O Espírito Santo capacita para trabalhos e atividades
Então eu pergunto a vocês, vocês sabem quais são seus dons e talentos? Pedro , André, Tiago e João tinham características, dons e talentos que foram transformados por Deus para servirem o reino de Deus e pescarem homens.
Eles sabiam que para pescar era necessário jeito, paciência, tempo, dedicação assim como para pescar pessoas para o Reino de Deus também é necessário.
Agora, cada um de nós tem algo especial, dado pelo próprio Deus, que pode ser usado para o Reino e para Glória de Deus. E digo isso, mesmo que de repente voces não saibam qual é esse dom e talento.
Nesse sentido, Quero compartilhar com vocês o dia que senti Deus confirmando em meu coração que Ele tinha para mim o ministério da pregação.
Aconteceu que uma vez, Eu fui chamado para pregar numa casa de recuperação de viciados em drogas que a greja que eu fazia parte cuidava.
Até então, Nunca tinha pregado para mais do que 5 pessoas, sempre levava uma mensagem nas reuniões de lares, pequenos grupos e tudo mais, mas sempre pouquinha gente, o que ja era um grande desafio pra mim porque tinha muito medo e vergonha.
Mas a oportunidade para pregar veio, fui chamado no domingo depois do culto e o culto na casa de recuperação seria na sexta, então passei a semana orando e lendo a bíblia pedindo que Deus falasse comigo algo para pregar nesse culto da casa de recuperação.
E nada de sentir no coração que as passagens que lia eram para pregar lá.
Chegou na quinta a noite eu já estava desesperado sem uma palavra e pensando em desistir.
Foi então que eu orei falando com Deus que se Ele não falasse comigo até na manha seguinte eu ia desistir porque não ia conseguir pregar assim e fui dormir depois da oração.
Eu e meu irmão dividimos o mesmo quarto nessa época, e ele era bem novinho e naquela madrugada ele teve um pesadelo e me acordou pedindo ajuda para ir dormir com a mãe porque estava com medo.
Levei ele para dormir com a mãe e quando voltei pro quarto, eu orei mais uma vez com todo meu coração pedindo ajuda de Deus porque eu não ia conseguir pregar e que estava com muito medo.
Foi então que me deu na telha de abrir a Bíblia aleatóriamente, e caiu na passagem que hoje é a passagem da minha vida e que levo sempre no coração. Que é Jr 1.4-9.
Enquanto eu lia essa passagem que eu nunca tinha lido na vida, eu sentia um ardor no peito, uma alegria no coração e comecei a chorar, a rir e vibrar. E entendi que aquela deveria ser a mensagem daquela noite.
Eu levei a pregação nessa passagem e nunca mais parei de pregar.… Quem me conheceu a uns 8 ou 9 anos atrás nunca pensaria que eu ia pregar e virar seminarista,eminarist mas Deus colocou em meu coração o desejo, o sonho e a alegria em fazer isso.
e Deus pode fazer isso e muito mais na vida de cada um de vocês com certeza.
Por isso, peçam para que Deus mostre para vocês seus dons e talentos
Se voces já souberem, peçam para que Deus fortaleça voces para cumprirem o chamado que ele tem na vida de vocês.
Jesus Esta nos chamado para sermos verdadeiros discípulos discipulos dele.
E hoje aprendemos o que acontece em um verdadeiro encontro com Jesus. Aprendemos que :
Um verdadeiro encontro com Jesus é promovido por Ele mesmo - v 16 e 19
Um verdadeiro encontro com Jesus requer renúncia - 18 e 20
Um verdadeiro encontro com Jesus transforma quem somos e o que fazemos - v 17
